Jump to content

Photo

[FR Especial] Cruzeiro 484

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
75 replies to this topic

#61 Clístenes

Clístenes
  • Usuários
  • 15 posts
  • Cidade/UF/País:Arraias/Tocantins/Brasil
  • Data de Nascimento:29/04/1978

Posted 29 de October de 2010 - 15:02

Meu pai era despachante de vôo da Varig/Cruzeiro nos anos 80 no nordeste, tive a grata satisfação de fazer um vôo no cockpit do 737-200 num vôo entre juazeiro do norte e Fortaleza, se não me engano era o RG 328, que para minha surpresa era operado naquele dia pelo saudoso PP - CJN. Um fato muito marcante no nordeste é que havia um comentário meio engraçado em relação às aeronaves da cruzeiro, o povo dizia que eram mais velhas. Sempre rí dessa falácia.!!!!

• PR-MGE likes this

#62 Cleyson Nunes

Cleyson Nunes
  • Usuários
  • 457 posts
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/Ceará/Brasil
  • Data de Nascimento:08/07/1983

Posted 29 de October de 2010 - 18:08

Muitoooo bom! Como sou Acreano esse relato me remeteu a infância! Viajei várias vezes no 484!
O meu tio, Jorge Carlos, inclusive trabalhou no despacho Cruzeiro e posteriormente na VASP em RBR nessa época! Ele contava muitas histórias das festas e confraternizações com os tripulantes!
Parabéns!!!

#63 Beto Holder

Beto Holder
  • Usuários
  • 987 posts
  • Cidade/UF/País:Recife/PE
  • Data de Nascimento:18/11/1972

Posted 30 de October de 2010 - 03:44

Acabou de cair uma lagrima....

Meu amigo. Nao sei o seu nome, mas pelo que vc escreveu gostaria de chama-lo assim.

Pela primeira vez fiquei realmente emocionado com um texto aqui no CR. Eu vivi essa epoca de ouro da aviação mas como passageiro. Foram vairas as vezes que voei pela SC, principalmente fazendo o SC300-301 . Fora os voos pela RG, o 330-331. Cara, vc me fez voltar no tempo. Mergulhei no texto e so parei quando, JURO, me caiu uma lagrima. Lagrima de saudade.

O Road disse que lamentava ter nascido na epoca errada. Eu lamento nao ter sido aviador, mesmo com todas as dificuldades da profissão. Road, realmente, vc, como muitos de nos aqui, nasceu na epoca errada. A epoca de ouro, mesmo, da aviação infelizmente acabou. Voar hoje é como tomar um onibus. Deixou de ter glamour. Deixou de ter magia.

Meus amigos, por varias vezes, como disse acima, fiz o RG331. Cito esse voo pra vcs terem ideia de como era magico:

REC-CGH

Decolagem as 17:50, 18hr, normalmente nao atrasava, visto que a acft chegava como RG342 a tarde e boiava até essa hora. Com o sol se pondo em REC, coisa mais linda...

A acft?? 727-100

serviço de bordo parecia voo internacional, com talher de prata (JURO), louça, whiskey (obvio que nao bebia na epoca), vinho e 2 opções de pratos quentes. Fora de qualquer cogitação isso hoje, mesmo em voos internacionais, em classe economica (nao havia nem C ou F no 727)

Atendimento das cms era algo espetacular

Sempre, SEMPRE, o cmt me deixava pousar na cabine, no jump (ser adolescente, louco declarado por aviação, tem dessas vantagens...)

Ahh, o pouso... A noite, umas 21:10, em CGH, é algo que jamais me esquecerei!! Todas aquelas luzes, todo o trabalho manual do cmt, aquela movimentação.... e quando abria a porta da acft, em troca do calor de REC, um friozinho legal de SP e o bonus mais do que especial: o barulho das Allisons do Electra junto com o cheiro de Qav....

É por isso, amigo, que jamais me esquecerei dessa época. É por isso, amigo, que vc me fez verter uma lagrima agora...

Obrigado, muito obrigado

• emmerich, Fernando P C, PR-MGE and 1 other like this

#64 Filipe Franzotti

Filipe Franzotti
  • Usuários
  • 348 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:07/10/1982

Posted 30 de October de 2010 - 07:53

Simplesmente um LUXO.

sandman_jawdrop.gif

#65 edu1802

edu1802
  • Usuários
  • 1,833 posts
  • Interests:Infra-estrutura aeroportuária, aviação civil, aviação desportiva
  • Cidade/UF/País:Santa Inês/MA/Brazil
  • Data de Nascimento:18/02/0000

Posted 02 de September de 2012 - 20:37

muito bom :salute:

#66 RABUGENTO

RABUGENTO
  • Usuários
  • 2,059 posts
  • Cidade/UF/País:CPQ
  • Data de Nascimento:20/08/1948

Posted 03 de September de 2012 - 07:13

Eu fiz esse voo pinga-pinga de Congonhas até o Eduardo Gomes em 1981, a caminho de São Gabriel da Cachoeira-AM, mas foi num 727 ;)
  • Kleber likes this

#67 Fernando P C

Fernando P C
  • Usuários
  • 345 posts
  • Cidade/UF/País:Recife/PE/Brasil
  • Data de Nascimento:12/07/1988

Posted 03 de September de 2012 - 07:46

espetacular!

#68 iGO MD

iGO MD
  • Usuários
  • 673 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:14/12/1991

Posted 03 de September de 2012 - 23:29

Sempre é bom voltar aqui.

#69 RAF2

RAF2
  • Usuários
  • 38 posts
  • Cidade/UF/País:RJ/SC
  • Data de Nascimento:04/09/1981

Posted 13 de September de 2012 - 09:02

Muito bom!

#70 TAP151

TAP151
  • Usuários
  • 2,218 posts
  • Cidade/UF/País:Lisboa/Portugal
  • Data de Nascimento:05/06/1971

Posted 16 de September de 2012 - 15:36

Sem palavras.... obrigado por este momento histórico!

Abraços

Luis

#71 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 17,010 posts
  • Cidade/UF/País:Skunk Works
  • Data de Nascimento:14/05/1986

Posted 17 de September de 2012 - 13:02

Desde que abriu este fórum "Recordar é viver" e o FR do Cruzeiro 484 tinha prometido para eu mesmo reler novamente. E depois de 2 anos, ainda sinto que estou dentro do vôo, em algum lugar dos anos 80, onde os aeroportos eram mais calmos, tripulantes de concorrentes se reuniam para um bom papo, marcar jogos ou até mesmo falar do trabalho. A conversa com o DOV, a ausência de recursos onde tinha que usar a criatividade. Enfim outros tempos . . .

Todavia, o difícil mesmo foi um dia acordar e descobrir que não somente os números conhecidos de vários vôos não existiam mais, porque também foram juntos, desaparecendo como o sol num final de tarde, o QD da Transbrasil, o VP da Vasp, o RG da Varig e o SC do "Syndicato Condor".

Isso foi o fim de uma era, a Cruzeiro foi o desaparecimento mais digno. Mas o restante foi duro de acreditar que até ontem elas voavam . . .

E também ao reler o tópico, descobri que o SC é de Syndicato Condor e não como Southern Cross como eu imaginava . . .

Novamente Parabéns ao autor do FR que me proporcionou ir aos anos 80 mentalmente. :rev:
  • emmerich likes this

#72 LAPDC8

LAPDC8
  • Usuários
  • 2,058 posts
  • Cidade/UF/País:Asuncion Paraguay
  • Data de Nascimento:24/02/1973

Posted 26 de September de 2012 - 15:21

Fantástico relato!!!... Qué buena compañía aérea fue la Cruzeiro do Sul. Tuve la oportunidad de volar con el A300 de SC en la ruta ASU-IGU-CGH-GIG a comienzos de los años 80, operaba como vuelo de la Varig...

#73 emmerich

emmerich
  • Usuários
  • 611 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo, SP, Brasil
  • Data de Nascimento:07/08/1988

Posted 08 de October de 2012 - 00:36

Simplesmente F-A-N-T-A-S-T-I-C-O!!

#74 Hermano P Carvalho Filho

Hermano P Carvalho Filho
  • Usuários
  • 282 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Velho/RO/Brasil
  • Data de Nascimento:24/08/1964

Posted 27 de October de 2012 - 10:18

Putz !!!!!!!!!!!!! fiz muito esse vôo, não pela Cruzeiro mais pela Pioneira, nós começavamos dando Bom dia e terminávamos dando Boa Noite, na minha época esse vôo terminava em GRU e depois faziamos conexão com o RG392 ( geralmente de extra ) que vinha de VIX para o GIG bons tempos. Parebéns ..............

#75 Alexander SBTE

Alexander SBTE
  • Usuários
  • 329 posts
  • Cidade/UF/País:SBBR
  • Data de Nascimento:30/09/1977

Posted 19 de May de 2013 - 22:01

Espetacular este FR!

Quando menino, eu gostava de olhar os horários de voos no Guia Panrotas. Isso foi na década de 80.
Ficava horas vendo os trilhos de cada cia. aérea. E me chamavam a atenção esses voos amazônicos da SC e da VP.
SC 484/485, VP 382/383, que faziam ligação Sudeste-Norte via CGR, CGB, PVH, RBR. Havia os voos da SC para CZS, TFF, TBT.
Sempre tive curiosidade como seriam esses voos pela Amazônia e foi uma boa surpresa ler este FR.

Parabéns ao autor!

#76 PT-KTR

PT-KTR
  • Usuários
  • 8,333 posts
  • Cidade/UF/País:SBCF
  • Data de Nascimento:04/11/1933

Posted 17 de July de 2017 - 02:10

E nada melhor na insônia da madrugada do que reler este magnífico texto... Seria muito bacana ver algo de alguem da época que tivesse sido TR ou VP...
  • Thales Coelho, AlexVenturine and Kripuna like this