Mas voltando ao outro assunto, eu conheço pelo menos 2 comissários que foram em um psiquiatra indicado para conseguirem se enconstar, de caso pensado, estavam apenas cansados, não sentiram que estavam abalados emocionalmente ou coisas assim. Planejaram isso apenas para poder ficar de "férias prolongadas" e saíram rindo da cara da empresa qdo conseguiram o benefício do INSS, sem nenhum problema real e nenhum plano de se tratar com medicamentos e terapia. E a gente sabe que são bem mais do que esses 2 que eu conheço.
Eu não queria entrar na discussão... Mas entendi os pontos que o colega Airbus-FA quis dizer.
Enquanto tem gente voando com 8 folgas cravadinhas, tem gente no mesmo equipamento (e mais nova de empresa), tendo 10-12 folgas/mes. Gente fazendo 2-3 voos inter "file" por mes (inativos SCL/pernoite LIM ou aquela chave com 3 pernoites seguidos em BUE) enquanto o 'baixo clero' tem 12h cravadinhas de descanso numa chave de 4-5 pernas de voos curtos (POA CWB CNF BSB).
Tambem conheco um "colega" (nao sei se é o mesmo... rs) que esta de "Ferias INSS" e diz que só volta assim que a Turma subir pro 330. Segundo esse 'colega', "batidao da Nacional nunca mais"!
Ja fui orientado por "colegas" para comprar novo chip pro celular, deixando o atual cadastrado exclusivamente para a Escala (este chip seria ligado apenas nos momentos de Sobreaviso). Assim. nas folgas e pernoites, a Escala nao teria como me achar p/ eventual alteração. Isso sem falar que ninguem atende ao fone do quarto mesmo... (Comandantes no briefing falam isso "a gente combina o almoço na van... nao atendo telefone em pernoite. Deixem recado debaixo da porta. Tiro o plug da tomada mesmo!!")
Semana passada, durante o servico de bordo a colega me chamou e eu nao ouvi. Era +/- 16h30. Ela me chamou "mais alto" e falei: "Desculpe, mas voando desde as 6h da manha, 4o voo do dia, neste horario estou aqui 'só de corpo presente'..." Os Clientes (alguns executivos engravatados) ficaram chocados e perguntaram "Voces estao trabalhando desde as 6 da manha?". Respondi "Sim senhor. 'Jeito TAM de voar, Paixao por voar e servir'. Aceita algo mais? Com licença!" e puxei o trolley...
Entao, o buraco é mais em baixo... Todos reclamam de Tudo. Nada esta bom. Como muitos, estou com ferias vencidas e irei goza-las no limite da Lei (1 ano e 11 meses). Enquanto na Laranja a Escala foi publicada ate 06/Jan, aqui foi publicada ate o dia 15, aumentando a tensão e ansiedade ref. programacao Natal/Reveillon. O sujeito tenta emitir um TKT "Embarque Ja" e nao consegue, ja que todos os voos estao lotados. Ao emitir RIP, nós e familiares passamos por verdadeira humilhação nos balcoes de Check-in.
Fico grato por estar empregado, receber em dia o Salario/Diarias e trabalhar numa empresa do nivel da TAM. E saber que em 2011, minha vez de subir pro 330/777 chegará. Sem pisar nem F#der ninguem. Até la, vamos empurrando! E como fiz o grupo, "É o que temos para o momento!".