Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

[Aeromodelismo]Motor OS Engines 0.91RZ com problemas.

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 4 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 KC-767

• Moderador
  • 6609 Postagens
  • Interests:Aviação, Carros, Caminhões, Desenho, Esportes (automobilismo, boxe, futebol), Fotografia, Viagens.
  • Cidade/UF/País:Osasco - SP
  • Data de Nascimento:01/02/1984
Reputação: 203

Postado 09 de junho de 2010 - 15:35

E ae pessoal, blza? Alguém aqui mexe com motor de aeromodelos a combustão?

Há pouco tempo, eu e uma galera da facul resolvemos mexer com um motor 0.91RZ (sim, de helicóptero) da OS Engines. A galera foi fazer um vôo de testes e o aeromodelo beijou o chão. Desmontamos o motor e tal, com medo de ter entrado alguma sujeira na queda. O cara que desmontou, sempre desmonta motor e faz manutenção desse tipo de motor, só que sempre eram 0.61.

Só que esses dias, rodando ele, percebemos que não está com o mesmo rendimento e quando a gente roda ele na mão, ele não dá aquele tranco característico ao se atingir o ponto morto superior e o inferior. Para ter noção, ele está mais fácil de girar na mão que um 0.61. A gente acha que é algum problema com a compressão, mas não temos certeza absoluta.

Se puderem dar um help ae, fico agradecido thumbsup.gif

Abraços!

#2 NuNeS

• Expulsos
  • 2993 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/Pernambuco/Brasil
  • Data de Nascimento:10/02/1986
Reputação: 0

Postado 09 de junho de 2010 - 18:30

Trocou a camisa e o pistão nessa manutenção?!?

Se está sem compressão, pode ser porque a folga entre a camisa e o pistão em temperatura de trabalho fica excessiva, permitindo q a pressão vaze. Aí pode causar superaquecimento, perda da baixa, falta de potencia e regulagem.

Uma forma simples d se constatar as condições do motor é a verificação do conjunto à temperatura ambiente, na qual o pistão, ao ser empurrado deve entrar justo na camisa, chegando a travar, ao se aproximar do flange. Caso isso n ocorra, mto provavelmente o motor já perdeu a compressão.

Ah, outra pergunta... pq vcs colocaram um motor 91 de Heli num Avião?!

Editado por NuNeS, 09 de junho de 2010 - 18:34 .

#3 KC-767

• Moderador
  • 6609 Postagens
  • Interests:Aviação, Carros, Caminhões, Desenho, Esportes (automobilismo, boxe, futebol), Fotografia, Viagens.

Postado 11 de junho de 2010 - 22:53

Valeu Nunes!

Então, hoje desmontamos o motor e vimos que tinha uma peça com montagem errada. Era um detalhezinho só. A compressão melhorou, mas ainda tá rodando "fácil demais". Notamos uns arranhados na camisa, mas acho que não seria isto que faria perder tanta compressão assim.

E colocamos esse motor - na verdade postei errado, é um 0.91SZ (Saída de gases na lateral - hoje o cara me explicou) porque é mais potente que o 0.91 da O.S. para avião. Esse motor, se não me engano, chega a gerar 3.3HP, contra 2.8HP do FX. Disseram que o HZ - chega a dar 5HP, mas não sei se é verdade.

Dizer que esse 0.91 rodando, cara, ruleia!

Abraço!

#4 Thiago

• Colaborador
  • 4948 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976
Reputação: 2139

Postado 14 de junho de 2010 - 00:33

Ó...

tive um problema parecido, mas com motor diferente. O meu é um Saito 100GK, 4 tempos.
Um rolamento interno quebrou, e o motor continuou funcionando, mas com um ruido esquisito
Mandei desmontar, e , a limalha arranhou a camisa. Na verdade, no Saito, a camisa é usinada no próprio bloco do cilindro, ele não tem camisa removível que nem os O.S.
E arrranhou MUITO pouco, acima do ponto morto inferior. Muitissimo pouco mesmo.
Remontei o motor, e a compressão ficou um lixo. O motor não funciona mais do mesmo modo, e mesmo com anéis novos, não tem mais marcha lenta, e não funciona com mistura um pouco mais enriquecida.
Conclusão: Outro cilindro, e outro jogo de anéis, porque essa microarranhada na camisa já me ferrou.

Provavelmente é o que o Nunes falou: Compra outra camisa (no caso do O.S.) e outros anéis. Provavelmente resolva teu problema velho.

Abraços.

#5 KC-767

• Moderador
  • 6609 Postagens

Postado 14 de junho de 2010 - 11:07

Fala Thiago!

Valeu pela dica. Se a gente desmontar denovo o motor, eu tento tirar uma foto das arranhadas. Foram três arranhadas no ponto morto superior.

O problema é achar agora peça de reposição desse motor. Na verdade, a gente está com problema num 0.91HZ. Fomos usinar o eixo, a fresa quebrou e estragou o eixo dele. Até agora, não achamos esse eixo aqui no Brasil. No exterior acha fácil, mas demora muito para chegar.

Vou falar com o pessoal aqui.

Abraços!
KC

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)