Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Varig Electra - PP-VJM

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 4 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Stratocruiser

• Consultor
  • 5755 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981
Reputação: 872

Postado 26 de março de 2010 - 16:11

Depois de muito protelar o eventual início de uma coleção, acabei não resistindo ao Lockheed L-188 Electra nas cores da Varig, lançado pela HobbyMaster, e informado aqui pelo nosso amigo Murundum neste tópico.

Pois bem, após várias semanas de espera (a compra foi feita ainda no pré-lançamento), chegou nessa semana meu modelo. Tenho pouca experiência para avaliar qualidade, mas este me pareceu bastante bom, robusto, pesado (die-cast). As hélices são de metal e giram, bastando soprar em frente. As rodinhas giram também, mas são de plástico. Pode-se removê-las e fechar os orificios com pecinhas que acompanham o modelo, também na pintura Varig, e colocá-lo em um pedestal.

Não é brinquedo para criança. O corpo é bastante forte e inteiriço, mas as peças menores (rodas, hélices) parecem um pouco frágeis.

E o avião? Segundo o Jetsite, em texto escrito pelo Gianfranco Beting:

PP-VJM - S/N 1025

O PP-VJM era o segundo mais "experiente" de todos os Electras a voar pela Varig, mas o foi o primeiro a chegar ao Brasil. Fez se primeiro vôo em 31/12/1958 e foi entregue à American Airlines em 9 de janeiro seguinte, recebendo a matrícula N6104A e o nome de batismo "Flagship Washington". Estacionado pela AA em sua base de Tulsa, foi o primeiro a chegar ao país, em 30 de agosto de 1962. Ao completar sua carreira na Varig, voando entre SDU e CGH em 28 de dezembro de 1991, havia completado 58.347 ciclos, num total de 57.179 horas.

O VJM então ficou estacionado nos pátios em frente aos hangares da companhia até 26 de maio de 1992, quando realizou uma série de vôos locais: foram nada menos que 4 pousos e arremetidas e uma magnífico rasante final sobre a pista, quando a aeronave então partiu para sempre rumo ao Galeão, tripulado pelos comandantes Buchrieser, Lott e Engenheiro José Aparecido. Detalhe: tudo isso foi filmado por este que vos escreve e um dia destes será editado em DVD... aguarde.

No dia seguinte, o PP-VJM fez seu derradeiro vôo entre o Galeão e o Campo dos Afonsos, não sem antes passar num belo rasante sobre o Santos Dumont, que ele conhecia tão bem. No aniversário de 65 anos da Varig, em 27/05/1992, o PP-VJM foi oficialmente doado ao Museu Aeronáutico do Campo dos Afonsos, onde descansará para sempre como para lembrar as futuras gerações o quão belo e carismático podia ser uma aeronave de passageiros.

Fonte: http://www.jetsite.com.br/2008_v35/Nostalgia.aspx

Aqui em duas fotos dos seus áureos tempos:
No Santos Dumont em 1976: http://www.airliners.net/photo/Varig/Lockh...ctra/1070363/L/ (Foto: Vito Cedrini)
Em Congonhas em 1991: http://www.airliners.net/photo/Varig/Lockh...ctra/1269994/L/ (Foto: Renato Salzinger)

#2 Fred

Dr. Metal

• Moderador
  • 8075 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus, Amazonas, Brasil
  • Data de Nascimento:26/01/1981
Reputação: 905

Postado 20 de abril de 2010 - 00:47

Lindão demais! Aqui em casa só tenho espaço para 1:400 sad.gif

#3 KC-767

• Moderador
  • 6609 Postagens
  • Interests:Aviação, Carros, Caminhões, Desenho, Esportes (automobilismo, boxe, futebol), Fotografia, Viagens.
  • Cidade/UF/País:Osasco - SP
  • Data de Nascimento:01/02/1984
Reputação: 203

Postado 20 de abril de 2010 - 07:20

Lindo demais esse seu modelo, Strato! Ainda mais especial uma réplica de um avião que tem história!!

#4 Stratocruiser

• Consultor
  • 5755 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981
Reputação: 872

Postado 21 de abril de 2010 - 00:04

Fred e KC, obrigado pelos comentários!

Achei que fosse ficar satisfeito com uma coleção de modelo único, mas estou me entusiasmando e quem sabe o PP-VJM ganhe um irmãozinho qualquer dia desses!

#5 Murundum

• Usuários
  • 2418 Postagens
  • Interests:Modelos em escala 1:400
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul-RS
  • Data de Nascimento:07/04/1972
Reputação: 207

Postado 21 de abril de 2010 - 10:04

Que maravilha !!!!!

Eu tbém já recebi o meu e fiquei grato que eles não erraram o registro com a Western fez.

Parabéns pela aquisição.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)