Jump to content

Photo

Número Multiplus = meu CPF, sem permissão

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
22 replies to this topic

#1 Stratocruiser

Stratocruiser
  • Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 6,803 posts

Posted 02 de August de 2010 - 15:28

Recebi email da TAM agora há pouco. Não bastasse o irritante tom de "patronizing", ainda me deparo com um trecho que me deixou bastante irritado, por caracterizar uso dos dados do meu cadastro no Fidelidade para algo que não autorizei.

A TAM resolveu, por meio da sua empresa Multiplus, criar uma conta para mim e, provavelmente, para todos os clientes do programinha de pontos, o Fidelidade TAM. Ocorre que não permiti a criação de uma segunda conta nessa Multiplus, nem permiti que os dados que confiei ao Fidelidade fossem repassados a outra empresa, mesmo sendo do mesmo grupo e, muito menos, permiti que o número do meu CPF fosse usado como "Número Multiplus".

Entendo que o CPF não é mais um número sigiloso, e que aparece em cheques, em editais, etc. Porém, ainda assim, senti minha privacidade violada.

A TAM gaba-se que seu Multiplus possui "mais de 120 parceiros, distribuídos em cerca de 10.500 estabelecimentos". Quem garante que os dados privados dos clientes, confiados ao Fidelidade, não estejam sendo promiscuamente compartilhados entre os tais "120 parceiros" da TAM?

Mas algo mais irritante do que esse abuso, é a empresa chamar o CPF de "Número Multiplus" e não dizer isso claramente aos clientes. Se o email, transcrito abaixo, dissesse algo como "Sr. Cliente, para acessar sua conta no Multiplus basta usar seu CPF como login e a mesma senha já usada no Fidelidade TAM", menos pior. Mas usar o jogo de palavras como feito abaixo é o mesmo que chamar os clientes de burros, incapazes de reconhecer seu próprio CPF sendo usado indevidamente.

Olá ###,

Há um ano, você ajudou a construir o Multiplus Fidelidade. E, neste tempo, tem acompanhado o nosso crescimento e a chegada de diversos parceiros, que trouxeram ainda mais benefícios.
Agora, temos a satisfação de apresentar as novas funcionalidades do nosso site.

A partir de hoje, você terá acesso ao seu extrato Multiplus em nosso site. Nele, você poderá consultar todas as suas transações com a rede.

Isso significa que você terá um único extrato para conferir todos os seus pontos Multiplus: sejam acumulados em voos TAM ou alianças, na TAM Viagens, ou em qualquer parceiro da rede Multiplus Fidelidade, desde o seu cartão de crédito até os pontos transferidos dos programas de fidelização parceiros.

Para isso, você terá um login e senha específicos para acessar a sua conta em nosso site:

• O seu login será o seu número Multiplus, que é: ###########

• Para sua comodidade, a senha de acesso ao nosso site será a mesma assinatura eletrônica que você usa hoje para acessar a sua conta no site TAM Fidelidade. Contudo, as duas assinaturas eletrônicas (da TAM e do Multiplus) são independentes e você decide se mantém a mesma ou se prefere alterá-las.

Com essa novidade, fica muito mais fácil resgatar qualquer prêmio na rede.

Ao acessar o nosso site, com as informações acima, você terá uma visão completa da sua conta: além de visualizar o seu extrato, poderá navegar pela seção Use seus pontos e escolher o prêmio que deseja resgatar. Para isso, utilize a mesma senha de resgate de 4 dígitos do TAM Fidelidade.

Todas essas mudanças visam facilitar a administração dos seus pontos, evitando a necessidade de transferências e tornando o resgate de prêmios mais fácil e rápido.
Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Abraços,

Estou postando aqui para compartilhar minha insatisfação, e para que quem mais tenha se sentido incomodado não se sinta sozinho, mas naturalmente já procurei o canal oferecido pela empresa para reclamações e solicitei que:

Prezado Sr/Sra.
Não gostei de ter meu CPF sendo usado como meu "Número Multiplus". Solicito a substituição por algum outro número qualquer. Jamais autorizei o uso do meu CPF dessa forma.
Cordialmente,
####

#2 Elton Farias

Elton Farias
  • Usuários
  • 874 posts

Posted 02 de August de 2010 - 16:05

Po.. pelo menos a sua reclamação é esta.
E uns pontos meus que desapareceram??? Liguei na central e me informaram que estão acontecendo "inconsistências"... pediram para esperar 48 horas.. ainda bem que não vou viajar por agora.... Impressionante como ocorrem problemas nestas migrações!

#3 Stratocruiser

Stratocruiser
  • 6,803 posts

Posted 02 de August de 2010 - 16:11

Elton, perdi pontos também, mas está difícil comprovar porque não tenho todos os BP aqui comigo. Já reclamei no Fale com o Presidente e, não apenas não recebi resposta, como depois disso ainda sumiram outros cerca de 1000 pontinhos. Na segunda tentativa, sequer consegui mandar a reclamação porque o site não funcionava...

Com essa história de pontos expirarem, o que acumulei está evaporando rapidamente e acho que não vou mais colocar pontos no Fidelidade. Já que a empresa conseguiu entrar na Star Alliance, vou procurar, sempre que possível, lançar os pontos em outra companhia.

#4 Thiago Zschornack

Thiago Zschornack
  • Usuários
  • 925 posts

Posted 02 de August de 2010 - 17:57

Se o site não funciona (Fale com o presidente sempre vai parar no TAM airlines), utilize o seguinte e-mail:

atendimento.fale@tam.com.br

Pelo menos eu recebo a resposta automática confirmando o envio.

#5 7700

7700
  • Desligados
  • 1,065 posts

Posted 02 de August de 2010 - 23:57

QUOTE(Thiago Zschornack @ Aug 2 2010, 05:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se o site não funciona (Fale com o presidente sempre vai parar no TAM airlines), utilize o seguinte e-mail:

atendimento.fale@tam.com.br

Pelo menos eu recebo a resposta automática confirmando o envio.

E que não adianta NADA, porque abertura de processo é só via site ou telefone. thumbsup.gif

Quanto à reclamação do Strato, não é questão de criação de segunda conta. Todas as contas TAM Fidelidade viraram automaticamente Multiplus Fidelidade, porque mudou a administração do programa. A segurança dos dados foi preservada na migração.

#6 ghas

ghas
  • Usuários
  • 30 posts

Posted 03 de August de 2010 - 00:01

QUOTE(Stratocruiser @ Aug 2 2010, 03:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Recebi email da TAM agora há pouco. Não bastasse o irritante tom de "patronizing", ainda me deparo com um trecho que me deixou bastante irritado, por caracterizar uso dos dados do meu cadastro no Fidelidade para algo que não autorizei.

A TAM resolveu, por meio da sua empresa Multiplus, criar uma conta para mim e, provavelmente, para todos os clientes do programinha de pontos, o Fidelidade TAM. Ocorre que não permiti a criação de uma segunda conta nessa Multiplus, nem permiti que os dados que confiei ao Fidelidade fossem repassados a outra empresa, mesmo sendo do mesmo grupo e, muito menos, permiti que o número do meu CPF fosse usado como "Número Multiplus".

Entendo que o CPF não é mais um número sigiloso, e que aparece em cheques, em editais, etc. Porém, ainda assim, senti minha privacidade violada.

A TAM gaba-se que seu Multiplus possui "mais de 120 parceiros, distribuídos em cerca de 10.500 estabelecimentos". Quem garante que os dados privados dos clientes, confiados ao Fidelidade, não estejam sendo promiscuamente compartilhados entre os tais "120 parceiros" da TAM?

Mas algo mais irritante do que esse abuso, é a empresa chamar o CPF de "Número Multiplus" e não dizer isso claramente aos clientes. Se o email, transcrito abaixo, dissesse algo como "Sr. Cliente, para acessar sua conta no Multiplus basta usar seu CPF como login e a mesma senha já usada no Fidelidade TAM", menos pior. Mas usar o jogo de palavras como feito abaixo é o mesmo que chamar os clientes de burros, incapazes de reconhecer seu próprio CPF sendo usado indevidamente.

Estou postando aqui para compartilhar minha insatisfação, e para que quem mais tenha se sentido incomodado não se sinta sozinho, mas naturalmente já procurei o canal oferecido pela empresa para reclamações e solicitei que:

é bem dificil agradar gregos e troianos...

#7 Stratocruiser

Stratocruiser
  • 6,803 posts

Posted 03 de August de 2010 - 00:35

QUOTE(ghas @ Aug 2 2010, 11:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
é bem dificil agradar gregos e troianos...

O que provavelmente a empresa desejou foi evitar cadastros duplos ou com informações inverídicas, com isso aumentando valor ($$) das informações armazenadas, o que a coloca em posição de vantagem em negociações com potenciais "parceiros", como administradoras de cartões de crédito, redes hoteleiras, supermercados, lojas, bancos, locadoras de automóveis. Ter informações corretas sobre os clientes é algo tão valioso, que o Smiles foi um dos maiores ativos que a Gol recebeu ao comprar a VRG. Uma das formas de assegurar a retidão das informações é vincular tudo sob o número do CPF.

Porém, ninguém perguntou para mim, nem aos demais clientes -- que somos a parte interessada -- se seria permitido utilizar o CPF dessa forma, ainda que o CPF seja, há alguns poucos anos, não mais considerado informação sigilosa. O único -- repito, único -- site que conheço que utiliza o próprio CPF como identificador para o cadastro, é o site do CNPq, um órgão federal ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Além é claro, da Receita Federal, que criou o cadastro.

A TAM poderia bem ter feito a migração utilizando o próprio número do Fidelidade, o qual poderia ter sido convertido para o tal "Número Multiplus". Nenhum problema em armazenar o CPF lá dentro da base de dados, junto com endereço, telefone, email, etc.

Não nasci ontem e já sei que, se o sistema todo foi construído às avessas (como o atual site), e usa o CPF como ID de cada usuário, não será possível agora trocar assim facilmente bastando uma simples solicitação feita a um atendente que está na linha da frente e é propositalmente desprovido de qualquer poder, e cuja única função é fechar portas.
Não obstante, não acho que deva aceitar calado, especialmente ao perceber a postura sorrateira de não revelar a medida, como evidenciado pela mensagem transcrita acima. Houvesse a empresa agido às claras dizendo algo como: "Caro Cliente, para preservar a segurança e a qualidade das informações, na transição para o Multiplus, cada cliente será identificado pelo seu CPF". Porém isso não foi feito. Como mostrei acima, a empresa confia na memória fraca do cliente que não associe o Multiplus aos 11 dígitos do CPF, e faz questão de não revelar a associação. A minha memória, felizmente, é muito boa.

#8 ghas

ghas
  • Usuários
  • 30 posts

Posted 03 de August de 2010 - 02:28

QUOTE(Stratocruiser @ Aug 3 2010, 12:35 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O que provavelmente a empresa desejou foi evitar cadastros duplos ou com informações inverídicas, com isso aumentando valor ($$) das informações armazenadas, o que a coloca em posição de vantagem em negociações com potenciais "parceiros", como administradoras de cartões de crédito, redes hoteleiras, supermercados, lojas, bancos, locadoras de automóveis. Ter informações corretas sobre os clientes é algo tão valioso, que o Smiles foi um dos maiores ativos que a Gol recebeu ao comprar a VRG. Uma das formas de assegurar a retidão das informações é vincular tudo sob o número do CPF.

Porém, ninguém perguntou para mim, nem aos demais clientes -- que somos a parte interessada -- se seria permitido utilizar o CPF dessa forma, ainda que o CPF seja, há alguns poucos anos, não mais considerado informação sigilosa. O único -- repito, único -- site que conheço que utiliza o próprio CPF como identificador para o cadastro, é o site do CNPq, um órgão federal ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Além é claro, da Receita Federal, que criou o cadastro.

A TAM poderia bem ter feito a migração utilizando o próprio número do Fidelidade, o qual poderia ter sido convertido para o tal "Número Multiplus". Nenhum problema em armazenar o CPF lá dentro da base de dados, junto com endereço, telefone, email, etc.

Não nasci ontem e já sei que, se o sistema todo foi construído às avessas (como o atual site), e usa o CPF como ID de cada usuário, não será possível agora trocar assim facilmente bastando uma simples solicitação feita a um atendente que está na linha da frente e é propositalmente desprovido de qualquer poder, e cuja única função é fechar portas.
Não obstante, não acho que deva aceitar calado, especialmente ao perceber a postura sorrateira de não revelar a medida, como evidenciado pela mensagem transcrita acima. Houvesse a empresa agido às claras dizendo algo como: "Caro Cliente, para preservar a segurança e a qualidade das informações, na transição para o Multiplus, cada cliente será identificado pelo seu CPF". Porém isso não foi feito. Como mostrei acima, a empresa confia na memória fraca do cliente que não associe o Multiplus aos 11 dígitos do CPF, e faz questão de não revelar a associação. A minha memória, felizmente, é muito boa.

uma solução bem simples é você solicitar o cancelamento da sua conta...isso irá acabar com os seus problemas meu caro!

#9 TapajosMAO

TapajosMAO
  • Usuários
  • 1,845 posts

Posted 03 de August de 2010 - 06:28

QUOTE(ghas @ Aug 3 2010, 02:28 AM) <{POST_SNAPBACK}>
uma solução bem simples é você solicitar o cancelamento da sua conta...isso irá acabar com os seus problemas meu caro!

Poderia me dizer aonde posso fazer isso? Não consigo entrar na página do "minha conta" no site Multiplus Fidelidade.
Como deixei de voar TAM já faz um bom tempo, só tenho 400 míseros pontos de 2 vôos MAO-GRU que pra mim não importam mais. thumbsdown_still.png

#10 Stratocruiser

Stratocruiser
  • 6,803 posts

Posted 03 de August de 2010 - 11:29

QUOTE(ghas @ Aug 3 2010, 01:28 AM) <{POST_SNAPBACK}>

É uma opção que considerei antes mesmo de abrir o tópico. Aguardarei pacientemente por uma resposta antes disso, concedendo à TAM a oportunidade de se manifestar, oportunidade que os clientes não tiveram.

#11 MLN-SJP

MLN-SJP
  • Moderador
  • 4,208 posts

Posted 03 de August de 2010 - 11:39

Strato,

O próprio CNPq já foi questionado sobre isto....Que não seria uma boa idéia, etc...
Eu tbm recebei o email do multiplus e tbm vou reclamar...

Abraço

MLN

#12 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,298 posts

Posted 03 de August de 2010 - 12:12

Strato,

Pensei exatamente o mesmo.
Ontem coloquei no Fale com o Presidente uma reclamação forte sobre o sistema, sobre a migraçao para o Multiplus com mudança de numero, e sobre o proprio Fale, que ja a algum tempo não responde as reclamações ali formuladas !

Até comentei que se o Rolim estivesse vendo o que fizeram com duas das "joias da coroa" criadas por ele, o Fidelidade e o Fale, estaria tendo um ataque apopletico.

Quanto ao pontos de voo, a cerca de 8 meses o sistema não lança automaticamente aprox. 30% deles, exigindo 2 a 3 reclamações seguidas até que os pontos sejam creditados. Eu hoje tenho cerca de 8 mil pontos pendentes de lançamento (6 voos), todos já com reclamação cadastrada e prazo de resposta vencido.

As minhas reclamações sempre se baseiam no fato de que a qualidade numero 1 de um programa de milhagem é a confiabiloidade. E o da TAM, ja´a cerca de 1 ano, deixou de se-lô.

Outro comentário: note ainda que já a muito tempo que no check-in a Tam não usa o numero do fidelidade para lançamento dos pontos. Os atendentes usam preferencialmente o CPF do pax.

Abraço

Antonio

#13 Cidade

• 326 posts

Posted 03 de August de 2010 - 19:17

O "Pão de Açúcar Mais" também o faz...

Diferentemente de quase todos por aqui, eu adoraria ter um único número para tudo. No Chile, por exemplo, temos o RUT (Rol Único Tributário) que é adotado para sua carteira de identidade e para diversas outras identificações.

Temos RG, CPF, ANAC, plano de saúde... é número que não acaba mais. Eu cá gostei da substituição, pois é menos um número para decorar. Aliás, à medida em que o "A" do meu DNA vai aumentando, isso, certamente, vai se tornando mais importante.

#14 jc1

jc1
  • Usuários
  • 40 posts

Posted 03 de August de 2010 - 19:33

O que tem demais nisso? Tópico desnecessario......

Ficaria preocupado com as folhas de cheque que fica rodando na praça com meu cpf, essa mania que as pessoas tem de ficar jogando cheque para os outros etc do que me estressar com o Multiplus.

Bancos, assinaturas de revistas , tudo isso tem suas informaçoes e nem imaginamos a quantidade de pessoas que olham tudo isso.

#15 Stratocruiser

Stratocruiser
  • 6,803 posts

Posted 03 de August de 2010 - 19:54

Cidade, o Pão de Açúcar se mostra mais transparente, haja vista que ao fazer o cadastro, o cliente já sabe que utilizará seu CPF a cada login. Quem tem dúvida, veja aqui: https://www.paodeacucarmais.com.br. Sobre reduzir a quantidade de números a memorizar, seria justificativa válida fosse esclarecida ser essa a política da companhia, o que não aparenta ser o caso.

jc1, a reclamação, pertinente a meu ver, foi enviada aos canais da empresa. A razão para o tópico está explicada em seu subtítulo. Já faz tempo que eu, assim como incontáveis outros, não se sente minimamente atendido pela referida companhia. Esta é apenas uma de muitas, seguidas insatisfações, a qual excepcionalmente optei por tornar pública.

Como escrevi anteriormente, o contencioso se refere à afirmação: "O seu login será o seu número Multiplus, que é: ###########". Ora, este não é meu "número Multiplus". Este é meu CPF! Não permiti que o mesmo fosse tomado para uso desta maneira.

#16 Fernandinho

Fernandinho
  • Usuários
  • 102 posts

Posted 04 de August de 2010 - 17:59

Sinceramente, e com todo o respeito às opiniões contrárias, não achei nada demais.

#17 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 23,734 posts

Posted 12 de August de 2010 - 01:24

Meus prezados:
Levado pela curiosidade, em relação ao tema abordado pelo colega Stratocruiser fui ver meus pontos no TAM Fidelidade e, para surprêsa minha, eles estavam reduzidos em 45%, já fazendo parte do tal Multiplus Fidelidade!

#18 J.Leo

J.Leo
  • Usuários
  • 1,250 posts

Posted 12 de August de 2010 - 08:44

QUOTE(Stratocruiser @ Aug 2 2010, 04:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Com essa história de pontos expirarem, o que acumulei está evaporando rapidamente e acho que não vou mais colocar pontos no Fidelidade. Já que a empresa conseguiu entrar na Star Alliance, vou procurar, sempre que possível, lançar os pontos em outra companhia.

Compartilho com sua preocupação quanto ao uso do CPF, em relação aos pontos acumulados, antes que se evaporem, eu e a esposa, estaremos utilizando o saldo restante em uma viagem, agora em setembro, e os pontos futuros com certeza irão para uma outra cia.

#19 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,679 posts

Posted 12 de August de 2010 - 13:15

Eu acabei de chegar de viagem e recebi esse e-mail absurdo. Graças a DEUS consegui atingir meu objetivo com o Fidelidade que era atingir ZERO pontos; após evaporarem milhas de minha conta, não creditarem milhas de um retorno à europa qdo. a ida foi creditada (absurdo!) e ignorarem meus pedidos de crédito em vôos na LAN Argentina cai fora. Não entendi nada dessa mudança e também não quero saber. A partir de agora cada vôo TAM pontuarei no One-pass e voilá...

Strato, vc tem toda a razão em reclamar e concordo com vc em gênero, número e grau.

#20 ppjr

ppjr
  • Membro Honorário
  • 2,035 posts

Posted 12 de August de 2010 - 15:21

Eu perdi pelo menos metade dos meus pontos na bagunça da atualização da TAM sad.gif