Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Lula garante que aeroportos estarão preparados para a demanda de 2014

Já existem 21 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 RenatoRG

• Usuários
  • 2547 Postagens
  • Cidade/UF/País:Florianópolis, SC
  • Data de Nascimento:05/02/1989
Reputação: 29

Postado 09 de julho de 2010 - 15:04

09/07/2010 11h32 - Atualizado em 09/07/2010 14h26

Lula garante que aeroportos estarão preparados para a demanda de 2014
Presidente não se mostra preocupado com a capacidade aeroportuária brasileira e acena com investimento de R$ 1 bilhão em infraestrutura

Por Adilson Barros e Rafael Pirrho
Direto de Pretória, África do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garante que os aeroportos brasileiros vão estar todos preparados para a demanda da Copa 2014. Na última quinta-feira, em Joanesburgo, na África do Sul, após cerimônia para apresentação do emblema oficial do Mundial do Brasil, o presidente da CBF e do comitê organizador do Mundial, Ricardo Teixeira, afirmou que a questão é a que mais lhe preocupa. Lula, por sua vez, disse, durante encontro com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, nesta sexta, em Pretória, que não há nenhum motivo para preocupação e que considera um exagero as críticas que se faz à capacidade aeroportuária brasileira.

- Eu acho descabido alguém estar preocupado com alguma coisa relacionada à infraestrutura brasileira para a Copa 2014. O Brasil tem garantidos, graças PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), investimentos da ordem de US$ 624 milhões (R$ 1,09 bilhão). Vai ser investido no país o que não se investiu nos últimos 30 anos – afirmou.

O presidente admitiu, por outro lado, que há necessidade de melhoria e ampliação das malhas viárias, aeroportos, investimentos em transporte público, mas que tudo estará pronto até o início do Mundial.

- É evidente que vamos olhar com carinho para os aeroportos, corredores viários, metrôs. Será uma Copa para fazer as pessoas enxergarem melhor o Brasil – concluiu.

Aumento de fluxo aéreo

Teixeira destacou que o país precisa estar preparado para o enorme fluxo aéreo gerado pelo Mundial.

- Na Alemanha, em 2006, e na África do Sul, em 2010, o número de vôos aumentou bastante. O Brasil faz fronteira com vários países da América do Sul, é natural que o fluxo também cresça muito. São muitos aviões particulares indo à Copa também, então precisamos estar prontos para isso - adiantou.

O mandatário da CBF citou o caos vivido em Durban, na África do Sul, antes da semifinal entre Alemanha e Espanha. No dia do jogo, cinco aviões, com cerca de quinhentos passageiros no total, tiveram enorme atraso por causa da quantidade de aviões que estava no local, e muitos torcedores não puderam ver o jogo por causa do problema.

- Isso não pode acontecer no Brasil. O transporte aéreo vai ser muito importante para a Copa - afirmou.

Fonte: G1

==============

Ao meu ver, o primeiro passo para se curar de uma doença é admitir que está doente. E pelo visto estamos longe disso.

Editado por Mills, 09 de julho de 2010 - 16:05 .

#2 AF085

• Usuários
  • 412 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:20/11/1963
Reputação: 157

Postado 09 de julho de 2010 - 18:23

Só as obras no Maracanã estão orçadas em R$720 milhões. Se o presidente acha que resolve todos problemas de infraestrutura aeroportuária de 12 cidades sede com R$1 bilhão.....haja "puxadinhos".

#3 asm

• Usuários
  • 962 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:19/04/1973
Reputação: 138

Postado 09 de julho de 2010 - 18:27

Todos nós sabemos que não é verdade. Vai ser a cara do Brasil: caro, atrasado, improvisado, insuficiente e de má qualidade! Podem apostar.

#4 Cidade

• Usuários
  • 190 Postagens
  • Interests:Aviação Comercial, Aviação Geral, Direito Aeronáutico e Direito do Consumidor
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:14/07/1952
Reputação: 56

Postado 09 de julho de 2010 - 18:32

Quando recebi este post, via Twitter, eu estava em meio ao caos de GRU... será que esse molusco não cansa de falar bobagens...

#5 raphaelvix

• Usuários
  • 2522 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória ES Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1996
Reputação: 121

Postado 09 de julho de 2010 - 18:51

É pra rir?

#6 E175

• Usuários
  • 11895 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 09 de julho de 2010 - 19:34

Palavras, palavras ..

#7 José Castro

• Usuários
  • 703 Postagens
  • Cidade/UF/País:PR
  • Data de Nascimento:29/03/1980
Reputação: 153

Postado 10 de julho de 2010 - 00:14

O presidente surfista ta vindo de novo com a ladainha da marolinha. Mas, do jeito que estamos, cheios de dinheiro (1 bi), sem organização e o pior, sem gempo, não será marolinha e sim um tsunami.

#8 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3130

Postado 10 de julho de 2010 - 08:39

Qual foi a piada do Ano?
Essa agora do Lula ou o Dunga falando que os Jogadores da seleção eram um grupo unido?

#9 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7396 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3300

Postado 10 de julho de 2010 - 11:12

O Lula nunca uso o aeroporto em si, quando se tornar um reles cívil ano que vem ai sim vai ver o que é o caos nos aeroportos.

#10 Leirbag

• Usuários
  • 3852 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987
Reputação: 585

Postado 10 de julho de 2010 - 11:15

QUOTE(A345_Leadership @ Jul 10 2010, 11:12 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O Lula nunca uso o aeroporto em si, quando se tornar um reles cívil ano que vem ai sim vai ver o que é o caos nos aeroportos.

Ahh, mas há grandes chances de eles fretar uns jatinhos por aí.

#11 jecsantos

• Usuários
  • 1194 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campo Grande/MS/Brasil
  • Data de Nascimento:26/12/1987
Reputação: 35

Postado 10 de julho de 2010 - 13:04

Sr. Presidente, se os aeroportos das cidades-sede já estão preparados para 2014 por favor, dê um jeito no nosso!

#12 Wind Sand and Stars

• Usuários
  • 1433 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itatiba/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/07/1973
Reputação: 624

Postado 10 de julho de 2010 - 14:32

#13 Aeroporto Brasil

• Desligados
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:15/10/1972
Reputação: 0

Postado 10 de julho de 2010 - 22:19

QUOTE(AF085 @ Jul 9 2010, 06:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Só as obras no Maracanã estão orçadas em R$720 milhões. Se o presidente acha que resolve todos problemas de infraestrutura aeroportuária de 12 cidades sede com R$1 bilhão.....haja "puxadinhos".

A agência de notícias cometeu um erro. O molusco se referia ao total de obras do PAC, na qual serão investidos US$ 624 bilhões, não milhões.

E não confundam as coisas - eu não estou defendendo esses aloprados, até porque eu não tenho dúvidas que desses 624 bilhões não será executado nem 30%!

#14 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1176

Postado 12 de julho de 2010 - 16:30

Meus prezados:
Cronograma apertado é teste para a Infraero

A realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 levantou novamente a questão da falta de capacidade dos aeroportos do país, mesmo para a atual demanda, e acabou trazendo um prazo limite para a finalização de investimentos prioritários da Infraero. Entre 2011 e 2014, a empresa vai investir R$ 4,47 bilhões em 13 aeroportos relacionados às 12 cidades-sede do evento de futebol, com previsões de entrega das obras que vão do meio do ano que vem ao começo de 2014.

Para minimizar o problema, a Fifa resolveu dividir o Brasil em quatro regiões durante a Copa de 2014. Os aeroportos nacionais foram apontados pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, como o principal problema para a realização do Mundial. Assim, a entidade decidiu fatiar o território nacional para amenizar o impacto de um possível caos aéreo. "O Brasil é um continente. Por isso, vamos dividir o país em quatro áreas. A intenção é evitar que os torcedores e as delegações façam voos longos. Queremos que a maioria dos voos tenha duas horas", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Desde 1994, a Fifa opta por colocar as seleções rodando pelos países. No Mundial dos EUA, por exemplo, a seleção brasileira jogou a primeira fase em San Francisco e também em Detroit. A distância entre as duas cidades é de mais de 2.000 quilômetros.

A Copa de 2014 terá 12 sedes, espalhadas pelas cinco regiões do território nacional. A tendência é que cada seleção jogue as três partidas da primeira fase em pelo menos duas cidades diferentes. Para os organizadores da Copa, uma delegação viajar de Manaus a Porto Alegre para disputar um jogo é algo praticamente descartado.

Embora o projeto ainda não tenha sido concluído pelo COL, a tendência é que São Paulo e as duas cidades do Sul (Porto Alegre e Curitiba) façam parte da mesma região no Mundial. Rio, Belo Horizonte e Salvador vão compartilhar jogos de seleções do mesmo grupo. A terceira região teria Recife, Natal e Fortaleza, e a última contaria com Manaus, Brasília e Cuiabá.

Os planos da Fifa não devem modificar o cronograma de investimentos da Infraero, que é visto, porém, com preocupação por governos estaduais e municipais, como no caso de Manaus (AM), onde as obras para reforma e ampliação do terminal de passageiros, calculadas em R$ 326 milhões, estão previstas para serem finalizadas em fevereiro de 2014, mas o projeto básico ainda está em fase de elaboração. A Infraero diz que o processo está em fase final. "A licitação está atrasada e o cronograma, apertado", diz Marcelo Lima Filho, secretário de Planejamento.

Em São Paulo, os aeroportos paulistas de Viracopos, em Campinas, e Guarulhos, demandam um investimento total de R$ 1,5 bilhão, mas a maior parte dos projetos ainda está em fase de estudo. Já Congonhas, segundo a Infraero, possui infraestrutura adequada para atender à demanda esperada para a Copa, não precisando de investimentos específicos.

Em Viracopos haverá uma reforma do terminal de passageiros e a construção da primeira fase de um novo terminal. Os investimentos, de R$ 576 milhões, estão em fase de projeto e obtenção de licenciamento ambiental. Guarulhos deverá receber R$ 952 milhões em obras para construção de um terceiro terminal de passageiros, ampliação do sistema de pistas e pátio das aeronaves e construção da pista de táxi de saída rápida. Apenas as obras de pistas e pátio estão em andamento, desde maio deste ano, por meio de um convênio com o Exército. O terceiro terminal está em fase de licitação e os demais projetos em fase de elaboração.

Em Cuiabá (MT), o aeroporto Marechal Rondon precisa de uma reforma e ampliação do terminal internacional de passageiros, além de adequação do sistema viário e estacionamento, obras calculadas em R$ 87,5 milhões. A Infraero informa que o projeto está em fase de adequação por conta de um novo programa de necessidades do aeroporto. A previsão de finalização das obras é julho de 2013.

Das quatro cidades nordestinas que receberão jogos da Copa de 2014, somente Recife e Fortaleza terão ampliadas as capacidades de seus aeroportos. Salvador e Natal passarão apenas por melhorias. De acordo com as superintendências regionais da Infraero, as obras deverão estar prontas até 2014.

O mais adiantado é o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, na capital pernambucana, que está recebendo mais quatro pontes de embarque e desembarque, passando a contar com 11. A expectativa é que a obra, de R$ 10 milhões e prevista para ser concluída em setembro, aumente a capacidade do aeroporto de cinco milhões para 7 milhões de passageiros/ano.

Em Fortaleza, o Aeroporto Internacional Plínio Martins receberá os maiores investimentos: R$ 285 milhões. As obras de ampliação do terminal, marcadas para começar em junho de 2011, vão aumentar a capacidade de atendimento dos atuais 6,2 milhões de passageiros para 9 milhões por ano até 2014.

A ampliação do Aeroporto Augusto Severo, em Natal, custará R$ 19 milhões. O aeroporto de Salvador passará por reformas no terminal de passageiros e nos pátios de manobras, ao custo de R$ 26 milhões. (Com agências noticiosas)
fonte: Samantha Maia e Murillo Camarotto para Valor Econômico 12 jul 2010

#15 MatheusMBSM

• Usuários
  • 2427 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/CE/BR
  • Data de Nascimento:03/01/1994
Reputação: 413

Postado 12 de julho de 2010 - 17:16

QUOTE(jambock @ Jul 12 2010, 04:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Em Fortaleza, o Aeroporto Internacional Plínio Pinto Martins receberá os maiores investimentos: R$ 285 milhões. As obras de ampliação do terminal, marcadas para começar em junho de 2011, vão aumentar a capacidade de atendimento dos atuais 6,2 milhões de passageiros para 9 milhões por ano até 2014.

Agora pergunta pra eles a onde vai ser essa ampliação, já ouvi falar que para a ampliação iam utilizar o espaço do TECA que entrou em operação a menos de 1 ano e que custou 40 milhões... A solução mais simples seria aumentar o TPS para os lados e transformar as remotas em fingers, só que atualmente já temos 2 remotas sempre sendo utilizadas por cargueiros e em horário de pico os 6 Gates também estão ocupados, ou seja, isso não vai ajudar em muita coisa. E o que me deixa mais preocupado é que FOR taticamente é um ótimo destino para a Europa e bem possivelmente vai causar uma grande dor de cabeça. Eu só espero que eles invistam pelo menos metade disso que foi citado nessa ampliação e que quem a projete seja um GENIO. suicide_anim.gif

#16 Brazil Express

• Usuários
  • 1511 Postagens
  • Interests:Visite o CNF ao vivo!Aviação em Minas Gerais. www.cnfaovivo.com.br
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil
  • Data de Nascimento:14/08/1986
Reputação: 451

Postado 12 de julho de 2010 - 17:51

E a baboseira não acaba.

Vem 2014 que estamos de costas pra voce já!

#17 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14450 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3051

Postado 12 de julho de 2010 - 20:52

Eu estava traçando um panorama interno para minha empresa.... e estou ABISMADO.

Não é só aeroporto que tem problema não, pessoal
pelo menos 7 das 12 sedes tem rede hoteleira insuficiente ou incapaz de atender as demandas da FIFA
9 dos 11 estádios (não posso falar de SP) não tem acesso via Metrô
Telefonia Celular... preocupa, Trânsito nem se fala....

Cada país deve jogar na primeira fase em 2 cidades diferentes... teremos de 64 a 84 deslocamentos na primeira fase... meu DEUS...

Medo ©

#18 MatheusMBSM

• Usuários
  • 2427 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/CE/BR
  • Data de Nascimento:03/01/1994
Reputação: 413

Postado 12 de julho de 2010 - 21:19

QUOTE(LipeGIG @ Jul 12 2010, 08:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu estava traçando um panorama interno para minha empresa.... e estou ABISMADO.

Não é só aeroporto que tem problema não, pessoal
pelo menos 7 das 12 sedes tem rede hoteleira insuficiente ou incapaz de atender as demandas da FIFA
9 dos 11 estádios (não posso falar de SP) não tem acesso via Metrô
Telefonia Celular... preocupa, Trânsito nem se fala....

Cada país deve jogar na primeira fase em 2 cidades diferentes... teremos de 64 a 84 deslocamentos na primeira fase... meu DEUS...

Medo ©

Agora que você falou me veio à cabeça, ano passado em dos últimos jogos do brasileirão logo apos o Vozão ter subido pra serie A, Ceara X America-NT era um sábado o jogo teve um publico de aproximadamente 50mil torcedores. E num jogo desse o transito já se acaba, eu tive que sair praticamente 2h antes do jogo sendo que sem engarrafamento em menos de 30min eu chegaria ao estádio... Os aeroportos são sim prioridades, mas não basta ter lugar pro avião ficar... Sobre a questão dos transportes, Metrô ligando ao estádio em Fortaleza? Nem pra copa de 2038! thumbsdown_still.png

#19 Diego Lines BR

• Usuários
  • 65 Postagens
  • Cidade/UF/País:Barreiras
  • Data de Nascimento:12/05/1990
Reputação: 0

Postado 12 de julho de 2010 - 21:21

QUOTE(jambock @ Jul 12 2010, 04:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Meus prezados:
Cronograma apertado é teste para a Infraero

A realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 levantou novamente a questão da falta de capacidade dos aeroportos do país, mesmo para a atual demanda, e acabou trazendo um prazo limite para a finalização de investimentos prioritários da Infraero. Entre 2011 e 2014, a empresa vai investir R$ 4,47 bilhões em 13 aeroportos relacionados às 12 cidades-sede do evento de futebol, com previsões de entrega das obras que vão do meio do ano que vem ao começo de 2014.

Para minimizar o problema, a Fifa resolveu dividir o Brasil em quatro regiões durante a Copa de 2014. Os aeroportos nacionais foram apontados pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, como o principal problema para a realização do Mundial. Assim, a entidade decidiu fatiar o território nacional para amenizar o impacto de um possível caos aéreo. "O Brasil é um continente. Por isso, vamos dividir o país em quatro áreas. A intenção é evitar que os torcedores e as delegações façam voos longos. Queremos que a maioria dos voos tenha duas horas", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Desde 1994, a Fifa opta por colocar as seleções rodando pelos países. No Mundial dos EUA, por exemplo, a seleção brasileira jogou a primeira fase em San Francisco e também em Detroit. A distância entre as duas cidades é de mais de 2.000 quilômetros.

A Copa de 2014 terá 12 sedes, espalhadas pelas cinco regiões do território nacional. A tendência é que cada seleção jogue as três partidas da primeira fase em pelo menos duas cidades diferentes. Para os organizadores da Copa, uma delegação viajar de Manaus a Porto Alegre para disputar um jogo é algo praticamente descartado.

Embora o projeto ainda não tenha sido concluído pelo COL, a tendência é que São Paulo e as duas cidades do Sul (Porto Alegre e Curitiba) façam parte da mesma região no Mundial. Rio, Belo Horizonte e Salvador vão compartilhar jogos de seleções do mesmo grupo. A terceira região teria Recife, Natal e Fortaleza, e a última contaria com Manaus, Brasília e Cuiabá.

Os planos da Fifa não devem modificar o cronograma de investimentos da Infraero, que é visto, porém, com preocupação por governos estaduais e municipais, como no caso de Manaus (AM), onde as obras para reforma e ampliação do terminal de passageiros, calculadas em R$ 326 milhões, estão previstas para serem finalizadas em fevereiro de 2014, mas o projeto básico ainda está em fase de elaboração. A Infraero diz que o processo está em fase final. "A licitação está atrasada e o cronograma, apertado", diz Marcelo Lima Filho, secretário de Planejamento.

Em São Paulo, os aeroportos paulistas de Viracopos, em Campinas, e Guarulhos, demandam um investimento total de R$ 1,5 bilhão, mas a maior parte dos projetos ainda está em fase de estudo. Já Congonhas, segundo a Infraero, possui infraestrutura adequada para atender à demanda esperada para a Copa, não precisando de investimentos específicos.

Em Viracopos haverá uma reforma do terminal de passageiros e a construção da primeira fase de um novo terminal. Os investimentos, de R$ 576 milhões, estão em fase de projeto e obtenção de licenciamento ambiental. Guarulhos deverá receber R$ 952 milhões em obras para construção de um terceiro terminal de passageiros, ampliação do sistema de pistas e pátio das aeronaves e construção da pista de táxi de saída rápida. Apenas as obras de pistas e pátio estão em andamento, desde maio deste ano, por meio de um convênio com o Exército. O terceiro terminal está em fase de licitação e os demais projetos em fase de elaboração.

Em Cuiabá (MT), o aeroporto Marechal Rondon precisa de uma reforma e ampliação do terminal internacional de passageiros, além de adequação do sistema viário e estacionamento, obras calculadas em R$ 87,5 milhões. A Infraero informa que o projeto está em fase de adequação por conta de um novo programa de necessidades do aeroporto. A previsão de finalização das obras é julho de 2013.

Das quatro cidades nordestinas que receberão jogos da Copa de 2014, somente Recife e Fortaleza terão ampliadas as capacidades de seus aeroportos. Salvador e Natal passarão apenas por melhorias. De acordo com as superintendências regionais da Infraero, as obras deverão estar prontas até 2014.

O mais adiantado é o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, na capital pernambucana, que está recebendo mais quatro pontes de embarque e desembarque, passando a contar com 11. A expectativa é que a obra, de R$ 10 milhões e prevista para ser concluída em setembro, aumente a capacidade do aeroporto de cinco milhões para 7 milhões de passageiros/ano.

Em Fortaleza, o Aeroporto Internacional Plínio Martins receberá os maiores investimentos: R$ 285 milhões. As obras de ampliação do terminal, marcadas para começar em junho de 2011, vão aumentar a capacidade de atendimento dos atuais 6,2 milhões de passageiros para 9 milhões por ano até 2014.

A ampliação do Aeroporto Augusto Severo, em Natal, custará R$ 19 milhões. O aeroporto de Salvador passará por reformas no terminal de passageiros e nos pátios de manobras, ao custo de R$ 26 milhões. (Com agências noticiosas)fonte: Samantha Maia e Murillo Camarotto para Valor Econômico 12 jul 2010

Bom Salvador precisa de um Novo terminal (T2) e a segunda Pista ,para que se possa receber o fluxo da copa 2014

#20 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14450 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3051

Postado 12 de julho de 2010 - 21:44

Aeroporto é problema, mas acho que o trânsito é maior... fico imaginando mover 70 mil turistas para o Maracanã... as 20h.... ou a saida depois do jogo das 16h.... a menos que coloquem mais trens no metrô.

Repito a preocupação no Mineirão, que nem acesso por metrô acredito que tenha... ou Fortaleza, ou Cuiabá e Manaus que não tem metrô.

Jogo as 20h na maior parte das cidades = CAOS !

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)