Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Brincadeira com laser põe em risco voos em Campinas

Já existem 35 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Elton Farias

• Usuários
  • 567 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasilia/DF/BR
  • Data de Nascimento:20/06/1980
Reputação: 72

Postado 22 de outubro de 2010 - 12:38

link: http://cosmo.uol.com.br/noticia/65816/2010...m-campinas.html

Uma brincadeira está ameaçando seriamente a segurança dos pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Segundo relatos de pilotos, algumas pessoas têm usado um objeto chamado laser pointer (um tipo de caneta que emite um facho de laser verde a quilômetros de distância, muito utilizado por astrônomos) contra as aeronaves que circulam no local durante a noite, em diversos horários. Os raios saem de bairros no entorno do terminal e conseguem alcançar os aviões em seu momento mais crítico, quando sobrevoam a pista a uma altura máxima de 40 metros. Seja durante o pouso ou a decolagem, a luz costuma ser direcionada bem em direção à cabine, no rosto do piloto ou copiloto, o que pode provocar uma distração capaz de acabar em tragédia.

De acordo com Marcos Victor Pimentel de Almeida, coordenador de Segurança Operacional de Viracopos, desde julho, pilotos de várias empresas já registraram 64 reclamações sobre o mesmo problema. 'O laser pode provocar a distração ou até mesmo uma cegueira temporária no piloto' , alerta ele. 'O que nos incomoda é o crescimento dessas ocorrências aqui. Passamos a acompanhar as reclamações e, de alguns meses para cá, percebemos um crescimento do problema. Isso já chamou a atenção da SIPACEA (Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo). Também já nos reunimos com a Polícia Militar para nos auxiliar no controle' , acrescenta Almeida.

Muito complicado isso... Durante um pouso no Galeão ficaram apontando uma caneta dessas para o avião...

#2 KC-767

• Moderador
  • 6609 Postagens
  • Interests:Aviação, Carros, Caminhões, Desenho, Esportes (automobilismo, boxe, futebol), Fotografia, Viagens.
  • Cidade/UF/País:Osasco - SP
  • Data de Nascimento:01/02/1984
Reputação: 203

Postado 22 de outubro de 2010 - 13:11

Putz, pior que esses tempos atrás, vi uns equipamentos que emitem LASER serem vendidos na Santa Ifigênia, em São Paulo. E qquer um pode comprar. Nem sei quanto era.

Mas hoje, vários instrumentos de medição, como trena, medidor de esquadro de obras e tal são via LASER. Ou seja, qualquer um pode comprar e não é tão caro assim. Tendo em casa e caindo em mãos erradas, dá nisso.

#3 LV-LEO

• Desligados
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:26/04/1978
Reputação: 340

Postado 22 de outubro de 2010 - 13:45

Primeira reportagem que vejo a respeito. Espero que tenha conscientize as pessoas...

#4 Cop.Alberto

• Usuários
  • 305 Postagens
  • Cidade/UF/País:RJ
  • Data de Nascimento:00/00/0000
Reputação: 73

Postado 22 de outubro de 2010 - 14:10

QUOTE(LV-LEO @ Oct 22 2010, 02:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Primeira reportagem que vejo a respeito. Espero que tenha conscientize as pessoas...

já fui alvo desse laser em Vitória e Goiânia.

#5 Gustavo Gusmão

• Usuários
  • 194 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/Pernambuco/Brasil
  • Data de Nascimento:14/07/1987
Reputação: 39

Postado 22 de outubro de 2010 - 14:51

Brazil.gif

#6 TMA-SP

• Usuários
  • 2585 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas-SP
  • Data de Nascimento:05/06/1987
Reputação: 93

Postado 22 de outubro de 2010 - 15:13

Outro dia passando em um cruzamento, um babaca estava apontando isso para os motoristas.
Dei uma baita lição de moral no cara, que ficou BEM sem graça na frente dos amigos rofl.gif

#7 Low Rider

• Usuários
  • 235 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:10/05/1984
Reputação: 4

Postado 22 de outubro de 2010 - 15:18

e Isso tbm tem acontecido em Gru e Cgh com bastante frequencia.... ranting_1.gif

#8 FernandoE120

• Usuários
  • 107 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/05/1976
Reputação: 8

Postado 22 de outubro de 2010 - 15:31

aí vai minha contribuicao:

-Já tive em Sao José do Rio Preto, quando voava na Passaredo.

-Já tive perto de casa, dirigindo.

Temos que divulgar e, se for o caso, fazer RELPER.

Abracos.

#9 NasciAlli

• Usuarios
  • 360 Postagens
  • Cidade/UF/País:Serra,Es,Brasil
  • Data de Nascimento:03/08/1996
Reputação: 42

Postado 22 de outubro de 2010 - 18:38

isto é Brasil Brazil.gif

Editado por NasciAlli, 22 de outubro de 2010 - 18:38 .

#10 Halison Bruno

• Usuários
  • 767 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:27/09/1989
Reputação: 197

Postado 22 de outubro de 2010 - 18:51

QUOTE(NasciAlli @ Oct 22 2010, 07:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
isto é Brasil Brazil.gif

Acho que esse jargão não se aplica nesse caso, desculpa.

#11 Henrique C.S.

• Usuários
  • 33 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:03/05/1991
Reputação: 0

Postado 22 de outubro de 2010 - 19:03

Só por esclarecimento...

Isso custa R$70,00 na Sta. Efigenia, ou seja qqr um pode comprar

#12 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 22 de outubro de 2010 - 19:35

QUOTE(Halison Bruno @ Oct 22 2010, 07:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que esse jargão não se aplica nesse caso, desculpa.

Por quê não?

Brasil = país da impunidade, do "vai dar em nada", do "coitadismo" e do "passa a mão na cabeça porque ele é um coitado".

Assassinos confessos estão na rua por ordem judicial (outros sequer presos foram) por quê um idiota que aponta um laser para uma aeronave lotada de gente iria para a cadeia?

Tenho inúmeras reservas com relação aos EUA em diversos aspectos, mas a lei por lá é bem, BEM pesadinha...o camarada sente o peso, a presença da lei e da possibilidade REAL de punição.

Dou o meu (mau) exemplo de testemunho. Morei por lá em 2001 para estudar e certa noite resolvi comemorar a despedidade de alguns colegas da escola em uma cervejaria em Berkeley-CA. Estava com um carro alugado e tals. Enchi a cara e voltei para casa de madrugada, que ficava a 12 quadras de onde estava e ao chegar meu "host father" me aguardava. Ao ver que eu estava bêbado e havia dirigido, me perguntou: Você faz idéia que se matasse alguém com este carro poderia pegar perpétua ou mesmo dealth penalty aqui?

Juro para você que ATÉ HOJE (8 anos depois de ter voltado dos EUA), mesmo morando no Brasil não dirijo depois de beber qualquer coisa que seja. Aquilo que ele me falou me fez sentir algo que não sentimos aqui, o PESO DA LEI. O raciocínio aqui, coletivamente, é o da impunidade e se você for um pouco mais abastado então...

Isso é Brasil sim, infelizmente mas não exclusivamente wink.gif

Rafael

#13 pedro mi

• Usuários
  • 18 Postagens
  • Cidade/UF/País:curitiba/parana/brasil
  • Data de Nascimento:29/07/1982
Reputação: 0

Postado 22 de outubro de 2010 - 21:21

Já fui vitima tbem em Campinas, Sorocaba e voando pelos corredores visuais de SP.
Tem sites que vendem esse Laser verde por 15 dólares.
Como disseram acima, vamos fazer Relprev.

#14 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3131

Postado 22 de outubro de 2010 - 22:27

uma busca no forum é possivel ter uma perfeita ideia da gravidade que é essa porcaria e o pq a proibiçao é nescessaria!

#15 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 22 de outubro de 2010 - 23:07

eu queria um :

o que eles querem dizer com "distração"??

#16 Rafaelguimaraes

• Usuários
  • 3557 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:10/11/1974
Reputação: 550

Postado 22 de outubro de 2010 - 23:11

QUOTE(philoclimber @ Oct 23 2010, 12:07 AM) <{POST_SNAPBACK}>
eu queria um :

o que eles querem dizer com "distração"??

Imagina uma luz verde e com forte intensidade iluminando uma cabine à noite. Isso pode, mesmo que por alguns preciosos segundos, distrair a atenção dos pilotos em momentos cruciais, onde toda a atenção deve estar voltada para os procedimentos.

Sobre querer um, não há serventia caso você não seja observador de astros no céu. E em locais ermos, longe de aeroportos, por favor. wink.gif

Rafael

#17 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 22 de outubro de 2010 - 23:14

QUOTE(Rafaelguimaraes @ Oct 23 2010, 12:11 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Imagina uma luz verde e com forte intensidade iluminando uma cabine à noite. Isso pode, mesmo que por alguns preciosos segundos, distrair a atenção dos pilotos em momentos cruciais, onde toda a atenção deve estar voltada para os procedimentos.

Sobre querer um, não há serventia caso você não seja observador de astros no céu. E em locais ermos, longe de aeroportos, por favor. wink.gif

Rafael

hahahha..po eu escrevi "eu quertia um esclarecimento"..mas errei apaguei a palvra e quando postei vi que tinha ido "eu queria um"..haha atpé pensei que alguém fosse achar que eu queria "um" mas pra fazer fumaça, mas enfim já tinha ido..
eu não quero um laser não...haha

eu só achei estranho esse termo "distração" e não sabia se era um termo técnico ou a mesma coisa que eu e vc estávamos pensando.

veleu! yesyes.gif

#18 Diego Casarejos

• Usuários
  • 116 Postagens
  • Cidade/UF/País:Santana de Parnaiba / SP / BR
  • Data de Nascimento:06/09/1987
Reputação: 6

Postado 22 de outubro de 2010 - 23:34

Ja está até no ATIS de SBKP, hoje coloquei e tinha algo parecido com isso "...possibilidade de ofuscamento por faixo de luz durante aproximação..."
galera da azul que ouve mais deve saber

#19 Hallan_Dryan

• Usuários
  • 425 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ / Brasil
  • Data de Nascimento:06/08/1986
Reputação: 29

Postado 23 de outubro de 2010 - 00:33

Infelizmente já passei por essa situação.
Eu estava no R22 e era um laser verde. Foi em SP próximo ao Extra Jaguaré. A cabine ficou inteiramente verde, ofuscando os instrumentos, visão etc.
Na hora deu até vontade de fazer um 360 mas como já estava deixando a área controlada, resolvi prosseguir o voo.
Foi a primeira vez mas fiquei bastante assustado.

#20 KC-767

• Moderador
  • 6609 Postagens
  • Interests:Aviação, Carros, Caminhões, Desenho, Esportes (automobilismo, boxe, futebol), Fotografia, Viagens.
  • Cidade/UF/País:Osasco - SP
  • Data de Nascimento:01/02/1984
Reputação: 203

Postado 23 de outubro de 2010 - 07:50

QUOTE(Hallan_Dryan @ Oct 23 2010, 12:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Infelizmente já passei por essa situação.
Eu estava no R22 e era um laser verde. Foi em SP próximo ao Extra Jaguaré. A cabine ficou inteiramente verde, ofuscando os instrumentos, visão etc.
Na hora deu até vontade de fazer um 360 mas como já estava deixando a área controlada, resolvi prosseguir o voo.
Foi a primeira vez mas fiquei bastante assustado.

Eu acho que eu já vi esse babaca aí. Eu passo a noite por ali e já vi, saindo de um condomínio com uns prédios amarelinhos, de poucos andares. Faz um tempo já que não vejo, mas quando ver denovo, vou tentar pegar de que prédio e de que apartamento é e mando um RelPer.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)