Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

TAM é aérea mais lucrativa da América Latina e EUA;

Já existem 31 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7395 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3300

Postado 17 de abril de 2010 - 09:36

Incrível! As main-carriers americanas (US, UA, DL, CO e AA) perderam U$$ 19 bi! Equivale a três anos e mais alguns meses de faturamento da Tam ou próximo da receita de um ano da Air France ou Lufthansa.

#22 7700

• Desligados
  • 1066 Postagens
  • Cidade/UF/País:Florianópolis
  • Data de Nascimento:02/02/1990
Reputação: 0

Postado 17 de abril de 2010 - 11:56

QUOTE(Mastercaptain @ Apr 16 2010, 05:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caro CabinCrew,

Meu comentário é uma ironia em relação a falta de sensibilidade desta empresa em não contemplar seus colaboradores , mesmo sendo a mais lucrativa companhia da Américas. Ok, ela esta dentro das regras, mas poderia, assim como fez a GOL/VRG, arredondar para cima o PLR e demonstrar reconhecimento aos mesmos.De modo que meu comentario, foi uma maneira de demonstrar meu desagrado e portanto apoio a um grupo que mereceria um melhor tratamento!

Sei que não foi dirigido a mim, mas ainda bem que você complementou/corrigiu sua colocação, Master. Acredito que todos do staff trabalham para evitar este tipo de polêmica (principalmente em fórum aberto), o que só faz abaixar o nível do tópico. É espantoso ver certos comentários por parte de um membro do staff. Claro, sei que antes de ser moderação vocês também são usuários e tem direito de opinar, mas não seria melhor ter um pouco mais de ponderação antes de postar certas colocações?

Para finalizar meus breves dois centavos, deixo uma frase de Juvenal (não Juvêncio, e sim poeta romano):

"Quis custodiet ipsos custodes?" (ou, em bom português, "Quem guardará os guardiões?")

-------------------------------------------------------

icon_back2topic.gif

Pra quem pensava que a vermelha estava quebrando por causa do hedge de combustível, olha aí o resultado pra ninguém botar defeito! Que beleza!

Acho que agora dá pra parar um pouco de apertar os cintos, porque os funcionários já nem respiram mais de tanta pressão pra cortar custos.

#23 chico

• Usuários
  • 2075 Postagens
  • Interests:Aviação, Automobilismo e Automóveis, Economia e Negócios
  • Cidade/UF/País:Rio do Sul/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:22/05/1980
Reputação: 368

Postado 17 de abril de 2010 - 13:02

Pessoal,

Vamos tentar esclarecer um pouco as coisas, pois a rentabilidade da TAM depende dos dados que estão sendo analisados:

BRGAAP: normas contábeis brasileiras;
IFRS: normas contábeis internacionais;
Lucro Operacional: lucro (ou prejuízo) considerando apenas as receitas e despesas ligadas diretamente ao negócio;
Lucro líquido: lucro (ou prejuízo) considerando receitas ou despesas financeiras, reavaliação de aeronaves, variações cambiais, impostos, etc

Lucro líquido da TAM em 2009, BRGAAP: R$ 1,342 Bilhões; (devem ter tirado os dados daqui)
Lucro operacional da TAM em 2009, BRGAAP: R$ 336 milhões (normalmente esse seria maior)

Lucro líquido da TAM em 2009, IFRS: R$ 435,7 milhões; (pra fazer uma comparação internacional deveriam usar este)
Lucro operacional da TAM em 2009, IFRS: R$ 169,7 milhões

Prejuízo líquido da TAM em 2008, BRGAAP: R$ 1,509 Bilhões; (ouch)
Lucro operacional da TAM em 2008, BRGAAP: R$ 697,6 milhões

Prejuízo líquido da TAM em 2008, IFRS: R$ 1,434 Bilhões;
Lucro operacional da TAM em 2008, IFRS: R$ 558,9 milhões

Notem então que o lucro operacional da companhia (que seria o mais importante) caiu significativamente de 2008 para 2009, tanto em BRGAAP quanto em IFRS...aí eu pergunto:

A TAM paga o PLR baseado em qual lucro? O Operacional ou o Líquido? Se for o lucro líquido, então ela não pagou PLR em 2008?

#24 leelatim

• Usuários
  • 2752 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:25/01/1977
Reputação: 296

Postado 17 de abril de 2010 - 13:27

Lucro Operacional,por esta razao ela pagou PLR em 2009 referente a 2008 mesmo tendo um prejuizo recorde e isso ninguem notou.

A GOL fez o mesmo, em 2008 ano em que teve prejuizo operacional nao pagou nada, mas agora sim ela pagou e inclusive deu um "up" pois a recuperacao em 2009 foi grande.

QUOTE(chico @ Apr 17 2010, 01:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal,

Vamos tentar esclarecer um pouco as coisas, pois a rentabilidade da TAM depende dos dados que estão sendo analisados:

BRGAAP: normas contábeis brasileiras;
IFRS: normas contábeis internacionais;
Lucro Operacional: lucro (ou prejuízo) considerando apenas as receitas e despesas ligadas diretamente ao negócio;
Lucro líquido: lucro (ou prejuízo) considerando receitas ou despesas financeiras, reavaliação de aeronaves, variações cambiais, impostos, etc

Lucro líquido da TAM em 2009, BRGAAP: R$ 1,342 Bilhões; (devem ter tirado os dados daqui)
Lucro operacional da TAM em 2009, BRGAAP: R$ 336 milhões (normalmente esse seria maior)

Lucro líquido da TAM em 2009, IFRS: R$ 435,7 milhões; (pra fazer uma comparação internacional deveriam usar este)
Lucro operacional da TAM em 2009, IFRS: R$ 169,7 milhões

Prejuízo líquido da TAM em 2008, BRGAAP: R$ 1,509 Bilhões; (ouch)
Lucro operacional da TAM em 2008, BRGAAP: R$ 697,6 milhões

Prejuízo líquido da TAM em 2008, IFRS: R$ 1,434 Bilhões;
Lucro operacional da TAM em 2008, IFRS: R$ 558,9 milhões

Notem então que o lucro operacional da companhia (que seria o mais importante) caiu significativamente de 2008 para 2009, tanto em BRGAAP quanto em IFRS...aí eu pergunto:

A TAM paga o PLR baseado em qual lucro? O Operacional ou o Líquido? Se for o lucro líquido, então ela não pagou PLR em 2008?

#25 chico

• Usuários
  • 2075 Postagens

Postado 17 de abril de 2010 - 13:45

É Leelatim, fui verificar os dados da Gol para confirmar:

Lucro líquido da Gol em 2009, BRGAAP: R$ 858,5 milhões;
Lucro operacional da Gol em 2009, BRGAAP: R$ 380,6 milhões (maior até que o da TAM)

Lucro líquido da Gol em 2009, IFRS: R$ 890,8 milhões;
Lucro operacional da Gol em 2009, IFRS: R$ 413,3 milhões (bem maior que da TAM)

Prejuízo líquido da Gol em 2008, BRGAAP: R$ 1,237 Bilhões;
Prejuízo operacional da Gol em 2008, BRGAAP: R$ 85,3 milhões

Prejuízo líquido da Gol em 2008, IFRS: R$ 1,239 Bilhões;
Prejuízo operacional da Gol em 2008, IFRS: R$ 88,6 milhões

Então creio que as coisas fiquem mais claras e façam mais sentido, não?

#26 chico

• Usuários
  • 2075 Postagens

Postado 17 de abril de 2010 - 13:53

Ah, e vale dizer que quando olhamos os resultados operacionais das duas companhias (TAM e Gol) apenas no último trimestre de 2009 (4T09), até que as companhias estão bem "parelhas":

Dados considerando normas contábeis internacionais (IFRS):

- TAM: lucro operacional no 4T09: 126,2 milhões (é o EBIT na página 10 do Relatório Trimestral), mas de "apenas" 169,7 milhões para todo o ano de 2009;

- Gol: lucro operacional no 4T09 de R$ 119,2 milhões, conforme destacado nos relatórios, e de R$ 413,3 milhões para todo o ano de 2009, conforme destaquei acima;

#27 chico

• Usuários
  • 2075 Postagens

Postado 17 de abril de 2010 - 14:00

Incrível! As main-carriers americanas (US, UA, DL, CO e AA) perderam U$$ 19 bi!

O mais "incrível" é como algumas companhias (especialmente AA, United e a Delta) conseguem se manter "de pé" mesmo após anos e anos com prejuízos bilionários! Haja injeção de dinheiro e empréstimos!

Pois, depois dos ataques de 2001, acho que elas mal e mal voltaram ao lucro em 2005-2007, para então voltarem a ter mega-prejuízos nos últimos anos, devido à crise econômica americana e a concorrência com as Low Cost...e eu duvido muito que voltarão a lucrar em 2010!

Uma das poucas que se salva é a Continental, que me parece ter uma administração mais "pé no chão"...

#28 chico

• Usuários
  • 2075 Postagens

Postado 17 de abril de 2010 - 14:39

Consegui alguns dados da American Airlines:

2009:
Prejuízo Líquido: US$ 1,468 Bilhões
Prejuízo Operacional: US$ 1,004 Bilhões

2008:
Prejuízo Líquido: US$ 2,118 Bilhões
Prejuízo Operacional: US$ 1,889 Bilhões

2007:
Lucro Líquido: US$ 456 milhões
Lucro Operacional: US$ 965 milhões

2006:
Lucro Líquido: US$ 189 milhões
Lucro Operacional: US$ 1,060 Bilhões

2005:
Prejuízo Líquido: US$ 893 milhões
Prejuízo Operacional: US$ 89 milhões

Não consegui os dados de antes de 2005...

Na quarta-feira, 21 de Abril, já devem sair os resultados da AA no 1º Trimestre de 2010...

#29 Zemoita

• Usuários
  • 439 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio
  • Data de Nascimento:28/02/1976
Reputação: 0

Postado 17 de abril de 2010 - 17:20

QUOTE(Air Force One @ Apr 17 2010, 12:09 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Parabéns a Tam mas se melhorassem o site seria ainda mais.
Minhas 2 últimas viagens acabei indo pela Gol pelo único fato de ser muito mais fácil(mas muito mesmo), é impossível comprar passagens pelo site da Tam. thumbsdown_still.png

Puts...

Estou tentando compra passagem e o site é uma josta... odei esse site!

#30 leelatim

• Usuários
  • 2752 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:25/01/1977
Reputação: 296

Postado 17 de abril de 2010 - 20:22

Nao tinha esses dados, agora ficou muito mais claro para todos, muito boa a observacao feita pelo Chico no qual observa que apenas no ultimo trimestre as Cias recuperam os lucros e que de um modo geral 2009 foi um ano sacrificante para ambas.

Gol emitiu 2 v debentures, uma em marco de 200 milhoes,outra em maio de mais 400 milhoes e venda de acoes em agosto, no valor de 1 bilhao.

Ja a Tam teve que se virar para amnter o caixa tambem, emissao de 600 milhoes de debentures em junho, mais 300 milhoes de dolares em outubor em Nova Iorque e agora em fevereiro de 2010 outros 700 milhoes entraram via venda do Multiplus, ou seja, elas tiveram que asumir dividas para manter o caixa num margem segura e superar os prejuizos dos primeiros 2 trimestres.

Esse comeco de ano deve refletri o crescimento dos lucros observado ja no 4T,porem acredito que a TAM poderia ter aproveitado mais esse boom nao fosse seu precario e ineficiente sistema de reservas.o famoso Amadeus, que por incrivel que aprece so nao funciona aqui???

QUOTE(chico @ Apr 17 2010, 02:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
É Leelatim, fui verificar os dados da Gol para confirmar:

Lucro líquido da Gol em 2009, BRGAAP: R$ 858,5 milhões;
Lucro operacional da Gol em 2009, BRGAAP: R$ 380,6 milhões (maior até que o da TAM)

Lucro líquido da Gol em 2009, IFRS: R$ 890,8 milhões;
Lucro operacional da Gol em 2009, IFRS: R$ 413,3 milhões (bem maior que da TAM)

Prejuízo líquido da Gol em 2008, BRGAAP: R$ 1,237 Bilhões;
Prejuízo operacional da Gol em 2008, BRGAAP: R$ 85,3 milhões

Prejuízo líquido da Gol em 2008, IFRS: R$ 1,239 Bilhões;
Prejuízo operacional da Gol em 2008, IFRS: R$ 88,6 milhões

Então creio que as coisas fiquem mais claras e façam mais sentido, não?

#31 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7395 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3300

Postado 17 de abril de 2010 - 22:51

QUOTE(chico @ Apr 17 2010, 02:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O mais "incrível" é como algumas companhias (especialmente AA, United e a Delta) conseguem se manter "de pé" mesmo após anos e anos com prejuízos bilionários! Haja injeção de dinheiro e empréstimos!

Pois, depois dos ataques de 2001, acho que elas mal e mal voltaram ao lucro em 2005-2007, para então voltarem a ter mega-prejuízos nos últimos anos, devido à crise econômica americana e a concorrência com as Low Cost...e eu duvido muito que voltarão a lucrar em 2010!

Uma das poucas que se salva é a Continental, que me parece ter uma administração mais "pé no chão"...

Chico, pura verdade. Prejuízo bilionários e ainda encomendam aeronaves. Seguem aquele conselho do Delfim Neto: "Dívida não se paga, se rola".

As americanas tiveram seu último ano de vacas gordas em 2000. O 11 de setembro veio como um baque pra cada uma delas. Porém muitas viram o atentado como uma desculpa para reduzir custos e demitir, como a US Airways e a Continental. Outras que ainda em 2000 já estava no prejuízo viram a situação piorar, como a UAL. A American entrou em problemas por causa do custo da fusão com a TWA e teve que diminuir o equivalente ao próprio tamanho da TWA. A Delta, eu lembro na época que era uma das mais lucrativas e menos endividadas do setor americano, porém ela não fez grandes coisas para reduzir seu tamanho. Em 2003 a dívida dela já tinha pulado para 20 bilhões. Na época o mercado americano encolheu o equivalente a uma United, até então a segunda maior do mundo depois da AA.

#32 chico

• Usuários
  • 2075 Postagens

Postado 21 de abril de 2010 - 16:18

Hoje sairam os resultados do 1º Trimestre de 2010 de algumas companhias americanas:

- American Airlines: prejuízo líquido de US$ 505 milhões;
- Delta: prejuízo líquido de US$ 256 milhões;
- AirTran: prejuízo de US$ 16,7 milhões;
- Allegiant Air: lucro de US$ 22,6 milhões;

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)