Jump to content

Photo

Situações da prova de proficiência linguistica da ICAO

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
1275 replies to this topic

#21 David Weber

David Weber
  • Usuários
  • 422 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:04/11/1989

Posted 19 de October de 2010 - 22:32

aaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiii siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmm...

muito obrigado ao colega por postar o material.

abraço por tras queridão.
wink.gif

#22 Led.737

Led.737
  • Usuários
  • 850 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/06/1985

Posted 22 de October de 2010 - 09:27

Esse tópico está valendo ouro para quem está se preparando para a prova, como eu!

Valeu, galera!

#23 Voe

Voe
  • Usuários
  • 657 posts
  • Cidade/UF/País:caxias do sil
  • Data de Nascimento:25/11/1958

Posted 22 de October de 2010 - 10:38

Poderia valer ouro..
Mas são poucos que contribuem...

#24 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,583 posts
  • Data de Nascimento:21/12/1991

Posted 19 de December de 2010 - 14:22

Boa pessoal,

Li esse tópico inteiro antes de fazer a minha prova, e agora, nada mais justo do que contribuir com a minha experiência.

Fiz a prova na ANAC em Brasília e a mesma durou aproximadamente 20 minutos, com as seguintes partes:

1. Warm-up: a entrevistadora faz aquele início básico perguntando o número do candidato, nome completo e pedindo para ver a CHT. Foram feitas algumas perguntas do tipo:

- Você trabalha como piloto?
- Quais aviões voa?
- Quantas horas possui?
- Você acha importante aulas de navegação para pilotos? Porque?
- Quantas aulas você possui/possuia por semana? Por quantos semestres?
- O que um comandante espera do co-piloto?
- O que o co-piloto espera de um comandante? (essa me pegou, já tinha gasto toda minha criatividade na pergunta anterior rofl.gif)

2. Os 2 primeiros áudios (podendo repetir 1 vez)

- Aeronave estava no gate, aguardando para iniciar um vôo entre Paris e Madrid, com os passageiros embarcados, porém o carregamento das bagagens estava demorando demais e o piloto precisava decolar em 10 minutos. Você tem que contactar a compania e informar a situação, perguntar o porque da demora e informar que tem o horário de decolagem em poucos minutos. A resposta da compania informa o tempo errado (12 minutos) e você tem que prestar atenção nisso e responder para a entrevistadora o porque da demora e etc.

- Durante o serviço de bordo a aeronave encontra turbulência e o aviso de atar os cintos é ligado e o serviço é interrompido. A entrevistadora pergunta o que aconteceu e etc e pede para você contactar Miami Tower, explicar a situação, e pedir para descer ao FL340. A resposta da torre é "cleared to climb FL380". Esse áudio foi bem simples.

3. Mais 2 áudios, porém sem direito a repetição

- Aeronave em aproximação e o ATC informa a presença de raios no setor e pergunta se a aeronave necessitará de desvio, a mesma responde que sim e pede por não lembro quantas milhas a proa tal. A conversa continua com algo que não lembro e a aeronave responde que tem as formações no radar meteorológico (essa parte é importante). A entrevistadora novamente pergunta o que aconteceu, pergunta se raios são perigosos para a aeronave, o que podem causar e etc, e depois pergunta se a tripulação estava ciente desses raios e como, aí vem a parte do radar meteorológico.

- Esse áudio não lembro direito, mas era engine fire em um dos motores, a aeronave declara emergência e solicita iniciar a descida para pouso com os auxílios necessários na pista, era bem simples também. A entrevistadora perguntava sobre os perigos do fogo, o que fazer nessa situação, se já havia recebido algum tipo de treinamento para isso, como EU agiria, e porque fogo é tão perigoso a bordo.

4. Figura

Mostraram um avião verde meio MD11 meio 747, com fogo no motor e asa direita, e um caminhão da brigada de incêndio combatendo o fogo. Ela perguntou o que estava ocorrendo e perguntou que avião era.
Respondi que não fazia idéia de que aeronave era e ela perguntou o porque, disse que nunca havia visto antes, em seguida ela me perguntou se a aeronave era real, eu disse que não, ela perguntou o porque e eu disse que a aeronave simplesmente não tinha nem janelas nem windshield e ela deu risada. tongue.gif
No final ela explicou que era um avião de treinamento de evacuação, incêndio e etc, mas na hora nem lembrei que existiam essas bizarrices verdes em alguns aeroportos da Europa.

Após a parte da figura ela já disse que era o "end of the test".

Os áudios são todos curtos (eu achava que eram mais longos e com mais diálogos) e claros, como disseram, não são fonias reais e alguns tem ruídos de fundo imitando rádio e barulhos de motor e sons de galley.

No começo estava um pouco nervoso (apreensivo com medo dos áudios) e fiz algumas cagadas no warm-up, acho que ela percebeu isso e percebeu que depois dos áudios já estava muito mais tranquilo e falando bem melhor.

Depois posto o resultado. unsure.gif

Abraços, 69
  • Pedro Nunes and A. Rodrigues like this

#25 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,586 posts
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 19 de December de 2010 - 18:53

PTN4769, em nome de muitos, meu MUITO OBRIGADO por compartilhar informações tão importantes. Estou estudando pra prova, pretendo fazer no início de 2011 e conhecer pelo menos como é o básico dela é fundamental. Desejo boa sorte em seu resultado! Abs!

#26 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,583 posts

Posted 23 de December de 2010 - 15:22

QUOTE(SkyLiner @ Dec 19 2010, 07:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
PTN4769, em nome de muitos, meu MUITO OBRIGADO por compartilhar informações tão importantes. Estou estudando pra prova, pretendo fazer no início de 2011 e conhecer pelo menos como é o básico dela é fundamental. Desejo boa sorte em seu resultado! Abs!

Valeu SkyLiner! Surpreendentemente meu resultado saiu hoje (5 dias após a realização da prova):

Pronúncia 4
Estrutura 5
Vocabulário 5
Fluência 5
Compreensão 6
Interação 6

Resultado final: nível 4 - Operacional

Achei a nota justa pelos erros que cometi no warm-up devido ao nervosismo.

Se tiver alguma dúvida da prova ou algo que possa ajudá-lo é só avisar.

Abraços!
João Vitor

• Sydy likes this

#27 Opash

Opash
  • Usuários
  • 636 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:29/03/1988

Posted 23 de December de 2010 - 21:56

QUOTE(PTN4769 @ Dec 23 2010, 04:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Achei a nota justa pelos erros que cometi no warm-up devido ao nervosismo.

Se tiver alguma dúvida da prova ou algo que possa ajudá-lo é só avisar.

Abraços!
João Vitor

Parabéns João! smile.gif

Muito obrigado pelos esclarecimentos sobre a prova, é de grande valia para nós que ainda iremos fazer.

Um abraço!

Edited by Opash, 23 de December de 2010 - 21:57 .

#28 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts
  • Data de Nascimento:09/07/1977

Posted 23 de December de 2010 - 23:06

QUOTE(PTN4769 @ Dec 19 2010, 03:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Boa pessoal,

Li esse tópico inteiro antes de fazer a minha prova, e agora, nada mais justo do que contribuir com a minha experiência.

Fiz a prova na ANAC em Brasília e a mesma durou aproximadamente 20 minutos, com as seguintes partes:

1. Warm-up: a entrevistadora faz aquele início básico perguntando o número do candidato, nome completo e pedindo para ver a CHT. Foram feitas algumas perguntas do tipo:

- Você trabalha como piloto?
- Quais aviões voa?
- Quantas horas possui?
- Você acha importante aulas de navegação para pilotos? Porque?
- Quantas aulas você possui/possuia por semana? Por quantos semestres?
- O que um comandante espera do co-piloto?
- O que o co-piloto espera de um comandante? (essa me pegou, já tinha gasto toda minha criatividade na pergunta anterior rofl.gif)

2. Os 2 primeiros áudios (podendo repetir 1 vez)

- Aeronave estava no gate, aguardando para iniciar um vôo entre Paris e Madrid, com os passageiros embarcados, porém o carregamento das bagagens estava demorando demais e o piloto precisava decolar em 10 minutos. Você tem que contactar a compania e informar a situação, perguntar o porque da demora e informar que tem o horário de decolagem em poucos minutos. A resposta da compania informa o tempo errado (12 minutos) e você tem que prestar atenção nisso e responder para a entrevistadora o porque da demora e etc.

- Durante o serviço de bordo a aeronave encontra turbulência e o aviso de atar os cintos é ligado e o serviço é interrompido. A entrevistadora pergunta o que aconteceu e etc e pede para você contactar Miami Tower, explicar a situação, e pedir para descer ao FL340. A resposta da torre é "cleared to climb FL380". Esse áudio foi bem simples.

3. Mais 2 áudios, porém sem direito a repetição

- Aeronave em aproximação e o ATC informa a presença de raios no setor e pergunta se a aeronave necessitará de desvio, a mesma responde que sim e pede por não lembro quantas milhas a proa tal. A conversa continua com algo que não lembro e a aeronave responde que tem as formações no radar meteorológico (essa parte é importante). A entrevistadora novamente pergunta o que aconteceu, pergunta se raios são perigosos para a aeronave, o que podem causar e etc, e depois pergunta se a tripulação estava ciente desses raios e como, aí vem a parte do radar meteorológico.

- Esse áudio não lembro direito, mas era engine fire em um dos motores, a aeronave declara emergência e solicita iniciar a descida para pouso com os auxílios necessários na pista, era bem simples também. A entrevistadora perguntava sobre os perigos do fogo, o que fazer nessa situação, se já havia recebido algum tipo de treinamento para isso, como EU agiria, e porque fogo é tão perigoso a bordo.

4. Figura

Mostraram um avião verde meio MD11 meio 747, com fogo no motor e asa direita, e um caminhão da brigada de incêndio combatendo o fogo. Ela perguntou o que estava ocorrendo e perguntou que avião era.
Respondi que não fazia idéia de que aeronave era e ela perguntou o porque, disse que nunca havia visto antes, em seguida ela me perguntou se a aeronave era real, eu disse que não, ela perguntou o porque e eu disse que a aeronave simplesmente não tinha nem janelas nem windshield e ela deu risada. tongue.gif
No final ela explicou que era um avião de treinamento de evacuação, incêndio e etc, mas na hora nem lembrei que existiam essas bizarrices verdes em alguns aeroportos da Europa.

Após a parte da figura ela já disse que era o "end of the test".

Os áudios são todos curtos (eu achava que eram mais longos e com mais diálogos) e claros, como disseram, não são fonias reais e alguns tem ruídos de fundo imitando rádio e barulhos de motor e sons de galley.

No começo estava um pouco nervoso (apreensivo com medo dos áudios) e fiz algumas cagadas no warm-up, acho que ela percebeu isso e percebeu que depois dos áudios já estava muito mais tranquilo e falando bem melhor.

Depois posto o resultado. unsure.gif

Abraços, 69

Renovei o meu ICAO EN pela Cultura Inglesa aqui em SP no dia 9/12.
Minha avaliação foi EXATAMENTE a que o 69 descreveu acima. Entrei no tópico para por minha avaliação mas até a foto foi igual, as perguntas do warm, tudo exatamente igual.

Agora o resultado nada ainda, leva uns 30 dias para sair na página da ANAC, ou tem algum outro lugar que eu possa ver?
  • Sydy and Cacique-7 like this

#29 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 6,024 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987

Posted 23 de December de 2010 - 23:11

QUOTE(Road Runner @ Dec 24 2010, 12:06 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Minha avaliação foi EXATAMENTE a que o 69 descreveu acima. Entrei no tópico para por minha avaliação mas até a foto foi igual, as perguntas do warm, tudo exatamente igual.

Agora o resultado nada ainda, leva uns 30 dias para sair na página da ANAC, ou tem algum outro lugar que eu possa ver?

O meu demorou uns 45 dias pra sair. Fiz dia 31/08 e só saiu no meio de Outubro. A mulher da ANAC me ligou dizendo o resultado e no fim da semana já estava no sistema.

Como o seu caso é renovação não sei se o procedimento é diferente ou se é mais rápido.

Abs

#30 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,583 posts

Posted 23 de December de 2010 - 23:43

QUOTE(Road Runner @ Dec 24 2010, 12:06 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Road, no final da minha avaliação a entrevistadora disse que enviaria o resultado para o Rio ainda no mesmo dia e que eles levariam até 30 dias para me enviar por e-mail, e chegou hoje, 5 dias depois da realização.

Aqui também não saiu no sistema da ANAC, por enquanto só o resultado via e-mail mesmo.

Abraços!
  • Jose Machado likes this

#31 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts
  • Data de Nascimento:09/07/1977

Posted 24 de December de 2010 - 08:33

QUOTE(PTN4769 @ Dec 24 2010, 12:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Road, no final da minha avaliação a entrevistadora disse que enviaria o resultado para o Rio ainda no mesmo dia e que eles levariam até 30 dias para me enviar por e-mail, e chegou hoje, 5 dias depois da realização.

Aqui também não saiu no sistema da ANAC, por enquanto só o resultado via e-mail mesmo.

Abraços!

Então o meu esqueceram.. por que até agora nada de mail laugh.gif

#32 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 6,024 posts

Posted 24 de December de 2010 - 10:02

QUOTE(Road Runner @ Dec 24 2010, 09:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Então o meu esqueceram.. por que até agora nada de mail laugh.gif

Eu fiz na Cultura Inglesa aqui no Rio também e nunca recebi nenhum e-mail. Só me ligaram dando o resultado e uns dias depois tava no sistema.

Percebe-se como a ANAC é bastante uniforme nos seus procedimentos né. Uns recebem e-mail, outros não, uns recebem ligação, outros não...

#33 David Weber

David Weber
  • Usuários
  • 422 posts
  • Data de Nascimento:04/11/1989

Posted 24 de December de 2010 - 11:54

ANACS???? Cacildis...

#34 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,586 posts

Posted 24 de December de 2010 - 20:32

O que acharam da prova na Cultura Inglesa (tanto Rio quanto SP)? O pessoal era "tranquilo" (não no sentido de relaxado, mas de "não te deixar nervoso)? Encontrei um colega hoje que fez a prova no IBEU no Rio e ele não gostou muito não. Alguém mais fez no IBEU?

#35 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 6,024 posts

Posted 25 de December de 2010 - 10:01

QUOTE(SkyLiner @ Dec 24 2010, 09:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O que acharam da prova na Cultura Inglesa (tanto Rio quanto SP)? O pessoal era "tranquilo" (não no sentido de relaxado, mas de "não te deixar nervoso)? Encontrei um colega hoje que fez a prova no IBEU no Rio e ele não gostou muito não. Alguém mais fez no IBEU?

Eu fiz na Cultura Inglesa aqui no Rio e recomendo.

O examinador era uma professora do próprio curso, devia ter entre 40 e 50 anos e bastante simpática. Em momento algum fez qualquer tipo de pressão, pareceu antipática ou coisa do tipo. Inclusive fez até algumas brincadeiras antes do início da prova.

Foi extremamente tranquilo. Fiz numa boa!

#36 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,583 posts

Posted 27 de December de 2010 - 17:02

Boa pessoal,

Em relação ao tempo para sair no sistema, o meu resultado saiu hoje, exatos 10 dias após a realização da prova e exatos 5 dias da divulgação do resultado via e-mail.

Abraços!

#37 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,586 posts

Posted 28 de December de 2010 - 17:25

QUOTE(PTN4769 @ Dec 27 2010, 05:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Boa pessoal,

Em relação ao tempo para sair no sistema, o meu resultado saiu hoje, exatos 10 dias após a realização da prova e exatos 5 dias da divulgação do resultado via e-mail.

Abraços!

Só como curiosidade, já está incluido no processo o envio de uma CHT nova?

#38 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 6,024 posts

Posted 28 de December de 2010 - 17:29

QUOTE(SkyLiner @ Dec 28 2010, 06:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Sim, automaticamente eles enviam uma nova CHT com o English Level averbado na licença.

#39 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,583 posts

Posted 28 de December de 2010 - 17:30

QUOTE(SkyLiner @ Dec 28 2010, 06:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Sim, no dia da realização da prova tem que entregar/preencher uma ficha com seus dados, as famosas duas assinaturas dentro do retângulo e entregar 1 foto 3x4 para a nova CHT.

Até agora o resultado saiu no sistema mas ainda não tem aquele "status" de enviado para a Casa da Moeda para emissão.

Abraços!

#40 rafael menna barreto

rafael menna barreto
  • Usuários
  • 2 posts
  • Cidade/UF/País:brasilia/distrito federal/brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1984

Posted 29 de December de 2010 - 20:38

Caros amigos, tenho um presentao de ano novo pra vcs. na busca de materias pra aprimorar meu ingles , encontrei um site q contem um programa chamado air speak. Esse programa custa em torno de 100 reais , é uma material de auto-estudo muito bom para quem ja possui alguma noçao de ingles. vou disponibilizar o link para que todos os senhores possam baixa-lo e tirar bom proveito desse excelente material ... abs

http://www.filestube...-Robertson.html