Jump to content


Photo

Congonhas está saturado de pó e de fumaça


  • This topic is locked This topic is locked
11 replies to this topic

#1 SOUSA CPV

SOUSA CPV
  • Usuários
  • 3,822 posts
  • Gender:Male
  • Location:Campina Grande
  • Interests:Conhecimento e troca de informações
  • Cidade/UF/País:Campina Grande / Paraíba / Brasil
  • Data de Nascimento:02/04/1975

Posted 18 de June de 2010 - 09:51

O ESTADO DE S.PAULO
Congonhas está saturado de pó e de fumaça
18 de junho de 2010 | 0h 00
- O Estado de S.Paulo

A região de Congonhas não enfrenta somente a poluição por ozônio. De acordo com os dados da Cetesb, a área na zona sul também está saturada por partículas totais em suspensão ? mistura de poeira e fumaça de carros, indústrias e poeira do solo. Parte dessas partículas é inalável e pode causar problemas à saúde.

Congonhas está também próximo da saturação para monóxido de carbono e para dióxido de nitrogênio, emitidos principalmente por veículos. Segundo o gerente Carlos Komatsu, da Cetesb, a área tem a influência da Avenida dos Bandeirantes, da 23 de Maio e do aeroporto. "Não sabemos com certeza qual é a parcela de culpa dos aviões", afirma ele. Os particulados vêm principalmente dos veículos pesados, que utilizam diesel.

De acordo com o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, há muita reclamação na região sobre a poluição, "com razão". Para dar o licenciamento ambiental ao aeroporto, a secretaria fez cerca de 90 exigências, mas a Infraero conseguiu barrá-las na Justiça Federal. "Não queremos fechar Congonhas, mas que funcione disciplinadamente e conviva bem com a cidade." / A.B.

#2 E175

E175
  • Usuários
  • 16,376 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Ankara
  • Data de Nascimento:15/09/1987

Posted 18 de June de 2010 - 09:52

Proibe carro em SP então.

#3 Diogo-SBMQ

Diogo-SBMQ
  • Usuários
  • 287 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Macapá-AP
  • Data de Nascimento:01/10/1992

Posted 18 de June de 2010 - 10:17

QUOTE(E175 @ Jun 18 2010, 09:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Proibe carro em SP então.




hehehe, é uma boa!!!!! biggrin.gif



#4 7700

7700
  • Desligados
  • 1,065 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Florianópolis
  • Data de Nascimento:02/02/1990

Posted 18 de June de 2010 - 11:06

Vamos fazer um teste, fecha a Washington Luís, a Bandeirantes, a 23 e a Indianópolis por uma semana e mede as emissões dos aviões.

O problema são os ônibus e os caminhões!

#5 NilsonCarvalho

NilsonCarvalho
  • Usuários
  • 1,563 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasília, DF BSB
  • Cidade/UF/País:Brasília. DF, Brasil
  • Data de Nascimento:02/07/1984

Posted 18 de June de 2010 - 11:09

QUOTE(SOUSA CPV @ Jun 18 2010, 09:51 AM) <{POST_SNAPBACK}>
"Não sabemos com certeza qual é a parcela de culpa dos aviões", afirma ele. Os particulados vêm principalmente dos veículos pesados, que utilizam diesel.

De acordo com o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, há muita reclamação na região sobre a poluição, "com razão". Para dar o licenciamento ambiental ao aeroporto, a secretaria fez cerca de 90 exigências, mas a Infraero conseguiu barrá-las na Justiça Federal. "Não queremos fechar Congonhas, mas que funcione disciplinadamente e conviva bem com a cidade." / A.B.


Porquê vocês são tão ásperos em assuntos que vem, de alguma forma, colocar em cheque algo relacionado a aviação? As discussões existem para melhorar a vida nas cidades, que já é complicada demais. Como coloquei em negrito acima, ninguém quer parar Congonhas, porém fazer com que o aeroporto conviva melhor com a cidade!






#6 marcelvinicius

marcelvinicius
  • Usuários
  • 3,517 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/12/1977

Posted 18 de June de 2010 - 11:39

Defender a aviação em relação à poluição é osso, hein?
O que os aviões emitem ali em um dia deve ser maior do que os arredores em um mês.

#7 E175

E175
  • Usuários
  • 16,376 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Ankara
  • Data de Nascimento:15/09/1987

Posted 18 de June de 2010 - 11:41

QUOTE(NilsonCarvalho @ Jun 18 2010, 11:09 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Porquê vocês são tão ásperos em assuntos que vem, de alguma forma, colocar em cheque algo relacionado a aviação? As discussões existem para melhorar a vida nas cidades, que já é complicada demais. Como coloquei em negrito acima, ninguém quer parar Congonhas, porém fazer com que o aeroporto conviva melhor com a cidade!


Mas não tem sentido do ponto de vista da qualidade do ar. Eu pelo menos não vejo maneira de fazer com que o aeroporto "conviva melhor", a não ser reduzindo as operações. Futuramente poderão vir outras medidas como o biocombustível, mas hoje não. Pra funcionar tem que ter ônibus, trator, caminhão, passageiros (que vem com algum meio de transporte).

#8 Jack Daniels

Jack Daniels
  • Usuários
  • 3,042 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 18 de June de 2010 - 11:46

Não adianta refutar pessoal, avião é muito poluidor, e isso é fato. Enquanto não houver uma política de combustível alternativo para a aviação, o que não deve ocorrer antes do fim do petróleo, esses continuarão a poluir.

Quer coisa mais absurda do que usar chumbo na AVGAS ainda, por exemplo?

Aliás, por quantas anda o estudo de biocombustivel para motor a reação?

#9 NilsonCarvalho

NilsonCarvalho
  • Usuários
  • 1,563 posts
  • Gender:Male
  • Location:Brasília, DF BSB
  • Cidade/UF/País:Brasília. DF, Brasil
  • Data de Nascimento:02/07/1984

Posted 18 de June de 2010 - 11:48

QUOTE(E175 @ Jun 18 2010, 11:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas não tem sentido do ponto de vista da qualidade do ar. Eu pelo menos não vejo maneira de fazer com que o aeroporto "conviva melhor", a não ser reduzindo as operações. Futuramente poderão vir outras medidas como o biocombustível, mas hoje não. Pra funcionar tem que ter ônibus, trator, caminhão, passageiros (que vem com algum meio de transporte).



Concordo com você plenamente, e agora sim você argumentou seu comentário. Esse tipo de matéria levanta a discussão sobre o tema e promove que se pense sobre formas de diminuir as emissões de aeroportos e aeronaves. Não podemos ignorá-la e pior, desclassifica-la.

Sei que a TAM já está adotando combustíveis alternativos para a frota. Os ônibus, tratores, caminhões, podem ser convertido em um futuro não muito distante para energias alternativas, como a eletricidade.

#10 Lebrão

Lebrão
  • Usuários
  • 4,062 posts
  • Gender:Male
  • Location:Curitiba
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:14/09/1982

Posted 18 de June de 2010 - 14:02

Seria bom como "inicio" os veículos de solo, trator e caminhões do aeroporto rodarem a energia elétrica já que as baterias já tem autonomia média de 300Km e um desses veículos de pista, não roda 300 por dia (basta ver os indicadores quilométricos dos caminhões da Shell, BR.. é tudo novinho!), sendo re-carregado a noite...
Claro que não é solução definitiva mas alguém tem que começar!
thumbsup.gif
Abraços!

#11 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,421 posts
  • Gender:Male
  • Location:Belo Horizonte
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 18 de June de 2010 - 15:47

Não é à toa que pra gente que é de fora de SP, a adaptação ao ar em alguns casos é desafiadora. Já cansei de ver colegas com crises de doenças relativas ao ar que se respira. Eu mesmo passei a ter muito mais crises de rinite alérgica nos últimos 5 anos.

#12 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 3,891 posts
  • Gender:Male
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976

Posted 18 de June de 2010 - 18:42

Congonhas nunca deveria ter aumentado as operações em relação ao que era uma vez: aeroporto "regional" (ponte-aérea e Vôos Direto ao Centro - SDU, PLU, CWB, FLN, POA, BSB etc.) e executivo. Todo problema é o complexo e caótico trânsito de São Paulo. O passageiro não quer ir a Guarulhos, muito mais estruturado (embora já bem saturado), porque é muito caro (como quase tudo em São Paulo) e o trânsito... caótico. Então, prefere o acanhado Congonhas. Um transporte de massa seguro e rápido (trem) deveria ligar Guarulhos à cidade, assim seria possível mudar a preferência do passageiro e desafogar Congonhas. Claro, Guarulhos deveria ser ampliado para vôos nacionais e um aeroporto decente ser construído para vôos de longo curso. Sim, porque é uma vergonha Guarulhso pela manhã, quando chegam os vôos internacionais, são filas quilométricas na imigração e alfândega; confusão para retirar bagagens; nem a escada rolante (das estreitas) dá conta para os passageiros descerem pra área da imigração, ali já faz funil. E essa é a primeira impressão de quem chega ao Brasil... Bom, não fica muito longe da realidade... hehehe

No mais, a poluição em toda cidade de São Paulo é muito pesada, em grande parte pelo excesso de caminhões e alto uso de transporte individual. Os caminhões não deveriam entrar na cidade, deveriam fazer transbordo nas entradas para veículos menores. É um non sense total carretas no meio da cidade! E o transporte público deveria ser mais decente e seguro. Sem contar que os táxis são um roubo, caríssimos. Em Bogotá, por exemplo, tem rodízio, mas o impacto não é grande porque todo mundo anda de táxi. Para ir pro aeroporto de Eldorado, saindo da Zona Rosa, leva uma meia hora e custa cerca de R$ 18... o preço de botar a bunda num táxi em São Paulo. Daí todo mundo vai de carro sozinho...

Edited by Caravelle, 18 de June de 2010 - 18:47 .