Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Azul quer 20% do mercado de aviação até 2013

Já existem 29 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2632

Postado 16 de outubro de 2010 - 13:17

Azul quer 20% do mercado de aviação até 2013

RIO - A menos de dois meses de completar seu segundo aniversário, a companhia aérea Azul se firma como a quarta companhia criada pelo empresário David Neeleman a se consolidar no mercado. Depois da estrear na sexta posição em janeiro de 2009, a Azul aérea surfou em um crescimento acentuado e desbancou as concorrentes Trip, Avianca (ex-OceanAir) e Webjet. Agora, com fatia de cerca de 7% no mercado doméstico, só perde para TAM e Gol.

Antes de entrar no mercado de aviação civil brasileiro, Neeleman, nascido em São Paulo, esteve envolvido na fundação das americanas Morris Air e JetBlue, além da canadense WestJet. A projeção da Azul é de chegar a 2013 com 20% do mercado, metade do que a Gol detém hoje. O caminho para chegar a essa taxa passa por uma entrada forte na aviação regional a partir de novembro do ano que vem, quando a empresa recebe a primeira aeronave turboélice ATR, de uma encomenda de 20 aviões, com opção para mais 20.

"Quando recebermos o primeiro avião ATR, vamos dar início ao projeto de conectar aos nossos minihubs 50 cidades que giram em torno deles, com frequências diárias. Esses aviões vão permitir que os clientes de cidades como Passo Fundo (RS), Petrolina (PE) e Presidente Prudente (SP) acessem os hubs das suas capitais próximas para que essas conexões os levem para o Brasil todo", disse o presidente da Azul, Pedro Janot.

Com a utilização dos ATR, aviões de menor porte fabricados para percorrer distâncias de até 700 quilômetros, a Azul pretende entrar nessas novas rotas regionais com preços agressivos. "Essas conexões serão feitas por turboélices, que permitem maior economia e possibilitam tarifas mais baixas sem perder tempo em relação aos jatos", afirma. Segundo Janot, a Azul estuda 60 cidades de todo o País, mas ainda não definiu para que destinos regionais voará. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

#2 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 16 de outubro de 2010 - 13:25

Já tem ATR72-500 trocando de roupa em TLS, virando Azul.

#3 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2632

Postado 16 de outubro de 2010 - 13:28

Imaginando-se que a Azul atinja seu objetivo, a participação de mercado seria ampliada em percentuais parecidos sobre as outras empresas ou alguma perderia mais mercado para a Azul em detrimento a outras?

Eles (Azul) vão antecipar a operação dos ATR?

#4 bonetto

• Usuários
  • 300 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:29/07/1982
Reputação: 62

Postado 16 de outubro de 2010 - 13:49

QUOTE(Mastercaptain @ Oct 16 2010, 01:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Imaginando-se que a Azul atinja seu objetivo, a participação de mercado seria ampliada em percentuais parecidos sobre as outras empresas ou alguma perderia mais mercado para a Azul em detrimento a outras?

Eles (Azul) vão antecipar a operação dos ATR?

Master, ouvi de alguns colegas em VCP que ainda esse ano chegaria o ATR, e seria, por enquanto, o 500...
Sei tambem de alguns mecanicos da Azultec que estao em treinamento para trabalhar nos ATR's...
Tudo indica que no começo do ano eles ja estejam voando... mesmo sendo o 72-500, ja é uma grande noticia...

Abraços

#5 E195-SDU

• Usuários
  • 3919 Postagens
  • Interests:Adquirir informacoes.<br />Conversar com profissionais.
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:23/02/1981
Reputação: 513

Postado 16 de outubro de 2010 - 15:00

QUOTE(bonetto @ Oct 16 2010, 01:49 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Master, ouvi de alguns colegas em VCP que ainda esse ano chegaria o ATR, e seria, por enquanto, o 500...
Sei tambem de alguns mecanicos da Azultec que estao em treinamento para trabalhar nos ATR's...
Tudo indica que no começo do ano eles ja estejam voando... mesmo sendo o 72-500, ja é uma grande noticia...

Abraços

Impressionante! TRIP deve estar de olho vermelho e muita dor de cabeça. Não tenho dúvidas que a Azul vai bater de frente com sua concorrente...

#6 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3305

Postado 16 de outubro de 2010 - 16:13

QUOTE(Mastercaptain @ Oct 16 2010, 01:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Chegar a 20% significa que a Azul tem que triplicar de tamanho em 2 anos. Isso se nenhuma empresa trazer uma aeronave nova, terao que crescer 150% acima que seus concorrentes. E creio que vai roubar mais paxs quando operar em cidades fora de campinas, basta ver que estao montando um hub em CNF e outro em SSA.

#7 E195-SDU

• Usuários
  • 3919 Postagens
  • Interests:Adquirir informacoes.<br />Conversar com profissionais.
  • Data de Nascimento:23/02/1981
Reputação: 513

Postado 16 de outubro de 2010 - 17:13

QUOTE(A345_Leadership @ Oct 16 2010, 04:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Chegar a 20% significa que a Azul tem que triplicar de tamanho em 2 anos. Isso se nenhuma empresa trazer uma aeronave nova, terao que crescer 150% acima que seus concorrentes. E creio que vai roubar mais paxs quando operar em cidades fora de campinas, basta ver que estao montando um hub em CNF e outro em SSA.

Eu acho que a empresa visa mais gerar demanda do que roubar passageiro, para aumentar sua participação no mercado.

#8 SOUSA CPV

• Usuários
  • 2287 Postagens
  • Interests:Conhecimento e troca de informações
  • Cidade/UF/País:Campina Grande / Paraíba / Brasil
  • Data de Nascimento:02/04/1975
Reputação: 192

Postado 16 de outubro de 2010 - 17:26

Se tomarem cuidado muito em breve alguem tem de sair de Petrolina.
Tam, GOL, Avianca, Trip e em breve AZUL, sei não...

A GOL deveria cria GRU-PNZ-REC-PNZ-GRU para não perder mercado.

#9 EXPTATR

• Usuários
  • 318 Postagens
  • Data de Nascimento:01/01/1111
Reputação: 91

Postado 16 de outubro de 2010 - 22:00

Apenas duas observações:
1) A Azul não vai concorrer com a Trip
2) A Azul não vai receber o 72-500, e sim o 72-200 ate a chegada dos -600.

#10 EchoMike

• Usuários
  • 187 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:12/07/1987
Reputação: 19

Postado 16 de outubro de 2010 - 22:30

Basta TAM e Gol continuarem do jeito que estão.

#11 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 16 de outubro de 2010 - 23:39

QUOTE(E195-SDU @ Oct 16 2010, 05:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu acho que a empresa visa mais gerar demanda do que roubar passageiro, para aumentar sua participação no mercado.

um pouco dos dois. a empresa irá atrás de mercados sub-aproveitados e oferecerá um produto mais adequado, atraindo um público novo mas também tirando pax da concorrência. em vez de red-eye e pinga-pinga da TAM ou Gol, as pessoas poderão optar por um vôo non-stop [ou com uma conexão, vai] e horário conveniente pela Azul. foi o que a empresa fez em Campinas.

a Azul é a verdadeira linha aérea inteligente do país, mas ainda assim acho essa meta bastante alta.

QUOTE(EXPTATR @ Oct 16 2010, 10:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>

por quê?

#12 Sílvio MJ

• Usuários
  • 972 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/Pernambuco/Brasil
  • Data de Nascimento:28/10/1993
Reputação: 33

Postado 17 de outubro de 2010 - 13:18

Acho que PNZ não é base para se entrar com ATR. Se isso se concretize, seria bem mais interessante CNF-PNZ do que um PNZ-REC ou PNZ-SSA de ATR-72

#13 gabriel P

• Usuários
  • 735 Postagens
  • Cidade/UF/País:Aracaju- SE
  • Data de Nascimento:14/01/1992
Reputação: 30

Postado 17 de outubro de 2010 - 13:46

Pessoal, não usem esses exemplos que ele falou como futuras rotas. Vocês não lembram da Azul antes de iniciar as operações, que eles anunciaram rotas como CWB-CNF, sem escalas, etc? Quanto as rotas dos ATR, é melhor esperarmos para ver.

#14 Sílvio MJ

• Usuários
  • 972 Postagens

Postado 17 de outubro de 2010 - 14:39

QUOTE(gabriel P @ Oct 17 2010, 01:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pessoal, não usem esses exemplos que ele falou como futuras rotas. Vocês não lembram da Azul antes de iniciar as operações, que eles anunciaram rotas como CWB-CNF, sem escalas, etc? Quanto as rotas dos ATR, é melhor esperarmos para ver.

Eu citei aquelas rotas porque acho que são as que têm demanda a partir de PNZ e o ATR consegue fazerm, mas vamos esperar smile.gif

Editado por Sílvio MJ, 17 de outubro de 2010 - 14:39 .

#15 asm

• Usuários
  • 962 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:19/04/1973
Reputação: 138

Postado 17 de outubro de 2010 - 15:52

Posso dizer que voei Azul pela primeira vez ha alguns dias (Salvador-Campinas-Porto Alegre) e adorei. O Conforto da aeronave é imbatível. Com toda a certeza vou priorizar a Azul em detrimento da TAM ou Gol em todos os meus voos. Como eu tenho certeza que muitos outros pax farão o mesmo. E olha que tenho um bocado de milhas com o INfidelidade.

#16 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens
  • Data de Nascimento:22/09/1976
Reputação: 260

Postado 17 de outubro de 2010 - 16:07

Talvez a Azul pudesse incorporar alguns Airbus A320 para as rotas onde os E-Jets estejam mais cheios, aumentando a capacidade, e colocar os E-Jets em outras rotas, novas ou não. Acho que ajudaria a abocanhar mais mercado mais rapidamente!

#17 Leandrinho

• Usuários
  • 1278 Postagens
  • Cidade/UF/País:Baixada Santista
  • Data de Nascimento:14/09/1989
Reputação: 160

Postado 17 de outubro de 2010 - 17:50

QUOTE(EXPTATR @ Oct 16 2010, 11:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Apenas duas observações:
2) A Azul não vai receber o 72-500, e sim o 72-200 ate a chegada dos -600.

Credooo!

Além de surrados são barulhentos e muitooo usados, já que não se fabrica mais do modelo -200.
Se realmente for vir ATR's antes dos -600 estarem certificados, que venha os 72-500.
Aliás, alguém aí sabe se esses ATR's serão definitivos tb ou apenas provisórios enquanto não chegam os 72-600?

#18 bmallet

• Usuários
  • 107 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Data de Nascimento:16/06/1981
Reputação: 11

Postado 17 de outubro de 2010 - 23:51

Não pensem em vôos longos!!! O Neeleman deixou claro na entrevista a TV Brasil que os ATR's são para vôos em torno de 1 hora, no máximo 1:30h. PNZ-CNF portanto esquece. PNZ-SSA é mais viável.

#19 Sílvio MJ

• Usuários
  • 972 Postagens

Postado 18 de outubro de 2010 - 00:04

QUOTE(bmallet @ Oct 17 2010, 11:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não pensem em vôos longos!!! O Neeleman deixou claro na entrevista a TV Brasil que os ATR's são para vôos em torno de 1 hora, no máximo 1:30h. PNZ-CNF portanto esquece. PNZ-SSA é mais viável.

O PNZ-CNF que eu exemplifiquei seria um voo a ser operado com os E-JETS e não com os ATR. smile.gif

#20 bmallet

• Usuários
  • 107 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Data de Nascimento:16/06/1981
Reputação: 11

Postado 18 de outubro de 2010 - 14:21

QUOTE(Sílvio MJ @ Oct 18 2010, 01:04 AM) <{POST_SNAPBACK}>
O PNZ-CNF que eu exemplifiquei seria um voo a ser operado com os E-JETS e não com os ATR. smile.gif

Entendi errado então, valeu!!! checkmark.gif

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)