Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

TRIP: Vôos internacionais em 2011 / AZUL: Abertura da PLU com ATR.

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 10 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Approach-Air

• Usuários
  • 3132 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:26/05/0000
Reputação: 105

Postado 11 de novembro de 2010 - 16:56

Trip: planos de expansão e voos mais altos

Durante a última edição da Abav, no Riocentro, a Trip e o Ministério do Turismo anunciaram uma parceria para descontos de 35% nas tarifas para os destinos dentro do programa Viaja Mais Melhor Idade, destinado ao público da terceira idade. Mas os projetos da maior companhia aérea regional do país, e a terceira em número de voos, vão mais longe. O diretor de Marketing e Vendas da Trip, Evaristo Mascarenhas, confirma que até maio a Trip passa a adotar uma nova plataforma de vendas, o Sabre Sony que permitirá acesso ao GDS ampliando assim o processo de comercialização. Também confirma o programa de internacionalização dos voos que depende apenas de autorização da Anac e a chegada de mais dez aeronaves até 2011. No último dia 24 a Trip apresentou sua nova campanha publicitária com o slogan "Tem algo diferente no ar". A ação reforça o posicionamento da empresa, criada há mais de 12 anos que conta com a maior frota de aeronaves regionais do país.

M&E – O Brasil se prepara para receber mega eventos até 2016 como Copa e Olimpíadas. O que a aviação regional pode representar como facilitador de acesso aéreo às cidades de menor porte?

Evaristo Mascarenhas – A aviação regional terá um papel fundamental neste processo de acessibilidade aéreo permitindo aos turistas e torcedores se deslocarem de uma cidade para outra. Lembro que a Trip opera hoje a partir do Rio de Janeiro para 58 cidades e isso sem dúvida é um grande facilitador já que muitas destas cidades não são servidas pelas grandes companhias. Creio que seja importante ao governo entender a importância deste segmento e reconheço que o principal gargalo hoje para as regionais está relacionado a infraestrutura dos aeroportos regionais. Atualmente não existem condições para operar em todas as cidades que gostaríamos. A malha aérea regional não passa de 5% e precisamos melhorar as condições de alguns aeroportos que não têm sequer aparelhos de raixo X e outros equipamentos essenciais para operações regulares. A privatização é apenas uma das possibilidades e creio que é importante sim passar a administração destes aeroportos para a esfera federal e não municipal como acontece atualmente. Cabe ao governo decidir o que é melhor, pois se trata de uma questão estratégica para o desenvolvimento regional. Lembro ainda que algumas cidades têm oferecido redução de impostos como forma de incentivo como aconteceu com Minas Gerais, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Isso dá mais fôlego para as regionais e facilita a implantação de novas aeronaves.

M&E – As grandes companhias têm operadoras próprias que comercializam pacotes com hospedagem. A Trip pensa também em operar neste segmento? E em relação a novas alianças?

Evaristo Mascarenhas – Temos ideia sim já a partir de 2011 passar também a oferecer pacotes de viagens, mas sem abrir mão da intermediação do agente de viagens que é nosso parceiro. Nossa ideia é não ter vendas diretas, mas sim por meio das agências, pois acreditamos que este é o distribuidor dos fornecedores para o mercado e vamos continuar a prestigiar estes profissionais. Quanto a questão das alianças nós já temos um acordo com a Tam que é a nossa parceira e vamos mudar a partir de maio de 2011 nossa plataforma para o Sabre. Isso nos dará acesso acesso ao GDS permitindo a comercialização e acordos de code share de uma maneira mais automática facilitando o bloqueio de assentos.

M&E – E o processo de internacionalização da Trip? Existem planos de operar em cidades de fronteira?

Evaristo Mascarenhas Este é um processo que depende ainda da autorização da Anac e estamos aguardando apenas a licença para este tipo de operações já a partir de 2011. Creio que o principal benefício para o passageiro não é nem tanto o custo, porém o tempo de viagem. Em alguns casos o passageiro é obrigado a realizar escalas totalmente fora da rota tendo que vir a São Paulo antes, por exemplo, para fazer uma viagem entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra. A ideia da Trip é interligar cidades de fronteira reduzindo assim o tempo de viagem e ao mesmo tempo permitindo uma redução também no custo da passagem. Dentro do programa de expansão do turismo para a América do Sul e outros destinos este processo será de fundamental importância.

Entrevista completa: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/F...amp;IndSeguro=0

-------------------------------------

Azul já supera metas prestes a completar dois anos de operação

Segundo Pedro Janot, os números são expressivos sobretudo porque a empresa trabalha exclusivamente com Jatos Embraer 190/195 com capacidade para até 100 pessoas."A Azul foi a única companhia do mundo a transportar 2 milhões de passageiros no primeiro ano de operação e estamos batendo sucessivos recordes mundiais. Seguimos firmes para atingir a meta de até 2013 contar com um frota de 83 aeronaves para transportar seis milhões de passageiros por ano."

A Azul atualmente é a terceira maior companhia área do Brasil, detendo 6,9% do mercado doméstico de passageiros. Se alcançar o previsto até 2013, passará a responder entre 16% a 20% dessa fatia de consumidores. A Azul cargo conta com 50 lojas em todo o país, atendendo 3 mil cidades se consideradas as conexões rodoviárias.

Na avaliação do presidente Pedro Janot, os bons resultados obtidos até aqui se devem em parte ao fato da Azul ser uma companhia que está olhando o Brasil para dentro. "Enquanto as demais apostam em voos internacionais, estamos indo para o interior do país. As indústrias estão sendo descentralizadas das grandes cidades e, como as rodovias estão em condições precárias, as empresas demandam por nossos serviços", explicou.

Para exemplificar, ele lembrou que em 2008 o Aeroporto de Viracopos em Campinas, no interior de São Paulo, teve movimentação anual de 800 mil passageiros. Depois que se transformou em ponto chave da Azul com partidas para várias cidades do país e do próprio interior de São Paulo, em 2010, teve movimentação de 4,2 milhões de passageiros até o momento. Dentro de algum tempo, algo semelhante deverá ocorrer no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, de onde a Azul passará a operar com aviões turbohelice (70 passageiros) para cidades secundárias como Montes Claros, Juiz de Fora e outras no interior do Estado.

O presidente do Conselho Empresarial do Turismo da ACMinas, Roberto Fagundes, avaliou que essa será uma medida muito importante para Minas."Isso demonstra o comprometimento da Azul em atender bem aos mineiros. Hoje já temos boas opções de voos em Confins e a ampliação na Pampulha certamente terá êxito. Além disso, quero reforçar que estamos trabalhando junto ao Governo de Minas para que seja viabilizada a instalação do Centro de Treinamento e Manutenção da Azul em Minas Gerais", afirmou.

http://www.mercadoeeventos.com.br/script/F...amp;IndSeguro=0

#2 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 11 de novembro de 2010 - 18:30

Conforme eu já tinha dito por aqui, a Azul não vai perder tempo com a Pampulha. Se a Trip botou as asas de fora em CNF, a concorrência vai pra PLU. Segundo eu fiquei sabendo, a Azul vai colocar ônibus entre PLU e CNF, fazendo a ligação do interior de Minas com o segundo maior hub. Não vai ficar exatamente uma conexão linda, mas acho que foi a saída encontrada pra não entregar mais ainda o aeroporto central nas mãos da Trip. Futuramente acredito que a Pampulha fique com fluxo o/d, disposto a pagar tarifas mais altas e novos voos sejam criados do interior direto para Confins, visando conexões e a fatia do público que não está disposta a pagar mais pra descer na Pampulha.

Sobre o centro de manutenção, apesar de Campinas já estar no páreo e ser o main hub da Azul, vale lembrar que com a Gol a briga foi a mesma e MG ganhou. A AD já vem nacionalizando suas aeronaves em Confins há algum tempo, trajetória idêntica a que foi seguida pela laranja há alguns anos.

#3 Sílvio MJ

• Usuários
  • 972 Postagens
  • Cidade/UF/País:Recife/Pernambuco/Brasil
  • Data de Nascimento:28/10/1993
Reputação: 33

Postado 11 de novembro de 2010 - 18:56

Interessante a proposta de voos internacionais da TRIP, mas deve ficar dentro da proposta da empresa. Deverão vir ligações como CGB-VVI (como citado), CGR-VVI, CGR-LIM, BEL-CAY, MAO-CCS, etc.

#4 Approach-Air

• Usuários
  • 3132 Postagens

Postado 11 de novembro de 2010 - 19:22

QUOTE(E175 @ Nov 11 2010, 06:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Conforme eu já tinha dito por aqui, a Azul não vai perder tempo com a Pampulha. Se a Trip botou as asas de fora em CNF, a concorrência vai pra PLU. Segundo eu fiquei sabendo, a Azul vai colocar ônibus entre PLU e CNF, fazendo a ligação do interior de Minas com o segundo maior hub. Não vai ficar exatamente uma conexão linda, mas acho que foi a saída encontrada pra não entregar mais ainda o aeroporto central nas mãos da Trip. Futuramente acredito que a Pampulha fique com fluxo o/d, disposto a pagar tarifas mais altas e novos voos sejam criados do interior direto para Confins, visando conexões e a fatia do público que não está disposta a pagar mais pra descer na Pampulha.

É verdade. Mas eu não acredito que ela só fará vôos dentro do estado de Minas Gerais, se a TRIP já opera PLU-GRU, é bem provavel que ela opere por exemplo, PLU-SDU e PLU-VIX, dentre outros.

#5 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 11 de novembro de 2010 - 19:28

QUOTE(Approach-Air @ Nov 11 2010, 08:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
É verdade. Mas eu não acredito que ela só fará vôos dentro do estado de Minas Gerais, se a TRIP já opera PLU-GRU, é bem provavel que ela opere por exemplo, PLU-SDU e PLU-VIX, dentre outros.

Eu acho que não. A operação de Confins não vai caber na Pampulha e operar lá os mesmos trechos seria um tiro no próprio pé. A não ser que ela coloque o jato e faça voos para SDU, BSB e quem sabe CGH. Nesse caso não haveria muita briga com o hub Confins e serviria de forma competitiva nessas pontes, que já são bem conectadas com o resto do país através de outras companhias.

#6 RCWSKY

• Usuários
  • 3234 Postagens
  • Interests:Aeroportos e Aviação Comercial Brasileira.
  • Cidade/UF/País:RIO CLARO-SP-BRASIL
  • Data de Nascimento:28/02/1967
Reputação: 235

Postado 11 de novembro de 2010 - 23:57

QUOTE(Sílvio MJ @ Nov 11 2010, 07:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Interessante a proposta de voos internacionais da TRIP, mas deve ficar dentro da proposta da empresa. Deverão vir ligações como CGB-VVI (como citado), CGR-VVI, CGR-LIM, BEL-CAY, MAO-CCS, etc.

...ou entrar na concorrência com a PLUNA..., talvez! uhm.gif
Para isso, ela terá no próximo ano, dois Embraer-190.

VCP-MVD
VCP-AEP
CNF-MVD
CNF-AEP
CWB-AEP
...entre outros...!

#7 Approach-Air

• Usuários
  • 3132 Postagens

Postado 12 de novembro de 2010 - 00:13

Eu acho que não. A operação de Confins não vai caber na Pampulha e operar lá os mesmos trechos seria um tiro no próprio pé. A não ser que ela coloque o jato e faça voos para SDU, BSB e quem sabe CGH. Nesse caso não haveria muita briga com o hub Confins e serviria de forma competitiva nessas pontes, que já são bem conectadas com o resto do país através de outras companhias.

Seria algo como 1 frequência diária com ATR - Acredito que não afetaria CNF.

QUOTE(RCWSKY @ Nov 11 2010, 11:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
...ou entrar na concorrência com a PLUNA..., talvez! uhm.gif
Para isso, ela terá no próximo ano, dois Embraer-190.

VCP-MVD
VCP-AEP
CNF-MVD
CNF-AEP
CWB-AEP
...entre outros...!

A TRIP? uhm.gif

Eu vejo ela investindo mais em CNF. Na verdade, ela abortou muito seus planos em VCP depois da entrada da Azul.

Editado por Approach-Air, 12 de novembro de 2010 - 00:13 .

#8 Erick Carvalho

• Usuários
  • 237 Postagens
  • Cidade/UF/País:Manaus/Amazonas/Brasil
  • Data de Nascimento:08/01/1996
Reputação: 3

Postado 12 de novembro de 2010 - 12:45

Li em um jornal local, acho que em 2008, uma matéria do presidente da TRIP falando sobre essas rotas. Lembro que lá dizia que ela iria começar a operar MAO-BVB-PBM-CAY e MAO-TBT-LIM.

#9 ExuKavera

• Usuários
  • 163 Postagens
  • Cidade/UF/País:Juiz de Fora
  • Data de Nascimento:17/12/1984
Reputação: 4

Postado 12 de novembro de 2010 - 13:36

Só vejo a Trip operando um vôo diário (ou nem isso) em dezenas de rotas e varios pinga-pingas. Acho que eles deveriam começar a pensar em oferecer um produto mais competitivo, como rotas com mais frequencias já que seus planos de expansão vão bater de frente com TAM, Gol, Azul, etc. Obviamente nem todas as rotas conseguem assegurar uma oferta maior, mas muitas sim. Querem com poucos aviões servir 200 cidades e agora ja falam em exterior... A azul AINDA não bateu de frente, mas quando chegar pode ser tarde para arrumar a casa, a hora de se consolidar e assegurar sua fatia no mercado é agora, não quando vier uma competidora com um produto mais atraente e "roubar" seus clientes. Por enquanto a Trip reina praticamente sozinha, aí parece tudo muito facil.

#10 Marco SBCT

• Usuários
  • 2146 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:21/04/1953
Reputação: 35

Postado 13 de novembro de 2010 - 22:27

QUOTE(ExuKavera @ Nov 12 2010, 02:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Só vejo a Trip operando um vôo diário (ou nem isso) em dezenas de rotas e varios pinga-pingas. Acho que eles deveriam começar a pensar em oferecer um produto mais competitivo, como rotas com mais frequencias já que seus planos de expansão vão bater de frente com TAM, Gol, Azul, etc. Obviamente nem todas as rotas conseguem assegurar uma oferta maior, mas muitas sim. Querem com poucos aviões servir 200 cidades e agora ja falam em exterior... A azul AINDA não bateu de frente, mas quando chegar pode ser tarde para arrumar a casa, a hora de se consolidar e assegurar sua fatia no mercado é agora, não quando vier uma competidora com um produto mais atraente e "roubar" seus clientes. Por enquanto a Trip reina praticamente sozinha, aí parece tudo muito facil.

Mas podemos ter certeza que a TRIP deve ter uma equipe de analistas de mercado atenta aos movimentos da concorrência para se anteciparem no lançamento de novas rotas e ajustes na malha. Qunato à frota terão de ampliar ou vou se dar mal, como falastes.
Abs.

#11 FlyerOne

• Usuários
  • 4278 Postagens
  • Cidade/UF/País:Somewhere
  • Data de Nascimento:00/00/0000
Reputação: 360

Postado 13 de novembro de 2010 - 22:44

QUOTE(Erick Carvalho @ Nov 12 2010, 12:45 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Li em um jornal local, acho que em 2008, uma matéria do presidente da TRIP falando sobre essas rotas. Lembro que lá dizia que ela iria começar a operar MAO-BVB-PBM-CAY e MAO-TBT-LIM.

Acho bem provável um circular fazendo MAO-BVB-GEO-PBM-CAY-MCP-BEL. BVB-CCS é bem possível também, assim como um RBR-CZS-LIM.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)