Fala Pessoal,
Bem, vou dar minha contribuição para esse debate...
Alguém já ouviu falar do voo da falecida Varig que ia para o Japão e os tripulantes chamavam de "empurra"?
Era Rio-Sampa-LAX/pernoite/LAX-NRT (ou NGO)/descanso/extra ANA ou trem para NGO ou NRT/4 horas de descanso+-/NGO ou NRT-LAX/descanso/LAX-Sampa-Rio.
Era puxado pra caramba, por isso chamavam de "empurra". Tinha tripulante que adorava! Eu era um deles. Todo mês eu pedia um e sempre saia.
O voo dava 47 horas. Fazia mais um Frankfurt, mais umas 23 horas. Fazia um manáus, mais 8 horas.
Em termos de dias voados 7 do empurra, 4 do Frankfurt, 2 do Manáus e ainda sobrava umas horinhas para umas duas conexoes de MD11... Em suma, trabalhava 15 dias no mes, ficava 15 de folga e voava ao máximo. Tinha filhas pequenas e era ótimo ficar em casa. Regulamentação ficava no limite do duvidoso, mas eu adorava.
Em suma, não sei se o Cmte. Miguel Dau está errado não. Naturalmente tudo deve ser debatido a fundo, mas a argumentação dele tem fundamento sim.
my 2 cents
Abraço a todos,
Zé, isso foi legal no tempo da VARIG... e nos vôos internacionais com tripulação de revesamento tudo bem. Mas realidade da nacional (com vôos de tripulação simples) de hoje é bem outra. Você vai sair de casa para uma jornada de 14 horas, mas que vai te gerar 3, quando muito 4 horas de vôo. Você passa a ter 8 folgas por mês e voa não mais do que 50 a 60 horas.
Eu acho um grande perigo querer retroceder em termos de legislação trabalhista. Direito adquirido tem de ser preservado.
Acho que tem gringo querendo americanizar as coisas por aqui, mas com uma bela pitadinha do "jeitinho brasileiro".
Com a busca interminável pelo custo baixo, estão elegendo os aeronautas entre os culpados pelos altos custos das operações aéreas. Estão querendo alavancar participação no mercado e competir com as empresas já estabelecidas, reduzindo custos a "qualquer custo" e inclusive fazendo isso com salários baixíssimos e promessas grandiosas de um mundo perfeito que sempre fica mais longe de ser atingido.
Tem que se ter muito cuidado pois senão daqui a pouco você verá gente querendo acabar com décimo terceiro salário... já que nos EUA não tem, por que deveríamos ter?
Pra que garantia de emprego para quem está a dois anos da aposentadoria? Para que acomodação individual? Pra que jornada interrompida publicada? Aproveita e deixa a tripulação limpando e arrumando o avião no tempo ocioso...
Pra que licença maternidade?
Think about...
Editado por StrangerAir, 12 de agosto de 2010 - 12:17 .