Jump to content

Photo

Situações da prova de proficiência linguistica da ICAO

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
1287 replies to this topic

#1261 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 284 posts
  • Cidade/UF/País:Nova Friburgo/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:06/04/1979

Posted 26 de June de 2018 - 20:50

Fiz quarta passada no Ibeu, no meu caso revalidação, mas n sei se consegui, dessa vez fiquei muito nervoso. Antes da prova os examinadores ainda falaram que dava pra eu conseguir o 5, pelas minhas notas anteriores, mas o nervosismo estragou tudo. Bem preparado eu estava, agora é esperar p ver.

Ufa...26 dias corridos após minha prova no IBEU, consegui renovar o ICAO 4. Como os avaliadores disseram antes da prova, dava para eu tirar o 5, mas o nervosismo atrapalhou tudo. Na próxima vez eu pego o 5 se Deus quiser!!

#1262 Brother

Brother
  • Usuários
  • 27 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:12/10/1982

Posted 27 de June de 2018 - 00:27

Ufa...26 dias corridos após minha prova no IBEU, consegui renovar o ICAO 4. Como os avaliadores disseram antes da prova, dava para eu tirar o 5, mas o nervosismo atrapalhou tudo. Na próxima vez eu pego o 5 se Deus quiser!!

Se dava pra tirar o 5. Porque não deram então o 5? 

#1263 Go Around

Go Around
  • Usuários
  • 238 posts
  • Cidade/UF/País:Algum lugar
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 28 de June de 2018 - 08:10

lecaqui fez com a Luise?

#1264 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 28 de June de 2018 - 17:32

lecaqui fez com a Luise?

Foi sim meu amigo.

• Go Around likes this

#1265 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 28 de June de 2018 - 17:34

Se dava pra tirar o 5. Porque não deram então o 5? 

Vou explicar: antes da prova eles elogiaram as notas da prova anterior, na qual eu tirei apenas dois 4, aí eles falaram que de repente eu conseguiria o 5. De fato eu estava preparado para o 5, mas realmente fiquei muito nervoso.

#1266 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 05 de July de 2018 - 08:42

Vou postar algumas questões que me lembro da prova:

Aviation topics:

Lembro que caiu sobre meu background na aviação e também para falar sobre o primeiro voo solo.

Interacting as a pilot:

Me lembro somente das figuras que caíram nessa parte, uma de um seneca com a porta do bagageiro aberta em voo e a outra de uma tempestade de areia.

Parte 3 teve falha de ambos os motores, teve uma falha elétrica que apagou o fms e tail strike.

Na parte 4, a figura foi de uma aeronave com bird strike na asa esquerda, sendo que o pássaro ainda estava agarrado na asa. Não tinha muito o que descrever pois a foto era tipo com zoom e só pegava uma parte da aeronave.

Aí perguntaram quais medidas para tornar uma pista mais segura e também para evitar bird strike.

Bem pessoal, é o que me lembro da prova. Se não fosse o nervosismo com ctz me lembraria de mais coisas.

#1267 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 21 de July de 2018 - 09:39

Galera, minha nota saiu no site já faz quase um mês mas não me mandaram email com as notas detalhadas.Qual o procedimento?

#1268 MarceloF

MarceloF
  • Usuários
  • 856 posts
  • Cidade/UF/País:Somewhere / Over / The rainbow
  • Data de Nascimento:27/01/1984

Posted 21 de July de 2018 - 17:01

Acabei de receber no whats:

37616062_2269565233058760_17145207337632

37488308_2269565243058759_36300651268931

As imagens acompanhavam o seguinte texto:

ANAC COMEÇA A DERRUBAR A MÁFIA DO TESTE SDEA. E QUEM PAGA A CONTA É O PILOTO.

Cuidado com as indicações quando dizem pra você,  “faça o teu teste na instituição A ou B por serem menos criteriosos”. 

Pois é, felizmente e finalmente a ANAC está fazendo uma operação pente fino e reavaliando testes níveis 4 e 5 que já foram feitos até dois anos atrás ou mais. 

O número de pilotos brasileiros que possuem ICAO 4 “principalmente” e estão voando para países estrangeiros e não estão conseguindo entender simples instruções de táxi e comunicação padrão em inglês vem crescendo absurdamente. 

No primeiro semestre deste ano de 2018 a ANAC recebeu dezenas de “complaints” sobre a incapacidade de tripulantes técnicos brasileiros de utilizarem a língua inglesa em seus espaços aéreos e aeródromos. 

Ao contrário do que diz o nosso ditado popular e arcaico e ultrapassado de que “inglês não voa avião”, está sendo comprovado o contrário. 

Como sempre digo aos meus alunos... você tem o ICAO 4 que na realidade é um 3 e mesmo assim o(a) examidor(a) para ficar com desfalque no faturamento lança uma nota 4 e “se colar colou” e o ICAO 4 real. 

Preparem o inglês, pois as oportunidades para pilotos detentores de um bom nível de fluência em inglês mais do que nunca irão surgir. 

Ps. Não adianta bater o pé e processar a ANAC por rebaixar a tua nota de 4 para três, ou de 5 para 4. 
Já existem alguns processos em andamento que não irão dar em nada. 
Cuidado onde você faz o teste. Pode te custar uma oportunidade de emprego ou até mesmo o teu emprego atual como já vem acontecendo.

#1269 Brother

Brother
  • Usuários
  • 27 posts

Posted 22 de July de 2018 - 13:38

Galera, minha nota saiu no site já faz quase um mês mas não me mandaram email com as notas detalhadas.Qual o procedimento?

Manda um email pra eles reclamando. Explica que não recebeu o resultado das notas. obs: Já verificou sua caixa de spam?

• lecaqui likes this

#1270 DVO

DVO
  • Usuários
  • 81 posts
  • Cidade/UF/País:Brasilia
  • Data de Nascimento:03/12/1992

Posted 22 de July de 2018 - 23:10

Vou postar algumas questões que me lembro da prova:

Aviation topics:

Lembro que caiu sobre meu background na aviação e também para falar sobre o primeiro voo solo.

Interacting as a pilot:

Me lembro somente das figuras que caíram nessa parte, uma de um seneca com a porta do bagageiro aberta em voo e a outra de uma tempestade de areia.

Parte 3 teve falha de ambos os motores, teve uma falha elétrica que apagou o fms e tail strike.

Na parte 4, a figura foi de uma aeronave com bird strike na asa esquerda, sendo que o pássaro ainda estava agarrado na asa. Não tinha muito o que descrever pois a foto era tipo com zoom e só pegava uma parte da aeronave.

Aí perguntaram quais medidas para tornar uma pista mais segura e também para evitar bird strike.

Bem pessoal, é o que me lembro da prova. Se não fosse o nervosismo com ctz me lembraria de mais coisas.

Duas dúvidas: O inglês do avaliador e de fácil entendimento?
                       Os áudios são fáceis de entender ou são muito chiados ou com sotaque muito forte?

#1271 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 23 de July de 2018 - 14:41

Acabei de receber no whats:

37616062_2269565233058760_17145207337632

37488308_2269565243058759_36300651268931

As imagens acompanhavam o seguinte texto:

ANAC COMEÇA A DERRUBAR A MÁFIA DO TESTE SDEA. E QUEM PAGA A CONTA É O PILOTO.

Cuidado com as indicações quando dizem pra você,  “faça o teu teste na instituição A ou B por serem menos criteriosos”. 

Pois é, felizmente e finalmente a ANAC está fazendo uma operação pente fino e reavaliando testes níveis 4 e 5 que já foram feitos até dois anos atrás ou mais. 

O número de pilotos brasileiros que possuem ICAO 4 “principalmente” e estão voando para países estrangeiros e não estão conseguindo entender simples instruções de táxi e comunicação padrão em inglês vem crescendo absurdamente. 

No primeiro semestre deste ano de 2018 a ANAC recebeu dezenas de “complaints” sobre a incapacidade de tripulantes técnicos brasileiros de utilizarem a língua inglesa em seus espaços aéreos e aeródromos. 

Ao contrário do que diz o nosso ditado popular e arcaico e ultrapassado de que “inglês não voa avião”, está sendo comprovado o contrário. 

Como sempre digo aos meus alunos... você tem o ICAO 4 que na realidade é um 3 e mesmo assim o(a) examidor(a) para ficar com desfalque no faturamento lança uma nota 4 e “se colar colou” e o ICAO 4 real. 

Preparem o inglês, pois as oportunidades para pilotos detentores de um bom nível de fluência em inglês mais do que nunca irão surgir. 

Ps. Não adianta bater o pé e processar a ANAC por rebaixar a tua nota de 4 para três, ou de 5 para 4. 
Já existem alguns processos em andamento que não irão dar em nada. 
Cuidado onde você faz o teste. Pode te custar uma oportunidade de emprego ou até mesmo o teu emprego atual como já vem acontecendo.

Existem algumas instituições sob suspeitas, alguém sabe quais são?

#1272 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 23 de July de 2018 - 14:42

Manda um email pra eles reclamando. Explica que não recebeu o resultado das notas. obs: Já verificou sua caixa de spam?

Olhei no spam mas n tem nada. Vou enviar o email. Obrigado!!

#1273 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 23 de July de 2018 - 14:44

Duas dúvidas: O inglês do avaliador e de fácil entendimento?
                       Os áudios são fáceis de entender ou são muito chiados ou com sotaque muito forte?

O inglês da avaliadora era de fácil entendimento. Os audios que achei um pouco corridos comparando com a versão antiga do teste, mas eram bem claros e sem sotaques.

#1274 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 02 de August de 2018 - 18:57

Galera, muita atenção para quem for fazer o teste!!

A ANAC está arroxando e reprovando geral. Alguns amigos meus com bom nível de inglês foram reprovados recentemente.

Muita atenção!!

#1275 Carajato

Carajato
  • Usuários
  • 1,089 posts
  • Cidade/UF/País:Fortaleza
  • Data de Nascimento:22/04/1500

Posted 06 de August de 2018 - 00:09

Galera, muita atenção para quem for fazer o teste!!

A ANAC está arroxando e reprovando geral. Alguns amigos meus com bom nível de inglês foram reprovados recentemente.

Muita atenção!!

Mas não é a ANAC que reprova. Quem reprova são os avaliadores...o papel da ANAC é analisar o processo e botar a nota do site. Por amostragem, eles analisam um ou outro processo mais a fundo (vídeo), mas não tem pessoal para analisar tudo...

Abrs

#1276 Brother

Brother
  • Usuários
  • 27 posts

Posted 11 de August de 2018 - 00:28

Mas não é a ANAC que reprova. Quem reprova são os avaliadores...o papel da ANAC é analisar o processo e botar a nota do site. Por amostragem, eles analisam um ou outro processo mais a fundo (vídeo), mas não tem pessoal para analisar tudo...

Abrs

Até que fim, um comentário logico. Não aguento mais ler tanta asneira que postam sobre o Icao. Fico pensando de onde inventam tantas coisas.

#1277 Hudson Eduardo

Hudson Eduardo
  • Usuários
  • 729 posts
  • Cidade/UF/País:Sao Carlos/Sao Paulo/Brasil
  • Data de Nascimento:11/02/1994

Posted 10 de December de 2018 - 21:48

Galera boa noite!

Alguem fez recentemente a prova ICAO? Como esta a prova? Li em alguns comentários no Facebook que esta mais "puxada" em relacao ao que era alguns meses atras... Procede?

Quem fez recentemente como foi??

Quanto estao cobrando a prova?

Valeu!!

#1278 Brother

Brother
  • Usuários
  • 27 posts

Posted 12 de December de 2018 - 23:12

Galera boa noite!

Alguem fez recentemente a prova ICAO? Como esta a prova? Li em alguns comentários no Facebook que esta mais "puxada" em relacao ao que era alguns meses atras... Procede?

Quem fez recentemente como foi??

Quanto estao cobrando a prova?

Valeu!!

O modelo da prova já mudou tem no minimo  1 ano. Não existe segredos ou mágica. Tem que estudar e dedicar-se.  Sobre o valor. Geralmente é R$1.000. Boa sorte.

#1279 Alexandher

Alexandher
  • Usuários
  • 3 posts
  • Cidade/UF/País:MS
  • Data de Nascimento:23/05/1994

Posted 02 de January de 2019 - 10:15

Pessoal, alguem fez recentemente a prova na EPA em curitiba? Tá tranquilo o hoffmann?

#1280 nino2v

nino2v
  • Usuários
  • 2 posts
  • Cidade/UF/País:rio de janeiro
  • Data de Nascimento:09/11/1987

Posted 03 de January de 2019 - 16:01

Feed back da prova !!
Part 1: 
Ela me perguntou o melhor conselho, a melhor dica q meu instrutor ja me deu.
Perguntou como eu vejo a aviação no proximo ano.

Quais as qualidades do um bom instrutor 
Qual a importância do simulador na formação de pilotos 

Parte 2:

2- Cachorro na taxiway 
3- sand storm, e o controle me mandou pousar, e eu tive q falar q nao tava visual !! 

Parte 3
1- Perda de gps e ipad, e controle mandou usar sistema de navegação normal! 
2- perda do hydraulico e do controle do trem do nariz, pedindo pista maior pra pouso.
3- perda da indicaçao de velocidade.

Parte 4: 
Figura do a380 com as pessoas "embarcando". A quem tem um cara tirando foto na porta do aviao !!

Statement:
Se o aumento do numero de passageiros ia aumentar a demanda por A380