Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Tragédia da Air France completa um ano, sem respostas

Já existem 33 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Mills

• Moderador
  • 3262 Postagens
  • Cidade/UF/País:Guarulhos
  • Data de Nascimento:20/12/1966
Reputação: 287

Postado 30 de maio de 2010 - 11:05

Nos últimos 12 meses, mais suspeitas do que certezas restaram do desastre do voo 447 Rio-Paris da Air France que desapareceu no Oceano Atlântico e matou 228 passageiros e tripulantes. Após o fracasso das buscas, entraram no centro das críticas de experts independentes, de pilotos e das famílias de vítimas a Airbus, a Air France e, sobretudo, o Escritório de Investigação e Análises para a Aviação Civil (BEA), órgão do governo francês responsável pela investigação.

O BEA, financiado pelo Estado francês, acionista da Airbus e da Air France, é contestado em especial por desautorizar toda análise que não a sua própria sobre a tragédia, por liberar a conta-gotas informações à opinião pública e, sobretudo, por negar o papel da comprovada falha da sondas pitot, os sensores de velocidade das aeronaves Airbus. Transcorrido um ano, pouco se pode afirmar sobre o que levou o Airbus a desabar de 11 mil metros de altitude.

Investigações paralelas, como a do ex-comandante de A330, Henri Marnet-Cornus, e de Gérard Arnoux, também comandante de Airbus e presidente do sindicato União Francesa de Pilotos de Linha, contestam o BEA. Para eles, como para dezenas de pilotos comerciais da Air France, não há dúvidas: o congelamento dos pitots está na origem de uma sequência de falhas eletrônicas que forçaram o capitão da aeronave, Marc Dubois, ou o copiloto, Pierre-Cédric Bonin, a tomar decisões de urgência, potencialmente erradas. "Mas há um lobby extremo do BEA e da Airbus para que não saibamos jamais o que aconteceu", afirmou Marnet-Cornus.

Em 3 de dezembro de 2009, ao registrar os direitos autorais sobre uma nova tecnologia de segurança em um escritório de patentes dos Estados Unidos, a construtora francesa Airbus escreveu que falhas naquele sistema "poderiam ter consequências catastróficas". O mecanismo criado era um sistema capaz de detectar e evitar erros de aferição da velocidade de suas aeronaves.

A falha cujo potencial "catastrófico" a Airbus reconhece é a mesma verificada nas mensagens automáticas enviadas pelo A330 de prefixo F-GZCP da Air France que, há um ano, fazia o voo 447 (Rio-Paris), até desaparecer no Oceano Atlântico. A queda matou 228 passageiros e tripulantes. Nos últimos 12 meses, mais suspeitas do que certezas restaram do desastre, que a revista alemã Der Spiegel classificou como "um dos mais misteriosos da história da aviação". Após o fracasso das buscas entraram no centro das críticas de experts independentes, de pilotos e das famílias de vítimas a Airbus, a Air France e, sobretudo, o Escritório de Investigação e Análises para a Aviação Civil (BEA), órgão do governo francês responsável pela investigação.

Anteriormente acima de qualquer suspeita, o BEA agora é francamente contestado na França, em especial por desautorizar toda análise que não a própria sobre a tragédia, por liberar a conta-gotas informações à opinião pública e, sobretudo, por negar o papel da comprovada falha da sondas pitot, os sensores de velocidade. Não por coincidência, as peças Thalès AA, da mesma marca e modelo da aeronave, hoje estão banidas dos céus pela Agência Europeia para Segurança na Aviação (Easa). Transcorrido um ano, pouco se pode afirmar sobre o que levou o Airbus a desabar de 11 mil metros de altitude.

A aeronave não se destruiu em pleno ar nem se chocou verticalmente no oceano, mas em posição horizontal, com o bico apontado para cima em ângulo de 5 graus, como se, em um último esforço para evitar o impacto, tentasse aterrissar no mar. Não houve despressurização - como provam as máscaras de oxigênio, intactas - nem alerta de emergência, pois as aeromoças estavam em seus assentos e os coletes salva-vidas, intocados.

Outra certeza: a 4 minutos da queda, os sensores de velocidade falharam, causando o desligamento em cadeia dos sistemas de navegação. Essa falha, que a Airbus admitiu em documentos internos, teria sido, para experts independentes da França, determinante. "As mensagens automáticas indicam 24 falhas que exigiriam da tripulação a adoção de 13 procedimentos de emergência num intervalo curtíssimo", explicou o ex-comandante de A330 Henri Marnet-Cornus, um dos autores de duas investigações paralelas, cujos relatórios já totalizam 600 páginas.

As constatações de Marnet-Cornus e de Gérard Arnoux, também comandante de Airbus e presidente do sindicato União Francesa de Pilotos de Linha, são a mais forte contestação contra o BEA. Para eles, como para dezenas de pilotos comerciais da Air France, não há dúvidas: o congelamento dos pitots está na origem de uma sequência de falhas eletrônicas que forçaram o capitão da aeronave, Marc Dubois, ou o copiloto, Pierre-Cédric Bonin, a tomar decisões de urgência, potencialmente erradas. "Mas há um lobby extremo do BEA e da Airbus para que não saibamos jamais o que aconteceu", previne Marnet-Cornus.

Financiado pelo Estado francês, acionista da Airbus e da Air France, o BEA sabe estar no centro das suspeitas. Desde o acidente, um diretor, Paul-Louis Arslanian, outrora fiador da credibilidade do escritório, acabou aposentado. Jean-Paul Troadec, seu substituto, enfrenta agora o turbilhão de desconfianças. "Há um ano somos objeto de críticas, mesmo se tentamos ser transparentes", admite a porta-voz do órgão, Martine Del Bono, em tom de resignação. "Mas somos os primeiros decepcionados."

Caixas-pretas. Mas a "decepção" não se restringe ao BEA. O caso se tornou um problema dentro do governo francês. Trezentos e trinta dias já haviam passado quando o Ministério da Defesa anunciou que a Marinha havia localizado o sinal das caixas-pretas. Com menos de uma semana de procura, porém, Troadec informou à imprensa o abandono das buscas - que via anteriormente com otimismo -, com base no argumento de que "a probabilidade de encontrar os destroços é relativamente baixa".

Peritos das Forças Armadas, conforme o jornal Le Figaro, estão insatisfeitos com o menosprezo demonstrado pelo escritório em relação à informação colhida em alto-mar. E o episódio serviu para reforçar as teses conspiratórias de quem desconfia do trabalho dos investigadores, em especial porque não localizá-las significa, segundo os próprios peritos do escritório, não descobrir jamais as causas do acidente, uma informação com potencial para movimentar até 1 bilhão em indenizações.

"Eu não acredito que a Marinha tenha encontrado as caixas-pretas", diz Gérard Arnoux. "Mas também não consigo entender que a Marinha possa apontar um ponto e o BEA procure uma semana e vá embora."

Ag Estado.

#2 Luan

• Usuários
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:Olímpia, São Paulo, Brasil
  • Data de Nascimento:25/11/1987
Reputação: 2

Postado 30 de maio de 2010 - 13:18

Acho que as respostas não vieram devido a dificuldade do acidente, praticamente não deixou rastros e as caixas pretas nem deram sinal ainda.

Semana passada estava vendo na NatGeo um com um 131 da United que era inexplicável e só pode ser solucionado graças a outro acidente e alguns incidentes que mostraram falhas nos componentes do avião. Acredito que se realmente a falha foi um problema na aeronave ele só será solucionado com pistas futuras.

#3 Rafael Maul

• Usuários
  • 1784 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife, PE
  • Data de Nascimento:12/04/1982
Reputação: 105

Postado 30 de maio de 2010 - 13:23

O que eu acho é que essas caixas pretas já foram resgatadas porém o seu conteúdo nunca vai ser divulgado. A Air France e pricipalmente a Airbus perderiam muito caso uma possível falha de projeto no A330 fosse revelada.

#4 4NDRE

• Usuários
  • 981 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:05/01/1980
Reputação: 37

Postado 30 de maio de 2010 - 14:01

Sempre alguém com teoria da conspiração, impressionante como em tanto assunto polêmico elas sempre aparecem.

#5 F-4 Phantom

• Usuários
  • 609 Postagens
  • Cidade/UF/País:São josé do Rio Preto / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:30/04/1982
Reputação: 114

Postado 30 de maio de 2010 - 15:41

Depois que eu li essa declaração:
"A zona de buscas ainda é comparável à área de Paris, e precisamos localizar um objeto do tamanho de uma caixa de sapatos em um leito de mar acidentado, que parece os Andes"
Fique sem esperança alguma, que as caixas pretas seria encontradas.

#6 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1176

Postado 30 de maio de 2010 - 18:59

Meus prezados:
Parentes de vítimas do voo 447 embarcam para cerimônia em Paris
Airbus caiu sobre o Oceano Atlântico, durante viagem entre o Rio e Paris.
Parentes exibiram faixa de protesto que será levada para evento.

Parentes de vítimas do voo 447 da Air France embarcaram para Paris na tarde deste domingo (30), onde vão participar de uma cerimônia privada em homenagem aos mortos na tragédia, seguida pela inauguração de uma placa no cemitério de Père Lachaise.
Pai de uma das vítimas, Nelson Marinho mostra faixa com os dizeres "Em busca da verdade", que será exibida na cerimônia (Foto: Henrique Porto / G1)O Airbus A330 caiu em junho de 2009 sobre o Oceano Atlântico, durante uma viagem entre o Rio de Janeiro e Paris, matando todos os 228 que estavam a bordo. Como as as caixas-pretas não foram encontradas, investigadores, pilotos e fabricante continuam sem conseguir explicar as razões do acidente.

"Acho que esta cerimônia nem deveria acontecer em 1º de junho, porque o avião caiu às 23h25 do dia 31 de maio. Eles sabem disso”, relembrou Newton Marinho, irmão de Nelson Marinho Filho, que morreu no acidente.
O pai Nelson Marinho, que integra a a Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447, confeccionou uma faixa de protesto onde se lê em francês a mensagem "Em busca da verdade". A faixa também exibe a reprodução de 32 pequenas bandeiras coloridas, representando os países que tiveram passageiros mortos.

“Eu vou a Paris para protestar. Porque essa cortina de fumaça que fazem com missas, cerimônias e homenagens não conforta ninguém. Acho até que estes gastos poderiam ser revertidos para o atendimento às famílias”, destacou Nelson.
fonte: Henrique Porto para G1 RJ 30/05/2010 17h08 - Atualizado em 30/05/2010 17h35

#7 Bleeds Off

• Desligados
  • 430 Postagens
Reputação: 0

Postado 30 de maio de 2010 - 19:41

Olá amigos!!!
Estejam preparados, pois a GLOBO, anunciou que vai passar no Fantástico deste domingo, 30 de Maio de 2010, o que aconteceu no vôo AF447. Vai ser parecido com o que fizeram quando o F100 da TAM KK402 se acidentou.
Prometeram para a materia, dizer tudo o que houve no AF447 e porque aconteceu, ou seja, vão fazer sensacionalismo para alavancar audiência.
Eu até comentei com meu pessoal aqui, que se alguem, algum dia vier à público para dizer o que houve de fato, esse alguem, deverá ter os dados do CVR e FDR e os divulgar de forma criteriosa com o intuito de prevenir que tais fatos ocorram novamente.

Vou até ver o que vão dizer hoje só por curiosidade, mas enojado com essa mídia vagabunda que temos.

#8 raphaelvix

• Usuários
  • 2522 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória ES Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1996
Reputação: 121

Postado 30 de maio de 2010 - 20:03

QUOTE(Bleeds Off @ May 30 2010, 07:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá amigos!!!
Estejam preparados, pois a GLOBO, anunciou que vai passar no Fantástico deste domingo, 30 de Maio de 2010, o que aconteceu no vôo AF447. Vai ser parecido com o que fizeram quando o F100 da TAM KK402 se acidentou.
Prometeram para a materia, dizer tudo o que houve no AF447 e porque aconteceu, ou seja, vão fazer sensacionalismo para alavancar audiência.
Eu até comentei com meu pessoal aqui, que se alguem, algum dia vier à público para dizer o que houve de fato, esse alguem, deverá ter os dados do CVR e FDR e os divulgar de forma criteriosa com o intuito de prevenir que tais fatos ocorram novamente.

Vou até ver o que vão dizer hoje só por curiosidade, mas enojado com essa mídia vagabunda que temos.

Pensei exatamente a mesma coisa quando vi a propaganda ontem falando sobre a matéria.

#9 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 30 de maio de 2010 - 20:31

QUOTE(4NDRE @ May 30 2010, 02:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Sempre alguém com teoria da conspiração, impressionante como em tanto assunto polêmico elas sempre aparecem.

eu respeito o que vc pensa, mas as coisas estão mesmo mal explicadas.

eu entendo que o local do acidente é de dificil acesso, que tudo ali é uma operação complexa, mas tem coisas muito suspeitas sim. um grande exemplo disso é as duas empresas que podem ser os potenciais réus nesse acidente, financiarem (a airbus fez isso), e manter dois observadores com o contingente de resgate na terceira fase de buscas..isso se já não tiveram nas fases anteriores. como assim, vc é potencialmente apontado como principal responsável por uma cidente com morte e aidna assim pode financiar as investigações sobre o acidente o qual vc está envolvido. cara...isso é no mínimo indencente!!!!! se fosse aqui no Brasil, a culpa seria do povo brasileiro, do governo e etc...mas rola lá na França tb e na cara de todo mundo.

teve um voo da Af que passou por uam situação estranha próximo do lugar do aciendete, no final do ano, e a imprensa relatou que a AF não repassou os dados para o BEA, inclusive foi o comandante que teria feito isso. a aeronave foi redirecionada para outra operação duas horas após chegar no CDG e os dados foram apagados.

as famílias estão reclamando tanto aqui quanto na França de não esclarecimento por parte dos responsáveis das investigações.

e tudo isso ta na imprensa....e não me parece teoria da conspiração.....

#10 LV-LEO

• Desligados
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:26/04/1978
Reputação: 340

Postado 30 de maio de 2010 - 21:09

QUOTE(philoclimber @ May 30 2010, 08:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
eu respeito o que vc pensa, mas as coisas estão mesmo mal explicadas.

eu entendo que o local do acidente é de dificil acesso, que tudo ali é uma operação complexa, mas tem coisas muito suspeitas sim. um grande exemplo disso é as duas empresas que podem ser os potenciais réus nesse acidente, financiarem (a airbus fez isso), e manter dois observadores com o contingente de resgate na terceira fase de buscas..isso se já não tiveram nas fases anteriores. como assim, vc é potencialmente apontado como principal responsável por uma cidente com morte e aidna assim pode financiar as investigações sobre o acidente o qual vc está envolvido. cara...isso é no mínimo indencente!!!!! se fosse aqui no Brasil, a culpa seria do povo brasileiro, do governo e etc...mas rola lá na França tb e na cara de todo mundo.

teve um voo da Af que passou por uam situação estranha próximo do lugar do aciendete, no final do ano, e a imprensa relatou que a AF não repassou os dados para o BEA, inclusive foi o comandante que teria feito isso. a aeronave foi redirecionada para outra operação duas horas após chegar no CDG e os dados foram apagados.

as famílias estão reclamando tanto aqui quanto na França de não esclarecimento por parte dos responsáveis das investigações.

e tudo isso ta na imprensa....e não me parece teoria da conspiração.....

Concordo com você e com o Rafael Maul. Também tivemos pouquíssimas informações sobre o que aconteceu com um A330 que despencou e se recuperou na Austrália e outro da TAM entre os EUA e o Brasil que passou pela mesma situação. Ambos os casos aconteceram em 2009 e foram pouco explorados/divulgados tecnicamente. Houve apenas o sensacionalismo de costume.

#11 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 30 de maio de 2010 - 23:20

QUOTE(LV-LEO @ May 30 2010, 09:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Concordo com você e com o Rafael Maul. Também tivemos pouquíssimas informações sobre o que aconteceu com um A330 que despencou e se recuperou na Austrália e outro da TAM entre os EUA e o Brasil que passou pela mesma situação. Ambos os casos aconteceram em 2009 e foram pouco explorados/divulgados tecnicamente. Houve apenas o sensacionalismo de costume.

caro,

teve agora no fantástico uma reportagem sobre isso. acho que eles mesclaram com uma reportagem própria montada pela globo com uma espécie de reportagem estrangeira que consultou meterologistas e investigadores aéreos. a reportagem me pareceu idônea em não apontar um culpado, mas apresenta uma série de elementos que poderiam estar sendo apresentados pela BEA. os caras fizeram experimentos em relação ao congelamento dos tubos pitot, pilotagem da aeronave nas condições e etc....deve estar no site do fantástico amanhã.

ah e teev tb etrevista com as famílias das vítimas. vamos ver na 3ª feira como os franceses vão se manifestar diante da cerimônia. eles são famosos por protestar por seus direitos. hj, me parece, teve protesto no GIG na hora do embarque do AF 445.

#12 King Air Driver

• Usuários
  • 561 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1980
Reputação: 181

Postado 31 de maio de 2010 - 00:00

Pouco provável que teremos um resultado idôneo da BEA referente a um acidente de uma aeronave AIRBUS que EXISTE a possibilidade de ter havido uma falha na aeronave. O próprio A320 famoso da demonstração aérea até hoje é controverso o acontecido, o Concorde que nem airbus era teve várias versões do ocorrido. Outra coisa, não afirmo com certeza pq não tenho a fonte da informação, mas o histórico de caixas pretas de aeronaves modernas não encontradas no passado recente é BAIXISSÍMO, com a agilidade das informações, R-99 brasileiro deslocado para o local do acidente com velocidade, busca com submarinos e navios, a chance de não ter sido localizado o sinal da mesma e não terem a recolhido, é muito remota, isso não é conspiração, apenas observação dos fatos e ligando as pontas.

#13 Luan

• Usuários
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:Olímpia, São Paulo, Brasil
  • Data de Nascimento:25/11/1987
Reputação: 2

Postado 31 de maio de 2010 - 00:18

Sobre a reportagem exibida no Fantástico sobre o acidente da Air France, achei bem interessante como foi tratado, de nível até superior aos documentários exibidos na Discovery e NatGeo. Será que aquela comissão americana divilgou algum documentário próprio ou foi a Globo que correu atrás?

#14 raphaelvix

• Usuários
  • 2522 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória ES Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1996
Reputação: 121

Postado 31 de maio de 2010 - 12:42

QUOTE(Luan @ May 31 2010, 12:18 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Sobre a reportagem exibida no Fantástico sobre o acidente da Air France, achei bem interessante como foi tratado, de nível até superior aos documentários exibidos na Discovery e NatGeo. Será que aquela comissão americana divilgou algum documentário próprio ou foi a Globo que correu atrás?

Não acredito que tenha sido a Globo porque eu acho que não foi ela que produziu a reportagem, e sim deve ter comprado de fora.

#15 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2632

Postado 31 de maio de 2010 - 13:17

QUOTE(raphaelvix @ May 31 2010, 12:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não acredito que tenha sido a Globo porque eu acho que não foi ela que produziu a reportagem, e sim deve ter comprado de fora.

Muito bom o material apresentado.

#16 *Fênix*

• Usuários
  • 3055 Postagens
  • Data de Nascimento:09/08/1976
Reputação: 76

Postado 31 de maio de 2010 - 14:19

Radar pode ter enganado pilotos do voo 447, dizem especialistas

Reportagem do Fantástico mostrou a opinião de grupo de experts.
Eles analisaram investigações da queda do Airbus A 330, há um ano

Do G1, com informações do Fantástico

Reportagem exibida no "Fantástico" deste domingo (29) mostrou a opinião de alguns especialistas de renome que analisaram o acidente do voo 447 da Air France, ocorrido há quase um ano.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/...ecialistas.html

#17 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 31 de maio de 2010 - 15:05

QUOTE(*Fênix* @ May 31 2010, 02:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Radar pode ter enganado pilotos do voo 447, dizem especialistas

Reportagem do Fantástico mostrou a opinião de grupo de experts.
Eles analisaram investigações da queda do Airbus A 330, há um ano

Do G1, com informações do Fantástico

Reportagem exibida no "Fantástico" deste domingo (29) mostrou a opinião de alguns especialistas de renome que analisaram o acidente do voo 447 da Air France, ocorrido há quase um ano.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/...ecialistas.html

Olá "Fênix" & all,

"O documentário ‘Lost: The Mystery of Flight 447’, produzido pela Endemol, não pode ser exibido na internet por motivos contratuais. "

sad.gif

Link para o texto da matéria:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FAN...OTO+DO+VOO.html

Rafael

#18 *Fênix*

• Usuários
  • 3055 Postagens
  • Data de Nascimento:09/08/1976
Reputação: 76

Postado 31 de maio de 2010 - 15:17

QUOTE(Rafaelguimaraes @ May 31 2010, 03:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Olá "Fênix" & all,

"O documentário 'Lost: The Mystery of Flight 447', produzido pela Endemol, não pode ser exibido na internet por motivos contratuais. "

sad.gif

Link para o texto da matéria:

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FAN...OTO+DO+VOO.html

Rafael

É uma pena, porque ontem não tive oportunidade de assistir a matéria, mas no link que coloquei do G1 tem um vídeo do Fantástico, não sei se está completo ou se é só uma parte.

Eu vi em um jornal da Globo News, um jornalista anunciando um especial que deve ser este, mas não tenho certeza se é hoje que vai passar. Tenho quase certeza de ter ouvido ele falar que seria na segunda-feira.

Se alguém puder confirmar a info.

thumbsup.gif

Editado por *Fênix*, 31 de maio de 2010 - 15:18 .

#19 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 31 de maio de 2010 - 15:17

Tá no U-tuba

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=n-07EgaJ3iE

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=dVwfHfBYivI

Antes que tirem do ar...

Rafael

#20 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2632

Postado 31 de maio de 2010 - 15:59

Esta nova teoria ,no estudo de sobrefusao da água que teria congelado os tubos de Pitot,deixando os computadores da aeronave enlouquecidos e levando o avião a uma atitude de vôo anormal tem algum fundamento.Aliado ao fato de que os atuais pilotos comercias não tem treinamento para enfrentar tal situação , a perda de todos os tbos de pitot.

Segundo os especialistas o processo de automação ao longo das ultimas décadas deixou os pilotos despreparados para enfrentar certas situações, quanto mais os pilotos usam o piloto automático, mais deveriam treinar os fundamentos básicos de vôo.

E o mistério continua, mergulhado em algum ponto no fundo do Atlantico.....ou não!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)