Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Gol pretende aumentar oferta de voos sem escalas

Já existem 18 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 Carlos Augusto

• Usuários
  • 1609 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - RJ
  • Data de Nascimento:06/12/1958
Reputação: 153

Postado 16 de dezembro de 2010 - 14:51

Fonte: Valor Econômico, 16/12/2010 (Caderno B; pág.4)

Reportagem: Alberto Komatsu

A Golcogita ampliar a quantidade de voos sem escalas ou conexões como forma de driblar as deficiências de infraestrutura nos principais aeroportos do país, principalmente em São Paulo. Quem revela a estratégia é o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Jr.

De acordo com ele, esse plano será posto em prática se o governo não fizer sua parte e investir na melhoria e ampliação de aeroportos nos próximos três ou quatro anos.

"Se os investimentos que estamos esperando não vierem, e a indicação é a de que a demanda vai continuar crescendo, temos condições de oferecer voos diretos sem passar por São Paulo", diz Constantino.

Segundo ele, atualmente cerca de 40% dos passageiros da Gol fazem conexão ou escala. A ideia, acrescenta o executivo, é oferecer voos diretos entre cidades que num raio de 200 quilômetros acumulem entre 800 mil e 1 milhão de habitantes.

A Gol já tem utilizado aeroportos menos congestionados para escapar do descompasso entre a necessidade de investimentos em infraestrutura aeroportuária e crescimento da demanda, que até novembro acumula expansão de 24,3%.

Constantino cita como exemplo os aeroportos de Campinas, Confins e Galeão, atualmente o principal centro de distribuição de voos ("hub", no jargão do setor aéreo) da companhia.

A Gol também planeja aumentar a utilização das aeronaves no ano que vem, dentro do seu objetivo de aumentar a rentabilidade da operação e diluir custos. Atualmente, os aviões da empresa voam, em média, 12,7 horas por dia. Em 2011, a meta é ter capacidade para chegar a operar uma aeronave até 14 horas, caso seja necessário.

"Vocês não vão ver da gente aventura em termos de oferta", diz o vice-presidente financeiro da Gol, Leonardo Pereira.

No ano que vem, a Gol vai trazer só quatro novas aeronaves para a frota, atualmente composta por 112 aviões.

A Gol acredita em crescimento da demanda por voos domésticos em 2011, mas não informou um percentual porque ainda não fechou suas projeções. Isso só deve acontecer após o conselho de administração da companhia aprovar o orçamento para o ano que vem.

Por enquanto, a Gol só informou seu desejo de obter uma margem operacional de 15% nos próximos anos, diante dos atuais 8%. A Gol também pretende aumentar a participação de serviços adicionais, como venda de lanches a bordo, na receita total. Atualmente essa a contribuição é de 11%, mas deve alcançar até 15% em 2011.

Hoje, a empresa vende lanches em 78 voos, mas esse total deve ser ampliado para 84 frequências por dia até o fim deste ano.

#2 E175

• Usuários
  • 11895 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 16 de dezembro de 2010 - 14:59

QUOTE(Carlos Augusto @ Dec 16 2010, 03:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Constantino cita como exemplo os aeroportos de Campinas, Confins e Galeão, atualmente o principal centro de distribuição de voos ("hub", no jargão do setor aéreo) da companhia.

Bebeu? Campinas tem meia dúzia de voo da Gol. Acho que o correto aí era Congonhas e/ou Guarulhos.

#3 Mauro10

• Usuários
  • 354 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba, Paraná, Brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1996
Reputação: 54

Postado 16 de dezembro de 2010 - 15:25

Eu acho que Campinas foi citado apenas como aeroporto alternativo, não como hub. O hub é o Galeão

#4 MMotta

• Usuários
  • 3470 Postagens
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1993
Reputação: 1368

Postado 16 de dezembro de 2010 - 16:16

QUOTE(Mauro10 @ Dec 16 2010, 03:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu acho que Campinas foi citado apenas como aeroporto alternativo, não como hub. O hub é o Galeão

thumbsup.gif

#5 Stratocruiser

• Consultor
  • 5755 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981
Reputação: 872

Postado 16 de dezembro de 2010 - 16:33

A falta de infraestrutura criou uma situação tão paradoxal, tão absurda, tão distorcida, que até o ruim virou bom, e agora vai ser possível pular hubs e voar direto da origem ao destino.

Celebremos isso?

#6 spitfire

• Usuários
  • 1867 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte
  • Data de Nascimento:32/13/2011
Reputação: 170

Postado 16 de dezembro de 2010 - 16:56

QUOTE(Mauro10 @ Dec 16 2010, 04:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>

QUOTE(Mbgmotta @ Dec 16 2010, 05:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
thumbsup.gif

Eu entendi que realmente cita Cmapinas como aeroporto onde ela opera.
Dificilmente Constantino daria uma bola fora dessa. Provavel ser o jornalista.

Agora, se o Galeao é hub, prq entao ela quer voos dct, sendo q o Galeao n ta acima d sua capacidade, como ex.?

#7 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14451 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3051

Postado 16 de dezembro de 2010 - 17:13

No GIG ela vai continuar a adicionar voos de conexão, mas a medida que ela identifica nichos que podem ser voados, ela vai adicionar voos sem escalas principalmente partindo do Sul do Pais que é mais dependente de São Paulo.

2011 veremos a criação de rotas como Rio-Manaus diurno, Rio-Porto Velho e Rio-Palmas.

#8 E175

• Usuários
  • 11895 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 16 de dezembro de 2010 - 18:35

E é uma medida necessária diante dos problemas, mas não podemos esquecer que é também motivada pela entrada da Azul no mercado. A diferença é que a AD tem equipamentos na faixa de 100 lugares (e agora de 70) que permitem abrir muitas rotas "alternativas". Já a Gol tem uma frota cuja maioria dos aviões tem mais de 180 assentos. Vão ter que quebrar um pouco a cabeça pra conseguir driblar a deficiência dos aeroportos.

#9 Salgado

• Usuários
  • 227 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belém/PA/Brasil
  • Data de Nascimento:17/10/1987
Reputação: 63

Postado 16 de dezembro de 2010 - 19:11

QUOTE(LipeGIG @ Dec 16 2010, 06:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
No GIG ela vai continuar a adicionar voos de conexão, mas a medida que ela identifica nichos que podem ser voados, ela vai adicionar voos sem escalas principalmente partindo do Sul do Pais que é mais dependente de São Paulo.

2011 veremos a criação de rotas como Rio-Manaus diurno, Rio-Porto Velho e Rio-Palmas.

E quanto a um segundo GIG-BEL diáro?

#10 CaioPaulista

• Usuários
  • 267 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belém, Pará, Brasil
  • Data de Nascimento:22/12/1900
Reputação: 87

Postado 16 de dezembro de 2010 - 22:04

Nesse caso, seria só ela solicitar a ampliação do novo voo 1930/1 que ocorrem só aos sábados para frequencias diárias.

#11 Cybertron

• Usuários
  • 477 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1969
Reputação: 123

Postado 17 de dezembro de 2010 - 00:02

De acordo com ele, esse plano será posto em prática se o governo não fizer sua parte e investir na melhoria e ampliação de aeroportos nos próximos três ou quatro anos.

"Se os investimentos que estamos esperando não vierem, e a indicação é a de que a demanda vai continuar crescendo, temos condições de oferecer voos diretos sem passar por São Paulo", diz Constantino.

Do jeito que ele fala até parece que o cliente prefere fazer conexões a vôos diretos.

Editado por Cybertron, 17 de dezembro de 2010 - 00:03 .

#12 Diego Airways

• Usuários
  • 2182 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1986
Reputação: 171

Postado 17 de dezembro de 2010 - 01:55

Como, com a Infrazero restringindo?!? suicide_anim.gif

A GOL levou SEIS meses solicitando o GLO 1158/9 - POA-SSA-POA - e a Infrazero levou SEIS meses dando "restrição" a ele! E até hoje nada... ranting_1.gif O mesmo com o TAM 3846/7 - 2º CWB-SSA-CWB... thumbsdown_still.png

A falta de investimento e as deficiências de infraestrutura também existem nos aeroportos não centrais, muitos destes entupidos de restrições! th_banghead.gif white.gif

Editado por Diego Airways, 17 de dezembro de 2010 - 01:57 .

#13 Halison Bruno

• Usuários
  • 767 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:27/09/1989
Reputação: 197

Postado 17 de dezembro de 2010 - 12:01

Justo.
No fundo as aéreas e seus modelos de HUB e otimização dos lucros tem uma boa parcela de culpa na saturação de GRU, BSB, CNF... entre outros.

#14 Rodolfo Lucheis

• Usuários
  • 1134 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Bernardo do Campo / S. Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:10/08/1985
Reputação: 87

Postado 17 de dezembro de 2010 - 15:34

Isso que eu ia falar. CGH/GRU só está desse jeito pois as empresas se planejaram para amarrar a malha dessa forma.
Claro também que isso não é 100% da culpa, o governo tem a maior parte por não expandir e não oferecer mecanismos para.

Agora eles devem ter percebido que o mercado de uma forma toda aumentou, viu que tem mais pessoas indo de REC para CWB, de JOI para CNF, etc.
A gol não seria burra de colocar um voo CZS-POA se ver que não terá demanda.
É um conjunto de coisas, falta de infraestrutura, aumento do mercado e a concorrencia da Azul que fez ela tomar decisao mas ela fala só no governo, para fazer uma pressãozinha.

#15 mr_loner

• Usuários
  • 2083 Postagens
  • Cidade/UF/País:joão pessoa/pb/brasil
  • Data de Nascimento:18/10/1985
Reputação: 543

Postado 17 de dezembro de 2010 - 15:52

O problema e que TODAS as empresas escolhem OS MESMOS Hubs, imagina se todas as americanas tivessem HUB em ATL? Mesmo com um megaterminal e 5 pistas iria dar zebra... A única empresa que fez diferente foi a Azul, e escolheu uma cidade com um aero pouco propício a ser HUB e mesmo assim teve exito. Agora é que o pessoal ta colocando voos para outros Hubs e ficam com cara de surpresa: haaaaaa, quer dizer que eu fazendo Hub em confins da certo né?...

Mas acho bom, acho que o mercado brasileiro em certas hotas já comportam voos mais diretos.

#16 MMotta

• Usuários
  • 3470 Postagens

Postado 17 de dezembro de 2010 - 18:40

QUOTE(mr_loner @ Dec 17 2010, 03:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O problema e que TODAS as empresas escolhem OS MESMOS Hubs, imagina se todas as americanas tivessem HUB em ATL? Mesmo com um megaterminal e 5 pistas iria dar zebra... A única empresa que fez diferente foi a Azul, e escolheu uma cidade com um aero pouco propício a ser HUB e mesmo assim teve exito. Agora é que o pessoal ta colocando voos para outros Hubs e ficam com cara de surpresa: haaaaaa, quer dizer que eu fazendo Hub em confins da certo né?...

Mas acho bom, acho que o mercado brasileiro em certas hotas já comportam voos mais diretos.

Acontece cara que AINDA NÃO EXISTE outra região no pais que gere tanta demanda quanto o eixo RJ-SP. A azul deu certo por que ela o hub que ela escolheu está a uma hora de carro de SP para o paulistano uma hora dentro de um carro é a coisa mais normal do mundo! Não adianta voce estacionar 20 737 no patio de JPA (Ou REC ou NAT ou FOR ou SSA) e decidir que lá será o hub da sua empresa porque NÃO EXISTE TANTA DEMANDA ASSIM!! Não é porque os paulistas são melhores que o resto do pais é apenas porque eles são mais ricos que o resto do pais. hypocrite.gif

#17 FlyerOne

• Usuários
  • 4278 Postagens
  • Cidade/UF/País:Somewhere
  • Data de Nascimento:00/00/0000
Reputação: 360

Postado 17 de dezembro de 2010 - 19:15

O problema é que os "novos" hubs já estão em ponto de saturação. CGH, GRU e BSB apesar de ainda ter algum espaço muito mal aguentam o que tem, CNF saiu do 0 pro 100 em o quê? 3 anos? SSA já passa a sofrer restrições em cima de restrições, GYN segue o mesmo caminho. No NE, REC e FOR ainda aguentam muita carga (até hoje não entendi porquê concentrar tudo em SSA, GOL, TAM, WEB e AZL, desse jeito um hora iria acabar restringindo mesmo), em NAT pelo que soube a situação fica problemática no período da noite. E no Norte, creio que MAO e BEL ainda tenham espaço. O negócio agora é abrir para onde tem espaço, é importante lembrar que de tão cheio uma hora o balão explode!

#18 Halison Bruno

• Usuários
  • 767 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:27/09/1989
Reputação: 197

Postado 18 de dezembro de 2010 - 11:36

QUOTE(Mbgmotta @ Dec 17 2010, 07:40 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acontece cara que AINDA NÃO EXISTE outra região no pais que gere tanta demanda quanto o eixo RJ-SP. A azul deu certo por que ela o hub que ela escolheu está a uma hora de carro de SP para o paulistano uma hora dentro de um carro é a coisa mais normal do mundo! Não adianta voce estacionar 20 737 no patio de JPA (Ou REC ou NAT ou FOR ou SSA) e decidir que lá será o hub da sua empresa porque NÃO EXISTE TANTA DEMANDA ASSIM!! Não é porque os paulistas são melhores que o resto do pais é apenas porque eles são mais ricos que o resto do pais. hypocrite.gif

Mbgmotta,

eu descordo porque várias vezes já foram apresentados tais dados aqui no CR mostrando quem majoritariamente quem usa VCP é a população da RMCampinas. Há sim paulistanos que tb usam, assim como há campineiros que usam GRU, CGH.

O que eu quero dizer portanto é que acredito que há muito demanda sim fora do eixo Rio-SP. Há muito regiões Brasil afora similares a Campinas.
E se precisarmos pegar uma região um pouco menos densa podemos tomar como exemplo Ribeirão Preto que também consegue ser o HUB da Passaredo.

Ou seja temos ai dois exemplo fora do eixo rio-sp que sem assemelham demais à outras várias regiões do Brasil.
Colocar 20 737 em JPA de fato pode ser que mesmo criando HUB eles não saiam lotados. Mas com os aviões adequados eu tenho certeza que ainda da pra criar bons HUB pelo Brasil.

Veja a Azul, a Passaredo, que se olharmos para o avião que utilizam veremos que é proporcional ao mercado consumidor.

Lembrando ainda que nos bancos de distribuição temos ai uma média de 60% dos passageiros vindos de conexão. Esses são os dados da Azul em Campinas e da Gol em Guarulhos.

#19 MMotta

• Usuários
  • 3470 Postagens

Postado 18 de dezembro de 2010 - 11:54

QUOTE(Halison Bruno @ Dec 18 2010, 11:36 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Mbgmotta,

eu descordo porque várias vezes já foram apresentados tais dados aqui no CR mostrando quem majoritariamente quem usa VCP é a população da RMCampinas. Há sim paulistanos que tb usam, assim como há campineiros que usam GRU, CGH.

O que eu quero dizer portanto é que acredito que há muito demanda sim fora do eixo Rio-SP. Há muito regiões Brasil afora similares a Campinas.
E se precisarmos pegar uma região um pouco menos densa podemos tomar como exemplo Ribeirão Preto que também consegue ser o HUB da Passaredo.

Ou seja temos ai dois exemplo fora do eixo rio-sp que sem assemelham demais à outras várias regiões do Brasil.
Colocar 20 737 em JPA de fato pode ser que mesmo criando HUB eles não saiam lotados. Mas com os aviões adequados eu tenho certeza que ainda da pra criar bons HUB pelo Brasil.

Veja a Azul, a Passaredo, que se olharmos para o avião que utilizam veremos que é proporcional ao mercado consumidor.

Lembrando ainda que nos bancos de distribuição temos ai uma média de 60% dos passageiros vindos de conexão. Esses são os dados da Azul em Campinas e da Gol em Guarulhos.

Concordo com voce. Existem sim muitas regiões principalmente no nordeste que tem potencial de gerar demanda. O que quis dizer é que não existe ainda uma região com tanta capacidade quanto RJ-SP. REC, FOR, NAT e até mesmo JPA se recebesse investimentos tem sim muita capacidade. Mas ainda não tanto quanto RJ-SP tem.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)