Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Aeronave da Webjet volta a BSB após pane

Já existem 20 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 LV-LEO

• Desligados
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:26/04/1978
Reputação: 340

Postado 06 de outubro de 2010 - 01:00

Aeronave da Webjet volta a BSB após pane

O voo 6736 da Webjet teve uma pane hidráulica e, por questões de segurança, a companhia decidiu aterrissar. Algumas pessoas chegaram a passar mal.
O voo 6736 da companhia Webjet com destino a Fortaleza partiu às 16h e teve que sobrevoar o DF por uma hora. Passageiros contaram que o comandante avisou no rádio que havia uma pane, mas não deu detalhes.

Algumas pessoas chegaram a passar mal. Um dos passageiros foi retirado de ambulância e levado para o HRAN. Os demais passageiros ficaram na sala de embarque aguardando informações.

Segundo a Webjet, houve sim uma pane hidráulica e por questões de segurança decidiram aterrissar. Os aviões foram trocados e o voo partiu às 18h. Dos 126 passageiros, 17 desistiram de viajar, pediram reembolso da passagem ou mudaram de companhia.

Renata Costa

g1.com.br/dftv

#2 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3613 Postagens
  • Cidade/UF/País:Paulo Afonso-BA (PAF)
  • Data de Nascimento:09/12/1973
Reputação: 736

Postado 06 de outubro de 2010 - 07:25

Meu Deus, ataque de Pânico! eu sei muito bem o que é sentir a sensação iminente de morte. thumbsdown_still.png
Você fica completamente tomado pelo desespero do mais altíssimo grau!
Somos absolutamente nada quando fora de controle.
Feliz daquele que goza de pleno equilíbrio emocional.

Nem mesmo os próprios pscólogos e psiquiatras conseguem sequer imaginar (possuem apenas uma idéia), do que é ser acometido de uma grave crise de ansiedade que culmina com o ataque de pânico. sad.gif

#3 NilsonCarvalho

• Usuários
  • 915 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília. DF, Brasil
  • Data de Nascimento:02/07/1984
Reputação: 161

Postado 06 de outubro de 2010 - 07:54

Que bom que tudo se acertou, a ac pousou em segurança e a Webjet manejou os passageiros de maneira aparentemente adequada, respeitando a opção daqueles que se sentiram pouco confortáveis para embarcar novamente pela companhia.
Alias, comportamento perfeitamente compreensível, já que ninguém é obrigado a de sentir calmo, controlado e tranquilo vivenciando uma situação atípica em vôo, especialmente quando a informação dada é a de pane na aeronave.
Antes que dêem início as gracinhas contra os pax que de sentiram mal ou que preferiram trocar de empresa, lembrem-se de que a maioria dos passageiros que voam usam aviões como meio de transporte, para eles tanto faz se é 733, 752 ou 777, eles estão somente indo de A para B. Quando tem que voltar para A em uma pane, de assustam. E para ser muito sincero, eu que não tenho espirito de Top Gun, também não ficaria com meus batimentos em 85bpm não viu...

Editado por NilsonCarvalho, 06 de outubro de 2010 - 07:56 .

#4 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3613 Postagens

Postado 06 de outubro de 2010 - 09:34

QUOTE(NilsonCarvalho @ Oct 6 2010, 07:54 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Que bom que tudo se acertou, a ac pousou em segurança e a Webjet manejou os passageiros de maneira aparentemente adequada, respeitando a opção daqueles que se sentiram pouco confortáveis para embarcar novamente pela companhia.
Alias, comportamento perfeitamente compreensível, já que ninguém é obrigado a de sentir calmo, controlado e tranquilo vivenciando uma situação atípica em vôo, especialmente quando a informação dada é a de pane na aeronave.
Antes que dêem início as gracinhas contra os pax que de sentiram mal ou que preferiram trocar de empresa, lembrem-se de que a maioria dos passageiros que voam usam aviões como meio de transporte, para eles tanto faz se é 733, 752 ou 777, eles estão somente indo de A para B. Quando tem que voltar para A em uma pane, de assustam. E para ser muito sincero, eu que não tenho espirito de Top Gun, também não ficaria com meus batimentos em 85bpm não viu...

Exato,Nilson!
Não há motivo para gracinhas.
Se nós que entendemos um pouco sobre o funcionamento dos diversos sistemas de um avião, ficamos "em estado de alerta", imagine os leigos passageiros!
Certa vez passei um sufoco no 737 da VASP e digo que não é nada agradável mesmo!
Você só consegue pensar na maldita lei de Murph! thumbsdown_still.png

Isso para os pax.

#5 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 06 de outubro de 2010 - 10:59

Exatamente! Concordo com os dois.

Certa vez o PP-SMR me pregou um susto quando não pressurizou, entre CWB e CGH. Viemos no FL150 e eu só pensava que o problema poderia ser pior e não em uma simples bleed valve ou coisa que o valha.

Parabéns a Webjet pela postura após essa Webpane wink.gif

Rafael

#6 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 06 de outubro de 2010 - 11:19

será que tem algum entusiasta seja profissional ou não que fica amarradão quando dá pane em aeronave?

o que eu penso que deveria fazer era em situações dessas deixar os passageiros informados a todo momento que fosse possivel, pois deve ser horrivel vc estra lá voando sem saber o que está aocntecendo direito apenas com a palavra "pane" na cabeça a rolar pelo cérebro e com ela todo o inventário de imaginativo que caracteriza essas situações..

#7 Henrique

• Usuários
  • 589 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:27/05/1959
Reputação: 12

Postado 06 de outubro de 2010 - 11:21

Alguém sabe o prefixo da aeronave??

#8 Diogo-SBMQ

• Usuários
  • 286 Postagens
  • Cidade/UF/País:Macapá-AP
  • Data de Nascimento:01/10/1992
Reputação: 3

Postado 06 de outubro de 2010 - 11:58

"Passageiros contaram que o comandante avisou no rádio que havia uma pane, mas não deu detalhes. "

Não posso acreditar que um comandante de linha aérea tenha falado só isso. Se foi só isso mesmo era melhor não ter falado nada.

Todos os pilotos sabem que nessas horas devemos fazer falar tudo o que for possível para acalmar os passageiros.

#9 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3613 Postagens

Postado 06 de outubro de 2010 - 12:19

QUOTE(Diogo-SBMQ @ Oct 6 2010, 11:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>
"Passageiros contaram que o comandante avisou no rádio que havia uma pane, mas não deu detalhes. "

Não posso acreditar que um comandante de linha aérea tenha falado só isso. Se foi só isso mesmo era melhor não ter falado nada.

Todos os pilotos sabem que nessas horas devemos fazer falar tudo o que for possível para acalmar os passageiros.

Diogo, até certo ponto,concordo com você!
Mas temos de considerar que certas informações (mais aprofundadas,bem técnicas), não irão ajudar/contribuir em absolutamente nada! muito pelo contrário. wacko.gif

Lembremos que o avião não estará repleto de engenheiros aeronáuticos,pilotos de linha aérea,mecânicos...

Informar somente o necessário. sleep.gif

#10 Leirbag

• Usuários
  • 3852 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987
Reputação: 585

Postado 06 de outubro de 2010 - 13:51

QUOTE(Diogo-SBMQ @ Oct 6 2010, 11:58 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Se o comandante falasse "pane no sistema hidráulico" mudaria alguma coisa? 90% dos passageiros não deve saber pra que serve o sistema hidráulico em um avião.

Editado por Leirbag, 06 de outubro de 2010 - 13:51 .

#11 victhor393

• Usuários
  • 1338 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife
  • Data de Nascimento:24/12/1995
Reputação: 31

Postado 06 de outubro de 2010 - 16:46

QUOTE(Leirbag @ Oct 6 2010, 01:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se o comandante falasse "pane no sistema hidráulico" mudaria alguma coisa? 90% dos passageiros não deve saber pra que serve o sistema hidráulico em um avião.

Se soubessem, imagino que entrariam em pânico... suicide_anim.gif

#12 NilsonCarvalho

• Usuários
  • 915 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília. DF, Brasil
  • Data de Nascimento:02/07/1984
Reputação: 161

Postado 06 de outubro de 2010 - 17:12

Tinha foto na capa do Correio Braziliense de hoje, me pareceu ser o WJA.

Matéria no site do CB : http://www.correiobraziliense.com.br/app/n...FORTALEZA.shtml

Problema hidráulico em avião da Webjet atrapalha voo para Fortaleza

Lucas Tolentino

Publicação: 05/10/2010 20:01 Atualização: 05/10/2010 20:07

Um problema hidráulico em avião da companhia aérea Webjet atrapalhou a viagem dos passageiros do voo 6736, com destino a Fortaleza, na tarde desta terça-feira (5/10). Após decolar às 16h do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, a aeronave voou por uma hora até que o piloto detectou um problema hidráulico e retornou a Brasília.

Um dos 120 passageiros passou mal, mas foi socorrido. De acordo com a companhia, após serem realocados em outro voo da Webjet, 109 passageiros partiram para o destino.

#13 Leirbag

• Usuários
  • 3852 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:15/12/1987
Reputação: 585

Postado 06 de outubro de 2010 - 17:58

QUOTE(NilsonCarvalho @ Oct 6 2010, 05:12 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Tinha foto na capa do Correio Braziliense de hoje, me pareceu ser o WJA.

Matéria no site do CB : http://www.correiobraziliense.com.br/app/n...FORTALEZA.shtml

Problema hidráulico em avião da Webjet atrapalha voo para Fortaleza

Lucas Tolentino

Publicação: 05/10/2010 20:01 Atualização: 05/10/2010 20:07

Um problema hidráulico em avião da companhia aérea Webjet atrapalhou a viagem dos passageiros do voo 6736, com destino a Fortaleza, na tarde desta terça-feira (5/10). Após decolar às 16h do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, a aeronave voou por uma hora até que o piloto detectou um problema hidráulico e retornou a Brasília.

Um dos 120 passageiros passou mal, mas foi socorrido. De acordo com a companhia, após serem realocados em outro voo da Webjet, 109 passageiros partiram para o destino.

Ao entrar no link e ver os comentários deixados pelas pessoas dá dó. A maioria só fala asneira e também tem cada erro de português que é de chorar.

#14 raphaelvix

• Usuários
  • 2522 Postagens
  • Cidade/UF/País:Vitória ES Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1996
Reputação: 121

Postado 06 de outubro de 2010 - 18:21

QUOTE(Leirbag @ Oct 6 2010, 05:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ao entrar no link e ver os comentários deixados pelas pessoas dá dó. A maioria só fala asneira e também tem cada erro de português que é de chorar.

No Terra é pior, bem pior...

#15 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3613 Postagens

Postado 06 de outubro de 2010 - 19:14

Para não abrir outro tópico;
Às 18:30hs de hoje, o vôo JJ3084 PT-MZZ, arremeteu na curta final para pouso na pista 18 aqui de Recife. Motivo;
Passageiro em pé! unsure.gif

#16 PDINIZ

• Usuários
  • 550 Postagens
  • Data de Nascimento:25/07/1991
Reputação: 11

Postado 06 de outubro de 2010 - 19:43

Para não abrir outro tópico;
Às 18:30hs de hoje, o vôo JJ3084 PT-MZZ, arremeteu na curta final para pouso na pista 18 aqui de Recife. Motivo;
Passageiro em pé!

Já presenciei uma coisa dessas, inclusive foi pousando em aí em REC, na Gol. Na final uma mãe simplesmente resolve se levantar com a sua filha pequena pra levá-la ao banheiro. Nem queiram imaginar o grito que a comissária deu na mulher("SENHORA, SENTA AGORA!!! SEGURA A CRIANÇA!!!"), botou moral nela, que ainda de início não quis obedecer, mas depois botou o rabo entre as pernas. A atitude da cms sem dúvida não foi polida, mas por coisa de 5 segundos ou menos não acontece coisa pior, porque o pouso foi um catrapo daqueles, o que é típico nos 737 SFP.

Tem gente que é f*** mesmo, não consegue obedecer ao aviso de atar cintos. É sempre assim: pode tar a maior turbulência que sempre tem um que levanta pra ir no banheiro, no solo após o pouso se o avião pára pra esperar outro passar ou liberar box todo mundo levanta, mesmo não estando no gate(também já vi comandante tendo que engrossar a voz no PA pra pedir pra sentarem, se não o avião não se movia dali), isso quando não levantam logo após liberar a pista enquanto aguarda-se a autorização e/ou instruções de taxi pro gate...

#17 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3613 Postagens

Postado 06 de outubro de 2010 - 19:53

QUOTE(PDINIZ @ Oct 6 2010, 07:43 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Já presenciei uma coisa dessas, inclusive foi pousando em aí em REC, na Gol. Na final uma mãe simplesmente resolve se levantar com a sua filha pequena pra levá-la ao banheiro. Nem queiram imaginar o grito que a comissária deu na mulher("SENHORA, SENTA AGORA!!! SEGURA A CRIANÇA!!!"), botou moral nela, que ainda de início não quis obedecer, mas depois botou o rabo entre as pernas. A atitude da cms sem dúvida não foi polida, mas por coisa de 5 segundos ou menos não acontece coisa pior, porque o pouso foi um catrapo daqueles, o que é típico nos 737 SFP.

Tem gente que é f*** mesmo, não consegue obedecer ao aviso de atar cintos. É sempre assim: pode tar a maior turbulência que sempre tem um que levanta pra ir no banheiro, no solo após o pouso se o avião pára pra esperar outro passar ou liberar box todo mundo levanta, mesmo não estando no gate(também já vi comandante tendo que engrossar a voz no PA pra pedir pra sentarem, se não o avião não se movia dali), isso quando não levantam logo após liberar a pista enquanto aguarda-se a autorização e/ou instruções de taxi pro gate...

Pourra, banheiro bem no momento do pouso? Bom, mas aí se fôr uma emergência pela retaguarda "daquelas" não sei... wacko.gif
Talvez se a comissária(o) tivesse feito como ocorreu no avião da GOL...
Nessa hora tem de gritar mesmo!
Agora fiquei curioso sobre o TAM que reportei mas deve ter sido algo parecido.

#18 argonauta

• Usuários
  • 125 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:10/03/1959
Reputação: -93

Postado 06 de outubro de 2010 - 20:06

QUOTE(PDINIZ @ Oct 6 2010, 07:43 PM) <{POST_SNAPBACK}>
porque o pouso foi um catrapo daqueles, o que é típico nos 737 SFP.

suicide_anim.gif alguem coloca um facepalm aqui, por favor...

#19 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3613 Postagens

Postado 06 de outubro de 2010 - 20:32

QUOTE(argonauta @ Oct 6 2010, 08:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
suicide_anim.gif alguem coloca um facepalm aqui, por favor...

É, achei estranho mas não quis discutir! estava no jump do PR-GTK e o pouso foi "uma manteiga" e sabem aonde?
CONGONHAS!

#20 PDINIZ

• Usuários
  • 550 Postagens
  • Data de Nascimento:25/07/1991
Reputação: 11

Postado 06 de outubro de 2010 - 20:49

alguem coloca um facepalm aqui, por favor...

Relaxa cara. Eu acho que eu posso ter me expressado um pouco errado. Lógico que pouso duro ou macio depende muito mais do piloto que da aeronave.

Mas que o SFP tem uma tendência a pousar mais "duro" ele tem, isso nem tem muito a ver com o toque em si num primeiro momento, é decorrente do maior ângulo de abertura dos spoilers(60º snme, enquanto nos normais é 45º), que ao abrirem alguns centésimos de segundo após o toque, literalmente jogam o avião no chão, fazendo uma força danada pra baixo, contra a sustentação da asa, no eixo vertical, e causando um maior arraste aerodinâmico no eixo horizontal, tudo isso pra acabar logo com a sustentação e fazer as rodas aderirem corretamente ao solo o mais rápido possível pra garantir uma frenagem mais eficiente e possibilitar a operação em pistas curtas, que é o objetivo principal do SFP. É uma coisa característica do SFP mesmo, o assunto já foi até tratado aqui no fórum eu acho. Tente observar na próxima vez que viajar em um SFP, o "primeiro toque" é um toque normal(ou não, depende do "motorista"), já meio segundo depois você sente "segundo toque" em que o avião é como que pressionado bruscamente contra o chão, devido a isso que eu falei.

Só disse isso porque naquela ocasião além da parte humana do toque não ter sido muito bem executada, esse "catrapo pós toque" com certeza provocaria sérios danos físicos a mulher que estava em pé e mais ainda à criança.

PS: profissionais da área, se falei besteira acima, me corrijam

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)