Jump to content

Photo

[FR Especial] Cruzeiro 484

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
76 replies to this topic

#41 iGO MD

iGO MD
  • Usuários
  • 673 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:14/12/1991

Posted 09 de October de 2010 - 23:44

Estes relatos de voos amazônicos me comovem, só empresas como o Cruzeiro voariam para o Acre nos anos 80.

#42 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,653 posts
  • Cidade/UF/País:SBSV
  • Data de Nascimento:04/11/1933

Posted 10 de October de 2010 - 16:31

Não há o que dizer! Não existem palavras para elogiar, classificar este tópico. É uma máquina do tempo, para o tempo de uma aviação brilhante, uma aviação feita na mão por despachantes, mecanicos, pilotos, comissários. Hoje é bem diferente e o romantismo já foi, talvez as regionais operando EMB120, ATR ainda tenham um pouco desse gostinho.

Muito obrigado ao autor, fez o meu domingo valer a pena! Lembrando da mais bela (e ainda atual) pintura que o Brasil já teve, consigo ainda fechar os olhos e ver o PP-CJT numa tarde em SSA, bem como um 727 que não recordo o prefixo em pernoite em SSA. Saudades CRUZEIRO, dos vôos de 3 dígitos (VP160 com A300 chegando em SSA com aquela música!)... saudades do Dois de Julho... saudades da Aviação de Ouro Brasileira.
  • PR-MGE likes this

#43 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 855 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Posted 10 de October de 2010 - 19:23

Excelente! Nota 1000!
Poste mais!!
yesyes.gif reverencia.gif thumbsup.gif

#44 Fred

Fred

Dr. Metal

• Membro Honorário
  • 8,398 posts
  • Cidade/UF/País:Manaus, Amazonas, Brasil
  • Data de Nascimento:26/01/1981

Posted 11 de October de 2010 - 01:28

Nao vou dizer nada que nao tenha sido dito, a não ser o fato de que o Cadeirada ainda existiu por um bom tempo (cheguei a ir lá em meados de 1995 com o meu pai e não sei se ainda funciona); hoje a preferencia é pelo bar do Laranjinha.

Esse relato é um documento histórico. Todo mundo nesse CR tem que parar uma vez e ler de cabo a rabo trocentas vezes.

#45 Kleber

Kleber

Skywalker

• Membro Honorário
  • 10,856 posts
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966

Posted 11 de October de 2010 - 02:09

QUOTE(Fred @ Oct 11 2010, 01:28 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Todo mundo nesse CR tem que parar uma vez e ler de cabo a rabo trocentas vezes.

Concordo - é um documento e tanto. Belíssimo trabalho wub_anim.gif

#46 vliegende_hollander

vliegende_hollander
  • Usuários
  • 117 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:29/08/1974

Posted 11 de October de 2010 - 11:56

Muito bom mesmo esse FR!
O cadeirada, apesar de eu nunca ter ido, dizem que existe ainda. E como a empresa que trabalho mudou o local de hospedagem acho dificil ir lá num futuro próximo.

O Inácio "Parece" Hotel continua lá e fiquei sabendo deste "apelido" voando com os "antigos".

O relato mostra como mudou a aviação comercial, tanto para o passageiro como para os tripulantes.

A última vez que viajei em um -200 foi um ex-cruzeiro, disfarçado de Varig. Não me recordo mais o prefixo. Na época meu trabalho hoje ainda estava mais para "sonho" do que realidade.

Parabéns pelo FR. bigthumb.gif

#47 CR Flight Report

CR Flight Report
  • Colaborador
  • 6 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:14/09/2010

Posted 11 de October de 2010 - 13:55

Pessoal,

Além de impressionado com a repercussão, fiquei muito feliz pela contribuição à memória de todos (inclusive à minha) que esse texto propiciou. Sim, devemos entender que vivemos atualmente outros tempos, e isso é natural, ainda mais na aviação, e se eles são melhores ou piores, isso é irrelevante, mas que certamente também, em dado instante, deixarão saudades, contudo, para que tenham o efeito correto, é necessário desfrutar devidamente e intensamente cada momento.

E esse foi o espírito de voar na Cruzeiro, porque não era somente um grupo de vôo, funcionários, números, era, na verdade, um coleguismo que extrapolava a cabine de comando, e como o tempo da vida de um tripulante ao longo de sua carreira é forçosamente dedicado em maior parte à sua profissão, portanto, longe de casa, nada mais justo do que termos uma atmosfera de trabalho agradável.

Espero que os hóspedes que acordei no Tropical por ter saído algumas (um monte de whistling.gif) vezes “rasgando” na vertical do hotel não fiquem bravos comigo.
  • Fernando P C and José Geraldo like this

#48 -GustavoK-

-GustavoK-

S.T.A.L.K.E.R

• Membro Honorário
  • 7,400 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:02/12/1979

Posted 11 de October de 2010 - 14:12

Uma torrente de "partículas enfáticas" (que alguns conhecem como palavrões) brotou da minha boca ao ler o FR. SENSACIONAL! Apesar de ser um fã de carteirinha da TBA, uma das memórias que tenho mais vivas da minha infância foi de um dia ver um avião enorme, absolutamente grande, pousar na 29 de BSB e trazer meu pai de volta de uma de suas inumeras viagens a trabalho. Era um A300 da Cruzeiro! like.png like.png like.png

#49 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,368 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:07/10/1979

Posted 11 de October de 2010 - 21:30

Showzaço! Sem palavras!

yesyes.gif reverencia.gif

#50 Comet

Comet
  • Membro Honorário
  • 691 posts
  • Cidade/UF/País:Abu Dhabi - UAE
  • Data de Nascimento:12/08/1961

Posted 12 de October de 2010 - 07:42

Minha nossa, que artigo fantástico........

Trouxe um monte de lembranças boas, e uma saudade tremenda. Chegou a dar um aperto no coração.

Eu tive o privilégio de ter voado 2 anos como copiloto da Cruzeiro, no início da minha carreira. Foram incontáveis os 484/485 que fiz, acompanhado daquela turma magnífica de comandantes. Esses colegas, alguns que infelizmente já nos deixaram, ajudaram muito na minha formação como aviador, e também como pessoa.

Lembro vividamente de alguns episódios, como aquele quando estava cumprindo uma daquelas programações em Manaus, junto ao saudoso Cmte Edgar. Fizemos alguns bate-e-volta a Boa Vista, Santarém e Belem, e também o SC887 de Manaus a Port of Spain e Barbados. No ultimo dia, 6º da programação, voltariamos ao Rio num voo extra de Manaus ao Galeão via Brasília. Aí, devido a problemas de atrasos com outros voos, a escala nos solicitou para fazer o 485, de Manaus atá São Paulo. Eu inicialmente neguei, pois terminaria o voo em Guarulhos sem regulamentação para continuar até o Rio. Mas o Comandante disse que havia concordado em fazer o voo, desde que fosse de Manaus até o Galeão, ou seja, as 6 etapas. Eu então lhe perguntei como é que conseguiria fazer isso dentro da regulamentação. Ele então me falou que havia combinado com a coordenação e escala em atrasar a saída de Manaus em 1:30hs, e aí fazer o voo recuperando os atrasos nas escalas até pousar em Guarulhos no horário normal. Fizemos o voo, naquele estilo típico da Cruzeiro, ou seja na VMO/MMO com descidas "embú" e aproximações diretas, e não preciso nem dizer que chegamos conforme ele planejara. Bons tempos aqueles.

Kellet, você falou no Neudy, fui copiloto dele várias vezes. era uma figura engraçadíssima, passava o voo inteiro cantando aquelas musiquinhas do tempo da adolescencia, com letras de duplo sentido. Teve um dia que ele desceu em Santarém para fazer a inspeção externa, que aliás não era tarefa do comandante. Quando voltou, vi que tinha tirado da caixa um dos pintinhos que nós carregavamos como carga de umas granjas do Nordeste para o Norte e outras regiões. Ele o colocou cuidadosamente dentro de uma caixa de lanche vazia, e depois da decolagem chamou a comissária mais nova, e lhe perguntou, com aquela cara de sonso:
-Minha filha, você já pegou no pinto do Comandante?
Aí a moça, num misto de surpresa e indignação:
-Que é isso, Comandante!!!????
Antes que ela continuasse o sermão, ele mostrava o pintinho, e a moça logo começou a acariciar o bichinho, e ele olhando para mim, disse com aquela cara de sacana:
-Tá vendo, elas adoram pegar no pinto do comandante!

Depois de ser promovido a Comandante, em 1990, ainda voei o 737-200 até 1998. No total, foram 11 anos, nos quais fiz mais de 4500 etapas nessa máquina inesquecível. Tão inesquecível que até hoje, ainda lembro de quase todos os números. SC484 e 485 fiz quase todos os meses. E sem reclamar, pois era um voo muito divertido. Quase não havia tráfego, era como voar um Cessna, só que pesando 50 toneladas.

Dava para continuar escrevendo por horas, só para contar uns poucos "causos"...

Como escreveu um amigo que também leu o artigo, "Eramos felizes, e não sabiamos"......

Mais uma vez parabéns.....

• emmerich, Vinícius Bartholdi, iGO MD and 2 others like this

#51 Ferraz/RBR

Ferraz/RBR
  • Usuários
  • 184 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Branco/Acre/Brasil
  • Data de Nascimento:15/05/1978

Posted 12 de October de 2010 - 11:49

QUOTE(iGO MD @ Oct 9 2010, 11:44 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Estes relatos de voos amazônicos me comovem, só empresas como o Cruzeiro voariam para o Acre nos anos 80.

Mas a Vasp também voava para o Acre.

#52 Silva

Silva
  • Usuários
  • 988 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Branco/Acre/Brasil
  • Data de Nascimento:18/01/1973

Posted 12 de October de 2010 - 15:13

Caramba! Sensacional.... Imagino as boas recordações e saudades que devem ser sentidas por quem trabalhou nessa época nos céus da Amazônia. Lembro de quando criança ter ido algumas vezes no aeroporto de RBR para ver algum conhecido ou parente chegar ou partir no vôo 484. É uma pena que ainda não inventaram a máquina de viajar no tempo, mas quando inventarem...

#53 Cmte. Dalazen'

Cmte. Dalazen'
  • Usuários
  • 24 posts
  • Interests:Compartilhamento de experiências, com outros spotters, de outros locais, no Brasil e no mundo...
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1990

Posted 13 de October de 2010 - 16:34

SENSACIONAL!

Dá a mim a certeza de ter escolhido a profissão certa!

Vou dizer o que aos meus netos? Do meu primeiro voo como tripulante de uma linha aérea num A-320? B-737NG? E-Jet? Talvez!
Mas queria mesmo era falar de um Brega, de um BokoMoko, de um Electra... dos famosos voos das antigas: "MIA da missa", "Vale a pena ver de novo", "Mata-Bicha", "Cariri" e muitos outros!

Valeu pelo FR! Parabéns!

#54 Marcelo Angra

Marcelo Angra
  • Usuários
  • 264 posts
  • Cidade/UF/País:Angra dos Reis/Rio de Janeiro/Brasil
  • Data de Nascimento:12/02/1982

Posted 17 de October de 2010 - 18:08

Saudades desses tempos da Aviação...

Sem duvidas, o melhor Report que ja li... reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif

#55 Galeão-Cumbica

Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 4,427 posts
  • Cidade/UF/País:RJ - SP / Brasil

Posted 18 de October de 2010 - 01:56

Li, reli e há pouco recebi por e-mail de um colega de trabalho e li pela terceira vez. Incansável leitura, dá vontade de continuar lendo, de juntar uns amigos e ficar até longa madrugada ouvindo e contando mais histórias de aviação dourada como essa.

A Cruzeiro é algo de muito especial na minha vida. Nunca voei na Cruzeiro, nunca nem estive dentro ou perto (terraço de aeroporto não conta) de um avião da Cruzeiro. Meu avô, uns tios e meu pai foram funcionários de terra da Cruzeiro em Boa Vista e, depois, no Rio. Meu pai, agora publicitário, conta até hoje histórias dessa "família", coisas deliciosas de se ouvir, relatos emocionados de uma época que nunca vai voltar... ele saiu da Cruzeiro e da aviação antes da fusão com a Varig. Cansou, saiu fora, mas tem saudades. Nasci depois disso, nunca nem vi meu pai indo pro aeroporto pra trabalhar, só pra viajar. E agora só tem uma explicação pra minha paixão pela aviação: DNA. E a Cruzeiro é a responsável por isso.

#56 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 3,964 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976

Posted 18 de October de 2010 - 02:36

Meu tio foi aeroviário da Cruzeiro no Salgado Filho de 1972 até "um dia antes da compra pela Varig", como ele diz... Poderia ter ficado, mas saiu, e acho que até hoje se arrepende. Suas histórias injetaram o aerococus em mim e até hoje falamos de aviação.

#57 K-Flyer

K-Flyer
  • Colaborador
  • 2,571 posts
  • Interests:Fotografia Aeronáutica

Posted 19 de October de 2010 - 20:21

Cara, que isso.. que sensacional!!

E realmente, comparar com a aviação de hoje que é tudo igual mas diferente!
o Rondelli ainda nos brinda em alguns momentos, ainda tem Sagu em POA..
Ainda existe voos Mata-Bixa haha tipo o Rally dos Sertoes (que Graças a Deus foi quebrado no meio) fazendo REC-FOR-SLZ-BEL-STM-MAO (eu acho)
o Inacio existe, e tem história pra contar!

O Tropical deve ter perdido um pouco da agitação com a saída da TAM, bom.. eu pelo menos pude pernoitar uma unica vez, 12 horinhas de pernoite =(

de resto, é outra aviação... ALL STARS pra esse topico

#58 LV-LEO

LV-LEO
  • Desligados
  • 1,395 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:26/04/1978

Posted 20 de October de 2010 - 00:01

Flight Report é outra coisa. Isso aí é um merecido e digno capítulo de livro, o qual espero que um dia venha a existência pelas mãos do mesmo autor!

Enquanto isso, vou me emocionando ao lembrar dos inúmeros voos quando criança entre BSB e SLZ nos saudosos SC 256/257...

#59 Velvet Charmer

Velvet Charmer
  • Usuários
  • 177 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/11/1975

Posted 26 de October de 2010 - 00:00

Parabéns!!! Relato Fantástico!!!!!!!! E me tocou ainda mais, por ter sido na Cruzeiro o meu primeiro voo em um 727 para SSA.

Abracos
Velvet

#60 JuniorMD11

JuniorMD11
  • Usuários
  • 538 posts
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/CE/Brasil
  • Data de Nascimento:12/12/1977

Posted 26 de October de 2010 - 14:14

Realmente sensacional , lendo parece que estávamos no vôo !!!!