Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

EUA investigam se criança controlou tráfego do aeroporto de NY

Já existem 47 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
Reputação: 805

Postado 03 de março de 2010 - 13:23

EUA investigam se criança controlou tráfego do aeroporto de NY

03 de março de 2010 • 11h33 • atualizado às 11h43

A Administração Federal de Aviação Civil americana (FAA, em inglês) investiga se uma criança deu instruções via rádio a um piloto da torre de controle do aeroporto John F. Kennedy, em Nova York.

A rede de televisão Fox obteve a gravação do momento em questão, no último dia 17, e o reproduziu em seus noticiários e site.

Ao saber do fato, a FAA divulgou nota informando que abriria uma investigação e lamentou o comportamento dos funcionários do terminal aéreo. "Não é aceitável e não demonstra o profissionalismo esperado", afirmou o organismo.

Na gravação é possível ouvir a voz de uma criança falando com pilotos diretamente da torre de controle do aeroporto, acompanhada de um adulto.

"Isto é o que acontece quando crianças não vão à escola", disse o homem, aparentemente o controlador que estava supervisionando esta operação. Pouco depois a criança volta e fala "adeus, amigo", em espanhol, e tem a mesma resposta de um adulto.

O aeroporto internacional John F. Kennedy é um dos mais movimentados do mundo, com milhares de pousos e decolagens. Na torre de controle, sob forte esquema de segurança, é permitida apenas a entrada de controladores autorizados.

O sindicato de controladores também lançou nota condenando a atitude daqueles que permitiram esta situação, afirmando que este incidente "não cumpre os altos padrões profissionais que os controladores exigem deles mesmos".

"Fatos como este prejudicam os avanços diariamente buscados para a segurança na aviação", relatou o comunicado.

Fonte: Terra/EFE

#2 EXPTATR

• Usuários
  • 318 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1111
Reputação: 91

Postado 03 de março de 2010 - 13:46

#3 arkobayashi

• Usuários
  • 252 Postagens
  • Data de Nascimento:22/08/1973
Reputação: 253

Postado 03 de março de 2010 - 14:22

Se fosse no Brasil....

Pra completar, pelo que entendi o controlador ainda debocha da própria profissão qdo diz que "isso é o que acontece qdo vc não vai a escola (vira controlador de voo)"!
Me faz lembrar aquele A310 da Aeroflot que o piloto colocou os filhos pra "pilotar" e inadvertidamente desligaram o piloto automático e qdo perceberam...viraram estatística.

Imagina alguém saber que uma criança usou a fonia da TWR REC! Iam dizer " só mesmo no Brasil, ainda mais no nordeste..." Em JFK capaz de dizerem "so cute..."

Saudações!

#4 Polaco

• Usuários
  • 154 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:12/03/1987
Reputação: 22

Postado 03 de março de 2010 - 14:33

Pois é, mas uma situação dessas não pode acontecer... pra não dar precedente pra outras brincadeiras do tipo.

#5 Rafael_bsb

• Usuários
  • 547 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/BRASIL
  • Data de Nascimento:14/08/1984
Reputação: 30

Postado 03 de março de 2010 - 14:49

Ah... Mas até que ele tem futuro......

Falando sério, se fosse no Brasil....... queria ver!

#6 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 03 de março de 2010 - 15:05

é aquilo, estardalhaço por nada. Se a criança falasse algo que não deve, ou a aeronave não cotejasse corretamente a instrução, imediatamente o atc entraria e botaria ordem.

#7 Kodiak

• Usuários
  • 1861 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:11/08/1984
Reputação: 1001

Postado 03 de março de 2010 - 15:17

QUOTE(Omykron @ Mar 3 2010, 04:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
é aquilo, estardalhaço por nada. Se a criança falasse algo que não deve, ou a aeronave não cotejasse corretamente a instrução, imediatamente o atc entraria e botaria ordem.

Omykron, não entendi bem seu ponto de vista. Você achou que o fato da criança estar dando instruções para aeronaves foi um "estardalhaço por nada"? Se os controladores chegaram a esse ponto da pra imaginar a libertinagem que era dentro desse ATC?

Alias, escutando a gravação, o suposto pai da criança é o mesmo estressadinho do AirChina

abraços

Editado por Kodiak, 03 de março de 2010 - 15:19 .

#8 Mills

• Moderador
  • 3262 Postagens
  • Cidade/UF/País:Guarulhos
  • Data de Nascimento:20/12/1966
Reputação: 287

Postado 03 de março de 2010 - 15:17

QUOTE(Omykron @ Mar 3 2010, 03:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Também não vi nada de tão sério assim... Todo pai tem vontade de levar seu filho ao serviço... É claro que ele brincou
com a profissão, ao afirmar que seria o destino de quem não estuda... Eu mesmo tenho ótimas lembranças das idas ao emprego de meu velho e querido pai. Estou certo que não passará de uma repreensão somente por ter caido no conhecimento da mídia...

#9 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens

Postado 03 de março de 2010 - 15:26

QUOTE(Kodiak @ Mar 3 2010, 04:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Omykron, não entendi bem seu ponto de vista. Você achou que o fato da criança estar dando instruções para aeronaves foi um "estardalhaço por nada"? Se os controladores chegaram a esse ponto da pra imaginar a libertinagem que era dentro desse ATC?

sim. para mim é um estardalhaço por nada. Enquanto estiver um adulto, capacitado, monitorando, não há nada de errado. É assustador imaginar isso, mas o garoto não falou nada de errado, as tripulações também não, e isso ajuda (e muito) a reduzir o nivel de fadiga mental de ser atc no maior aeroporto do mundo.

é como eu já li em outros cantos:
"é o desespero da midia americana em ver sangue jorrando por ai."

#10 GILMACACO

• Usuários
  • 377 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belém/Pa
  • Data de Nascimento:25/10/1962
Reputação: 303

Postado 03 de março de 2010 - 15:32

QUOTE(Omykron @ Mar 3 2010, 03:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>

NADA????????? Santo Deus... Ai vai virar bagunça. A criança nem deveria estar ali, apenas para começar. suicide_anim.gif

#11 Kodiak

• Usuários
  • 1861 Postagens
  • Data de Nascimento:11/08/1984
Reputação: 1001

Postado 03 de março de 2010 - 15:49

QUOTE(Omykron @ Mar 3 2010, 04:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
sim. para mim é um estardalhaço por nada. Enquanto estiver um adulto, capacitado, monitorando, não há nada de errado. É assustador imaginar isso, mas o garoto não falou nada de errado, as tripulações também não, e isso ajuda (e muito) a reduzir o nivel de fadiga mental de ser atc no maior aeroporto do mundo.

é como eu já li em outros cantos:
"é o desespero da midia americana em ver sangue jorrando por ai."

Por ter um adulto por perto monitorando já salva em muito, e é óbvio que teria um lá pois uma criança não saberia controlar, mas no próprio áudio mostrou um exemplo do que poderia ser um fator pra corrente que gera um acidente; em 00:54, o garotinho autoriza uma decolagem onde não dá pra entender qual o callsign, não conheco o JFK, mas creio que como a maioria dos mega aeroportos americanos, lá deve ter pistas que operam simultaneamente. Mas o meu maior ponto de vista mesmo não foi quanto à criança dando instruções, como disse: "Se os controladores chegaram a esse ponto da pra imaginar a libertinagem que era dentro desse ATC?"

abraços

Editado por Kodiak, 03 de março de 2010 - 15:49 .

#12 JnCanticas

• Usuários
  • 102 Postagens
  • Cidade/UF/País:Bethlehem, PA - Curitiba, PR
  • Data de Nascimento:08/03/1989
Reputação: 7

Postado 03 de março de 2010 - 16:09

QUOTE(Kodiak @ Mar 3 2010, 03:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Por ter um adulto por perto monitorando já salva em muito, e é óbvio que teria um lá pois uma criança não saberia controlar, mas no próprio áudio mostrou um exemplo do que poderia ser um fator pra corrente que gera um acidente; em 00:54, o garotinho autoriza uma decolagem onde não dá pra entender qual o callsign, não conheco o JFK, mas creio que como a maioria dos mega aeroportos americanos, lá deve ter pistas que operam simultaneamente. Mas o meu maior ponto de vista mesmo não foi quanto à criança dando instruções, como disse: "Se os controladores chegaram a esse ponto da pra imaginar a libertinagem que era dentro desse ATC?"

abraços

Cara, eu sinceramente concordo com o Omykron. Eu acho que o pai dela tava ali, com o mike na mao e no segundo que algo de errado estivesse pra acontecer ele iria intervir, até mais rapidamente do que num erro que ele mesmo cometesse, pois enquanto o seu filho estava falando a atenção dele com certeza era de 110%. Claro, não dá pra deixar por isso mesmo e fazer pouco caso pra nao virar bagunça, mas não acho que seja motivo pra um "deus nos acuda". E outro fato que o Omykron citou, é que ajudou e muito no stress ali, dar risada e etc ajuda! Eu já voei algumas horas no Class B de NY e sei como é chato ter um pentelho no teu ouvido e como as coisas fluem MUUUUITO melhor quando o cara tá de bom humor. Foi um momento de descontração, como SEMPRE acontece. Com relação ao callsign que não deu pra entender, provavelmente é algo da gravação, até pq se alguém não entende o que é dito se pede pra repetir. Aliás esse é uma bronca que eu tenho com os testes de ingles aplicados aqui no Brasil, utilizam um cara com um sotaque australiano falando numa BARULHEIRA e quer que voce entenda na primeira, se não entende não é pq teu listening não é perfeito é pq talvez nem um americano entenda, talvez teu ouvido seja um pouquinho pior do que o cara que acha que é possivel de entender, e ai vc paga como não tendo um inglês tão bom. Mas enfim, lá acontece direto de pilotos ou atc's americanos pedirem pra que seja repetida a mensagem pq não entenderam, e essa é a forma correta, e não ficar no "ah, acho que ele disse isso".
Como eu disse, nao pode esculhambar, mas tbem o cara não merece perder um emprego por causa disso.

Editado por JnCanticas, 03 de março de 2010 - 16:13 .

#13 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens

Postado 03 de março de 2010 - 16:37

além disso, eu teria mais medo de um ATC novinho, sem supervisão, controlando num espaço tão confuso como JFK, do que uma criança no colo do pai, podendo interceder a favor do bem maior. isso sem contar que a criança só vai fazer exatamente o que o adulto mandar.
o que tem de novinho que quer re-inventar a roda...

#14 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 03 de março de 2010 - 16:39

O muleque falou melhor que muito controlador "velho de guerra" por ae...

#15 GILMACACO

• Usuários
  • 377 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belém/Pa
  • Data de Nascimento:25/10/1962
Reputação: 303

Postado 03 de março de 2010 - 16:52

Hummmmm... Opinião pessoal: Acho que tem muito "se" por aqui. Teria medo SE fosse um controlador novinho, SE o pai não estivesse perto, SE fosse no Brasil... Deixando de lado os "SE", o que aconteceu realmente foi que o pai, um controlador, deu o microfone pro filho falar com a aeronave. Ainda que sob sua supervisão, isso não é legal. Imagina se todo controlador passa a fazer isso (minha vez de usar SE) com os filhos, a namorada ou o amigo. Como já disse antes, o garoto nem deveria estar ali, mas já que estava, que fosse apresentado aos equipamentos, que lhe fosse oferecida uma cadeira para ele observar, um cafezinho... Depois que as coisas acontecem é que as pessoas vão pensar em seus atos. Como já foi dito, lembram do Airbus com o garotinho na poltrona da esquerda E O PAI AO LADO??? nem assim foi evitado o desastre. Acredito que esse tipo de permissividade, ainda que pareça descontraido, mina a disciplina. Concordo que o controlador não deva perder o emprego por isso, mas sem sombra de dúvida deve levar um bom puxão de orelha... Ou então vamos começar a abrir precedentes perigosos.

#16 Packo1

• Usuários
  • 779 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Pailo
  • Data de Nascimento:18/05/1988
Reputação: 92

Postado 03 de março de 2010 - 17:05

Eu concordo que o pai foi irresponsável em deixar o filho se comunicar com as aeronaves, mas como disseram acima, com certeza ele estava ao lado e acompanhando tudo e nâo duvido nada, falando para o filho a instrução para ser repetida no rádio...

Agora, o inglês dele é melhor do que muito controlador brazuca.... heheheheheh e ainda arranhou um espanhol o muleque tem futuro...

#17 Islander

• Membro Honorário
  • 2795 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP - Brasil
  • Data de Nascimento:10/10/1973
Reputação: 493

Postado 03 de março de 2010 - 18:59

Eu acho errado e ponto. Daqui a pouco o pessoal do CR vai visitar um APP e, como tem um controlador do lado, vai sair dando instrução para uma aeronave? Não pode. O cara tem que ter licensa pra isso. É o mesmo que colocar alguém não habilitado pra dirigir... Nõ pode e pronto.

#18 Leirbag

• Usuários
  • 3852 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987
Reputação: 585

Postado 03 de março de 2010 - 19:03

QUOTE(Islander @ Mar 3 2010, 06:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu acho errado e ponto. Daqui a pouco o pessoal do CR vai visitar um APP e, como tem um controlador do lado, vai sair dando instrução para uma aeronave? Não pode. O cara tem que ter licensa pra isso. É o mesmo que colocar alguém não habilitado pra dirigir... Nõ pode e pronto.

Exatamente. Por mais que o garoto tenha feito tudo corretamente ele executou uma função para a qual não está habilitado e isso é completamente errado.

É que nem um pai ensinar pro filho de 14 ou 15 anos a pilotar um avião pequeno e depois o garoto vem e pega o avião sozinho. Por mais que ele saiba voar e faça tudo certo não pode. Ele não é habilitado.

#19 SkyLiner

• Usuários
  • 3405 Postagens
  • Data de Nascimento:01/01/1980
Reputação: 861

Postado 03 de março de 2010 - 19:26

QUOTE(GILMACACO @ Mar 3 2010, 03:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A criança nem deveria estar ali, apenas para começar. suicide_anim.gif

Resumiu tudo. Ponto final.

#20 EXPTATR

• Usuários
  • 318 Postagens
  • Data de Nascimento:01/01/1111
Reputação: 91

Postado 03 de março de 2010 - 19:35

Ja tem uns caras "viajando" por aí. O garoto não saiu dando instrução, apenas repetiu o que o pai ordenou. Mas se controlou de fato,mandou muito bem.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)