Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Tam em descrédito

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 28 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 FSXPilot

• Usuários
  • 203 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:12/05/1972
Reputação: 52

Postado 29 de novembro de 2010 - 22:55

QUOTE(Road Runner @ Nov 29 2010, 06:00 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Eu ia falar o mesmo que você mas preferi não falar por que ia rolar aquela ladainha "Ahh staff é isso, staff é aquilo".

Leu meu pensamento, por isso aplaudo de pé.
E ainda complemento: se tá tão bom de hora e folga, por que não se dispor a escala, em vez de arrotar que tá sobrando hora/folga??

meus dois cents...

Eh por causa de gente que acha que a empresa te faz um favor em te empregar, ou que acha que voando regulamentado ou em folga, depois do furacao vai ser valorizada que as coisas chegaram onde estao. Profissionalismo tem que ser uma via de mao dupla. Empregado/ Empregador.

#22 FSXPilot

• Usuários
  • 203 Postagens

Postado 29 de novembro de 2010 - 23:04

QUOTE(Airbus-FA @ Nov 29 2010, 06:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Outra palhaçada, é cmte iniciar o voo em SP "passando mal" e deixar premeditadamente para desembarcar em POA onde mora a namorada, mas onde a empresa tem bem mais dificuldade de substituí-lo, algo que seria relativamente fácil ainda em SP. E o pior, deixando isso bem claro para toda a trip e ainda rindo da sua própria esperteza de ficar com a namorada e ainda "ferrar" um pouquinho com a empresa, achando isso lindo.

E vcs sabem que essas coisas são bem comunzinhas tanto com os técnicos como com os comerciais.

Quer dizer que esta relativamente facil arranjar comandante na base ? Vai la no hangar e ajuda os caras da escala a procurar porque eles nao estao procurando no mesmo lugar que vc. Toda hora tem aviao parado em sp por falta de tecnico. Vc foi la e falou pro cmte desse poa ai que isso que ele tava fazendo era errado ? Que ia prejudicar outros cmts ? Nao ? Entao nao adianta reclamar aqui. Vamos chutar que 5% do grupo (incluindo tecnicos e comerciais) sejam desse estilo gerson, mesmo assim nao eh por causa desse grupo que estamos passando pelo o que esta acontecendo nos ultimos meses. Isso chama-se INCOPETENCIA.

Acorda alice.

#23 A320PRMHZ

• Usuários
  • 780 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:03/02/1978
Reputação: 176

Postado 29 de novembro de 2010 - 23:15

QUOTE(Airbus-FA @ Nov 29 2010, 10:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas voltando ao outro assunto, eu conheço pelo menos 2 comissários que foram em um psiquiatra indicado para conseguirem se enconstar, de caso pensado, estavam apenas cansados, não sentiram que estavam abalados emocionalmente ou coisas assim. Planejaram isso apenas para poder ficar de "férias prolongadas" e saíram rindo da cara da empresa qdo conseguiram o benefício do INSS, sem nenhum problema real e nenhum plano de se tratar com medicamentos e terapia. E a gente sabe que são bem mais do que esses 2 que eu conheço.
Eu não queria entrar na discussão... Mas entendi os pontos que o colega Airbus-FA quis dizer.

Enquanto tem gente voando com 8 folgas cravadinhas, tem gente no mesmo equipamento (e mais nova de empresa), tendo 10-12 folgas/mes. Gente fazendo 2-3 voos inter "file" por mes (inativos SCL/pernoite LIM ou aquela chave com 3 pernoites seguidos em BUE) enquanto o 'baixo clero' tem 12h cravadinhas de descanso numa chave de 4-5 pernas de voos curtos (POA CWB CNF BSB).

Tambem conheco um "colega" (nao sei se é o mesmo... rs) que esta de "Ferias INSS" e diz que só volta assim que a Turma subir pro 330. Segundo esse 'colega', "batidao da Nacional nunca mais"!

Ja fui orientado por "colegas" para comprar novo chip pro celular, deixando o atual cadastrado exclusivamente para a Escala (este chip seria ligado apenas nos momentos de Sobreaviso). Assim. nas folgas e pernoites, a Escala nao teria como me achar p/ eventual alteração. Isso sem falar que ninguem atende ao fone do quarto mesmo... (Comandantes no briefing falam isso "a gente combina o almoço na van... nao atendo telefone em pernoite. Deixem recado debaixo da porta. Tiro o plug da tomada mesmo!!")

Semana passada, durante o servico de bordo a colega me chamou e eu nao ouvi. Era +/- 16h30. Ela me chamou "mais alto" e falei: "Desculpe, mas voando desde as 6h da manha, 4o voo do dia, neste horario estou aqui 'só de corpo presente'..." Os Clientes (alguns executivos engravatados) ficaram chocados e perguntaram "Voces estao trabalhando desde as 6 da manha?". Respondi "Sim senhor. 'Jeito TAM de voar, Paixao por voar e servir'. Aceita algo mais? Com licença!" e puxei o trolley...

Entao, o buraco é mais em baixo... Todos reclamam de Tudo. Nada esta bom. Como muitos, estou com ferias vencidas e irei goza-las no limite da Lei (1 ano e 11 meses). Enquanto na Laranja a Escala foi publicada ate 06/Jan, aqui foi publicada ate o dia 15, aumentando a tensão e ansiedade ref. programacao Natal/Reveillon. O sujeito tenta emitir um TKT "Embarque Ja" e nao consegue, ja que todos os voos estao lotados. Ao emitir RIP, nós e familiares passamos por verdadeira humilhação nos balcoes de Check-in.

Fico grato por estar empregado, receber em dia o Salario/Diarias e trabalhar numa empresa do nivel da TAM. E saber que em 2011, minha vez de subir pro 330/777 chegará. Sem pisar nem F#der ninguem. Até la, vamos empurrando! E como fiz o grupo, "É o que temos para o momento!".

#24 Rodney Soares

• Usuários
  • 1089 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/CE/Brasil
  • Data de Nascimento:24/04/1975
Reputação: 19

Postado 30 de novembro de 2010 - 00:28

Senhores, vamos manter o respeito aos colegas e evitar palavras de baixo calão, por favor. Educação em qualquer mensagem, em 1º lugar.
Ninguém é obrigado a vir aqui para ler esse tipo de coisa, ainda mais recheado de insultos e provocações.

Eu hein.

Editado por Rodney Soares, 30 de novembro de 2010 - 00:32 .

#25 CabinCrew

• Usuários
  • 1505 Postagens
  • Cidade/UF/País:SP Capital
  • Data de Nascimento:10/05/1986
Reputação: 202

Postado 30 de novembro de 2010 - 03:49

eu acho que ficar procurando uma resposta so para esse problema todo que e tam enfrenta nos ultimos dias e meio inútil porque se parar pra ver direito veremos varios motivos de varias ordens e varias origens. escala ineficiente nao e problema exclusivo da tam entretanto sobre a vermelha que posso opinar melhor, acontecem todas as coisas que ja falaram aqui e outras o fato e que tudo que ja foi falado aqui e causa dos acontecidos. existem os espertos que saem de inss sem precisar, existem os que foram honestos (e eu sei de alguns casos) e foram na chefia pedir férias porque depois dos sucessivos cancelamentos ja nao estavam aguentando mais, bem como também existem os que deram dispensa médica apenas de alguns dias para recuperar as energias depois de muito voar e nao ter um descanso compatível com o corpo humano e nao apenas compatível com a lei. soma se isso ao fato de um planejamento sim falho de escala (esqueceram os pobres coitados que foram mandados embora ano passado muitos inclusive oriundos de terra com anos de casa) isso tudo soma descontentamento geral e torna tudo uma grande bola de neve ou se preferirem um grande círculo vicioso. de mim posso falar que entre altos e baixos sou mais um dos que vai tirar férias no limite da lei, 8 folgas sao a regra, e continuo voando firme e forte tive cabeca boa pra aguentar o tranco, mas acreditem em 21 dias de programacao 2 voos de 6 dias 1 de 3 dias e mais um de 4 dias TODOS com monofolga minha vida literalmente paralisou. nao e facil. enfim divaguei um pouco mas e isso ai. e desculpem os erros to digitando do meu celular. Abracos. e to torcendo MUITO pra tam sair logo dessa situação apesar dos pesares eu gosto muito de voar na vermelha.

#26 Islander

• Membro Honorário
  • 2804 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP - Brasil
  • Data de Nascimento:10/10/1973
Reputação: 495

Postado 30 de novembro de 2010 - 08:03

QUOTE(Airbus-FA @ Nov 29 2010, 06:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu não estou de palhaçada. E sim, eu sei o que está acontecendo na empresa. PALHAÇADA é o que muitos colegas estão fazendo. Vou falar pelo grupo de comissários.
A empresa tem muita coisa para mudar, tem muito para melhorar, mas não é dando DM de psiquiatria sem estar verdadeiramente com problemas, que vai melhorar, pelo contrário, vai piorar para os colegas que estão aqui, como disse outro nobre colega, igual baratas tontas no aeropporto sem saber para onde vão.

Vocês sabem porque a Tam está dando preferência a contratar comissários homens???? Pq muitas, mas muitas meninas mesmo (um número que vai causar problemas para a escala), estão planejando ficar grávidas no período da copa em 2014, deixando assim a empresa na mão, isso é sabotagem. Estão planejando ficar grávidas para juntar o desejo de ser mãe com a preguiça de trabalhar num período de operação especial na aviação brasileira, isso é uma sabotagem barata, falta de caráter, tão grande como de quem produra se encostar no INSS por meses apenas porque está cansado. E acreditem um dos principais motivos de falta de tripulantes comerciais para fechar a escala não é número reduzido de contratações, mas sim alto índice de CMS afastados. Vc se encosta quando está DOENTE, e não cansado. basicamente é isso. REPITO, não estou condenando quem se afasta por motivo real de saúde, estou condenando quem se afasta por mero cansaço, por mera vingança da empresa por sua escala ter sido alterada algumas vezes ou coisas assim. Isso é abominável.

Não estou tentando defender a empresa, mas tripulante não é santinho não!

Botar um filho no mundo por isso demonstra bem o nivel do pessoal. Depois reclamam da fama que tem!

/o que ocorre, na minha opinião, é uma fiscalização da ANAC na TAM, que até agora tinha estado incólume de problemas, sendo que todo mundo sabe que tem os mesmos problemas das outras empresas. Só que a ANAC, aparentemente, foi em cima e agora a coisa apertou... Enquanto Web, Gol, Passaredo, etc, vinham cancelando voos ao longo do mes pra manter as trips no limite, a TAM vinha operando no modo de sempre. Agora a coisa apertou e a casa caiu... Igual as outras empresas.

As empresas precisam se conscientizar que o simples respeito a Regulamentação do Aeronauta não é masi suficiente. Este regulamento foi escrito numa época em que as aeronaves não operavam H24 como hoje. Isso requer novos padrões de escala com estudo scientificos de fadiga, padrões que vem sendo adotado no mundo, inclusive pela ICAO. A própria ANAC tem grupo de estudo a respeito e em brave deverá ser implementado. As empresas se colocam regras de vento de cauda, pouso com chuva forte, etc. Acho ótimo, agora falta olhar pro lado humano da coisa....

#27 kamal

• Usuários
  • 261 Postagens
  • Cidade/UF/País:Foz do Iguaçu PR Brasil
  • Data de Nascimento:28/12/1986
Reputação: 38

Postado 30 de novembro de 2010 - 20:23

Engraçado. Chuvas? Problema meteorológico?

Sabem qual era a justificativa que a Tam estava dando para os atrasos e cancelamentos na sala de embarque em CGH, segunda de manhã? O "intenso tráfego aéreo". Sei porque eu estava lá, com voo cancelado e novo voo atrasado em uma hora.

#28 FSXPilot

• Usuários
  • 203 Postagens

Postado 01 de dezembro de 2010 - 09:36

QUOTE(Islander @ Nov 30 2010, 09:03 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Botar um filho no mundo por isso demonstra bem o nivel do pessoal. Depois reclamam da fama que tem!

/o que ocorre, na minha opinião, é uma fiscalização da ANAC na TAM, que até agora tinha estado incólume de problemas, sendo que todo mundo sabe que tem os mesmos problemas das outras empresas. Só que a ANAC, aparentemente, foi em cima e agora a coisa apertou... Enquanto Web, Gol, Passaredo, etc, vinham cancelando voos ao longo do mes pra manter as trips no limite, a TAM vinha operando no modo de sempre. Agora a coisa apertou e a casa caiu... Igual as outras empresas.

As empresas precisam se conscientizar que o simples respeito a Regulamentação do Aeronauta não é masi suficiente. Este regulamento foi escrito numa época em que as aeronaves não operavam H24 como hoje. Isso requer novos padrões de escala com estudo scientificos de fadiga, padrões que vem sendo adotado no mundo, inclusive pela ICAO. A própria ANAC tem grupo de estudo a respeito e em brave deverá ser implementado. As empresas se colocam regras de vento de cauda, pouso com chuva forte, etc. Acho ótimo, agora falta olhar pro lado humano da coisa....

Otimo comentario, concordo 100%

#29 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1177

Postado 01 de dezembro de 2010 - 12:35

Meus prezados:
Além da ANAC, como bem informou o colega Islander, o PROCON também está em cima da TAM, conforme constata-se pela notícia a seguir:
Procon notifica TAM pelo caos

AVIAÇÃO Após proibição da venda de bilhetes, a companhia aérea é chamada a explicar confusão com voos.

Depois de cinco dias de caos, a TAM, maior empresa da aviação brasileira, terá de se explicar ao Procon de São Paulo. O órgão de defesa do consumidor notificou a companhia aérea para que preste esclarecimentos, ainda hoje, sobre o que ocasionou os cancelamentos e atrasos de voos em vários aeroportos do país.

A empresa confirmou o recebimento da notificação e disse, por meio de uma nota, que se manifestará apenas nos autos do procedimento administrativo.

Esse não é o primeiro caso de desrespeito de companhias aéreas ao consumidor, sempre obrigado a enfrentar horas de espera por uma solução nos aeroportos do país. Em agosto, a Gol atrasou inúmeras decolagens, alegou que o problema teve origem quando implantou uma atualização no sistema operacional, que teria gerado dados incorretos. O erro resultou no planejamento inadequado da escala dos tripulantes e a empresa foi multada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em R$ 2 milhões.

Medidas
Em setembro, a Webjet também passou por situação semelhante. A companhia foi punida em R$ 600 mil por prejudicar seus passageiros com o mesmo problema da Gol e impedida pela ANAC de vender bilhetes. Apesar da normalização nos voos da TAM desde ontem, a ANAC não deverá voltar atrás na decisão de suspender a venda de passagens da companhia até sexta-feira, 3 de dezembro. Até as 20h de ontem, dos 717 voos da empresa aérea 86 (12%) estavam atrasados e 37 (5,2%) foram cancelados.

Agora, a inquietação fica por conta do período de férias, momento de alta temporada. Segundo Líbano Barroso, presidente da TAM, a empresa planeja aeronaves extras, reforço nas equipes de tripulação e atendimento nos aeroportos, com distribuição de material informativo para os passageiros, para que os “clientes não passem por contratempos ou transtornos”. Resta saber se essas medidas serão suficientes para que os passageiros tenham um fim de ano tranquilo.
fonte: Correio Braziliense, via CECOMSAER 30 nov 2010

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)