Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Embraer desiste do E195X

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 5 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 RICARDO MOTTI

• Usuários
  • 195 Postagens
  • Interests:turismo, aviação civil , engenharia aeronaútica, trens, modelismo de trens, maquetismo de trens
  • Cidade/UF/País:são paulo/sp/brasil
  • Data de Nascimento:21/08/1962
Reputação: 38

Postado 13 de maio de 2010 - 20:41

Bom pesquisei e parece que ninguém ainda postou ... mas o que me parecia meio óbvio aconteceu ... A Embraer desistiu de esticar do E195!
Motivos - sem novos motores, a autonomia seria penalizada e, segundo a própria Embraer, consulta aqui e consulta ali, parece que os
operadores ( atuais ou em potencial ) não se mostraram interessados ...
A "esticada" ainda não está totalmente descartada, porém seriam necessários novos motores, e tudo isso ainda está em fase de avaliação.
O problema é que os novos motores irão requerer reforços estruturais e um trem de pouso mais alto, e talvez isso não seja possível na
plataforma atual. O ideal, segundo a Embraer, é o que o avião mantivesse as mesmas características de alcance e performance do E195 atual,
porém com um máximo de 130 pax em alta densidade ( contra 122 dos atuais ).

Mas o que me parece certo realmente é uma nova família acima dos E-Jets.

E também está descartado o projeto para um novo turbohélice que, segundo a Embraer, não há mercado suficiente para três "gamers" ...

Fontes:

http://www.flightglobal.com/articles/2010/...5x-stretch.html
http://www.flightglobal.com/articles/2010/...-fuel-burn.html
http://www.flightglobal.com/articles/2010/...e-concerns.html

#2 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3300

Postado 13 de maio de 2010 - 21:46

Tomara que venha uma nova família! Essa idéia de esticar produto se mostrou fatal para a Bombardier perder terreno para a Embraer.

#3 FlyerOne

• Usuários
  • 4278 Postagens
  • Cidade/UF/País:Somewhere
  • Data de Nascimento:00/00/0000
Reputação: 360

Postado 13 de maio de 2010 - 22:15

Aumentar para instalar somente 8 assentos a mais? E Faz sentido isso? Rapidamente passou pela cabeça uma comparação com os A342/A343, mas a diferença entre estes é de mais de 8 assentos.

#4 Diogo-SBMQ

• Usuários
  • 286 Postagens
  • Cidade/UF/País:Macapá-AP
  • Data de Nascimento:01/10/1992
Reputação: 3

Postado 14 de maio de 2010 - 00:03

Quanto ao alongamento do 195, eu já esperava. Mas fiquei triste de saber que está descartado o projeto de um novo turbohélice, fiquei muito triste, mas se os estudos e pesquisas da EMBRAER jugam não haver potencial mercado para gerar lucros para a empresa, tudo bem. É melhor não fazer do que perder milhões de réis em um projeto fracassado. Mas que seria legal disputar mercado com os ATR e Q400, seria!!!

poke.gif

#5 rqm

• Usuários
  • 44 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/11/1936
Reputação: 1

Postado 14 de maio de 2010 - 10:02

QUOTE(A345_Leadership @ May 13 2010, 09:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tomara que venha uma nova família! Essa idéia de esticar produto se mostrou fatal para a Bombardier perder terreno para a Embraer.

Pelo que eu li no flightglobal.com sobre declarações do Frederico Curado, eu desconfio que a EMBRAER vai seguir dois caminhos, simultaneos:

1) Remotorização dos E-JETS e aprimoramentos de aerodinamica e, se conveniente, reforço estrutural para aumento de alcance;

2) Um novo projeto "clean sheet" de uma família de aeronaves sendo a primeira para 150 pax e pelo menos mais duas de 180 e 220 pax.

O que eu estou dizendo é puro palpite, temperado com um desejo ufanista de ver a EMBRAER crescer.

#6 RICARDO MOTTI

• Usuários
  • 195 Postagens
  • Interests:turismo, aviação civil , engenharia aeronaútica, trens, modelismo de trens, maquetismo de trens
  • Cidade/UF/País:são paulo/sp/brasil
  • Data de Nascimento:21/08/1962
Reputação: 38

Postado 14 de maio de 2010 - 12:00

QUOTE(rqm @ May 14 2010, 10:02 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Pelo que eu li no flightglobal.com sobre declarações do Frederico Curado, eu desconfio que a EMBRAER vai seguir dois caminhos, simultaneos:

1) Remotorização dos E-JETS e aprimoramentos de aerodinamica e, se conveniente, reforço estrutural para aumento de alcance;

2) Um novo projeto "clean sheet" de uma família de aeronaves sendo a primeira para 150 pax e pelo menos mais duas de 180 e 220 pax.

O que eu estou dizendo é puro palpite, temperado com um desejo ufanista de ver a EMBRAER crescer.

Fiquei com a mesma impressão ...
Continuarão a investir em melhoramentos nos E-Jets - com possível remotorização e aprimoramentos aerodinâmicos e em novos materiais ...
E um projeto novo "clean-sheet": só não fica claro quando esta nova família será lançada e quais os sub-tipos ... mas é evidente que estão olhando o mercado para combater de frente com C-Series, A32X e B-73X ... algo entre 130 a 180 lugares. Talvez só esperem o momento certo para lançá-la ...
O único problema que vejo é quando é este momento certo .... Segundo a própria Embraer em declarações passadas, nem toda a tecnologia necessária
ainda está disponível. Veja o exemplo da Boeing e Airbus em relutar a lançar seus novos projetos para "narrow-body". A Boeing não se decidiu o que fazer
com a família 737 - remotoriza ou não, já a Airbus parece estar disposta a entrar na briga com um aperfeiçoamento da família A32X com novos motores e
melhoramentos em aerodinâmica - a decisão sai até o final do ano. Sem contar que as duas estão envolvidas humana e financeiramente nos seus novos
projetos de "wide-bodys".
O "pulo do gato" é não deixar passar do momento exato para lançar a nova família e abrir margem demais aos novos concorrentes do Canadá, Russia e China.
Outro ponto que pesa é o financeiro - é incontestável a capacidade técnica da Embraer para um grande projeto - o problema maior é o investimento alto em tempos de vacas magras: a família de 4 aviões dos E-Jets custou 1 bilhão de dólares americanos e que saíram do próprio bolso da Embraer e dos seus parceiros de risco. Só para dois projetos - CS100 e CS300, a Bombardier está investindo 4 bilhões de dólares americanos e conta com subsídios dos governos do Canadá e da Irlanda ( coisa que a Embraer não poderá contar do governo brasileiro, exceção ao projeto do C390 ).

As fichas estão lançadas ... A Embraer só não pode parar e ficar com o berço esplêndido dos E-Jets ( cujas vendas deram uma estagnada ) e perder sua participação no mercado e o fio da meada da história ...

Editado por RICARDO MOTTI, 14 de maio de 2010 - 12:03 .

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)