Jump to content

Photo

Nostálgicas de Recife, anos 80

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
76 replies to this topic

#61 TAP151

TAP151
  • Usuários
  • 2,229 posts

Posted 15 de December de 2010 - 15:12

DC10 da Canadian wub_anim.gif DC8 da Aeroperu wub_anim.gif

#62 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 19,995 posts

Posted 15 de December de 2010 - 21:08

A antepenúltima do DC 10 da EA está belíssima. DC 10 É o avião!

#63 Aeroblog

Aeroblog
  • Usuários
  • 29 posts

Posted 15 de December de 2010 - 23:27

TBA em REC

Abraços thumbsup.gif

#64 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 16 de December de 2010 - 02:34

ARREBEEEEEENTA! wub_anim.gif

P.S. Observando a foto abaixo-naquela mesma posição aonde está estacionado um Xingú-, em 1994, um BRASILIA da NORDESTE teve sua deriva severamente danificada, pela ponta da asa direita de um A340-200 da AIR FRANCE. O relatório final de investigações de incidentes/acidentes, apontou como falha da INFRAERO em estacionar o BRASILIA em local indevido (além da linha vermelha de segurança!).
Por falar em A340-200, para muitos (inclusive eu), a AIR FRANCE iniciou o fim de suas operações em Recife, quando substituiu "o brilho dos Guararapes",diga-se 747-100/200,pelo avião sem-graça da AIRBUS. thumbsdown_still.png

"Este avião FHODEU o aeroporto" muitos diziam! (e não tem comparação mesmo! muitos saíam de suas casas aos domingos, para poder ver de perto a estrela dos domingos!) wub_anim.gif

Notem na foto abaixo, a posição em que estacionava o saudoso 707 da PLUNA! wub_anim.gif

thumbsup.gif

#65 FebreDoRato

FebreDoRato
  • Usuários
  • 914 posts

Posted 20 de December de 2010 - 19:37

arritmia cardíaca detectada.

sem palavras. tem gente que vai chorar só de ver..

#66 Beto Holder

Beto Holder
  • Usuários
  • 1,104 posts

Posted 20 de December de 2010 - 21:28

QUOTE(FebreDoRato @ Dec 20 2010, 07:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
arritmia cardíaca detectada.

sem palavras. tem gente que vai chorar só de ver..

eu........ minha adolescencia em fotos.... bateu uma saudade agora tá grande véio....

#67 MD-11

MD-11
  • Usuários
  • 3,228 posts

Posted 06 de January de 2011 - 16:02

Saudades de uma época que INFELIZMENTE não viví!

Muitas raridades! wub_anim.gif wub_anim.gif wub_anim.gif

Obg amigos!

Abs thumbsup.gif

#68 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 06 de January de 2011 - 23:05

QUOTE(MD-11 @ Jan 6 2011, 05:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Saudades de uma época que INFELIZMENTE não viví!

Muitas raridades! wub_anim.gif wub_anim.gif wub_anim.gif

Obg amigos!

Abs thumbsup.gif

É caro Jarmeson, e uma perda irreparável!
Naquele tempo, tínha-mos aviação...
Repare a zorra que está hoje! wink.gif sad.gif

#69 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 17 de July de 2011 - 11:24

Em complemento ao que reportei em post anterior...

P.S. Observando a foto abaixo-naquela mesma posição aonde está estacionado um Xingú-, em 1994, um BRASILIA da NORDESTE teve sua deriva severamente danificada, pela ponta da asa direita de um A340-200 da AIR FRANCE. O relatório final de investigações de incidentes/acidentes, apontou como falha da INFRAERO em estacionar o BRASILIA em local indevido (além da linha vermelha de segurança!).

Posted Image

Uma pena eu não ter conseguido as fotos dos danos.
Vai o relatório oficial que serve também,para corrigir algumas informações por mim postadas:

AIRBUS A 340-300
F-GLZB
Air France

EMB 120 Brasília
PT-OQI
Nordeste Linhas Aéreas - 26 FEV 1995 – 09:43 Z
Aeródromo de Recife
Recife (PE)

Colisão de Aeronaves no Solo

A aeronave A 340-300 realizava o vôo ARF 302, de Paris para Recife.
O vôo em rota transcorreu normalmente. Em SBRF foi realizado o procedimento de aproximação final
para a pista 18, tendo o pouso ocorrido às 09:39 Z.
Durante a realização do táxi, após abandonar a pista pela última interseção (“taxiway charlie”), a asa
direita da aeronave F-GLZB colidiu com a empenagem vertical da aeronave PT-OQI, que estava estacionada
na faixa de táxi que conduz ao boxe n.º1 do pátio de manobras do aeródromo.
A colisão resultou em avarias nas duas aeronaves, além de interditar parte da “taxiway mike” por quinze
minutos.

Inicialmente, a empresa Nordeste Linhas Aéreas (NLA) operava no aeródromo de Recife apenas com
aeronaves tipo EMB-110 Bandeirante.
Nesse período, a disposição dos mencionados equipamentos, estacionados um atrás do outro no boxe
n.º1, não oferecia, aparentemente, nenhum comprometimento de interferência no táxi de outras aeronaves.
A percepção do potencial de perigo foi prejudicada pela programação dos vôos da NLA, que, além de
permitir o estacionamento das aeronaves por ordem de saída, possuía horários de decolagem pouco
conflitantes com o tráfego do aeródromo. Aliado ao exposto, existia o fato de que a “taxiway Charlie”
normalmente era pouco utilizada, tendo em vista que a maioria das aeronaves de grande porte que pousavam
na “RWY” 18 utilizavam a “taxiway Lima” para acesso ao pátio principal, evitando a passagem por trás do boxe
n.º1.
O Gerente de Operações e Manutenção do Aeroporto do Recife era também o Gerente de Operações e
Manutenção da Superintendência Regional da Infraero.
Tanto a administração do aeródromo quanto a NLA aprovavam a utilização do boxe n.º 1 da forma
mencionada, sendo que a primeira, pelo maior aproveitamento do pátio em razão do significativo número de
tráfego não programado operando constantemente naquele aeroporto, e a segunda, pela proximidade entre
esse local e as salas de embarque, que facilitava o deslocamento de passageiros.
Estacionada no boxe nº1, a distância entre a faixa central da “taxiway Mike” e o estabilizador horizontal
do PT-OQI ficou medindo exatos 24m. A envergadura da aeronave A 340-300 é de 60.304m, o que traduz em
30.102m a medida entre o centro do trem de pouso do nariz e a ponta da asa. Estes dados levam à conclusão
de que, aproximadamente, 6m impediam a passagem da aeronave F-GLZB por trás do PT-OQI.
Ao analisar a cadeia de eventos que ocasionou este acidente, observa-se que os níveis de percepção e
de segurança no pátio de manobras foram prejudicados por procedimento adotado sem uma análise mais
criteriosa. A prática tornou o procedimento uma rotina operacional e reduziu a percepção de todos os que
trabalhavam no pátio de manobras.

Fator Operacional
(1) Deficiente Supervisão - Contribuiu
Em função da estrutura organizacional à época do acidente, na qual o mesmo indivíduo acumulava a função de
Gerente de Operações e Manutenção tanto da Administração do Aeroporto de Recife como da
Superintendência Regional da Infraero, os trabalhos de planejamento e administração do aeródromo não eram
realizados por administrador exclusivo, encarregado de visualizar as necessidades particulares requeridas por
cada função. Desta forma, o aeródromo de SBRF não sofreu uma supervisão efetiva e adequada das
operações de pátio, expondo as operações às incertezas que porventura surgissem durante o dia-a-dia.

(2) Deficiente Infra-estrutura - Contribuiu
O procedimento de aproveitamento de um único boxe para a acomodação de duas aeronaves foi
adotado sem que tivesse sido efetivada qualquer medida operacional adicional, visando eliminar ou pelo
menos minimizar as possibilidades de conflito advindas dessa improvisação.

A INFRAERO deverá analisar a sistemática adotada referente ao planejamento de utilização do pátio de
estacionamento nos aeródromos sob sua administração, definindo e aplicando as marcações de distâncias que
propiciem o seguro estacionamento de aeronaves, visando eliminar qualquer conflito entre as aeronaves
estacionadas e aquelas em procedimento de táxi; e verificar quais os aeroportos sob sua responsabilidade
apresentam características semelhantes ao de SBRF, no tocante ao dispositivo físico do pátio de manobras
daquele aeroporto, relativo à proximidade entre as pistas de táxi e os pontos de estacionamento e adotar as
medidas corretivas e preventivas que se fizerem necessárias.

O F-GLZB:

Posted Image

E ainda continuam a acontecer incidentes semelhantes...

Posted Image

#70 CMRO_BR

CMRO_BR
  • Usuários
  • 6 posts

Posted 06 de October de 2011 - 20:59

QUOTE(Carlos707 @ Sep 27 2010, 04:11 PM)

Posted Image
Estranho que eu entrei na Vasp em Janeiro de 85 e não lembro de ter visto esta pintura nos A300 style_emoticons/default/uhm.gif

Posted Image
Esta pintura era muito bonita...

Posted Image
É impressionante como o 727 sobe num angulo baixo e usando toda a pista...
Este foi o único 727 pax que recebeu esta pintura... Também foi esta aeronave que fora
seguido por um OVNI conforme relatado aqui: http://www.fenomenum...os/1980/169.htm

Só uma correção.Na realidade foram dois B-727-200 da VASP com esse pintura.O PP-SNJ e o PP-SNG.W

#71 CMRO_BR

CMRO_BR
  • Usuários
  • 6 posts

Posted 07 de October de 2011 - 01:38

Se vc quiser,tenho varias fotos do outro 727 da vasp com essa pintura...

#72 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 9,777 posts

Posted 18 de October de 2011 - 15:17

QUOTE(vieira @ Sep 27 2010, 03:18 PM)
lindas fotos...

se tiver fotos do 727 da Vasp no padrao dos anos 80 (pintura igual a do PP-SRK) posta aew...

Igual ao PP-SRK não há! o "ROMEO KILO" foi o único 727-200 da paulistana com a fuselagem inferior (ou barriga mesmo), em cor cinza! style_emoticons/default/poke.gif

O PP-SMK, outro 727-200 também era barriga cinza! Ambos vieram arrendados enquanto os A300 não chegavam...

QUOTE(Carlos707 @ Sep 27 2010, 04:11 PM)

Posted Image
Estranho que eu entrei na Vasp em Janeiro de 85 e não lembro de ter visto esta pintura nos A300 style_emoticons/default/uhm.gif
Esta pintura era muito bonita...

É impressionante como o 727 sobe num angulo baixo e usando toda a pista...
Este foi o único 727 pax que recebeu esta pintura... Também foi esta aeronave que fora
seguido por um OVNI conforme relatado aqui: http://www.fenomenum...os/1980/169.htm

A pintura tricolor ou "suruba de minhoca" risos... foi estreada pelos A300 e vários 737-200 foram pintados assim foi a imagem corporativa de 1982 até 1985, quando mudaram para a que foi até o final dos tempos... há de se lembrar que não só o SNJ, mas o SNG também, os unicos -200 que voltaram dos arrendamentos ao exterior receberam a pintura azul final e ficaram voando até 1989.

QUOTE(Carlos707 @ Sep 27 2010, 03:11 PM)
Olá pessoal, mais algumas fotos do amigo Tadeu escaneadas por mim para compartilhar com os colegas do CR. Muitas saudades dessas belas aves...

Posted Image

Não encontrei palavras para descrever o que senti ao vir estas pérolas... style_emoticons/default/white.gif
The shot above is killer... style_emoticons/default/white.gif

Essa IBAGEM é fantástica, o topo do topo em uma foto só!

#73 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 18 de October de 2011 - 16:18

O PP-SMK, outro 727-200 também era barriga cinza! Ambos vieram arrendados enquanto os A300 não chegavam...

Verdade!
Vide o link:
http://rzjets.net/aircraft/
Até a ex operadora foi a SIA!

#74 Fernando P C

Fernando P C
  • Usuários
  • 345 posts

Posted 09 de December de 2011 - 00:37

Vocês teriam fotos do Concorde, quando em Recife? Eu já vi essa foto em algum lugar..

#75 SwissBrazil

SwissBrazil
  • Usuários
  • 349 posts

Posted 14 de January de 2012 - 16:51

Caros,

Simplesmente fantásticas as fotos aqui, época que felizmente eu viví em VCP e presenciei várias dessas máquinas lá... para mim, rever essas fotos foi um belíssimo presente de começo de ano, obrigado a todos que postaram e aos que adicionaram histórias e explicações aos mesmos.. eu tinha 'zilhões' de fotos assim, tiradas por mim nos anos 80, mas todas perdidas hoje em dia... pude relembrar as minhas através dessas aqui, tanto pela 'qualidade anos 80' como pelo motivo nelas captadas!!!

Aquele abraço de agradecimento,
Fred

#76 adbarros31

adbarros31
  • Usuários
  • 265 posts

Posted 25 de January de 2012 - 23:03

Adooooooorei as fotos e como um amigo disse: realmente bate a tristeza. Dá realmente vontade de chorar.
.
.
Springbock disse que não ia muito por causa que pegava dois ônibus. Só que ele ainda morava BEM mais perto do que eu que moro em Cajueiro e são duas passagens e ainda mais longe! kkkk sem desculpas SPRING!
.
.
As fotos não são minhas mas devido a solicitação do amigo segue as fotos do concorde!!
.
&#91;url=
&#91;url=
.
.
LEMBRANDO QUE AS FOTOS NÃO SÃO MINHAS, SÓ COPIEI E COLOQUEI NO MEU ORKUT!!!

Edited by adbarros31, 25 de January de 2012 - 23:07 .

#77 adbarros31

adbarros31
  • Usuários
  • 265 posts

Posted 25 de January de 2012 - 23:11

Putz, não consigo postar as fotos!!