Prezado Flávio,
Infelizmente eu não posso passar detalhes sobre o que eu sei, pois poderá causar alguns problemas! Sei de coisas da bombardier de deixar os cabelos em pé! Depois do que eu ouvi essa semana, eu nunca mais vou voar num CRJ por questões de segurança.
O último que avião desenvolvido praticamente do "zero" pela bombardier foi o Global que fez o primeiro voo em 1996, ou seja, 14 anos atrás e os CRJs só foram esticando! A capacidade técnica dos canadenses é muito baixa e inversamente proporcional à arrogância e frieza! Acredito que a alta gerência da Bombardier esteja trabalhando para que o programa saia no prazo, porém, o cabidão de empregos no baixo escalão é enorme e o nível de conhecimento técnico baixíssimo!
O CSeries não tem nada de novo em relação ao que o mercado já tem, o que a Bombardier destaca como diferencial é estar colocando um avião novo em primeiro que as outras empresas. Não sei se todos sabem, mas a bombardier trabalha em outros ramos que não estão ligados à aviação e o que parece que sustenta a Bombardier Aerospace é a Bombardier Transportation e subsídio governo. As vendas de CRJs e Cseries estão muito fracas e não tem fôlego para levar o CSeries, porém a Bombardier Transportation fechou contratos bilionários na China, Itália e inclusive no Brasil com o metrô em São Paulo.
Não tenho certeza sobre essa suposta intenção de compra de CSeries por alguma companhia Chinesa é verídica, mas o que parece é que foi feita uma jogada de Marketing para que o governo Chinês para que eles comprem CSeries em troca de uma linha de montagem na China.
A Bombardier provavelmente esperava mais vendas de CSeries por se tratar de um avião novo, mas não tem vendido! O mercado quer um avião novo, mas essa falta de credibilidade por parte da Bombardier, tendo em vista que o CRJ 1000 ainda não ter sido certificado, e alguns operadores do CRJ o chamam de Crap Regional Jet de tanto problema que o avião, acabam gerando assim uma certa incerteza sobre o futuro do CSeries.
Mas o que é importante ressaltar é que a Bombardier está blefando quanto a data do primeiro vôo, devido principalmente à incapacidade técnica da Bombardier em vários aspectos e o baixo interesse por parte dos operadores no CSeries. Mas pode ter certeza de que se a Embraer começar a desenvolver hoje um avião para o mesmo número de passageiros vai terminar primeiro que a Bombardier.
Caro Rafael
Não posso concordar contigo não.
Não vejo motivos assim para denegrir a Bombardier desta maneira, afinal sempre foi uma dura concorrente da nossa Embraer, e disputaram árduamente vários contratos, com vitórias e derrotas para os dois lados.
Sim, o CRJ apresentaram problemas técnicos, assim como os ERJ e EJet´s também. Aliás os EJet´s tiveram um primeiro ano de operações muito complicado.
E eles venderam centenas de CRJ´s... eu acho que não teriam vendido tudo isso se o avião fosse "inseguro".
O CSeries é sim um produto inovador, pois traz ao mercado, pela primeira vez, um motor com a tecnologia GTF, que promete dois dígitos de economia de combustível. Além disso emprega novos materiais como asas em material composto, além de outras coisas.
Quanto ao prazo para o primeiro vôo... eu não sei se será cumprido ou não, mas lembre-se que de uma forma ou de outra, o avião já está em desenvolvimento a 10 anos...
Claro, o CRJ-1000 foi um enorme mico (minha opinião)... tinha que chegar rápido ao mercado para fazer frente ao E190, mas sua certificação atrasou dois anos e só sai em 2011. Muito perto do CSeries para que o avião faça algum sentido. Ou seja um MICO.
Mas isso não é motivo para questionar a competência da Bombardier... Senão poderíamos também questionar a competência técnica, administrativa e comercial da Boeing e da Airbus, pelas "cagadas e micos" dos seus últimos programas, o 787, o A380 e o A400.
E sabemos que não podemos dizer que os caras sejam incompetentes. Errar todos erram... Mas não acho que seja motivo para críticas como as suas.
Sds,
ozires