Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Piloto é autuado por desacato ao ficar só de cueca no Galeão

Já existem 32 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 LV-LEO

• Desligados
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:26/04/1978
Reputação: 340

Postado 25 de junho de 2010 - 22:21

Piloto é autuado por desacato após ficar de cueca em aeroporto do Rio

Ele teria se irritado após se recusar a tirar o cinto e os sapatos.
Depois de assinar termo, ele foi liberado para conduzir voo.
Do G1 RJ

Um piloto de uma companhia aérea foi autuado por desacato após tirar a roupa e ficar só de cueca nesta sexta-feira (25) no Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, subúrbio do Rio. Segundo o delegado Rafael Andreatta, da Delegacia da Polícia Federal do terminal, o homem teria se irritado quando passava pelo aparelho de raio-x do aeroporto, e ter sido solicitado a retirar o cinto e os sapatos durante revista.

De acordo com a Polícia Federal, o piloto teria se revoltado e gritado com os agentes que realizavam a fiscalização. Em seguida, ele baixou as calças e ficou só de cueca. O delegado informou que o procedimento exigido ao piloto é comum e faz parte de uma norma internacional de segurança dos aeroportos.

Procedimento normal

Ainda segundo o delegado, todos os funcionários das companhias aéreas precisam passar por esta fiscalização, como os passageiros. O piloto foi autuado e liberado após assinar um termo circunstanciado, onde ele se comprometeu a comparecer em juízo quando solicitado.

O delegado explicou que, normalmente, a pessoa é encaminhada para um Juizado Especial Federal, mas a polícia decidiu liberar o piloto porque a companhia aérea não possuía um substituto para conduzir um voo com 300 passageiros, com destino a São Paulo e em seguida a Washington.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia...rto-do-rio.html

#2 E175

• Usuários
  • 11895 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 25 de junho de 2010 - 22:25

Vai comparecer sim.

Agora, interessante um piloto americano (IAD deve ser UA) ficar irritado com raio-x. Lá nos EUA não passam por inspeções piores?

Editado por E175, 25 de junho de 2010 - 22:26 .

#3 Kodiak

• Usuários
  • 1861 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:11/08/1984
Reputação: 1001

Postado 25 de junho de 2010 - 22:34

QUOTE(E175 @ Jun 25 2010, 10:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Vai comparecer sim.

Agora, interessante um piloto americano (IAD deve ser UA) ficar irritado com raio-x. Lá nos EUA não passam por inspeções piores?

é incrível a tamanha frequência que tripulantes americanos tem má conduta no Brasil, não me lembro de casos semelhantes com tripulantes europeus

#4 E195-SDU

• Usuários
  • 3915 Postagens
  • Interests:Adquirir informacoes.<br />Conversar com profissionais.
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:23/02/1981
Reputação: 513

Postado 25 de junho de 2010 - 22:36

Não vou falar que isso justifica a crise do piloto, mas o pessoal da PF que fica no Raio X é muito mal educado e se acham deuses no aeroporto. Se bem que lá nos EUA o único agente educado que eu encontrei em IAD foi um latino que tentou até arranhar um "portunhol" quando viu me passaporte. O resto parecia interrogatório ou algo parecido. Só dava para ouvir deles: "Tire o sapato...", "Tire o cinto...", "Você está armado?" e por ai vai...

E a foto que o colega colocou mostra que tripulante americano tem essa mania chata de se achar superior só porque está no Brasil. Eles têm que aprender muito com o tripulante brasileiro!

#5 FabioGIG

• Usuários
  • 407 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:19/04/1978
Reputação: 23

Postado 25 de junho de 2010 - 23:03

United?

#6 E195-SDU

• Usuários
  • 3915 Postagens
  • Interests:Adquirir informacoes.<br />Conversar com profissionais.
  • Data de Nascimento:23/02/1981
Reputação: 513

Postado 25 de junho de 2010 - 23:46

QUOTE(FabioGIG @ Jun 25 2010, 11:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
United?

Positivo. Segunda ocorrência envolvendo pilotos desta empresa.

#7 MACH 81

• Desligados
  • 427 Postagens
  • Interests:Mulher,Mulher e Mulher
  • Cidade/UF/País:Lukla
  • Data de Nascimento:23/10/1970
Reputação: 0

Postado 26 de junho de 2010 - 00:28

Esse cabeca de bagre ai da foto,voa B777 na Etihad atualmente. Na epoca era da AA.Essa historia do dedinho correu o mundo.Nem no Oriente Medio o cara tem paz.rs stirthepot.gif

[quote name='E175' date='Jun 26 2010, 05:25 AM' post='588074']
Vai comparecer sim.

#8 Nishan

• Usuários
  • 1697 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983
Reputação: 174

Postado 26 de junho de 2010 - 10:27

Se fosse lá nos EUA, provavelmente viriam uns 15 agentes da SWAT com metralhadoras em punho verificar o ocorrido.

Babaquice sem tamanho deste piloto. VERGONHA.

#9 Cidade

• Usuários
  • 190 Postagens
  • Interests:Aviação Comercial, Aviação Geral, Direito Aeronáutico e Direito do Consumidor
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:14/07/1952
Reputação: 56

Postado 26 de junho de 2010 - 13:15

QUOTE(LV-LEO @ Jun 25 2010, 10:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
...

O delegado explicou que, normalmente, a pessoa é encaminhada para um Juizado Especial Federal, mas a polícia decidiu liberar o piloto porque a companhia aérea não possuía um substituto para conduzir um voo com 300 passageiros, com destino a São Paulo e em seguida a Washington.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia...rto-do-rio.html

Acho absurda a decisão da autoridade. A possibilidade desse energúmeno não mais ser escalado para voar para o Brasil é grande. Sua ausência na audiência no JEF pode até ser tida como certa.

O correto seria reter o tripulante, pois ele não tem residência fixa no país, o que, por si só, já coloca reduz a certeza de que o estado poderá adotar as sanções cabíveis contra esse criminoso (cometeu um crime e, portanto, é um criminoso, ainda que de baixo potencial ofensivo o ilícito).

O fato de não haver reserva ou sobreaviso aqui não deveria ter sido levado em consideração... o problema não é da autoridade, mas, sim, da cia. O prejuízo que isso traria aos ditos 300 passageiros seria, também, de integral responsabilidade (objetiva, por sinal) da cia. aérea que sai ilesa do episódio, apesar de sua culpa que, resumidamente, resulta, no mínimo, da má escolha do empregado e da falta de treinamento deste.

Eu gostaria muito de conhecer a fundamentação da decisão desse delegado. Coisas do Brazil...zil...zil!!!!

#10 Air Force One

• Usuários
  • 2168 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992
Reputação: 213

Postado 26 de junho de 2010 - 13:21

Alguém tinha alguma idéia de espanhol ou inglês ou qualquer outra língua no raio-x?

#11 SkyLiner

• Usuários
  • 3405 Postagens
  • Data de Nascimento:01/01/1980
Reputação: 862

Postado 26 de junho de 2010 - 13:32

QUOTE(Cidade @ Jun 26 2010, 01:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho absurda a decisão da autoridade. A possibilidade desse energúmeno não mais ser escalado para voar para o Brasil é grande. Sua ausência na audiência no JEF pode até ser tida como certa.

O correto seria reter o tripulante, pois ele não tem residência fixa no país, o que, por si só, já coloca reduz a certeza de que o estado poderá adotar as sanções cabíveis contra esse criminoso (cometeu um crime e, portanto, é um criminoso, ainda que de baixo potencial ofensivo o ilícito).

O fato de não haver reserva ou sobreaviso aqui não deveria ter sido levado em consideração... o problema não é da autoridade, mas, sim, da cia. O prejuízo que isso traria aos ditos 300 passageiros seria, também, de integral responsabilidade (objetiva, por sinal) da cia. aérea que sai ilesa do episódio, apesar de sua culpa que, resumidamente, resulta, no mínimo, da má escolha do empregado e da falta de treinamento deste.

Eu gostaria muito de conhecer a fundamentação da decisão desse delegado. Coisas do Brazil...zil...zil!!!!

Corretíssimo. Ainda mais com a repercussão na imprensa, esse camarada não aparece mais nos vôos pro Brasil e fica tudo por isso mesmo. Ou seja, aqui nesse CIRCO chamado Brasil (onde os palhaços somos nós), todo mundo faz o que bem entender. Mas se e vou lá fora e faço piadinhas na minha revista, já vou dar um passeio com o pessoal do Homeland Security. E se reclamar vou pra cadeira elétrica.

#12 Nishan

• Usuários
  • 1697 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983
Reputação: 174

Postado 26 de junho de 2010 - 13:49

É bem mais provável que a Coréia do Norte vença a Copa de 2014 a ter este "piloto" voando para o Brasil novamente.

O piloto é funcionário da empresa.
Fez M.
A empresa então que se vire para arcar com as consequências (vôo cancelado, acomodação para os passageiros, endossos, etc) do ato do seu funcionário.

#13 jgonc

• Usuários
  • 147 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:31/03/1976
Reputação: 12

Postado 26 de junho de 2010 - 13:56

acho que o piloto deveria ficar detido, no entanto, os passageiros, que nao tem nada a ver com isso seriam prejudicados com atraso ou ate mesmo cancelamento do voo.

#14 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2631

Postado 26 de junho de 2010 - 13:57

#15 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 26 de junho de 2010 - 14:20

QUOTE(Morteo @ Jun 25 2010, 10:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não vou falar que isso justifica a crise do piloto, mas o pessoal da PF que fica no Raio X é muito mal educado e se acham deuses no aeroporto.

Só uma correção, quem fica no raio-x não é a PF, é um APAC terceirizado da Infraero. Esses sim se acham os deuses do aeroporto. E se um ateu não acreditar nos deuses, aí sim a PF é chamada pra fazer as honras. Mas só em casos extremos, como esse do homem cueca.

#16 Thales Coelho

• Usuários
  • 3390 Postagens
  • Interests:Aviação real e virtual, amigos, fotografia...
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG
  • Data de Nascimento:01/04/1989
Reputação: 122

Postado 26 de junho de 2010 - 15:10

Independente da educação do agente ou deste falar ou não 15 línguas, isso não é importante. Eu chego num A330 da TAM com 220 a bordo, o pessoal da TSA vai ser bem educado e vão falar português, para o meu bem estar e conforto? É claro que não!

#17 Cidade

• Usuários
  • 190 Postagens
  • Interests:Aviação Comercial, Aviação Geral, Direito Aeronáutico e Direito do Consumidor
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:14/07/1952
Reputação: 56

Postado 26 de junho de 2010 - 16:31

QUOTE(Air Force One @ Jun 26 2010, 01:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Alguém tinha alguma idéia de espanhol ou inglês ou qualquer outra língua no raio-x?

Eu diria a você que o mínimo. Mas isto não justifica qualquer atitude da natureza da adotada pelo descontente piloto. Eu só queria saber se foi 1P ou 2P...

#18 Matheus

• Usuários
  • 3148 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:26/12/1986
Reputação: 87

Postado 26 de junho de 2010 - 17:27

QUOTE(Thales Coelho @ Jun 26 2010, 03:10 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Independente da educação do agente ou deste falar ou não 15 línguas, isso não é importante. Eu chego num A330 da TAM com 220 a bordo, o pessoal da TSA vai ser bem educado e vão falar português, para o meu bem estar e conforto? É claro que não!

Há uma grande diferença entre um agente da TSA falar português e um agente da Infraero falar inglês, desse último, é o mínimo que se esperar por trabalhar em um aeroporto internacional.

#19 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 563

Postado 26 de junho de 2010 - 20:55

Sei lá, vindo do GIG eu não boto muita fé na versão que saiu na mídia... Temos oprimeiro impulso de condenar o cara por ele ser gringo, mas a maioria dos tripulantes já passou algum perrengue no GIG... Os guardinhas terceirizados que ficam no raio-X são extremamente despreparados.

#20 Joaop

• Usuários
  • 1941 Postagens
  • Cidade/UF/País:Isère - France
  • Data de Nascimento:08/01/1988
Reputação: 413

Postado 26 de junho de 2010 - 22:09

Eu acho a decisão de liberar o cara acertada. Não tem pra que ficar gastando tempo e dinheiro da justiça por alguém ter ficado nervosinho e mostrado a cueca em um aeroporto durante a inspeção de segurança.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)