Springbok
-
-
Colaborador
-
-
3613 Postagens
-
-
-
Cidade/UF/País:Paulo Afonso-BA (PAF)
-
Data de Nascimento:09/12/1973
Postado 06 de outubro de 2010 - 19:14
Para não abrir outro tópico;
Às 18:30hs de hoje, o vôo
JJ3084 PT-MZZ, arremeteu na curta final para pouso na pista 18 aqui de Recife. Motivo;
Passageiro em pé!
-
-
Usuários
-
-
550 Postagens
-
Cidade/UF/País:Brasília
-
Data de Nascimento:25/07/1991
Postado 06 de outubro de 2010 - 19:43
Para não abrir outro tópico;
Às 18:30hs de hoje, o vôo JJ3084 PT-MZZ, arremeteu na curta final para pouso na pista 18 aqui de Recife. Motivo;
Passageiro em pé!
Já presenciei uma coisa dessas, inclusive foi pousando em aí em REC, na Gol. Na final uma mãe simplesmente resolve se levantar com a sua filha pequena pra levá-la ao banheiro. Nem queiram imaginar o grito que a comissária deu na mulher("SENHORA, SENTA AGORA!!! SEGURA A CRIANÇA!!!"), botou moral nela, que ainda de início não quis obedecer, mas depois botou o rabo entre as pernas. A atitude da cms sem dúvida não foi polida, mas por coisa de 5 segundos ou menos não acontece coisa pior, porque o pouso foi um catrapo daqueles, o que é típico nos 737 SFP.
Tem gente que é f*** mesmo, não consegue obedecer ao aviso de atar cintos. É sempre assim: pode tar a maior turbulência que sempre tem um que levanta pra ir no banheiro, no solo após o pouso se o avião pára pra esperar outro passar ou liberar box todo mundo levanta, mesmo não estando no gate(também já vi comandante tendo que engrossar a voz no PA pra pedir pra sentarem, se não o avião não se movia dali), isso quando não levantam logo após liberar a pista enquanto aguarda-se a autorização e/ou instruções de taxi pro gate...
Springbok
-
-
Colaborador
-
-
3613 Postagens
-
-
-
-
Postado 06 de outubro de 2010 - 19:53
Já presenciei uma coisa dessas, inclusive foi pousando em aí em REC, na Gol. Na final uma mãe simplesmente resolve se levantar com a sua filha pequena pra levá-la ao banheiro. Nem queiram imaginar o grito que a comissária deu na mulher("SENHORA, SENTA AGORA!!! SEGURA A CRIANÇA!!!"), botou moral nela, que ainda de início não quis obedecer, mas depois botou o rabo entre as pernas. A atitude da cms sem dúvida não foi polida, mas por coisa de 5 segundos ou menos não acontece coisa pior, porque o pouso foi um catrapo daqueles, o que é típico nos 737 SFP.
Tem gente que é f*** mesmo, não consegue obedecer ao aviso de atar cintos. É sempre assim: pode tar a maior turbulência que sempre tem um que levanta pra ir no banheiro, no solo após o pouso se o avião pára pra esperar outro passar ou liberar box todo mundo levanta, mesmo não estando no gate(também já vi comandante tendo que engrossar a voz no PA pra pedir pra sentarem, se não o avião não se movia dali), isso quando não levantam logo após liberar a pista enquanto aguarda-se a autorização e/ou instruções de taxi pro gate...
Pourra, banheiro bem no momento do pouso? Bom, mas aí se fôr uma emergência pela retaguarda "daquelas" não sei...
Talvez se a comissária(o) tivesse feito como ocorreu no avião da GOL...
Nessa hora tem de gritar mesmo!
Agora fiquei curioso sobre o TAM que reportei mas deve ter sido algo parecido.
-
-
Usuários
-
-
125 Postagens
-
Cidade/UF/País:Sao Paulo
-
Data de Nascimento:10/03/1959
Postado 06 de outubro de 2010 - 20:06
porque o pouso foi um catrapo daqueles, o que é típico nos 737 SFP.

alguem coloca um facepalm aqui, por favor...
Springbok
-
-
Colaborador
-
-
3613 Postagens
-
-
-
-
Postado 06 de outubro de 2010 - 20:32

É, achei estranho mas não quis discutir! estava no jump do PR-GTK e o pouso foi "uma manteiga" e sabem aonde?
CONGONHAS!
-
-
Usuários
-
-
550 Postagens
-
Cidade/UF/País:Brasília
-
Data de Nascimento:25/07/1991
Postado 06 de outubro de 2010 - 20:49
Relaxa cara. Eu acho que eu posso ter me expressado um pouco errado. Lógico que pouso duro ou macio depende muito mais do piloto que da aeronave.
Mas que o SFP tem uma tendência a pousar mais "duro" ele tem, isso nem tem muito a ver com o toque em si num primeiro momento, é decorrente do maior ângulo de abertura dos spoilers(60º snme, enquanto nos normais é 45º), que ao abrirem alguns centésimos de segundo após o toque, literalmente jogam o avião no chão, fazendo uma força danada pra baixo, contra a sustentação da asa, no eixo vertical, e causando um maior arraste aerodinâmico no eixo horizontal, tudo isso pra acabar logo com a sustentação e fazer as rodas aderirem corretamente ao solo o mais rápido possível pra garantir uma frenagem mais eficiente e possibilitar a operação em pistas curtas, que é o objetivo principal do SFP. É uma coisa característica do SFP mesmo, o assunto já foi até tratado aqui no fórum eu acho. Tente observar na próxima vez que viajar em um SFP, o "primeiro toque" é um toque normal(ou não, depende do "motorista"), já meio segundo depois você sente "segundo toque" em que o avião é como que pressionado bruscamente contra o chão, devido a isso que eu falei.
Só disse isso porque naquela ocasião além da parte humana do toque não ter sido muito bem executada, esse "catrapo pós toque" com certeza provocaria sérios danos físicos a mulher que estava em pé e mais ainda à criança.
PS: profissionais da área, se falei besteira acima, me corrijam
1 Usuário(s) lendo este tópico
0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)
Responder postagens quotadas Limpar
- Fórum Contato Radar
- → Principal
- → Direto da Redação
-
Termos de Uso | Política de Privacidade | Regras do Fórum