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Atividades da "Fumaça" em 2010


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86 replies to this topic

#21 jambock

jambock
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Posted 20 de May de 2010 - 23:54

Meus prezados:
Jáu terá show aéreo no domingo
Como parte das comemorações dos 83 anos da Travessia do Atlântico Sul, realizada pelo comandante João Ribeiro de Barro, a prefeitura de Jaú (47 quilômetros de Bauru) promove domingo, às 16h, no Parque do Rio Jaú, show com a Esquadrilha da Fumaça.
O Esquadrão de Demonstração Aérea, ou Esquadrilha da Fumaça, é o principal agente de comunicação social da Força Aérea Brasileira (FAB) e distingue-se das demais esquadrilhas por realizar voos invertidos em formação, manobra que rendeu ao grupo recorde mundial em 2006, quando 12 aeronaves voaram na posição.
O suporte à atividade aérea, feita com aviões modelo Tucano pintados com as cores da bandeira brasileira, é realizado por um oficial especialista em manutenção de aeronaves, uma oficial de comunicação social, uma oficial médica, 28 graduados especializados em diversas aéreas e um grupo de soldados.
fonte: PORTAL JCNET






#22 AlexVenturine

AlexVenturine
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Posted 06 de June de 2010 - 13:43

Reportagem maravilhosa da EPTV cobrindo a Missão Chile

http://eptv.globo.co...rna.aspx?299896

Vale a pena!

#23 Thiago

Thiago
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Posted 06 de June de 2010 - 18:19

Demais, e em HD aqui na área da EPTV.
Vai virar reportagem pro Globo News também. Quem tiver em casa pode conferir, a reportagem inteira , numa tacada só.



#24 Gustavo Ivo

Gustavo Ivo
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Posted 06 de June de 2010 - 18:50

Boa!
Tentei procurar no site da EPTV e não tinha achado!
Valeu!

#25 jambock

jambock
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Posted 06 de June de 2010 - 23:48

Meus prezados:
Excelente reportagem! 51min:51segundos de exibição.
Obrigado, AlexVenturine, por tê-la postado. Realmente, valeu a pena!
Uma declaração do Ten.Cel. José Agnaldo de Moura afirmando que procurará fazer o melhor possível nestes dois anos ...deu-me uma dúvida.
O Oficial designado para a Esquadrilha da Fumaça, permanece nela por quatro anos.
O tempo de permanência do Comandante é menor?


#26 Thiago

Thiago
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Posted 07 de June de 2010 - 13:19

Jambock....

Se me permites, responder-te-ei

O tempo de permanência do Comandante do Esquadrão, na posição de Líder, se resume a 2 anos. O interstício do líder é menor, uma vez que, para ser líder no EDA, ao contrário de outros times acrobáticos, há de ter sido ala.

Se somarmos todo o tempo do líder, juntamente com o período que ele foi ala, dá um total de 6 anos.

Como disse o brother Felzcky, o aviador quando entra no EDA, é instruido a se preparar pro dia que for sair.

Este é o último ano do Ten Cel Moura, e dentro de alguns meses já sai o nome do próximo comandante.

Abraços.

#27 jambock

jambock
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Posted 07 de June de 2010 - 23:26

Prezado Thiago, insider mór da Fumaça.
Mais uma vez enriqueces o CR com tuas abalizadas informações, que agradeço, sobre o EDA.
Arrisco um palpite sobre o destino de um ex líder da Fumaça. Uma escrevaninha. Pois, como Ten. Cel. teria que comandar um outro Esquadrão para continuar voando.
Outra curiosidade a respeito na FAB. Todos os esquadrões pertencem a um Grupo. Ex., os terceiros, mas não há um Comandante de Grupo. Em verdade, existe um Comandante (Brigadeiro) de Força Aérea, que inclue os terceiros além de outras Unidades.
Na área de Caça, temos o 1º/1º GAv e o 2º/1º GAv sem um comando geral, em nível de Grupo. São duas unidades independentes, integrando uma Força Aérea, dirigida por um Brigadeiro. Enquanto em outras FA's a unidade operacional é o Grupo, (USAF, RAF, etc.) na FAB é o Esquadrão.

Edited by jambock, 07 de June de 2010 - 23:47 .


#28 Thiago

Thiago
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Posted 08 de June de 2010 - 00:46

Prezado Jambock

Pois é..

Quando atinge-se a patente de Ten-Cel, se não estiver ocupando o comando de algum esquadrão , e assim poder efetuar alguns voos (caso do EDA, GAvs, GTE, GTs, etc) normalmente já está operando uma escrivaninha.

Via de regra, os ultimos ex-cmts do EDA, retornam para BSB, e lá tornam-se orgânicos do GTE, entretanto com maior efetividade em funções burocráticas. Voo, voo mesmo, aquele de quase todo dia, infelizmente , começa a rarear.

Abraçooo



#29 Operti

Operti
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Posted 08 de June de 2010 - 11:19

Jambock,


O 1o Grupo de Caça e o 1o GTT são os únicos Grupos na FAB que possuem um comandante. Porém, ambos operam nos moldes de um esquadrão, apesar de haver a divisão interna entre duas unidades. Operacionalmente, o Grupo de Caça eventualmente se divide entre 1/1 e 2/1, para flexibilização das atividades. Ele pode operar como uma unidade, a exemplo do que acontece na CRUZEX, ou pode se dividir em dois, como no TORDEFAE, onde 1/1 e 2/1 competiram em separado.
É um pouco confuso, mas, resumidamente, é o seguinte: o Grupo de Caça tem um comandante, um Tenente-Coronel, com o seu staff (S1, S2, S3, S4), e que toma as decisões na unidade. Os pilotos são divididos entre os dois esquadrões, que possuem seus respectivos comandantes (normalmente um Major), numa configuração de "consumo interno", basicamente com funções histórico-burocráticas. Na estrutura da FAB quem existe para fins de cadeia de comando é o Grupo, e não os dois esquadrões.



Abraços

#30 Thiago

Thiago
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Posted 08 de June de 2010 - 13:38

Operti

Tem também o GTE,que é um grupo, com o 1 Esquadrão ( com os VC-1 / VC-2) e o 2 Esquadrão (com os VC-99A/B/C VU35 e VH-55) e tem os S1/S2/S3 e S4, ou seja, toda a estrutura burocrático-operacional de um esquadrão.

Tem o GEIV também.....

Abraços.

#31 Operti

Operti
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Posted 08 de June de 2010 - 20:25

Thiago,


Não considerei o GTE e o GEIV em função da natureza muito específica deles. Não estão subordinados a uma FAe, e nem fazem parte de uma "aviação". O Grupo no nome deles tem, na prática, uma definição diferente dos Grupos de Aviação. Mas essa questão dos Grupos na FAB é meio difusa mesmo.



Abraços

#32 jambock

jambock
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Posted 08 de June de 2010 - 21:31

QUOTE(Operti @ Jun 8 2010, 11:19 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Jambock,
O 1o Grupo de Caça e o 1o GTT são os únicos Grupos na FAB que possuem um comandante. Porém, ambos operam nos moldes de um esquadrão, apesar de haver a divisão interna entre duas unidades. Operacionalmente, o Grupo de Caça eventualmente se divide entre 1/1 e 2/1, para flexibilização das atividades. Ele pode operar como uma unidade, a exemplo do que acontece na CRUZEX, ou pode se dividir em dois, como no TORDEFAE, onde 1/1 e 2/1 competiram em separado.
É um pouco confuso, mas, resumidamente, é o seguinte: o Grupo de Caça tem um comandante, um Tenente-Coronel, com o seu staff (S1, S2, S3, S4), e que toma as decisões na unidade. Os pilotos são divididos entre os dois esquadrões, que possuem seus respectivos comandantes (normalmente um Major), numa configuração de "consumo interno", basicamente com funções histórico-burocráticas. Na estrutura da FAB quem existe para fins de cadeia de comando é o Grupo, e não os dois esquadrões.
Abraços
Prezado Operti: Minhas afirmações tiveram por base o 1º/14º GAv, Esquadrão "Pampa" que tem um Ten. Cel. no comando. Assim, se todos os Esquadrões da FAB têm um Ten. Cel. no comando, surpreende-me o fato de o 1º Grupo de Aviação de Caça não ter um Coronel no comando e, sim um Ten. Cel., como se Esquadrão fosse.


#33 Operti

Operti
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Posted 08 de June de 2010 - 22:50

Jambock,


O Grupo de Caça é diferente, basicamente pela importância histórica. Mas eu não descarto os dois esquadrões se tornarem independetes e serem separados num futuro próximo.




Abraços

#34 jambock

jambock
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Posted 10 de June de 2010 - 01:36

Meus prezados:
Esquadrilha da Fumaça forma novo líder



O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) formou operacionalmente, no dia 1º de junho, um novo líder. Uma das funções do cargo de Operações da Esquadrilha da Fumaça, atualmente ocupada pelo Capitão Aviador Gil Eduardo de Lima e Silva, é substituir o líder durante a execução de uma demonstração.
Para ocupar a posição de voo número 1, o Cap Lima e Silva realizou 42 missões, totalizando aproximadamente 100 horas de voo. Durante esse período, teve como instrutor o Comandante do EDA, Ten Cel Av José Aguinaldo de Moura, até então o único piloto habilitado a desempenhar o papel.
Após realizar o voo solo, liderando a Esquadrilha da Fumaça, o Cap Lima e Silva pousou e, imediatamente, recebeu o cachecol do Ten Cel Moura, que acompanhou todo o voo como tripulante na aeronave número 2.
A tradição relembra os primeiros passos como Cadete da Aeronáutica e foi esperada com ansiedade pelo piloto: “O cachecol representa a responsabilidade e a habilidade de ser comandante da aeronave e, agora, de toda a equipe. O ato simbólico de receber o cachecol do Cmt do EDA me fez relembrar quando o recebi das mãos do meu primeiro instrutor, em 1996. Usarei o cachecol durante uma semana para enaltecer esta conquista”, compartilhou o Cap Lima e Silva.
A partir de agora, o Esquadrão passa a ter dois pilotos habilitados a voar na posição de número 1, mas o Cap Lima e Silva continua voando na sua posição original de número 5, substituindo o Comandante do EDA apenas em situações adversas, bem como para manter a sua operacionalidade.
Parece-me, smj, que a Fumaça está sem um Major, só tem Capitão... A função "Operações", dentro de um Esquadrão, tradicionalmente é exercida por um Major.

Edited by jambock, 10 de June de 2010 - 01:39 .


#35 jambock

jambock
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Posted 10 de June de 2010 - 12:12

QUOTE(Operti @ Jun 8 2010, 10:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Jambock,
O Grupo de Caça é diferente, basicamente pela importância histórica. Mas eu não descarto os dois esquadrões se tornarem independetes e serem separados num futuro próximo. Abraços
Prezado Operti: Lí, não sei onde, que um deles irá para Manaus. Ou, será que estão esperando pelos jordanianos para tal?


#36 jambock

jambock
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Posted 11 de June de 2010 - 17:32

Meus prezados:
Esquadrilha da Fumaça decola rumo ao Circuito Nordeste
Oito aeronaves T-27 Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea, apoiadas por uma aeronave C-105 Amazonas, do 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação, Esquadrão Onça, decolaram nesta sexta-feira, 11 de junho, rumo ao Circuito Nordeste. Em dez dias deslocada de sua sede, a Esquadrilha da Fumaça realiza demonstrações em oito cidades da região Nordeste e Sudeste do país.
Durante toda a semana que antecedeu a partida o Esquadrão de Demonstração Aérea se ocupou com os preparativos para cumprir esta missão com o profissionalismo costumeiro. No dia 10 de junho, foi realizado o briefing com todos os setores de trabalho da Esquadrilha da Fumaça. Na ocasião, os militares trataram dos detalhes operacionais, logísticos e de comunicação social da missão.

Confira a agenda de demonstrações:
12 de junho – José de Freitas/PI
13 de junho – Cajazeiras/PI
14 de junho – Sousa/PB
15 de junho – Lavras do Mangabeira/CE
17 de junho – Conceição do Mato Dentro/MG
18 de junho – Governador Valadares/MG
19 de junho – Divinópolis/MG
20 de junho – São José dos Campos/SP

Fonte: EDA 11/06/2010 - 16h04







#37 MulekeMinduim

MulekeMinduim
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Posted 19 de June de 2010 - 16:47

QUOTE(jambock @ Jun 11 2010, 05:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Meus prezados:

(...)

Confira a agenda de demonstrações:
(...)



27 de junho – Ribeirão Preto/SP


FONTE: Tio Thiago tongue.gif








...com a petaculosa presença (caso acordado) deste que vos digita. rolleyes.gif








Forte abraço;
Minduim
thumbsup.gif

#38 Thiago

Thiago
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Posted 27 de June de 2010 - 01:22

Bom, repassando notícias do Esquadrão, nessa que é a tribuna correta.

Demonstração numero 3366 em Rio Claro - SP foi liderada pelo Cap Av LIMA E SILVA, após conclusão de curso de liderança de esquadrilha. Pelo menos num passado recente ( e consideremos passado recente como 20, 25 anos), não me recordo de termos um Cap-Av exercendo a função de líder do Esquadrão. Aliás, pelo menos na época T-27, isto não ocorreu, até onde minha parca memória alcança. O máximo que já vi, foi em 1993, termos a liderança do então Maj-Av CRISPIM ao comando do EDA. Logo após, foi promovido ao posto de Ten-Cel. De lá, pra cá, todos os comandantes foram Tenentes-Coronéis, e seus oficiais-de-operações (líderes substitutos imediatos) foram Majores.

Acredito que, tal situação só tenha acontecido na era T-6, e beeem lá atrás.

Outra:

Em reunião do Alto-Comando do COMAER, no dia 26 JUN, foram definidos para serem nomeados como comandantes de unidades, entre outras, para o Esquadrão de Demonstração Aérea, o seguinte oficial

Maj-Av Wagner de Almeida ESTEVES.

O Maj-Av ESTEVES provavelmente assumirá o comando do EDA, a partir de JAN2011, substituindo o Ten-Cel MOURA.

Outra:

Hoje , na demonstração de Ribeirão Preto - SP, o EDA não pousará. Apenas, provavelmente o avião do locutor, irá descer para cumprir trâmites necessários em terra. Fumaça apenas se apresentará, e ao fim, retorna à Pirassununga.

É isso pessoal.

Abraços!



#39 Mello

Mello
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Posted 30 de June de 2010 - 12:35

Atibaia dia 10/07/2010 - 15:30 hs

#40 Megan Rose

Megan Rose
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Posted 02 de July de 2010 - 18:21

Pessoal alguem tem a lista de apresentações de julho?
Mais especificamente em anapolis?
Bjs