Darrenrezende, obrigado pela explicação.
Eu achei que fosse uma rota viável, graças a carga. Penso que a Tam terá uma tarefa hercúlea em Portugal, uma vez que deixamos(e aí me refiro às cias aéreas brasileiras) a TAP vir e dominar o mercado Brasil-Portugal. Acho que poderia reforçar uma base já consolidada que necessite mais frequencias, ou apostar totalmente em LAD, ou iniciar estudos para viabilidade de voos em Pequim, Xangai ou Hong Kong.
De nada Jorge,
Realmente, olhando pelo prisma cargueiro, teriamos algumas surpresas como: Brasil-LAX, GRU-AMS e GRU-LUX...
Como o ganha pao da JJ, princicipal, sao os PAX, tendo a carga como complemento, nao devara entrar nessas rotas no curto prazo.
A malha se desenha pelos estudos d mercado e tb pelas aeronaves disponiveis p tal, sendo q algumas seriam prioridades no caso d haverem poucas aeronaves.
Num cenario ate o fim do ano d somente 2 aeronaves 330 as prioridades seriam LAD,CDG e GIG-Europa.
Com 4 343 as prioridades seriam GRU-EUA, LAD, CDG, LIS e GIG-Europa.
Em relacao a voos p Asia, veremos reforcos p Africa, Europa e Americas, antes d serem iniciados voos p Asia e Oceania c equipamentos proprios, aproveitando a otima conectivade em HUBs como FRA, CDG e LHR.
Em relacao a Portugal a TP no GRU-LIS nao devera suprir a demanda sozinha ja q se tentou desviar varias cnxs, principalmente do sul p o GIG-LIS, fazendo com q os loads em GIG tb ficassem bem altos.
Outra tentativa foi aumentar as frequencias em GRU, tb em vao.
Aumentar o equipamento, ajudaria pouco ja q o 343 é o maior aviao q ela possui sendo usado em 7 dos 11 GRU-LIS.
O uso d VCP, mesmo q seja diario, nao atingiria o load do GRU-LIS atualmente c 90%, em cheio, ja q a rota VCP-LIS tem em sua maioria PAX VCP-Europa, ja GRU-LIS tem em sua maiora GRU-OD em LIS, Ja q diferentemene d VCP, GRU tem varias outras opcoes d voos p a Europa.
A viabilidade do GRU-LIS se devera ao fato d poder levar pax da TP tb, aproveitando q sao membras da Star.
Outra coisa, o GRU-LIS pela JJ so sera viavel se for red-eye nos 2 sentidos, diferente da TP c suas pernas diurnas q acabam diminuindo a procura pelo publico corporativo europeu como um todo (devido ao HUB LIS), com destino ao Brasil.