Pular para conteúdo

Imagem postada

Foto

Como ser piloto da FAB?

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 17 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 João A345

João A345
  • Usuários
  • 518 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte - Mg - Brasil
  • Data de Nascimento:22/11/1995

Postado 15 de outubro de 2010 - 19:47

Pessoal quais o passos, qual o processo para formação de um piloto da Força Aerea Brasileira ? Qual o tempo medio ?

Desde já muito obrigado !

#2 Packo1

Packo1
  • Usuários
  • 909 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Pailo
  • Data de Nascimento:18/05/1988

Postado 15 de outubro de 2010 - 20:47

QUOTE(João A345 @ Oct 15 2010, 07:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal quais o passos, qual o processo para formação de um piloto da Força Aerea Brasileira ? Qual o tempo medio ?

a unica maneira de ser piloto na FAB é sendo aprovado no curso de formação de oficiais Aviadores na academia da força aérea

Sao 4 anos de curso (nivel superior) a partir do 2o ano se tem aulas práticas de voo com o T-25 e no ultimo ano com o T-27

Após isso, dependendo do seu aproveitamento e necessidades da FAB voce é transferido para algum esquadrao...

SNME Natal cursar o treinamento para quem vai para a caça

e para as outras Bases aéreas para voar Transporte, Helicopteros, Revo, Patrulha e GEIV (sendo que neste voce tem que fazer uma série de cursos técnicos que duram mais 3 anos pelo menos)

#3 davidribeiro

davidribeiro
  • Usuários
  • 1.630 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza-Ceará-Brasil
  • Data de Nascimento:21/05/1991

Postado 15 de outubro de 2010 - 21:00

QUOTE(Packo1 @ Oct 15 2010, 08:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
a unica maneira de ser piloto na FAB é sendo aprovado no curso de formação de oficiais Aviadores na academia da força aérea

Sao 4 anos de curso (nivel superior) a partir do 2o ano se tem aulas práticas de voo com o T-25 e no ultimo ano com o T-27

Após isso, dependendo do seu aproveitamento e necessidades da FAB voce é transferido para algum esquadrao...

SNME Natal cursar o treinamento para quem vai para a caça

e para as outras Bases aéreas para voar Transporte, Helicopteros, Revo, Patrulha e GEIV (sendo que neste voce tem que fazer uma série de cursos técnicos que duram mais 3 anos pelo menos)

1º/5º sediada em FOR, transporte. Também tem a possibilidade de entrar na AFA por meio da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) onde vc completa o ensino médio lá e é encaminhado para AFA.

#4 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 15.317 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941

Postado 15 de outubro de 2010 - 23:22

QUOTE(João A345 @ Oct 15 2010, 07:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Prezado João A345: Complementando as informações dos colegas davidribeiro e Packo 1, temos:
EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar, escola de segundo grau - 1ª a 3ª séries. Sediada em Barbacena/MG
AFA - Academia da Força Aérea. Curso superior com quatro anos de duração. Sediada em Pirassununga/SP.
Após a conclusão do curso o Aspirante a Oficial-Aviador será encaminhado, mediante seleção, a um dos cursos de formação específica, como discriminado a seguir:
Para piloto de caça (caçadores), no 2º/5º GAv, Esquadrão "Jocker" sediado na Base Aérea de Natal/RN;
Para piloto de transporte, reconhecimento e patrulha, no 1º/5º GAv, Esquadrão "Rumba", sediado na Base Aérea de Fortaleza/CE;
Para piloto de helicóptero, no 1º/11º GAv, Esquadrão "Gavião", sediado na Base Aérea de Natal/RN.

#5 trak

trak
  • Usuários
  • 36 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/05/1990

Postado 16 de outubro de 2010 - 00:21

Aliás, o Rumba está sendo transferido para Natal também.

No Joker, aprenderá a voar o A29, no Gavião H50 Esquilo, no Rumba C95 Bandeirante, que será modernizado.

#6 João A345

João A345
  • Usuários
  • 518 Postagens

Postado 16 de outubro de 2010 - 08:45

Entendi eu quero ser piloto de caça , quero pilotar aquelas maquinas . Eu não quero completar o ensio medio lah dentro não .Vou entrar la com ele concluido ai nesse caso iria para natal no esquadrão Jocker ?!

#7 davidribeiro

davidribeiro
  • Usuários
  • 1.630 Postagens

Postado 16 de outubro de 2010 - 12:14

QUOTE(trak @ Oct 16 2010, 12:21 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Aliás, o Rumba está sendo transferido para Natal também.

No Joker, aprenderá a voar o A29, no Gavião H50 Esquilo, no Rumba C95 Bandeirante, que será modernizado.

Não vai mais ser transferido pra NAT... thumbsup.gif

Editado por davidribeiro, 16 de outubro de 2010 - 12:14 .

#8 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 15.317 Postagens

Postado 16 de outubro de 2010 - 13:01

QUOTE(João A345 @ Oct 16 2010, 08:45 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Entendi eu quero ser piloto de caça , quero pilotar aquelas maquinas . Eu não quero completar o ensio medio lah dentro não .Vou entrar la com ele concluido ai nesse caso iria para natal no esquadrão Jocker ?!
Prezado João A345: A designação para o Esquadrão "Jocker", após os quatro anos de AFA, dependerá do teu desempenho no referido curso, além de análise de fatores extra-curriculares (como rapidez de raciocínio, de tomada de decisões, higidez orgânica, etc.). Não basta querer ser piloto de caça, a Força Aérea tem que considerá-lo apto para tal. A maioria vai para o "Rumba" ou "Gavião".

Editado por jambock, 16 de outubro de 2010 - 13:27 .

#9 RJS

RJS
  • Usuários
  • 238 Postagens
  • Cidade/UF/País:SBSV
  • Data de Nascimento:06/02/1996

Postado 16 de outubro de 2010 - 13:41

E como entrar no EPCAR?

#10 davidribeiro

davidribeiro
  • Usuários
  • 1.630 Postagens

Postado 16 de outubro de 2010 - 14:54

QUOTE(RJS @ Oct 16 2010, 01:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E como entrar no EPCAR?

Da uma olhada: http://www.epcar.aer.mil.br/
A prova ocorre em setembro snme e é praticamente uma prova de vestibular não é nada fácil, mas também não é mais difícil que a prova da AFA, passando nessa prova vc vai fazer o EM em Barbacena.. thumbsup.gif

#11 King Air Driver

King Air Driver
  • Usuários
  • 669 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1980

Postado 16 de outubro de 2010 - 15:04

QUOTE(João A345 @ Oct 16 2010, 08:45 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Cara, tenta a epcar, é bem mais tranquilo, AFA é MUITO DIFICIL, a chance de voce não passar pra AFA e ficar chupando dedo é ENORME, visto que são poucas vagas, a prova é dificillima e o limite de idade pra ir tentando de novo é baixo.. se ainda tem idade pra EPCAR, aposta todas as fichas, faz o segundo grau lá dentro de novo que voce se garante, fora que da epcar tem vaga garantida na AFA...outros quinhentos...

#12 trak

trak
  • Usuários
  • 36 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:07/05/1990

Postado 16 de outubro de 2010 - 17:47

QUOTE(davidribeiro @ Oct 16 2010, 12:14 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não vai mais ser transferido pra NAT... thumbsup.gif

Sério? Po, quando eu tava lá, o Comandante do DEPENS tinha falado que ia concentrar toda a 1°FAE lá, sabe se aconteceu algo para eles mudarem de idéia?

E quanto ao conselho de entrar na EPCAR, proporcionalmente o limite de idade é o mesmo, a prova não é assim tão fácil e o sofrimento é muito grande para entrar com pouca idade. Mas é só a minha opinião, conheci muita gente que não troca Barbacena por nada!

#13 davidribeiro

davidribeiro
  • Usuários
  • 1.630 Postagens

Postado 16 de outubro de 2010 - 17:53

QUOTE(trak @ Oct 16 2010, 05:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Sério? Po, quando eu tava lá, o Comandante do DEPENS tinha falado que ia concentrar toda a 1°FAE lá, sabe se aconteceu algo para eles mudarem de idéia?

E quanto ao conselho de entrar na EPCAR, proporcionalmente o limite de idade é o mesmo, a prova não é assim tão fácil e o sofrimento é muito grande para entrar com pouca idade. Mas é só a minha opinião, conheci muita gente que não troca Barbacena por nada!

Conversando diretamente com um oficial da parte administrativa do Rumba ele teria dito que o esquadrão ficaria sediado por aqui mesmo, na CRUZEX a gente confirma. thumbsup.gif

#14 João A345

João A345
  • Usuários
  • 518 Postagens

Postado 16 de outubro de 2010 - 17:55

QUOTE(King Air Driver @ Oct 16 2010, 03:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Cara, tenta a epcar, é bem mais tranquilo, AFA é MUITO DIFICIL, a chance de voce não passar pra AFA e ficar chupando dedo é ENORME, visto que são poucas vagas, a prova é dificillima e o limite de idade pra ir tentando de novo é baixo.. se ainda tem idade pra EPCAR, aposta todas as fichas, faz o segundo grau lá dentro de novo que voce se garante, fora que da epcar tem vaga garantida na AFA...outros quinhentos...

Pois é as duas provas são dificeis demais, mais se eu passar na epcar ai faço os testes fisicos e etc i faço o segundo grau la ? E se eu ja tiver concluido o mesmo ?

#15 King Air Driver

King Air Driver
  • Usuários
  • 669 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:31/07/1980

Postado 16 de outubro de 2010 - 18:05

QUOTE(João A345 @ Oct 16 2010, 05:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pois é as duas provas são dificeis demais, mais se eu passar na epcar ai faço os testes fisicos e etc i faço o segundo grau la ? E se eu ja tiver concluido o mesmo ?

Opa,

cara, eu tentei as duas provas e te digo que a EPCAR é MENOS dificil, até pq o conteúdo é menor, se for pro primeiro ano do segundo grau, vai cair conteúdo até a oitava série, a prova da AFA é sem noção, matemática então, ridículamente dificil. se voce tiver dentro da idade limite, vai pra EPCAR, bizú forte. vai ter que voltar alguns anos do colégio mas está garantindo seu futuro, pouco importa um ou dois anos que tenha de fazer novamente... abraço..

#16 davidribeiro

davidribeiro
  • Usuários
  • 1.630 Postagens

Postado 16 de outubro de 2010 - 18:08

QUOTE(King Air Driver @ Oct 16 2010, 06:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Opa,

cara, eu tentei as duas provas e te digo que a EPCAR é MENOS dificil, até pq o conteúdo é menor, se for pro primeiro ano do segundo grau, vai cair conteúdo até a oitava série, a prova da AFA é sem noção, matemática então, ridículamente dificil. se voce tiver dentro da idade limite, vai pra EPCAR, bizú forte. vai ter que voltar alguns anos do colégio mas está garantindo seu futuro, pouco importa um ou dois anos que tenha de fazer novamente... abraço..

Pois é... Melhor perder um ano do EM, ou um ano pirando em cursinhos? Prova da AFA é comparável com as provas do ITA/IME, claro que mais fácil, mas daí vc tira o quão difícil ela é.. thumbsup.gif

Editado por davidribeiro, 16 de outubro de 2010 - 18:09 .

#17 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 15.317 Postagens

Postado 16 de outubro de 2010 - 20:30

Prezado João A345:
CPCAR Exame Curso Preparatório de Cadetes do Ar
Escola Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR (Barbacena-MG)
Escolaridade Fundamental
Duração 3 anos (Ensino Médio)
Provas Língua Portuguesa e Matemática
Inscrições Previstas Junho a Julho
Sexo Masculino
Situação Conclusão do Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino e possibilidade de vir a ser matriculado no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea
Expectativa na Carreira Ingresso no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Aviadores da Academia da Força Aérea
Idade Ter nascido entre 1º de janeiro de 1993 e 1º de janeiro de 1997
Mais Informações
Observações Importantes

Situação após conclusão do Curso: Conclusão do Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino e possibilidade de vir a ser matriculado no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea, desde que consiga classificação dentro do número de vagas destinadas.

Fases do Exame de Admissão
Prova Escrita:
- Língua Portuguesa
- Matemática
Etapas:
- Inspeção de Saúde (INSPSAU)
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP)
- Teste de Avaliação de Condicionamento Físico(TACF)

Consulte
Site: http://www.epcar.aer.mil.br
Telefone:(32) 3339 4000
É isso aí...

#18 transvasp

transvasp
  • Usuários
  • 4.509 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador - Bahia - Brasil
  • Data de Nascimento:04/02/1974

Postado 17 de outubro de 2010 - 14:12

Aos futuros caçadores...

... Estudem !!! pilotogw1.gif

0 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 0 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)