Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Passageiro de 200 kg é retirado de voo por ocupar espaço demais

Já existem 9 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 22 de junho de 2010 - 09:01

Um britânico que pesa mais de 200 quilos foi tirado de um voo transatlântico por ocupar todo o espaço do seu próprio assento e mais de um terço da poltrona ao lado.

Sandy Russell estava a bordo de um avião da empresa Air Transat para visitar uma tia doente no Canadá, quando uma aeromoça chamou-o para fora da aeronave e pediu que ele comprasse dois assentos no próximo voo disponível.

Um porta-voz da empresa aérea justificou a decisão afirmando que o avião estava lotado e que a largura de Russell não permitia que fosse abaixado o apoio para o braço que separava a sua poltrona da do lado.

Russell disse que se sentiu como "um terrorista" e acabou não viajando para ver a parenta, que morreu dois dias depois do incidente.

"Se é um voo longo, eu sempre pergunto se há mais assentos disponíveis", contou o britânico. "Mas no check-in me disseram que o voo estava lotado." Ao entrar no avião, segundo ele, a aeromoça ainda tentou procurar uma poltrona extra para acomodá-lo.

"Quando ela voltou, me disse para segui-la, e eu peguei minha bagagem de mão. Ela me levou para fora da aeronave e me disse, basicamente, que eu não poderia seguir naquele voo porque era largo demais e que era injusto alguém pagar um assento ao meu lado e não ter uma poltrona inteira", afirmou.

"Me senti um criminoso, um terrorista. A emoção foi demais e eu não me contive." O britânico diz que "nunca, nunca" teve "qualquer problema com companhias aéreas" até o incidente, e acusa a Air Transat de não prevenir os passageiros sobre a possibilidade de tamanho constrangimento.

"Eles precisam deixar claro para as pessoas antes do embarque, ou até mesmo na reserva, que a partir de um certo tamanho isso pode acontecer", afirmou.

Um porta-voz da Air Transat defendeu a companhia, argumentando que a empresa "não pode solicitar informações sobre as medidas dos passageiros durante a reserva".

"Vai contra os direitos humanos (dos passageiros)", afirmou o porta-voz.

"Neste caso, não era possível abaixar o apoio para o braço e separar a poltrona do sr. Russell da da senhora ao seu lado. Ele estava tomando mais de um terço da poltrona dela.

#2 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens

Postado 22 de junho de 2010 - 09:04

pessoal,

foi retirado do site do uol, mas a matéria é da bbc brasil. segue o link, pq não consegui encontrar o nome do jornalista etc..abraços.. :

http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/06/22/...aco-demais.jhtm

#3 Darlan

• Usuários
  • 128 Postagens
  • Data de Nascimento:09/04/1985
Reputação: 0

Postado 22 de junho de 2010 - 15:22

QUOTE(philoclimber @ Jun 22 2010, 09:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
pessoal,

foi retirado do site do uol, mas a matéria é da bbc brasil. segue o link, pq não consegui encontrar o nome do jornalista etc..abraços.. :

http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/06/22/...aco-demais.jhtm

A Air France deixa bem clara sua política para "passageiros corpulentos"

http://www.airfrance.com.br/BR/pt/local/gu...culiere_pfc.htm

#4 benitorbp

• Usuários
  • 1099 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:16/04/1981
Reputação: 558

Postado 22 de junho de 2010 - 16:10

Acho que faltou bom senso das duas partes, neste caso!

Abraços!

#5 TMA-SP

• Usuários
  • 2585 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-SP
  • Data de Nascimento:05/06/1987
Reputação: 93

Postado 22 de junho de 2010 - 16:40

Ué, se ele quer viajar em dois assentos que compre dois não? hypocrite.gif
O passageiro do lado não tem culpa de nada!

thumbsup.gif

#6 iGO MD

• Usuários
  • 576 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:14/12/1991
Reputação: 113

Postado 22 de junho de 2010 - 17:17

Eu já acredito que a cia. agiu da forma esperada, não a melhor forma, mas a cia. agiu como uma deve agir no mínimo. Não é papel da empresa calcular se o passageiro tem a capacidade de ocupar somente um assento, nota-se que ele já sabia que não caberia e mesmo assim foi contando com o fator "sorte" que não estava do lado dele. A comissária fez o procedimento correto, tentou reacomoda-lo , não foi possível, tchau.

#7 andrezito12

• Usuários
  • 423 Postagens
  • Cidade/UF/País:Cuiabá
  • Data de Nascimento:12/06/1979
Reputação: 168

Postado 22 de junho de 2010 - 19:09

QUOTE(Darlan @ Jun 22 2010, 03:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A Air France deixa bem clara sua política para "passageiros corpulentos"

http://www.airfrance.com.br/BR/pt/local/gu...culiere_pfc.htm

Excelente procedimento. Deixa tudo claro e evita qualquer constrangimento.

#8 leo_cnf

• Usuários
  • 1308 Postagens
  • Interests:Programas de milhagem
  • Cidade/UF/País:Berlin/Alemanha
  • Data de Nascimento:17/06/1981
Reputação: 123

Postado 23 de junho de 2010 - 00:09

QUOTE(andrezito12 @ Jun 22 2010, 07:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>

realmente, não sabia desse procedimento da AF. bem interessante

#9 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 23 de junho de 2010 - 02:29

Qual seria o modo correto de dizer pro cara que ele é gordo e fazer ele sair do avião? Mentir igual na piada dizendo que aquele avião tá indo pra outro lugar e que ele tem que sair? Usar palavras fofinhas no diminutivo e dizer pro gordinho que ele tá fofinho, meio cheinho e que o assentinho vai ficar apertadinho pra elezinho? Ou trazê-lo para longe dos outros passageiros, evitando um constrangimento maior em público, e trocar uma idéia séria com ele dizendo que na condição de "corpulento" seria mais adequado que ele comprasse dois assentos e, como aquele voo já tava lotado, ele deveria fazer isso no próximo voo? Acho que qualquer empresa aérea do mundo, grande ou pequena, tem regras e treinamento suficientes pra eu poder apontar a terceira opção (talvez com algumas adaptações) como a que provavelmente foi usada nesse caso. Não consigo imaginar nem na Seu Saraiva Airways uma aeromoça se dirigindo a um passageiro dessa forma que foi descrita, dizendo que ele é largo demais, não cabe no assento, que não é justo o cara do lado viajar apertado e que se ele quiser que compre dois assentos pro próximo voo.

#10 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens

Postado 23 de junho de 2010 - 10:22

QUOTE(andrezito12 @ Jun 22 2010, 07:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>

realmente muito boa a atitude da air france. é um tratamento justo e humano eu imagino. a cia mandou muito bem no oferecimento do desconto e no reembolso (este eu nem achei necessário). o que gostei foi da atitude da empresa de pensar uma politica de tratamento gentil. é horrivel qualquer forma de tratamento que seja descuidada quanto a aspectos físicos. muitas pessoas gordinhas são gordinhas não pq comem demais, mas por sua própria constituição física, e mesmo que elas fossem pq comessem demais, isso não é motivo pra ninguém ser humilhado. eu que não sou gordinho, mas odeio humilhações, sobretudo públicas, me solidarizo com os gordinhos e aplaudo essa postura de air france...muito boa mesmo.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)