Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

TAM e Gol negociam apoio às construtoras no projeto de construção do 3º aeroporto em São Paulo

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 18 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 kick

• Usuários
  • 1385 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil/Paraná/Curitiba
  • Data de Nascimento:20/01/1994
Reputação: 39

Postado 29 de novembro de 2010 - 20:13

29/11/2010 12:58

da Redação
TAM e Gol negociam parceria com as construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa para participar do projeto de construção do terceiro aeroporto na região metropolitana de São Paulo, em Caieiras. O projeto é estimado em R$ 2 bilhões. Para as companhias, ter uma fatia do negócio significa poder para influenciar na gestão, impedindo aumentos abusivos de tarifa.

Segundo a reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o governo é favorável ao projeto, mas não quer se responsabilizar pelo custo da obra, que deve enfrentar resistências por parte da prefeitura de Caieiras e do Ibama. As construtoras garantem que não precisam de recursos públicos e que vão obter todo o capital na Bolsa de Valores. Segundo as construtoras, o aeroporto deve ser inaugurado antes da Olimpíada, programada para 2016.

O modelo de exploração, porém, ainda não foi escolhido. Se for seguido o modelo do edital de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte), lançado em agosto último, as companhias aéreas poderão entrar com até 10% do capital. Se sair do papel, o novo aeroporto internacional terá capacidade para 22 milhões de passageiros ao ano, o que equivale ao movimento de Guarulhos de janeiro a outubro deste ano.

Fonte: http://aeromagazine.uol.com.br/noticia/ ... sao-paulo/

Será?

thumbsup.gif

#2 A340-600

• Usuários
  • 982 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sydney, NSW, Australia
  • Data de Nascimento:11/11/1988
Reputação: 167

Postado 29 de novembro de 2010 - 21:24

Construir um novo aeroporto com capacidade de 22 milhões de passageiros por ano é dose hein?
Se é pra fazer um novo que faça direito! Construa logo um HKG, PEK, MAD para 40, 50 milhões de pax/ano e concentrem intl e doméstico lá!
Não acho que as empresas vão investir pesado em um novo aeroporto e dividir a malha aérea entre eles. GRU deve esvaziar muito após a conclusão deste novo aeroporto. As estrangeiras, a TAM e a Gol vão querer usar a nova estrutura e concentrarão o que hoje está em GRU lá. Isso já é o suficiente para atingir os 22 milhões de pax/ano! O crescimento de GRU deverá se manter por empresas como Webjet, Azul, Passaredo, Avianca....

Desculpe se fui um pocuo off-topic, mas fico indignado com esses planejamentos estratégicos no Brasil, sendo que na gringa as mesmas construtoras fazem obras gigantes de aeroportos!

#3 gabriel P

• Usuários
  • 735 Postagens
  • Cidade/UF/País:Aracaju- SE
  • Data de Nascimento:14/01/1992
Reputação: 30

Postado 29 de novembro de 2010 - 22:08

Também acho que deveriam construir um aeroporto com o dobro da capacidade, ou, ao menos, deixar espaço reservado para uma futura ampliação.

#4 iGO MD

• Usuários
  • 576 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:14/12/1991
Reputação: 113

Postado 29 de novembro de 2010 - 23:29

Porém 2 bilhões de Dilmas nascem em capim de taxiway, 22milhões já é um valor considerável,porém a questão é se esses 22 milhões podem facilmente virar 50 milhões do jeito que se sobe um T5 em LHR.
A Gol, LaTam e a Azul já demostraram interesse, porém acho muito difícil fazer a " Aliança Estrelar" e outros players internacionais entrarem nesta empreitada - " O Brasil não é um país sério - só vão querer conversar quando olharem um A380 Emirates com 6 pontes de embarque no gate ao lado de um T7 vermelho.
A Dona Dilma parece ter uma percepção maior diante do setor e já demostrou ser mais favorável ao esquema das parcerias público privadas e certa abertura do setor aéreo, o que torna tudo mais facil.

#5 Mayer

• Usuários
  • 428 Postagens
  • Interests:Spotter, interessado em informações da aviação civil nacional e internacional
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:25/05/1976
Reputação: 11

Postado 30 de novembro de 2010 - 08:43

1º Caieiras, não fica em rota de pouso de CGH e GRU???
2º A ampliação de GRU giraria em qto??? Num é mais facil subir 2 TPS lá, ampliar as rwy e txy e em cada terminal novo um patio maior de estacionamento para carros???
3º A história do trem-bala, caiu por terra???
4º Localização geografica???
5º IBAMA!!!
6º VCP e SJK num pode ser rota de fuga???
7º E os investimentos ja feitos em GRU com rede hoteleira e outros afins.

Sei lá, tem umas series de fatores q não favorecem a construção do novo aeroporto....soou favoravel a privatização de GRU e com dinheiro privado, ampliar o local e dar a ele ar de aeroporto de 1º mundo, capacidade e espaço tem pra isso, mas basta querer....

A minha modesta opinião é: Sobe 2 TPS novos especificos para vôos nacionais e regionais (Com mais duas estruturas remotas, como as existentes), ficam 2 TPS existentes para vôos internacionais, ampliando a area de estacionamento de veiculos e inclusão de linhas de onibus especiais ou VLP até o Centro de Guarulhos, ligando com o metrô linha norte-sul. Lembrando q passei na avenida paralela a Helio Schimidt (onde fica o Hotel Matiz) e a rodoviaria de Guarulhos esta praticamente pronta, podendo tb ligar com outras regiões do estado.

Abs

#6 RCWSKY

• Usuários
  • 3234 Postagens
  • Interests:Aeroportos e Aviação Comercial Brasileira.
  • Cidade/UF/País:RIO CLARO-SP-BRASIL
  • Data de Nascimento:28/02/1967
Reputação: 235

Postado 30 de novembro de 2010 - 09:28

QUOTE(A340-600 @ Nov 29 2010, 10:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Construir um novo aeroporto com capacidade de 22 milhões de passageiros por ano é dose hein?
Se é pra fazer um novo que faça direito! Construa logo um HKG, PEK, MAD para 40, 50 milhões de pax/ano e concentrem intl e doméstico lá!
Não acho que as empresas vão investir pesado em um novo aeroporto e dividir a malha aérea entre eles. GRU deve esvaziar muito após a conclusão deste novo aeroporto. As estrangeiras, a TAM e a Gol vão querer usar a nova estrutura e concentrarão o que hoje está em GRU lá. Isso já é o suficiente para atingir os 22 milhões de pax/ano! O crescimento de GRU deverá se manter por empresas como Webjet, Azul, Passaredo, Avianca....

Desculpe se fui um pocuo off-topic, mas fico indignado com esses planejamentos estratégicos no Brasil, sendo que na gringa as mesmas construtoras fazem obras gigantes de aeroportos!

Se esse pessoal for inteligente [governo e privado], investe tudo em VCP, que tem aérea prevista para 03 pistas e poderia chegar a 80 milhões de pax/ano, como já foi anunciado no 1º projeto do NOVO "Plano Diretor"

A única coisa que eu mudaria no projeto de VCP, seria as dimenções das duas novas pistas:

ATUAL:

3.240 x 45 - 3.240 x 60 - 3240 x 60

NOVAS:

3.600 x 60 [com 4 saídas de alta] - 3.900 x 60 [com 6 saídas de alta]

2.600 x 45 - 3.000 x 60

thumbsup.gif

#7 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3305

Postado 30 de novembro de 2010 - 09:36

Sou a favor de ampliar GRU, detona aquele hangar da Vasp e tem espaço sim. Isso é coisa de país que tem terras baratas e não sabe aproveitar o máximo dos equipamentos existentes.

#8 SOUSA CPV

• Usuários
  • 2287 Postagens
  • Interests:Conhecimento e troca de informações
  • Cidade/UF/País:Campina Grande / Paraíba / Brasil
  • Data de Nascimento:02/04/1975
Reputação: 192

Postado 30 de novembro de 2010 - 09:43

Poderiam fazer o 3º terminal de GRU.
Basta remover um MONTE de sucata que tem lá, e que não tem mais solução vide Vasp, Fly entre outras.
Digo o mesmo no aeorporto de CGH, o espaço perdido ocupado pela Vasp é absurdo para um aeroporto que
precisa de espaço.

#9 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 30 de novembro de 2010 - 12:28

QUOTE(A345_Leadership @ Nov 30 2010, 10:36 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Sou a favor de ampliar GRU, detona aquele hangar da Vasp e tem espaço sim. Isso é coisa de país que tem terras baratas e não sabe aproveitar o máximo dos equipamentos existentes.

e olha que as terras nem são tão baratas assim, A345. terceiro aeroporto antes de GRU com 40mi e VCP com 80mi pax/ano - e trem rápido na porta - é piada de mau gosto.

acho que isso é mais jogo das empresas, pondo uma pressãozinha extra sobre o governo.

esse aeroporto novo não sai por somente 2 bilhões e se as empresas querem proteger-se de aumentos de taxas, como dito na matéria, terão que participar com mais de 10% do negócio (vide a briga Lufthansa x Fraport).

sem falar que Caieiras implica as mesmas dificuldades de acesso (trânsito na marginal, na bandeirantes, na anhanguera), as operações limitadas pela Cantareira e, sob o ponto de vista do tráfego aéreo, é quase "worst-case scenario".

#10 JEduardo

• Usuários
  • 435 Postagens
  • Cidade/UF/País:Lost in space
  • Data de Nascimento:28/12/1960
Reputação: 117

Postado 30 de novembro de 2010 - 17:32

Estão se juntando Andrade Gutierrez, que já construiu um monte de aeroportos, Camargo Correa que alem de ter construído aeroportos e sócia de uma empresa que administra aeroportos, mais TAM e GOL ou seja ninguém entende nada do assunto...mas aqui aparecem vários entendidos (que eu não entendo como não foram contratados por essas empresas...) que se dão ao trabalho de escrever um monte de bobagens como se entendessem do assunto mais que essas empresas

#11 A340-600

• Usuários
  • 982 Postagens

Postado 30 de novembro de 2010 - 18:32

QUOTE(Mayer @ Nov 30 2010, 09:43 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Sei lá, tem umas series de fatores q não favorecem a construção do novo aeroporto....soou favoravel a privatização de GRU e com dinheiro privado, ampliar o local e dar a ele ar de aeroporto de 1º mundo, capacidade e espaço tem pra isso, mas basta querer....

A minha modesta opinião é: Sobe 2 TPS novos especificos para vôos nacionais e regionais (Com mais duas estruturas remotas, como as existentes), ficam 2 TPS existentes para vôos internacionais, ampliando a area de estacionamento de veiculos e inclusão de linhas de onibus especiais ou VLP até o Centro de Guarulhos, ligando com o metrô linha norte-sul. Lembrando q passei na avenida paralela a Helio Schimidt (onde fica o Hotel Matiz) e a rodoviaria de Guarulhos esta praticamente pronta, podendo tb ligar com outras regiões do estado.

Concordo em gênero, número e grau.
E vou além, pq não se transfere a base aérea para Pirassununga e libera aquela área para TECA e onde está o TECA hoje faz-se mais terminais?!
Vamos ficar numa condição que nem Moscou. Há 3 aeroportos e nenhum de grande significância internacional à altura da cidade devido à divisão de tráfego.

QUOTE(JEduardo @ Nov 30 2010, 06:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Estão se juntando Andrade Gutierrez, que já construiu um monte de aeroportos, Camargo Correa que alem de ter construído aeroportos e sócia de uma empresa que administra aeroportos, mais TAM e GOL ou seja ninguém entende nada do assunto...mas aqui aparecem vários entendidos (que eu não entendo como não foram contratados por essas empresas...) que se dão ao trabalho de escrever um monte de bobagens como se entendessem do assunto mais que essas empresas

As construtoras querem dinheiro. Ponto final. Se falar pra construir 15 aeroportos em Xique Xique elas vão querem participar da licitação. O buraco é bem mais embaixo para quem vai administrar.
E vc sabe quem são as pessoas que escrevem no Fórum? Concordo que tem muito picareta, mas quem falou que não tem muitos outros que são tomadores de decisão? Eu sei que tem....

Abs thumbsup.gif

Editado por A340-600, 30 de novembro de 2010 - 18:36 .

#12 JEduardo

• Usuários
  • 435 Postagens

Postado 30 de novembro de 2010 - 20:02

Eu não chamei ninguém de picareta, nem faria isso, só acho um pouco pretencioso alguém afirmar que 4 empresas do porte das mencionadas que se propõe a investir 2 bilhões em um aeroporto privado e com risco total delas, estão fazendo besteira.
Como diria o molusco...MENAS... bigthumb.gif

#13 A340-600

• Usuários
  • 982 Postagens

Postado 30 de novembro de 2010 - 21:44

JEduardo,

O picareta ficou por minha conta mesmo, não quis por palavras na boca de ninguém. Desculpe se deu a impressão errada... hehehe

Mas concordaremos em discordar, acho que ainda há muito para se fazer em GRU, SOD, SJK, antes de pensar em um novo aeroporto, ainda mais para "apenas" 22 milhões com a demanda crescendo do jeito que tá.

Abs.,
thumbsup.gif

#14 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 30 de novembro de 2010 - 21:52

QUOTE(JEduardo @ Nov 30 2010, 09:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu não chamei ninguém de picareta, nem faria isso, só acho um pouco pretencioso alguém afirmar que 4 empresas do porte das mencionadas que se propõe a investir 2 bilhões em um aeroporto privado e com risco total delas, estão fazendo besteira.
Como diria o molusco...MENAS... bigthumb.gif

JEduardo, neste fórum há gente conceituada e de diversas áreas que agregam informações amplas o bastante para entender a notícia deste tópico - e qualquer outra - para além de sua manchete. é uma das coisas mais bacanas do fórum, aliás.

mas se a você todas as questões apontadas neste e em outros tópicos sobre o assunto desaparecem diante da "especulação" de que tam e gol (oi?) querem se associar a empreiteiras para construir o tal terceiro aeroporto, bem, é um direito que lhe assiste.

eu iria mais devagar com o andor: se o problema fosse esse - arranjar gente interessada construir esse terceiro aeroporto, já estaria resolvido há uns dois, três anos, pelo menos.

a rigor, nada impede que algo assim venha a se concretizar em algum tempo mas hj, essa notícia cheira a factóide, notinha "plantada".

#15 JEduardo

• Usuários
  • 435 Postagens

Postado 30 de novembro de 2010 - 23:51

QUOTE(A340-600 @ Nov 30 2010, 10:44 PM) <{POST_SNAPBACK}>
JEduardo,

O picareta ficou por minha conta mesmo, não quis por palavras na boca de ninguém. Desculpe se deu a impressão errada... hehehe

Mas concordaremos em discordar, acho que ainda há muito para se fazer em GRU, SOD, SJK, antes de pensar em um novo aeroporto, ainda mais para "apenas" 22 milhões com a demanda crescendo do jeito que tá.

Abs.,
thumbsup.gif

Eu concordo com vc que há muito para se fazer nos aeroportos de SP, mas uma coisa não tem nada a ver com outra.
De um lado estão os aeroportos da Infraero que tem todos os problemas que nós conhecemos e uma dificuldade maior ainda para resolve-los e do outro tem este projeto da iniciativa privada de 4 empresas que não tem nenhum tonto no seu comando, o qual eu até acho que não sai porque o governo se não resolver o problema vai gerar um caos insustentável no país e ai sim teria espaço para um aeroporto comercial privado e no caso de um aeroporto executivo privado ainda existem muitas dúvidas se é economicamente viável numa área valorizada como a grande São Paulo.
A minha critica não é generalizada e é claro que temos muita gente que sabe do assunto entre nós e fica bem claro quando isso acontece é apenas aos que não tem a menor idéia sobre o que estão falando e se acham habilitados a ensinar o "pai nosso ao vigário", fazendo criticas sem fundamento a qualquer coisa ou ao governo quando poderiam estar aprendendo sobre algo que não sabem

#16 Mayer

• Usuários
  • 428 Postagens
  • Interests:Spotter, interessado em informações da aviação civil nacional e internacional
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:25/05/1976
Reputação: 11

Postado 01 de dezembro de 2010 - 14:00

QUOTE(JEduardo @ Nov 30 2010, 06:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Caro amigo....

Não entendi a sua critica à critica exposta.....esse forum é livre arbitrio não??? e as pessoas expõe apenas a sua forma de pensar. Garanto a vc q se tivesse o poder de administrar qlq uma dessas 4 empresas, executaria praticamente tudo hypocrite.gif o q esta mencionado neste tópico ou seja nda melhor q a opinião pública, concorda???

Abs comando!!!
thumbsup.gif

#17 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3305

Postado 01 de dezembro de 2010 - 14:04

QUOTE(hugo bellini @ Nov 30 2010, 01:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
esse aeroporto novo não sai por somente 2 bilhões e se as empresas querem proteger-se de aumentos de taxas, como dito na matéria, terão que participar com mais de 10% do negócio (vide a briga Lufthansa x Fraport).

Tinha esquecido este detalhe, um aeroporto de 22m pax/ano não sai esse preço, a não ser que seja um caixote pré-fabricado.

#18 MMotta

• Usuários
  • 3471 Postagens
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1993
Reputação: 1368

Postado 01 de dezembro de 2010 - 22:40

Senhores posso estar enganado.. mas pelo que entendi a matéria quis dizer foi que o aero seria inaugurado antes de 2016 com capacidade de 22 milhoes de pax na minha interpretação isso seria a capacidade de tudo que terá sido construido até a data da inauguração e não a capacidade TOTAL do aero. Temos que lembrar que obras desse porte são feitas por partes e não de uma vez. Acredito que esse aero tenha sido projetado para muito mais do que 22 milhoes de pax/ano.

P.S: Alguem comentou em nota "plantada" não posso afirmar se foi mais concerteza foi comprada já que todo mes vem na AERO uma propaganda a A-PORT que seria a tal administradora do aeroporto.

#19 T7blue

• Usuários
  • 489 Postagens
  • Cidade/UF/País:Fortaleza/Ceara/Brasil
  • Data de Nascimento:04/04/1972
Reputação: 75

Postado 03 de dezembro de 2010 - 20:15

QUOTE(A345_Leadership @ Nov 30 2010, 09:36 AM) <{POST_SNAPBACK}>

A345 Leadership, você falou tudo! Perfeita sua colocação.
Em todos esses anos como fan de aviação, leio matérias que fazem parece ser o Brasil uma espécie de Japão, onde praticamente não há terra disponível.
Apesar do projeto original de GRU ser péssimo, uma completa incompetencia e falta de visão dos militares, há espaço para crescer. Aeroportos com semelhante disposição de pistas (paralelas com menos de 700m de separação) como MEX, MAN, LGW e FRA, por exemplo, conseguem movimentar mais aeronaves/hora do que GRU e até mesmo aeroportos com uma única pista como Stansted, Kansai, Nagoia dão de 10 a 0 em GRU.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)