Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Salgado Filho é um dos aeroportos mais defasados

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 11 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 jambock

• Membro Honorário
  • 11094 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1175

Postado 30 de janeiro de 2010 - 21:24

Meus prezados:

PROBLEMAS EM TERRA
Salgado Filho é um dos aeroportos mais defasados para a Copa
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, é um dos casos mais graves na preparação da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A constatação é de um estudo apresentado pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), que mostrou os gargalos da aviação civil para o evento esportivo, já levando em conta os investimentos oficiais previstos pela Infraero, a estatal que administra os principais aeroportos do país.

Segundo o Snea, que representa as companhias aéreas, os projetos em andamento nos aeroportos das cidades-sede da Copa serão suficientes apenas para atender ao aumento natural da demanda prevista para o Brasil.

– O problema não é 2014. Teremos preocupações sérias antes disso – diz o presidente do Snea, José Marcio Mollo.

A situação é grave, diz o diretor técnico da entidade, Ronaldo Jenkins, porque a maior parte das obras só ficará pronta em 2014. Até lá, terminais como o Salgado Filho conviverão com sobrecarga. O aeroporto da Capital tem capacidade para 4 milhões de passageiros por ano, mas, em 2009, já recebeu mais de 5,6 milhões de viajantes.

Se as obras seguirem o cronograma da Infraero, a ampliação de 50% do terminal será concluída em 2013, quando 7,6 milhões de passageiros passarão pelo Salgado Filho, quase o dobro do máximo previsto no projeto original. É o segundo caso mais grave entre os 16 aeroportos estudados pelo Snea e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atrás apenas do terminal de Brasília.

Jenkins lembrou que os prazos para a realização das obras previstas não podem ser acelerados – e ainda correm risco de atrasar por ações judiciais e problemas em licitações, contratempos comuns no setor público.

O Snea aguarda estudos do governo federal sobre novos modelos de administração dos aeroportos, como privatização e concessões. Jenkins, entretanto, não se mostra otimista com as alternativas. Lembra que há três anos, quando as companhias aéreas se candidataram para construir, com recursos próprios, o terceiro terminal de passageiros no aeroporto em Guarulhos (SP), os departamentos jurídicos das empresas e da Infraero não encontraram um modelo legal que permitisse a parceria.

A privatização, avaliada pelo governo, não é uma alternativa viável, segundo o Snea. Casos malsucedidos na Argentina e na Grã-Bretanha desestimulam a experiência. Uma possibilidade é limitar a capacidade dos aeroportos, para evitar a sobrecarga.

– Possível, é. Mas que indústria é essa que tem sua atividade cerceada mesmo com aumento da demanda? – reclama Jenkins.

A Infraero informou, por meio da assessoria de imprensa, que não recebeu o estudo do Snea, por isso não faria comentários. Ainda de acordo com a estatal, os investimentos para melhorar a infraestrutura aeroportuária para a Copa do Mundo de 2014 estão dentro do cronograma. A empresa pretende investir R$ 4,6 bilhões em 16 terminais, incluindo os 12 aeroportos das cidades-sede.
http://www.clicrbs.com.br/pdf/7678053.pdf

Alexandre de Santi viajou para São Paulo a convite do Snea

alexandre.santi@zerohora.com.br
fonte: jornal "Zero Hora" 31 jan 2010

#2 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 208

Postado 30 de janeiro de 2010 - 23:56

Neste tópico recém aberto e neste outro aqui: http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=58445, não há referências sobre o tão esperado prolongamento da pista de POA. Estranho isto, pois o suposto empecilho que vem há anos travando a ampliação da pista, a vila de invasores que fica no final da pista, já está sendo resolvido. A vila está sendo removida aos poucos e as famílias estão sendo transferidas para casas construídas pelo governo.

O que está acontecendo em POA com relação à ampliação da pista? Há anos que vem se falando que o único empecilho para a ampliação seria a tal de vila de invasores. Agora que a vila está sendo removida, é anunciado que a única obra prevista até 2014 é reforma no teminal. Será que existe alguma coisa que "ainda não nos contaram"? Eu sempre achei estranha esta idéia de ampliar a pista existente, pois o final da pista ficaria ainda mais próximo de um grande hipermercado e de uma grande transportadora que lá existem. No meu ponto de vista, o mais lógico e mais fácil seria construir uma nova pista, no sentido Sudoeste - Nordeste, no final da atual pista. Se não me engano, o terreno que ali existe é do governo federal...

#3 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3129

Postado 31 de janeiro de 2010 - 00:28

Brasil é realmente um pais inexplicavel.
POA tem problemas muito piores que NAT por exemplo, é lá os caras fazem um novo aeroporto!

#4 Cmte Garcia

• Usuários
  • 1920 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS
  • Data de Nascimento:14/12/1980
Reputação: 154

Postado 31 de janeiro de 2010 - 01:01

Quem sabe se dermos um belo fiasco na copa de 2014 com um lindo apagão aéreo e caos completo nossos eleitores abram os olhos para o que o governo anda fazendo com o nosso país?

#5 FlyerOne

• Usuários
  • 4278 Postagens
  • Cidade/UF/País:Somewhere
  • Data de Nascimento:00/00/0000
Reputação: 360

Postado 31 de janeiro de 2010 - 01:35

QUOTE(Cmte Garcia @ Jan 31 2010, 01:01 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Quem sabe se dermos um belo fiasco na copa de 2014 com um lindo apagão aéreo e caos completo nossos eleitores abram os olhos para o que o governo anda fazendo com o nosso país?

Ou porque não tentar mudar isso já no final do ano e tentar fazer com que a Copa de 2014 não seja um fiasco? Infelizmente é por isso que o Brasil não vai pra frente. O brasileiro tem que se fvder pra poder ver que o buraco é muito mais embaixo e corrigir as coisas.

Editado por FlyerOne, 31 de janeiro de 2010 - 01:36 .

#6 Cmte Garcia

• Usuários
  • 1920 Postagens

Postado 31 de janeiro de 2010 - 01:40

QUOTE (FlyerOne @ Jan 31 2010, 01:35 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Ou porque não tentar mudar isso já no final do ano e tentar fazer com que a Copa de 2014 não seja um fiasco? Infelizmente é por isso que o Brasil não vai pra frente. O brasileiro tem que se fvder pra poder ver que o buraco é muito mais embaixo e corrigir as coisas.

Por mim as coisas já estavam melhores a muito tempo. Mas e aí, como colocar isso na cabeça dos politicos que foram eleitos pelo povão? Os atuais só fazem algo que possa dar retorno aos seus bolsos, e não o que é necessário para evoluir o país.

O Lula está tão ocupado preparando a eleição da DIlma que nem lembrou mais de investir no país. Afinal se ele usar o dinheiro para isso pode faltar para a campanha, não é?

#7 FlyerOne

• Usuários
  • 4278 Postagens

Postado 31 de janeiro de 2010 - 01:45

QUOTE(Cmte Garcia @ Jan 31 2010, 01:40 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Por mim as coisas já estavam melhores a muito tempo. Mas e aí, como colocar isso na cabeça dos politicos que foram eleitos pelo povão? Os atuais só fazem algo que possa dar retorno aos seus bolsos, e não o que é necessário para evoluir o país.

O Lula está tão ocupado preparando a eleição da DIlma que nem lembrou mais de investir no país. Afinal se ele usar o dinheiro para isso pode faltar para a campanha, não é?

E como você garante que sendo a Copa de 2014 um fiasco as coisas serão diferentes nas Olimpíadas de 2016?

#8 Cmte Garcia

• Usuários
  • 1920 Postagens

Postado 31 de janeiro de 2010 - 04:04

QUOTE (FlyerOne @ Jan 31 2010, 01:45 AM) <{POST_SNAPBACK}>
E como você garante que sendo a Copa de 2014 um fiasco as coisas serão diferentes nas Olimpíadas de 2016?

Eu não garanto porque em momento algum eu afirmei isso. O que eu disse desde meu primeiro post que apenas com um fiasco que vamos abrir os olhos para a próxima escolha de políticos.

#9 argonauta

• Usuários
  • 125 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:10/03/1959
Reputação: -93

Postado 31 de janeiro de 2010 - 08:42

QUOTE(FlyerOne @ Jan 31 2010, 02:35 AM) <{POST_SNAPBACK}>

olha a patriotada ai genteeee....

#10 raphaelvix

• Usuários
  • 2522 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória ES Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1996
Reputação: 121

Postado 31 de janeiro de 2010 - 11:31

QUOTE(argonauta @ Jan 31 2010, 09:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>

?

#11 FlyerOne

• Usuários
  • 4278 Postagens

Postado 31 de janeiro de 2010 - 11:45

QUOTE(Cmte Garcia @ Jan 31 2010, 04:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu não garanto porque em momento algum eu afirmei isso. O que eu disse desde meu primeiro post que apenas com um fiasco que vamos abrir os olhos para a próxima escolha de políticos.

Mas foi exatamente o que eu quis dizer! É o famoso "porque deixar para amanhã o que eu posso fazer depois de amanhã?", já dizia o Poeta Murphy: "nada é tão ruim que não possa ficar pior", então sendo a Copa de 2014 um fiasco, NADA GARANTE que o país melhorará, existe um alto estoque de óleo de peroba! Então porque não tentar mudar agora que ainda nos resta uma chance? Porque deixar o pior acontecer? É isso o que quero dizer.

QUOTE(argonauta @ Jan 31 2010, 08:42 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Cara, vai se tratar.

Editado por FlyerOne, 31 de janeiro de 2010 - 11:45 .

#12 skyfire

• Expulsos
  • 32 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vancouver
  • Data de Nascimento:20/09/1970
Reputação: 0

Postado 31 de janeiro de 2010 - 22:34

[quote name='jambock' date='Jan 30 2010, 05:24 PM' post='528312']
[color="darkblue"]Meus prezados:

PROBLEMAS EM TERRA
Salgado Filho é um dos aeroportos mais defasados para a Copa
O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, é um dos casos mais graves na preparação da infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A constatação é de um estudo apresentado pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), que mostrou os gargalos da aviação civil para o evento esportivo, já levando em conta os investimentos oficiais previstos pela Infraero, a estatal que administra os principais aeroportos do país. Será que todos os investimentos previstos serão efetivamente realizados e a tempo?.

Segundo o Snea, que representa as companhias aéreas, os projetos em andamento nos aeroportos das cidades-sede da Copa serão suficientes apenas para atender ao aumento natural da demanda prevista para o Brasil. Logo, falta um projeto e uma diretriz administrativa na área..

– O problema não é 2014. Teremos preocupações sérias antes disso – diz o presidente do Snea, José Marcio Mollo. Não sei até que ponto isto não seria um tanto exagerado, mas se confirmado a situaçao é muito preocupante!.

A situação é grave, diz o diretor técnico da entidade, Ronaldo Jenkins, porque a maior parte das obras só ficará pronta em 2014. Até lá, terminais como o Salgado Filho conviverão com sobrecarga. O aeroporto da Capital tem capacidade para 4 milhões de passageiros por ano, mas, em 2009, já recebeu mais de 5,6 milhões de viajantes. Bem, será mais 1 dos aeroportos que estarão aquem da capacidade.

Se as obras seguirem o cronograma da Infraero, a ampliação de 50% do terminal será concluída em 2013, quando 7,6 milhões de passageiros passarão pelo Salgado Filho, quase o dobro do máximo previsto no projeto original. É o segundo caso mais grave entre os 16 aeroportos estudados pelo Snea e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atrás apenas do terminal de Brasília., O Trafego previsto em 2014 em BSB é de 20 milhoes de passageiros ano, mas a capacidade ficará em 18 milhoes. O que me intriga é o crescimento de quase 40%, muito maior que GIG E GRU, sendo que na copa não terão o evento como todo, as seleções serão de menor expressão, o aeroporto já é saturado hoje e mesmo acima esse maravilhoso crescimento no tráfego. BSB deveria ser visto pelos nossos dirigentes na área com outros olhos e investimentos de MUITO MAIOR monta seriam importantes para ajudar o país. O HUB Brasilia seria muito importante no equacionamento do tráfego.

Jenkins lembrou que os prazos para a realização das obras previstas não podem ser acelerados – e ainda correm risco de atrasar por ações judiciais e problemas em licitações, contratempos comuns no setor público. Sem falar que se faltar panetone não tem obra nenhuma!

O Snea aguarda estudos do governo federal sobre novos modelos de administração dos aeroportos, como privatização e concessões. Jenkins, entretanto, não se mostra otimista com as alternativas. Lembra que há três anos, quando as companhias aéreas se candidataram para construir, com recursos próprios, o terceiro terminal de passageiros no aeroporto em Guarulhos (SP), os departamentos jurídicos das empresas e da Infraero não encontraram um modelo legal que permitisse a parceria. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, so rindo................

A privatização, avaliada pelo governo, não é uma alternativa viável, segundo o Snea. Casos malsucedidos na Argentina e na Grã-Bretanha desestimulam a experiência. Uma possibilidade é limitar a capacidade dos aeroportos, para evitar a sobrecarga. Não tenho elementos para avaliar isto, mas há casos de sucesso em privatizações aeroportuárias.

– Possível, é. Mas que indústria é essa que tem sua atividade cerceada mesmo com aumento da demanda? – reclama Jenkins.

A Infraero informou, por meio da assessoria de imprensa, que não recebeu o estudo do Snea, por isso não faria comentários. Ainda de acordo com a estatal, os investimentos para melhorar a infraestrutura aeroportuária para a Copa do Mundo de 2014 estão dentro do cronograma. A empresa pretende investir R$ 4,6 bilhões em 16 terminais, incluindo os 12 aeroportos das cidades-sede. É porém, 1,2 bilhão é só para o TPS 3 de GRU. e sobra muito pouco para os outros; incluindo o GIG que até o sistema de ar condicionado é precário. BSB caminha para algo caótico!

Estou achando que se não houver mudança consistente na politica de investimento e rapidez nas decisões os eventos previstos serão fadados e uma imensa e desgantante figura do país na comunidade internacional. Será uma pena!

E voce JAMBOCK o que pensa?

sds
http://www.clicrbs.com.br/pdf/7678053.pdf

Alexandre de Santi viajou para São Paulo a convite do Snea

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)