Jump to content

Photo

Situações da prova de proficiência linguistica da ICAO

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
1241 replies to this topic

#41 Pintassilgo

Pintassilgo
  • Desligados
  • 441 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/05/1980

Posted 29 de December de 2010 - 20:50

QUOTE(rafael menna barreto @ Dec 29 2010, 09:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caros amigos, tenho um presentao de ano novo pra vcs. na busca de materias pra aprimorar meu ingles , encontrei um site q contem um programa chamado air speak. Esse programa custa em torno de 100 reais , é uma material de auto-estudo muito bom para quem ja possui alguma noçao de ingles. vou disponibilizar o link para que todos os senhores possam baixa-lo e tirar bom proveito desse excelente material ... abs

http://www.filestube...-Robertson.html

Aqui no link abaixo custa R$ 80,01 e vem com o livro e o CD. Eu comprei há 2 anos, na época paguei R$ 65,00.

http://www.pearson.c...amp;cod_acesso=

Pinta

#42 rafael menna barreto

rafael menna barreto
  • Usuários
  • 2 posts
  • Cidade/UF/País:brasilia/distrito federal/brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1984

Posted 29 de December de 2010 - 20:59

QUOTE(Pintassilgo @ Dec 29 2010, 09:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Aqui no link abaixo custa R$ 80,01 e vem com o livro e o CD. Eu comprei há 2 anos, na época paguei R$ 65,00.

http://www.pearson.c...amp;cod_acesso=

Pinta

O link que eu disponibilizei é for free, vem o e-book e todos os audios...

#43 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,340 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986

Posted 19 de January de 2011 - 17:16

acabo de voltar da minha prova da anac em brasília.

o warm up, padrão, pergunta sobre você

o primeiro audio, de compreensão extremamente fácil, é sobre um avião no brasil, informando que teve um estol de compressor, e solicitava descida para 8000' com redução de velocidade para 250kt e alternando campinas.
no segundo momento eu precisei falar o que é o estol de compressor, como ele ocorre e formas de lidar com tal situação.

o segundo audio, provavelmente alguém do oeste europeu, mais próximo ao oriente médio, lendo sobre os ataques de 11 de setembro, falando que foi numa terça feira, 19 terroristas sequestraram quatro aviões, 2 da AAL e 2 da UAL com intenção de atacar grandes estrutras em solo americano, e que tiveram sucesso. o audio foi de dificuldade 2 de 5.
tive de falar sobre a situação e o que eu entendi sobre o audio.

tive de me passar como um robinsson r-44 voando próximo as torres gemeas e relatando ao controle ny sobre o avião acertando diretamente a torre norte.
o atc responde, como terceiro audio, de dificuldade 1/5, pedindo para confirmar que a asa de um avião atingiu a torre norte.
respondi que negativo, o avião acertou em cheio a torre norte.

segunda parte
O quarto audio é um funcionário da empresa aérea pedindo para o avião retornar ao gate devido um passageiro, Roger Smith, não havia comparecido para o embarque e sua mala tinha de ser retirada. dificuldade 1/5
eu tive de explicar o que eu compreendi, e interagir com o quinto áudio, agora com o f/o perguntando se o motivo do retorno seria por transportar alguma carga perigosa. dificuldade 2/5
você tem de responder para ele que não, e qual é o real motivo para voltar ao gate.

O sexto audio, é sobre fogo a bordo. o fogo se encontra na parte de trás do avião, no 2 compartimento de cargas. um dos f/a informa que o chão na parte de trás do avião está quente. a tripulação solicita equipes de apoio porque após o pouso irão evacuar a acft. dificuldade 3/5.
você então tem de explicar o porque do perigo do fogo a bordo e porque da evacuação.

mais uma interação com a avaliadora, questionando se na sua opinião, o fogo a bordo é um dos ou o mais perigoso problema a bordo. expliquei que passageiros com intenções de usar o avião como arma, como terroristas são piores, já que as ações deles podem passar desapercebidas, podendo levar a situações catastróficas e tudo mais (opinião pessoal).

a quarta parte foi uma foto de um 747 com o radome danificado, e abstrair o motivo do acidente.
mais uma vez, a avaliadora questiona se isso não pode ter sido causado por colisão entre aeronaves ou mesmo com algum objeto no solo.

e foi só.
  • Cacique-7 likes this

#44 E.P.M.

E.P.M.
  • Expulsos
  • 2,289 posts
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989

Posted 20 de January de 2011 - 17:07

QUOTE(Omykron @ Jan 19 2011, 06:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>

o primeiro audio, de compreensão extremamente fácil, é sobre um avião no brasil, informando que teve um estol de compressor, e solicitava descida para 8000' com redução de velocidade para 250kt e alternando campinas.
no segundo momento eu precisei falar o que é o estol de compressor, como ele ocorre e formas de lidar com tal situação.

o segundo audio, provavelmente alguém do oeste europeu, mais próximo ao oriente médio, lendo sobre os ataques de 11 de setembro, falando que foi numa terça feira, 19 terroristas sequestraram quatro aviões, 2 da AAL e 2 da UAL com intenção de atacar grandes estrutras em solo americano, e que tiveram sucesso. o audio foi de dificuldade 2 de 5.

tive de me passar como um robinsson r-44 voando próximo as torres gemeas e relatando ao controle ny sobre o avião acertando diretamente a torre norte.
o atc responde, como terceiro audio, de dificuldade 1/5, pedindo para confirmar que a asa de um avião atingiu a torre norte.

segunda parte
O quarto audio é um funcionário da empresa aérea pedindo para o avião retornar ao gate devido um passageiro, Roger Smith, não havia comparecido para o embarque e sua mala tinha de ser retirada. dificuldade 1/5
eu tive de explicar o que eu compreendi, e interagir com o quinto áudio, agora com o f/o perguntando se o motivo do retorno seria por transportar alguma carga perigosa. dificuldade 2/5
você tem de responder para ele que não, e qual é o real motivo para voltar ao gate.

O sexto audio, é sobre fogo a bordo. o fogo se encontra na parte de trás do avião, no 2 compartimento de cargas. um dos f/a informa que o chão na parte de trás do avião está quente. a tripulação solicita equipes de apoio porque após o pouso irão evacuar a acft. dificuldade 3/5.
você então tem de explicar o porque do perigo do fogo a bordo e porque da evacuação.

mais uma interação com a avaliadora, questionando se na sua opinião, o fogo a bordo é um dos ou o mais perigoso problema a bordo. expliquei que passageiros com intenções de usar o avião como arma, como terroristas são piores, já que as ações deles podem passar desapercebidas, podendo levar a situações catastróficas e tudo mais (opinião pessoal).

a quarta parte foi uma foto de um 747 com o radome danificado, e abstrair o motivo do acidente.
mais uma vez, a avaliadora questiona se isso não pode ter sido causado por colisão entre aeronaves ou mesmo com algum objeto no solo.

e foi só.

pegou um prova difícil ém !

#45 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,340 posts

Posted 21 de January de 2011 - 14:50

QUOTE(Emanuel Mosci @ Jan 20 2011, 06:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
pegou um prova difícil ém !

olha, pelo que eu li e estudei pelo livro da McMillan (ed 2010), eu diria que o teste recebeu uma nota 2 de 10 em dificuldade. Os exercicios da McMillan são extremamente puxados, em alguns é impossivel você anotar tudo ou não ter de escutar umas 4x para pegar tudo que o audio tem. tanto nos audios como no desenvolvimento de idéias, a prova por si só, me deixou meio desmotivado com a avaliação do ingles operacional.
vamos ver quando vier o resultado.

#46 Felipe Lima

Felipe Lima
  • Usuários
  • 203 posts
  • Data de Nascimento:22/11/1989

Posted 21 de January de 2011 - 20:20

segunda parte

e foi só.

Cara, sua prova foi milimetricamente igual a minha !!! ...

isso é bom de aviso pq tem provas iguais !! então quanto mais informação melhor !!
  • Cacique-7 likes this

#47 Led.737

Led.737
  • Usuários
  • 847 posts
  • Data de Nascimento:01/06/1985

Posted 27 de January de 2011 - 17:42

Pessoal,

Algumas dúvidas:

1- É permitido fazer anotações durante a prova?? Por exemplo, em um dos audios é passado uma série de altitudes/proas/QNH/vento/gate/frequência, etc.. - É permitido anotar estes numeros para evitar fazer confusão (sendo que até no avião, eu anoto alguns números para não ter que depender da memória);

2- Eu ainda não voo jato - Ou seja, se eu pegar uma prova igual à do Omykron/Felipe Lima, e me perguntarem sobre Estol de Compressor, eu não vou saber responder com precisão - Até posso ter uma idéia do que é, mas eu não conseguiria elaborar muito minha resposta... O que devo fazer?

Fora isso, agradeço novamente aos colegas que postaram as situações aqui!! Muito bom!

#48 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,579 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:21/12/1991

Posted 27 de January de 2011 - 19:47

QUOTE(Led.737 @ Jan 27 2011, 06:42 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal,

Algumas dúvidas:

1- É permitido fazer anotações durante a prova?? Por exemplo, em um dos audios é passado uma série de altitudes/proas/QNH/vento/gate/frequência, etc.. - É permitido anotar estes numeros para evitar fazer confusão (sendo que até no avião, eu anoto alguns números para não ter que depender da memória);

2- Eu ainda não voo jato - Ou seja, se eu pegar uma prova igual à do Omykron/Felipe Lima, e me perguntarem sobre Estol de Compressor, eu não vou saber responder com precisão - Até posso ter uma idéia do que é, mas eu não conseguiria elaborar muito minha resposta... O que devo fazer?

Fora isso, agradeço novamente aos colegas que postaram as situações aqui!! Muito bom!

Opa Luis,

1 - Sim, no meu caso a examinadora deu um papel e um lápis. No primeiro áudio eu comecei a anotar gate, destino, número do vôo e etc, e parei depois de escrever umas 3 palavras, nos outros 3 áudios nem toquei no papel e não fez falta alguma. Pode ficar tranquilo que não cobram tanta informação para testar sua memória assim. tongue.gif

2 - Diga exatamente o que você escreveu aqui, se não souber algo peça desculpas e explique que ainda não conhece isso pois não voa jatos e etc, o que querem avaliar não é o seu conhecimento técnico e sim o jeito que você vai se desdobrar para responder isso, explicar que não sabe e o porque disso ou responder o que é o estol de compressor.

Abraços!

#49 Led.737

Led.737
  • Usuários
  • 847 posts
  • Data de Nascimento:01/06/1985

Posted 31 de January de 2011 - 09:29

QUOTE(PTN4769 @ Jan 27 2011, 08:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Opa Luis,

1 - Sim, no meu caso a examinadora deu um papel e um lápis. No primeiro áudio eu comecei a anotar gate, destino, número do vôo e etc, e parei depois de escrever umas 3 palavras, nos outros 3 áudios nem toquei no papel e não fez falta alguma. Pode ficar tranquilo que não cobram tanta informação para testar sua memória assim. tongue.gif

2 - Diga exatamente o que você escreveu aqui, se não souber algo peça desculpas e explique que ainda não conhece isso pois não voa jatos e etc, o que querem avaliar não é o seu conhecimento técnico e sim o jeito que você vai se desdobrar para responder isso, explicar que não sabe e o porque disso ou responder o que é o estol de compressor.

Abraços!

Valeu, PTN!

Estou estudando - quero marcar minha prova em breve!!

#50 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,340 posts

Posted 01 de February de 2011 - 16:53

segunda parte

e foi só.

acabo de receber por e-mail
Informamos abaixo os níveis obtidos no teste de proficiência linguística, realizado em 19 de janeiro de 2010:

Pronúncia 5
Estrutura 5
Vocabulário 6
Fluência 6
Compreensão 6
Interação 6

Resultado final: nível 5- Avançado

Atenciosamente,

#51 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts
  • Data de Nascimento:09/07/1977

Posted 01 de February de 2011 - 16:58

Fiz minha prova dia 9/12...

Recebi o bendito mail hoje...

Pronúncia 5
Estrutura 6
Vocabulário 6
Fluência 6
Compreensão 6
Interação 6

Resultado final: nível 5- Avançado

Foi na trave...
Mas levando em consideracao que eu nunca fiz um curso de ingles e que um funcionario da imigracao de MIA uma vez zoou com minha pronuncia, eu acho q ta bao demais...

Como disse um colega meu... 4 = objetivo.. 5 e 6 é ego...

#52 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,340 posts

Posted 01 de February de 2011 - 17:04

QUOTE(Road Runner @ Feb 1 2011, 05:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Foi na trave...
Mas levando em consideracao que eu nunca fiz um curso de ingles e que um funcionario da imigracao de MIA uma vez zoou com minha pronuncia, eu acho q ta bao demais...

Como disse um colega meu... 4 = objetivo.. 5 e 6 é ego...

sim, eu também nunca fiz curso de inglês, foi na base da porrada.

sem contar que quando eu fui para o UK, eu me senti mal para caramba por achar que não sabia falar inglês.

#53 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 5,762 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987

Posted 01 de February de 2011 - 20:15

QUOTE(Omykron @ Feb 1 2011, 05:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
acabo de receber por e-mail

Analisaram tua prova em tempo recorde. Pouco mais de 10 dias. Subornou alguém lá? tongue.gif

A minha demorou uns 45 dias.

Edited by Leirbag, 01 de February de 2011 - 20:16 .

#54 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,340 posts

Posted 01 de February de 2011 - 20:19

QUOTE(Leirbag @ Feb 1 2011, 09:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Analisaram tua prova em tempo recorde. Pouco mais de 10 dias. Subornou alguém lá? tongue.gif

provavelmente as provas de dec e janeiro foram todas processadas juntas, pode ter sido por isso.

#55 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,579 posts

Posted 01 de February de 2011 - 23:01

QUOTE(Leirbag @ Feb 1 2011, 09:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Meu resultado chegou em 5 dias, fiz dia 17/12 e chegou 23/12. tongue.gif

Abraços

#56 Leirbag

Leirbag
  • Membro Honorário
  • 5,762 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987

Posted 01 de February de 2011 - 23:37

QUOTE(PTN4769 @ Feb 2 2011, 12:01 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Meu resultado chegou em 5 dias, fiz dia 17/12 e chegou 23/12. tongue.gif

Abraços

Vocês têm sorte. Fiz a minha dia 31/08/2010 e só chegou lá pelo dia 20 de Outubro. E nem recebi e-mail. A mulher só me ligou dizendo o meu nível e disse que em uma semana sairia no sistema.

#57 Hallan_Dryan

Hallan_Dryan
  • Usuários
  • 430 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ / Brasil
  • Data de Nascimento:06/08/1986

Posted 03 de February de 2011 - 13:30

QUOTE(PTN4769 @ Jan 27 2011, 08:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
- Diga exatamente o que você escreveu aqui, se não souber algo peça desculpas e explique que ainda não conhece isso pois não voa jatos e etc, o que querem avaliar não é o seu conhecimento técnico e sim o jeito que você vai se desdobrar para responder isso, explicar que não sabe e o porque disso ou responder o que é o estol de compressor.

Abraços!

Opa amigo, tinha a mesma dúvida que você pois sou de asa rotativa e todas as perguntas são de aviões. Tenho um amigo por exemplo que ao fazer a prova perguntaram o que ele faria se fosse o Cmte de um 747 e tivesse um princípio de incêndio na cabine.

Como outro colega já orientou, a pessoa que te avalia entende apenas de inglês e nada de aviação, portanto eles não querem saber por exemplo se vc ia gritar como um bebe e pedir ajuda a comissária ou fazer o procedimento padrão da Boeing.
  • Packo1 likes this

#58 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,579 posts

Posted 03 de February de 2011 - 18:10

QUOTE(Hallan_Dryan @ Feb 3 2011, 02:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Opa amigo, tinha a mesma dúvida que você pois sou de asa rotativa e todas as perguntas são de aviões. Tenho um amigo por exemplo que ao fazer a prova perguntaram o que ele faria se fosse o Cmte de um 747 e tivesse um princípio de incêndio na cabine.

Como outro colega já orientou, a pessoa que te avalia entende apenas de inglês e nada de aviação, portanto eles não querem saber por exemplo se vc ia gritar como um bebe e pedir ajuda a comissária ou fazer o procedimento padrão da Boeing.

Me fizeram essa pergunta, se não me engano era como eu agiria psicologicamente num momento de incêndio a bordo, e eu respondi "I really don't know" e que só saberia na verdadeira situação.

Abraços

#59 fil

fil
  • Usuários
  • 1,313 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte
  • Data de Nascimento:14/03/1983

Posted 03 de February de 2011 - 20:52

Alguém sabe de algum lugar em BH que faz a prova, se é que existe tal lugar!!1???

#60 AFLN

AFLN
  • Usuários
  • 357 posts
  • Cidade/UF/País:Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1900

Posted 03 de February de 2011 - 22:41

Prezados colegas, entre EPA (Curitiba), Academia da TAM e Cultura Inglesa (estas duas últimas em São Paulo), qual das três seria a mais indicada para a realização da prova desconsiderando os custos????
Valeu!