Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Avião da SIA perde roda, mas pousa com segurança

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 10 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Clipper

• Consultor
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/09/1962
Reputação: 1301

Postado 06 de outubro de 2010 - 13:22

Uma aeronave da Singapore Airlines, que perdeu uma roda do trem de pouso durante a decolagem de Changi, pousou com segurança em Nova York, 18 horas depois. O Airbus 340-500 levava 81 passageiros quando ocorreu o incidente, às 11 horas da manhã de 2a feira (horário local).

“A roda se desalojou do trem de pouso principal esquerdo”, informou o porta-voz da companhia aérea, Nicholas Ionides, que completou dizendo que o sistema de trem de pouso principal do A340-500 tem 12 rodas, 6 em cada lado do avião, e que "(ele) é completamente capaz de pousar com segurança, mesmo faltando uma delas”. O A340 também tem duas rodas dianteiras.

O avião se encontra no aeroporto de Newark e estará novamente operacional quando o reparo for efetuado.

Fonte: Jornal The Straits Times (06/10/10)

#2 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 06 de outubro de 2010 - 13:30

Não querendo especular mas, foi a decisão mais sábia da tripulação, vide que a aeronave chegaria leve em EWR e com a sua configuração premium, tecnicamente menos pax, menos peso, ajudou tambem.

#3 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 06 de outubro de 2010 - 14:06

QUOTE(Airframe @ Oct 6 2010, 01:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Uma aeronave da Singapore Airlines, que perdeu uma roda do trem de pouso durante a decolagem de Changi, pousou com segurança em Nova York, 18 horas depois. O Airbus 340-500 levava 81 passageiros quando ocorreu o incidente, às 11 horas da manhã de 2a feira (horário local).

“A roda se desalojou do trem de pouso principal esquerdo”, informou o porta-voz da companhia aérea, Nicholas Ionides, que completou dizendo que o sistema de trem de pouso principal do A340-500 tem 12 rodas, 6 em cada lado do avião, e que "(ele) é completamente capaz de pousar com segurança, mesmo faltando uma delas”. O A340 também tem duas rodas dianteiras.

O avião se encontra no aeroporto de Newark e estará novamente operacional quando o reparo for efetuado.

Fonte: Jornal The Straits Times (06/10/10)

caro airframe me diz se estpou certo ou errado. o porta-voz da empresa não pode dar uma declaração destas de que a aronave "é completamete capaz de pousar em segurança, mesmo faltando uam delas", pq no meu entendimento esse tipo de incidente deveria ter sido evitado não? se fosse algum problema mecãnico dificl de ser detectado, mas me parece, mesmo pra um leigo como eu, um baita de um mole, pois mesmo que uma aeronave dessas possa pousar faltando uma roda isso não é desculpa, e ela não deve voar por aí sem uma roda aidna mais sabendo que não deve ter sido algo causado fora da empresa aérea. puxa, o trem de pouso é um dos ítens principais de um avião, se sabe que ele recebe altíssimas cargas de trabalho e de variações de temperatura, como aceitar isso?

#4 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 06 de outubro de 2010 - 14:06

Sei que a SIA tem A34-500 full executiva mas qual a capacidade deles?

Ainda bem que tudo deu certo neste incidente.

Rafael

#5 Yoshioff

• Usuários
  • 4120 Postagens
  • Data de Nascimento:06/10/1989
Reputação: 5

Postado 06 de outubro de 2010 - 14:27

QUOTE(Rafaelguimaraes @ Oct 6 2010, 02:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Rafael

100 (sortudos) pax.

#6 Luan

• Usuários
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:Olímpia, São Paulo, Brasil
  • Data de Nascimento:25/11/1987
Reputação: 2

Postado 06 de outubro de 2010 - 14:29

QUOTE(Rafaelguimaraes @ Oct 6 2010, 02:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Rafael

De acordo com o SeatGuru tem 100 lugares! deve ser uma maravilha!

Tanto a Thai quanto a Singapore adotaram esse tipo de configuração para os A340-500( mais executivo), acho bem interessante.

#7 TMA-SP

• Usuários
  • 2585 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-SP
  • Data de Nascimento:05/06/1987
Reputação: 93

Postado 06 de outubro de 2010 - 14:37

QUOTE(Yoshioff @ Oct 6 2010, 02:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
100 (sortudos) pax.

Ia brincar que estava batendo lata, mas tava com 81% de ocupação então!!! hehehe rofl.gif

#8 Héber

• Usuários
  • 834 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Carlos / SP / Brasil
  • Data de Nascimento:15/01/1982
Reputação: 31

Postado 06 de outubro de 2010 - 15:46

QUOTE(philoclimber @ Oct 6 2010, 02:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
... mesmo que uma aeronave dessas possa pousar faltando uma roda isso não é desculpa, e ela não deve voar por aí sem uma roda aidna mais sabendo que não deve ter sido algo causado fora da empresa aérea.

[x2] thumbsup.gif

O cara tá maluco de assumir uma bronca dessas... ranting_1.gif

Uma roda desalojou do eixo do trem de pouso?!#%!? uhm.gif

Foi essa a sensação que tive... unsure.gif

#9 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3131

Postado 06 de outubro de 2010 - 16:48

Nao ha como julgar a situação diante de tao poucas informações.
Certamente as pessoas que tomaram essa decisão tinham essas informações e o conhecimento tecnico para isso.
O pensamento do Yoshioff faz todo o sentido do mundo e a aeronave pousou aparentemente sem problemas.

#10 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2632

Postado 06 de outubro de 2010 - 17:09

É possível que tenha perdido o pneu e a imprensa tenha noticiado roda. Existem vários casos de um pneu se desintegrar durante a ‘’rotation’’.Já passei por isto em um DC-10. Tenho absoluta confiança que a decisão do comandante em prosseguir esta alinhada com o alto grau de profissionalismo e competência dos pilotos desta empresa.

#11 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 06 de outubro de 2010 - 17:39

QUOTE(Landing @ Oct 6 2010, 04:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Nao ha como julgar a situação diante de tao poucas informações.
Certamente as pessoas que tomaram essa decisão tinham essas informações e o conhecimento tecnico para isso.
O pensamento do Yoshioff faz todo o sentido do mundo e a aeronave pousou aparentemente sem problemas.

ah sim, mas eu estou conjecturando com a única fonte que eu tenho não estou nem julgando a atitude dos pilotos, pois eles são profissionais. mas acho que podemos gerar hipóteses para o que aconteceu e conversarmos, e não dizer o que aconteceu..isso só uam investigação pode dizer. agora, saiu na imprensa essa declaração e, a partir dela, acho que podemos pensar a respeito. aliais nesse caso só estava mesmo avaliando a declaração do porta-voz.

talvez minha visão seja diferente: pra mim, se a empresa assume um erro (e todos podem cometer erros), pra mim, repito, que amo aviação sinto até mais respeito por essa empresa. me parece que a singapore tem uma ótima reputação internacional, e a declaração do porta-voz tb pode ser lida como uma maneira de mostrar que a empresa possui equipo de alta qualidade e segurança e etc.., mas o que me pareceu foi a velha tentativa de botar panos quentes, o que não diminui a qualidade da empresa, nãosou estúpido a tal ponto, pois é meramente convencional esse tipo de procedimento. mas sei lá....

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)