Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Aeroporto Tom Jobim teve 93 furtos em malas neste ano

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 7 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Carlos Augusto

• Usuários
  • 1609 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ
  • Data de Nascimento:06/12/1958
Reputação: 153

Postado 03 de dezembro de 2010 - 07:23

Fonte: O GLOBO online, 03/12/2010, às 00h02min

Reportagem: Rogério Daflon

RIO - Além das filas, atrasos e cancelamentos de voos, esteiras enguiçadas, máfia de táxis e doleiros atuando de forma clandestina, os passageiros que embarcam ou desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim têm uma preocupação a mais: o furto de itens das bagagens. A delegacia do aeroporto registrou 93 casos só este ano.

De acordo com a delegada titular, Fátima Bastos, em pelo menos dois casos foi comprovado o envolvimento de funcionários de companhias aéreas e de terceirizados (funcionários de empresa que entrega malas extraviadas).

- A Infraero já se comprometeu a instalar câmeras na área interna do aeroporto e no trajeto das malas. Mas, enquanto isto não se torna realidade, fica muito difícil flagrar os criminosos. O furto é de difícil de elucidação, devido à ausência de testemunhas - diz a delegada.

O superintendente da Infraero, André Luís Marques de Barros, informou que novas câmeras chegarão em breve e serão instaladas visando a uma melhor vigilância nas áreas por onde circulam as bagagens.

- Além dessas câmeras, que estão por vir, muitas outras serão instaladas em todo o aeroporto no decorrer de 2011. E a tecnologia delas é bem superior à das atuais - disse o supervisor.

Câmeras flagraram, por exemplo, a agressão sofrida por um taxista por parte de colegas, por estar invadindo o ponto "exclusivo" deles , apesar de não existir áreas exclusivas autorizadas pela prefeitura. Em agosto, o Ministério Público estadual denunciou quatro taxistas envolvidos no espancamento , ocorrido em 7 de julho, pelos crimes de tentativa de homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha. Em deles chegou a ter prisão preventiva pedida, por ter se envolvido em outras brigas para manter o monopólio de sua cooperativa sobre o embarque. Outro taxista foi denunciado por falsificar credencial da Infraero para usar a área restrita a táxis cadastrados no aeroporto.

Uma funcionária pública que trabalha no Tom Jobim disse, sem se identificar, que muitos taxistas continuam cobrando acima da tabela.

Funcionários confessam crime e são demitidos
Chefe de investigação da delegacia do aeroporto, Gustavo Paixão contou que, aproveitando-se do fato de trabalharem na área de bagagens do aeroporto, dois funcionários da Gol furtavam itens das bagagens de passageiros, especialmente garrafas de bebidas. A companhia aérea informou que os dois funcionários já foram demitidos.

- No fim do expediente, eles colocavam as mercadorias na mochila e iam embora para casa - disse Paixão. - Eles confessaram que furtaram bagagens pelo menos cinco vezes. A falta de câmera em alguns locais facilitou os furtos.

Em julho, uma série de furtos levou a polícia a investigar um funcionário terceirizado.

- Esse foi um caso que nem câmera pegaria, já que o roubo foi praticado no trajeto do aeroporto até a casa da pessoa que teve a mala extraviada - disse a delegada.

De acordo com o inspetor Nelson Lima, neste caso, relatos de pessoas furtadas informaram que o funcionário tinha sempre muita pressa de deixar a casa das pessoas, embora, em seu depoimento, declarasse que esperava pacientemente os passageiros conferirem se todos os pertences estavam nas malas.

- Rastreando todos os trajetos, vimos que muitos casos de furto estavam relacionados ao fato de ele estar entregando as bagagens - disse o inspetor, ressaltando que contou com a colaboração da própria empresa que contratara o suspeito, a MM Transportadora.

#2 SkyLiner

• Usuários
  • 3405 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980
Reputação: 862

Postado 03 de dezembro de 2010 - 10:52

Pior que o GIG, só EZE mesmo.

#3 RodrigoB

• Usuários
  • 195 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1987
Reputação: 0

Postado 03 de dezembro de 2010 - 14:26

Pior que o GIG, só EZE mesmo.

Nao sei quanto à segurança, mas em termos de "aeroporto" (infraestrutura, serviços etc), EZE da de 1000 a 0 no GIG

#4 2setão

• Usuários
  • 454 Postagens
  • Cidade/UF/País:BSB
  • Data de Nascimento:01/02/1980
Reputação: 13

Postado 03 de dezembro de 2010 - 15:27

Há quantos anos existem a chamada "câmera de segurança"?

20 anos?
30 anos?

Pois é esse o tempo que a Infraero está atrasada.

Um simple sistema de câmeras resolveria todo o problema de modo barato, fácil e eficaz.

Enquanto uma estatal administrar os aeroportos, o problema nunca vai melhorar.

#5 Marcio Maçana

• Usuários
  • 328 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro / RJ / Brasil
  • Data de Nascimento:11/10/1983
Reputação: 122

Postado 03 de dezembro de 2010 - 16:01

QUOTE(RodrigoB @ Dec 3 2010, 03:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Nao sei quanto à segurança, mas em termos de "aeroporto" (infraestrutura, serviços etc), EZE da de 1000 a 0 no GIG

Não concordo.

Não tem transporte público, terminal velho e pequeno, uma única imigração (chegada e saída...e seu espaço é pequeno também), filas quilométricas, esteira de bagagens rídículas e demoradas (já esperei UMA HORA E MEIA pela bagagem), embarque e desembarque em posições remotas constantemente, não existe ''taxi-ways'' que ligam as ''runways'' (é chegar no final da pista e dar um ''180''), terminal confuso (parece um congonhas de vôos internacionais)...poderia enumerar vários defeitos no EZE. (já o free-shop realmente não podemos negar. Uma loja só mas é simplesmente gigantesco, tanto na área de embarque do que de desembarque...o problema é que o free-shop ocupa boa parte do espaço na área de embarque. Por isso, a áera de embarque é pequena).

Sei que estão construindo um terminal novo, mas o existente deixa bastante a desejar devido á importância que EZE possui.

Sei que GIG não é lá essas coisas (inclusive GIG me lembra um pouco os terminais 2A, B, C e D do CDG) mas, com certeza, é melhor que o EZE em todos os sentidos (menos o free-shop, é claro).

Abraços.

MM

#6 Mistura Rica

• Usuários
  • 372 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:27/10/1972
Reputação: 174

Postado 03 de dezembro de 2010 - 16:09

A chinelagem no rio atingiu proporçoes épicas.Quase uma Bahia.

#7 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 208

Postado 03 de dezembro de 2010 - 16:13

QUOTE(RodrigoB @ Dec 3 2010, 03:26 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Há uns anos atrás (2007) eu voei POA-EZE e EZE-LIM pela Aerolineas Argentinas. Minha mala chegou em Lima completamente preta de fuligem de querosene de aviação. Provavelmente o operador do carrinho de transporte fez a gentileza de estacionar atrás de alguma turbina ligada e minha mala era uma das que estavam por cima das outras.

Não sei como está a situação atual, mas na época a ARG operava no terminal antigo de EZE, que estava literalmente 'entregue às traças': banheiros sujos e mal-cuidados, piso com placas soltas, poucos (e incômodos) assentos e várias outras coisas mais...

Como se isto não fosse o suficiente, tanto na conexão de ida como na de volta, tive de me segurar para não dar umas porradas nos atendentes de terra da ARG, de tão estúpidos e grosseiros que eram (e isto que eu falo espanhol razoavelmente bem). ARG nunca mais!

Editado por bearshare, 03 de dezembro de 2010 - 16:17 .

#8 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 208

Postado 03 de dezembro de 2010 - 16:18

Voltando ao assunto dos roubos de bagagens no GIG, eu tenho lido aqui no CR que GRU também tem problemas deste tipo, talvez até piores do que o GIG, isto confirma?

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)