Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Tam amplia code-share com Pluna e voa para Uruguai

Já existem 18 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 208

Postado 12 de fevereiro de 2010 - 16:20

A Tam ampliou o code-share com a Pluna e passa a oferecer voos entre Porto Alegre e Montevidéu, capital do Uruguai. Agora, a Tam vende assentos para o Bombardier CRJ 900 NextGen, de 90 lugares, com o código compartilhado JJ.

Em uma primeira fase, a Pluna vai operar seis frequências por semana. De terça-feira a domingo, comercializados pela Tam com o número JJ-8394, os voos partirão do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com destino ao Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu.

No sentido inverso, os voos serão realizados de segunda à sexta e aos domingos e serão vendidos pela Tam com o número JJ-8395. No entanto, a partir de abril deste ano, os voos serão diários.

http://www.panrotas.com.br/canais/redacao/...55324&rss=1

#2 Velvet Charmer

• Usuários
  • 132 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/11/1975
Reputação: 3

Postado 12 de fevereiro de 2010 - 17:07

olha aí..a TAM já começou a resolver o seu problema com o AEP...

#3 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens

Postado 12 de fevereiro de 2010 - 17:14

QUOTE(Velvet Charmer @ Feb 12 2010, 06:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
olha aí..a TAM já começou a resolver o seu problema com o AEP...

Para ficar melhor ainda, só falta TAM e Pluna compartilharem seus programas de milhagem. Mas de modo funcione e não no modo "capenga" como o que a TAM tem (ou tinha, não sei) com a LAN.

#4 leelatim

• Usuários
  • 2752 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:25/01/1977
Reputação: 296

Postado 13 de fevereiro de 2010 - 08:57

Sim e os voos com aeronaves proprias que seriam de POA. Me recordo que ano passado quando a TAM recebeu autoriyacao para um segundo voo diario a SCL tb havia recebido 14frequencias semanais ao Uruguai e somente vem utilizando 7,com o voo noturno que implantou,porem sobraram 7 frequencias que a galera aqui tao massivamente sugeriu que seria um POA-MVD???

QUOTE(bearshare @ Feb 12 2010, 06:14 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Para ficar melhor ainda, só falta TAM e Pluna compartilharem seus programas de milhagem. Mas de modo funcione e não no modo "capenga" como o que a TAM tem (ou tinha, não sei) com a LAN.

#5 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens

Postado 14 de fevereiro de 2010 - 00:01

QUOTE(leelatim @ Feb 13 2010, 09:57 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Sim e os voos com aeronaves proprias que seriam de POA. Me recordo que ano passado quando a TAM recebeu autoriyacao para um segundo voo diario a SCL tb havia recebido 14frequencias semanais ao Uruguai e somente vem utilizando 7,com o voo noturno que implantou,porem sobraram 7 frequencias que a galera aqui tao massivamente sugeriu que seria um POA-MVD???

A rota POA-MVD é mais uma rota das rotas do Sul do Brasil desprezada pela TAM e que poderia ser muito lucrativa. Eu moro em Porto Alegre, é muito fácil ir de carro a Montevidéu, são cerca de 860 Km em boas estradas. Mas só vai de carro a Montevidéu que viaja por lazer, turismo (eu!). Porám, existe um mercado muito grande na rota POA-MVD de executivos, funcionários de empresas, etc, pois o intercambio de comércio é muito forte entre o RS e o Uruguai.

A TAM ignora... e a Pluna fica com o lucro. Em vez de a TAM fazer um code-share com a Pluna, deveria colocar um voo JJ, pois certamente o acordo bilateral permite isto.

#6 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7394 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3299

Postado 14 de fevereiro de 2010 - 00:14

QUOTE(bearshare @ Feb 14 2010, 01:01 AM) <{POST_SNAPBACK}>
A TAM ignora... e a Pluna fica com o lucro. Em vez de a TAM fazer um code-share com a Pluna, deveria colocar um voo JJ, pois certamente o acordo bilateral permite isto.

A Gol também não opera POA-MVD?

#7 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens

Postado 14 de fevereiro de 2010 - 00:23

QUOTE(A345_Leadership @ Feb 14 2010, 01:14 AM) <{POST_SNAPBACK}>
A Gol também não opera POA-MVD?

Sim, a Gol opera POA-MVD. E TAM tá esperando o quê para explorar esta rota muito rentável, uma vez que o maior público é o empresarial? Vai ficar apenas no code-share com a Pluna? Mais um exemplo do "pensar pequeno" da TAM, que eu falo às vezes aqui neste fórum. A Gol explora esta rota há muito tempo. A pequena Pluna entrou há pouco tempo com seus Bombardiers e já está agradando? E a TAM???

#8 Thales Coelho

• Usuários
  • 3390 Postagens
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989
Reputação: 122

Postado 14 de fevereiro de 2010 - 00:26

Independente de bilateral, por ser uma linha que liga um país do mercosul a um estado limítrofe ao mesmo (Rio Grande do Sul e Uruguay) não há um acordo que permite a criação de vôos independentemente de frequencias em bilateral?

#9 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 563

Postado 14 de fevereiro de 2010 - 00:43

Bom, aproveitando o tópico, meu pai voou recentemente de cwb para mvd com a Pluna e achou muito ruim, avião pequeno (minha família toda está acima dos 1,85m, então além do espaço entre as poltronas, a amplitude da cabine tambem conta muito), serviço de bordo pago, comissárias no máximo regulares, (agora é para os defensores de poliglotas na cabine) nenhuma falava português e não tinham paciência para tentar entender os brasileiros... Ele só escolheu a Pluna para experiemntar e por sair direto de CWB e tambem pq o preço estava 100 reais mais em conta que a Tam, fazendo conexão em GRU.
Enfim, disse que só voa de novo se o preço for muitoooooo menor que a Tam, mesmo tendo que fazer conexão em Gru.

#10 Velvet Charmer

• Usuários
  • 132 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/11/1975
Reputação: 3

Postado 14 de fevereiro de 2010 - 02:20

QUOTE(Airbus-FA @ Feb 14 2010, 01:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom, aproveitando o tópico, meu pai voou recentemente de cwb para mvd com a Pluna e achou muito ruim, avião pequeno (minha família toda está acima dos 1,85m, então além do espaço entre as poltronas, a amplitude da cabine tambem conta muito), serviço de bordo pago, comissárias no máximo regulares, (agora é para os defensores de poliglotas na cabine) nenhuma falava português e não tinham paciência para tentar entender os brasileiros... Ele só escolheu a Pluna para experiemntar e por sair direto de CWB e tambem pq o preço estava 100 reais mais em conta que a Tam, fazendo conexão em GRU.
Enfim, disse que só voa de novo se o preço for muitoooooo menor que a Tam, mesmo tendo que fazer conexão em Gru.

Eitcha...pode ter sido um azar..normalmente sempre se referem a Pluna de forma bem elogiosa. E, pessoalmente, achei os CRJ's bem confortáveis. Agora, meu caro, com mais de 1,85 não tem jeito mesmo (tenho 1,91). Só dá para ficar um pouco menos desconfortável nas cias. com classe confort ou algo semelhante.

Abraços

#11 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens

Postado 14 de fevereiro de 2010 - 11:24

QUOTE(Airbus-FA @ Feb 14 2010, 12:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Estas comissárias de bordo certamente não eram uruguaias! O povo uruguaio é muito simpático com os brasileiros e entendem bem o Português ou Portunhol. Sei disso porque viajo umas duas vezes por ano ao Uruguai.

A Pluna, apesar de ser uma empresa uruguaia, atualmente é controlada pelo consórcio Leadgate Investment, composto por sócios do Uruguai, Argentina, EUA e Alemanha.

#12 Murundum

• Usuários
  • 2418 Postagens
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972
Reputação: 207

Postado 14 de fevereiro de 2010 - 23:18

Tenho um excelente conceito da PLUNA na ´epoca de seus 732 que voei várias vezes e adorei mas nunca voei nesses jatinhos executivos. Ano passado usei o serviço da GOL de POA=MVD que é muito bom e o vôo tava lotado tanto na ida como no retorno. O povo uruguaio é muito carinhoso com o brasileiro pois os visito regularmente e me arrisco a dizer que eles gostam mais de Ronaldinho que de Maradona.

#13 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens

Postado 15 de fevereiro de 2010 - 02:03

QUOTE(Murundum @ Feb 14 2010, 11:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tenho um excelente conceito da PLUNA na ´epoca de seus 732 que voei várias vezes e adorei mas nunca voei nesses jatinhos executivos. Ano passado usei o serviço da GOL de POA=MVD que é muito bom e o vôo tava lotado tanto na ida como no retorno. O povo uruguaio é muito carinhoso com o brasileiro pois os visito regularmente e me arrisco a dizer que eles gostam mais de Ronaldinho que de Maradona.

Eu não me arrisco, tenho certeza que os uruguaios estão mais pra Ronaldinho que pra Maradona.

Só um detalhe: o serviço atual da Pluna não é com jatinhos executivos, mas sim com os Bombardier CRJ900, que são aeronaves concorrentes dos Embraer 190 ou 195.

#14 Murundum

• Usuários
  • 2418 Postagens
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972
Reputação: 207

Postado 15 de fevereiro de 2010 - 14:00

QUOTE(bearshare @ Feb 15 2010, 03:03 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu não me arrisco, tenho certeza que os uruguaios estão mais pra Ronaldinho que pra Maradona.

Só um detalhe: o serviço atual da Pluna não é com jatinhos executivos, mas sim com os Bombardier CRJ900, que são aeronaves concorrentes dos Embraer 190 ou 195.

Isso mesmo. O povo uruguaio é encantador. Tenho pena da situação econômica que eles se encontram e acho que a Pluna realmente faz milagres numa economia frágil dessas. Quanto ao jato foi apenas uma brincadeira pois o -900 na verdade é um jatinho espichado.

Espero poder queimar minhas derradeiras milhas do Infidelidade na PLUNA. Voaria com eles con mucho gusto.

Abraços

#15 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens

Postado 15 de fevereiro de 2010 - 14:20

QUOTE(Murundum @ Feb 15 2010, 02:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Isso mesmo. O povo uruguaio é encantador. Tenho pena da situação econômica que eles se encontram e acho que a Pluna realmente faz milagres numa economia frágil dessas. Quanto ao jato foi apenas uma brincadeira pois o -900 na verdade é um jatinho espichado.

Espero poder queimar minhas derradeiras milhas do Infidelidade na PLUNA. Voaria com eles con mucho gusto.

Abraços

O Uruguai não está mal quanto à situação econômica. O país enfrentou uma crise braba, pois apesar de ter afundado junto com a Argentina em 2002, de 2005 em diante, a cada ano a economia do Uruguai está mais forte. Tanto que já está havendo um movimento de retorno de emigrantes uruguaios, que foram tentar a sorte em outros países. O governo concede uma série de incentivos aos emigrantes que querem retornar. Outra prova é que na crise mundial do 2º semestre de 2008, não houve uma corrida de fuga de capitais uruguaios. Pelo contrário, houve um forte movimento de repatriamento de divisas no país, pois os investidores uruguaios na época achavam que seu dinheiro estaria mais seguro dentro do Uruguai do que fora. Em 2009, o Uruguai fechou o ano com um déficit fiscal de apenas 2,1% do PIB, valor percentual que é a metade do déficit do Chile, por exemplo.

Um abraço!

#16 E175

• Usuários
  • 11895 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 17 de fevereiro de 2010 - 12:36

QUOTE(Thales Coelho @ Feb 14 2010, 01:26 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Independente de bilateral, por ser uma linha que liga um país do mercosul a um estado limítrofe ao mesmo (Rio Grande do Sul e Uruguay) não há um acordo que permite a criação de vôos independentemente de frequencias em bilateral?

Sim, o Acordo de Fortaleza.

#17 leo_cnf

• Usuários
  • 1307 Postagens
  • Interests:Programas de milhagem
  • Cidade/UF/País:Berlin/Alemanha
  • Data de Nascimento:17/06/1981
Reputação: 123

Postado 17 de fevereiro de 2010 - 14:32

uma pena não ganhar pontos fidelidades

#18 Rafael Gomes

• Usuários
  • 471 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:22/12/1970
Reputação: 114

Postado 17 de fevereiro de 2010 - 20:37

Pois é, mas estranho... semana passada eu vi na revista da TAM, na página dos acrodos de milhagem, o logo da Pluna... afinal, compartilha ou não compartilha?

Vou para MVD na terça que vem. Vou de Pluna, nem tanto pelo preço, mas mais pelo horário. Os dois vôos da Gol (um no meio da tarde - mata o dia - e o outro tarde da noite) são péssimos para negócios. O da Pluna é perfeito: sai cedinho e volta final da tarde.

Se alguém tiver detalhe confiáveis sobre a milhagem, agradeço!

Abraços!

#19 leo_cnf

• Usuários
  • 1307 Postagens
  • Interests:Programas de milhagem
  • Cidade/UF/País:Berlin/Alemanha
  • Data de Nascimento:17/06/1981
Reputação: 123

Postado 17 de fevereiro de 2010 - 22:42

nao pontua
na revista da tam tem um pequeno *, olha lá, para a pluna e air china

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)