Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Artigo sobre o acidente com o MD-11 da Fedex em Tóquio.

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 45 respostas neste tópico, contribua você também!

#41 Zemoita

• Usuários
  • 439 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio
  • Data de Nascimento:28/02/1976
Reputação: 0

Postado 24 de abril de 2010 - 16:13

QUOTE (Eugênio @ Apr 20 2010, 07:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acerca de todas as informações colocadas pelos colegas , achei uma informação que não vi comentada aqui , sobre o "center main landing gear"

The third factor is the center-gear of the main landing gear. Quite unlike the center-body gear on the B747, which is quite forgiving, the center-line fuselage gear on the MD-11 is primarily designed to support the stretched airplane’s increased ramp weight. Its position at the fuselage center, slightly aft of the main gear, has a significant effect on the landing characteristics of the aircraft. For this reason, it is imperative that the pilot does not continue to flare the aircraft when the radio altimeter callout reaches 10 feet. There should be no continued flare even if the aircraft is not in the desired landing altitude. If the pilot continues to apply back pressure on the control column past this 10 foot radio altitude point, the flare has the effect of driving the center gear onto the runway, which in turn creates a large “up” force on the tail section of the aircraft – which in turn drives the nose gear onto the tarmac and creates a bounce.

No mais , todas as outras possíveis causas de um bounced landing , foram citadas pelos colegas. Somente esta eu não vi menção e deixo para os mesmos as explanações.

Oi Eugênio,

Agora que eu já passei o feriado vagabundando e colocando só bobagens no fórum, voltemos a esse assunto tão interessante. O mais engraçado é que teu post é muito bom, mas ninguém comentou como devia.

Pessoal, vcs atentaram o porque dessa assertiva do texto que o Eugênio postou? Pq parar de arredondar o avião a 10ft?

A verdade é que esses MD11s são tão compridos que o trem principal fica bem atrás do CP (Centro de Pressão). O que significa isso? Se o piloto aumenta o pitch do avião (arredondando), ele gera um movimento em cima do eixo lateral (pitch up), levantando o nariz (e baixando a cauda obviamente).

Fazendo isso a aeronave mantem sua razão de descida, mas a razão de descida do trem principal é bastante aumentada, propiciando um pouso duro ou, até, um bounced landing.

Para os colegas que nunca voaram aeronaves de pesadas, eis a principal explicação de porque não se deve corrigir uma alta razão de descida com o profundor, mas sim utilizando-se o motor.

O Motor, sempre está praticamente alinhado com o eixo longitudinal da aeronave (quem citar o harrier ou o X-35 apanha aqui), portanto se o piloto acelera para corrigir uma alta razão de descida, o que acontecerá? Ele cria um vetor para frente (tração), que também, devido ao ângulo de ataque, cria uma componente vertical no sentido inverso a da razão de descida, atenuando-a. Isso sem falar na sustentação devido a um eventual aumento de velocidade.

Tanto falamos sobre isso intrinsicamente durante o debate de recuperação de bounced landing que acredito que fique mais fácil para os colegas visualizarem.

E se o cara der motor demais para amortecer a tal razão de descida? Obviamente vai sair voando. Pq? dois motivos. Sustentação e o tal vetor do motor.

Ai vcs vão me perguntar... Pô Zé, esse tal vetor não tá meio exagerado não? Nah...

Querem ver o extremo dele? Quando um F-15 sobe na vertical, qual o vetor está atuando para que ele tenha uma razão de subida absurda? Isso mesmo somente o vetor do motor...

Em suma, Bounced landing sempre vai ser recuperado com aplicação de motor em qqer avião.

Agora falando do incidente com o MD-11 BSB - Separação do trem central.

O Mastercaptain já adiantou bem o resultado, mas o histórico disso é bem longo. Logo no início das operações de MD-11 houve vários incidentes como esse, inclusive na própria VARIG. O que descobriram é que a lógica do Autobrake iniciava a frenagem do trem central centésimos de segundos antes que a frenagem dos trens principais. Vcs podem imaginar a força que era feita em cima de duas rodas somente (mesmo que por centésimos de segundos) em vez das 10 atuarem conjuntamente.

O boletim que o Master falou corrigiu isso, mas aquele trem específico acabou fadigando e quebrou o telescópio do amortecedor. Quem viu (eu não vi), o corte parecia que tinha sido feito a laser. Pura fadiga de material. Ai gerou outro boletim para que fosse feitas inspeções no telescópio do trem central...

Eu tive a oportunidade (e a honra) de voar com os dois colegas que estavam naquele voo e ambos me contaram como aconteceu. Pouso normalíssimo e logo em seguida só a barulheira do trem se desprendendo.

Basicamente só chuvi no molhado, pois o Mastercaptain já tinha explicado mais ou menos isso acima.

Obrigado a todos por participar, podem ter certeza que quem mais aprende nessas horas sou eu.

Ps: Airframe, tsc tsc tsc 19750ft... vc estava indo tão bem, mas sabia que sua memória não era tão boa. Por favor, na próxima vez, se esforçe mais, ok? Faça como eu! Eu me orgulho de duas coisas, uma da minha memória, a outra.... esqueci! tongue.gif

Um grande abraço,

Editado por Zemoita, 24 de abril de 2010 - 16:17 .

#42 Thales Coelho

• Usuários
  • 3390 Postagens
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989
Reputação: 122

Postado 24 de abril de 2010 - 17:18

Lendo os tópicos relacionados às técnicas de vôo no MD-11, o que penso é: devia ter nascido uns 20 anos antes, para poder ter a chance de pilotar uma máquina como essa! Show!

#43 Kellet

• Consultor
  • 1802 Postagens
  • Cidade/UF/País:Niteroi/RJ
  • Data de Nascimento:14/04/1954
Reputação: 495

Postado 25 de abril de 2010 - 06:07

QUOTE(Zemoita @ Apr 24 2010, 04:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Fazendo isso a aeronave mantem sua razão de descida, mas a razão de descida do trem principal é bastante aumentada, propiciando um pouso duro ou, até, um bounced landing.

Zemoita,

Começou, agora explica mais um pouco, pros não-iniciados: o CP seria o (ou equivaleria ao) "centro de giro" da aerovave em relação a um eixo tranversal, por ação dos profundores ? Dai, se os trens principais ficam atras deste ponto, eu consigo entender a tua afirmação de que o efeito de aumentar o pitch aumenta a velocidade de descida (componente vertical) do trem principal . E isto é fato em todas as aeronaves comerciais (ex: 737 /A320/ EMB-170/190, F100) , ou só nas maiores e mais pesadas (WB) ?
Abraço

Antonio

#44 Zemoita

• Usuários
  • 439 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio
  • Data de Nascimento:28/02/1976
Reputação: 0

Postado 25 de abril de 2010 - 10:48

QUOTE (Kellet @ Apr 25 2010, 06:07 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Zemoita,

Começou, agora explica mais um pouco, pros não-iniciados: o CP seria o (ou equivaleria ao) "centro de giro" da aerovave em relação a um eixo tranversal, por ação dos profundores ? Dai, se os trens principais ficam atras deste ponto, eu consigo entender a tua afirmação de que o efeito de aumentar o pitch aumenta a velocidade de descida (componente vertical) do trem principal . E isto é fato em todas as aeronaves comerciais (ex: 737 /A320/ EMB-170/190, F100) , ou só nas maiores e mais pesadas (WB) ?
Abraço

Antonio

Oi Kellet,

CP, Centro de Pressão, é o ponto teórico onde é aplicada a sustentação. Nesse ponto, a aeronave faz o movimento de arfagem, seja picar (pitch down) ou cabrar (que não é chamar um cara do nordeste, mas sim pitch up). É onde passa o eixo lateral (vc chamou de transversal e por mim tá ok... hehehe). O conceito vc entendeu direitinho. thumbsup.gif

Quanto menor a aeronave, mais próximo do CP o trem principal se encontrará e essa característica tende a desaparecer, isso sem falar que a sustentação apareçe mais. Naturalmente depende da asa do avião. Nos caças vc tem que usar o vetor do motor pacas, tentar pousar power off num caça é temerário.

Nas aeronaves 737, A320, E-Jet,F100 e associados, apesar dessa característica ser diminuida, também o vetor do motor influencia, apesar de ser possível fazer uns power-offs lindos. ( Lindo mesmo é ter que explicar isso na chefia... "meu fio, por que ocê resolveu imitar o 'rei do power-off' das goiabeiras?" ai feofóde... ferrou-se! )

De qualquer forma pode-se usar o motor para atenuar uma elevada razão de descida nesses tipos também.

Tem aeronaves que tem trem de pouso com trailing link e asa reta. Isso faz praticamente desaparecer essa característica. Peguem um Phenom 100 (ou um Mustang) e um Citation I, todos de asa reta. Eles tocam completamente power off, mas como Mustang tem trailing link (puts, eu ACHO que tem) ele tem uma tendência de pousar mais macio e ser mais "forgiving" que o Citation I que é canela dura, por exemplo.

Além dessas característica, ainda tem outras em WB que são bem interessantes. No 747 vc não pode dar muita inclinação lateral (side slip technique), senão bate o motor 1 ou o 4. O correto é vir "caranguejando" e, até, consertar na curta. A preocupação é tocar o nose gear com a aeronave já alinhada... No MD-11 dava pra usar as duas técnicas... E até uma terceira, que é o misto das duas... Vem caranguejando e na curta vc cruza os comandos e transiciona para o side slip technique (asa baixa para o vento e pé contrário). Nessa terceira opção vc tem que ter cuidado, pois com o cruzamento de comando vc pode induzir uma maior razão de descida por estar meio que glissando o avião.

Coisa linda é voar avião com Head-Up display. Tem um determinado tipo ai que está voando no Brasil (com uma cauda linda), que dá para fazer aproximação CAT IIIB com ventos de até 25kt de través. Além disso, o "cue" de alinhamento no head up display sai do mesmo (o termo é fica Ghosted), mas... Já foi testado por alguns pilotos da fábrica com até 35kt de través! Mas como se o trocinho (parece um aviãozinho) do alinhamento desaparece? Vc cruza os comandos e trás o cue para o centro do HUD. O difícil é manter o comando cruzado corretamente durante o arredondamento. Sei de piloto que testava (for fun e aircraft confidence builder) aproximar Zero-Zero, com 35kt de través e pousar usando o HUD. Iam até parar e pediam para abrir o visual do simulador. Invariavelemte o avião estava centradinho na pista. A máquina é excelente mesmo...

Recentemente trabalhei com um ex-piloto de B-52 e trocamos várias figurinhas. Ele voou na primeira guerra do golfo, eu voei numa outra guerra que rolou perto (não sou militar, mas voei durante uma determinada guerra no oriente médio)... Isso abriu um pouco a guarda dele. Ele me falou que nas aproximações, eles calculavam o crab angle próximo ao toque (com o vento reportado pelo ATIS/TWR/AO2) o "FE" calculava o crab, e rodava o alinhamento dos trem principais para tocar alinhado. Isso mesmo... a disgrama altera o alinhamento do trem central, pq com aquela envergadura e 8 motores não dá para inclinar a asa mesmo!

O mais engraçado é que o Flight Engineer ejetava para baixo no B52 e a piada era que se fossem cair após a decolagem, pelo menos era pra dar um pézinho pra entortar o avião e dar uma chance pro homi. Lembram daquele que caiu feiozamente numa base americana? Horrorível!

Bem, acho que já expliquei o que vc queria e até contei "histórias da carochina" pra ilustrar... Espero que vc goste!

(daqui a pouco vou escrever um livrinho: "historinhas pra dormir direcionadas a apaixonados por aviação..." Será que vende? hahahaha )

Um abração e bom domingo,

#45 Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 4934 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:16/03/1978
Reputação: 215

Postado 25 de abril de 2010 - 16:27

QUOTE(Zemoita @ Apr 25 2010, 10:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>
(daqui a pouco vou escrever um livrinho: "historinhas pra dormir direcionadas a apaixonados por aviação..." Será que vende? hahahaha )

Vende e o CR publica...

#46 Kellet

• Consultor
  • 1802 Postagens
  • Cidade/UF/País:Niteroi/RJ
  • Data de Nascimento:14/04/1954
Reputação: 495

Postado 25 de abril de 2010 - 23:03

ZM,

Obrigado pela "AULA"

QUOTE(Zemoita @ Apr 25 2010, 10:48 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Tem um determinado tipo ai que está voando no Brasil (com uma cauda linda)

Dá mais uma dica, que só pelo rabo eu ainda não matei a charada.

o "FE" calculava o crab, e rodava o alinhamento dos trem principais para tocar alinhado. Isso mesmo... a disgrama altera o alinhamento do trem central,

Incrivel, eu nem ousaria imaginar.

O mais engraçado é que o Flight Engineer ejetava para baixo no B52

Tá doido !!!! Eu tinha um primo que, infelizmente, estava a baixa altura e (supõe-se) ejetou de dorso, e....foi mal.

To na fila pra comprar !!!

Um abração e bom domingo,

You've made my day !!!

Antonio

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)