Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Alitalia escolhe Embraer e desiste de jato russo Superjet

Já existem 18 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3300

Postado 17 de dezembro de 2010 - 10:26

7/12/2010 - 09h12

ROMA, 17 de dezembro (Reuters) - A companhia aérea italiana Alitalia desistiu do plano de comprar o atrasado jato regional russo Superjet e, em vez disso, irá fazer leasing de 20 novos aviões da Embraer, disse o presidente-executivo da Alitalia, Rocco Sabelli, nesta sexta-feira.

O Superjet, projeto em que a russa Sukhoi tem participação majoritária e que a empresa italiana aeroespecial Finmeccanica detém uma fatia minoritária, tem sido atingido por uma série de atrasos no seu desenvolvimento.

"Nós preferíamos aquela opção (do Superjet) exatamente por causa do envolvimento de uma companhia italiana e então nós adiamos nossa decisão (de compra) em entre seis e 12 meses", disse Sabelli.

"Mas o problema fundamental é que até hoje (o avião da) Sukhoi não iniciou testes de voo", acrescentou.

No começo deste mês, a Sukhoi disse que a companhia pretendia vender de 20 a 24 aeronaves para a Alitalia.

A Alitalia receberá os aviões fabricados pela brasileira Embraer entre 2011 e 2012, disse Sabelli.

(Por Deepa Babington)

#2 Brazil Express

• Usuários
  • 1511 Postagens
  • Interests:Visite o CNF ao vivo!Aviação em Minas Gerais. www.cnfaovivo.com.br
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil
  • Data de Nascimento:14/08/1986
Reputação: 451

Postado 17 de dezembro de 2010 - 10:31

Brazil.gif +1!! Aeee!!!

#3 Diogo-SBMQ

• Usuários
  • 286 Postagens
  • Cidade/UF/País:Macapá-AP
  • Data de Nascimento:01/10/1992
Reputação: 3

Postado 17 de dezembro de 2010 - 11:08

Embraer, Embraer, Embraer!!!!!!!

Isso enfraquece o projeto russo. Se a Alitalia disistiu...num sei não!!

#4 FlávioBHZ

• Administrador
  • 6993 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:30/12/1979
Reputação: 2113

Postado 17 de dezembro de 2010 - 11:23

Apenas uma correção em relação à matéria, mas o que foi dito pelo CEO da Alitalia foi que a incerteza em relação à data em que o Superjet 100 será certificado pelas autoridades européias e o receio em ser o cliente lançador do avião no mercado ocidental influenciaram a decisão em favor dos E-Jets.

Como sabemos o Superjet 100 já completou a maior parte dos testes em voo e a certificação estava prevista para este mês de Dezembro pela autoridade russa, entretanto o mais recente atraso referente à certificação de itens de navegação e pouso CAT III fez com que a certificação de tipo do avião passasse para o início do próximo ano.

A previsão de início das entregas do SuperJet, já considerando esse mais recente atraso, é Fevereiro de 2011 com o primeiro avião sendo entregue para a Armavia, enquanto o segundo avião será entregue em Março para a Aeroflot.

Bom, mas independente disso parabéns à EMBRAER que disputava com o Superjet 100 e com os CRJ900 NextGen e CRJ1000 NextGen, e com a vitória garantiu a padronização futura da frota de jatos regionais da Alitalia com os EMBRAER 170 e EMBRAER 190.

Um abraço.

#5 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens
  • Data de Nascimento:22/09/1976
Reputação: 260

Postado 17 de dezembro de 2010 - 11:56

Uma pena!

O Superjet é um avião muito interessante. Não vejo como positivo apenas E-Jets ou CRJs pelo mundo, quanto mais concorrência, melhor ficam os aviões, justamente pela competição.

Acho perigoso essa "torcida por patriotismo". Acho que a Embraer precisa melhorar alguns poucos pontos dos E-Jets, como a pressurização e o MCDU, mas sobretudo o isolamento acústico, que é muito ruim. Não conheço uma aeronave da Embraer que seja silenciosa. E não é ruído de motor não, é atrito mesmo.

As aeronaves da Embraer tem muitos pontos positivos, bem mais que negativos, mas entre os negativos constam os que citei acima.

#6 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5713 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988
Reputação: 926

Postado 17 de dezembro de 2010 - 12:16

nossa, sempre me chamaram de louco porque eu achava os 190 barulhentos por dentro, finalmente alguém que concorda comigo!

#7 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens

Postado 17 de dezembro de 2010 - 12:24

QUOTE(A320 PR-MAW @ Dec 17 2010, 01:16 PM) <{POST_SNAPBACK}>
nossa, sempre me chamaram de louco porque eu achava os 190 barulhentos por dentro, finalmente alguém que concorda comigo!

Eu sempre disse isso! O Brasilia vibra e faz muito barulho; e os jatos (145 e E-Jets) têm um ruído de friccção altíssimo, embora o motor quase não se ouve. Na cabine de comando então... só com David Clark's!

Eles têm muitos pontos positivos, o Brasília é muito veloz, e o 145 e os E-Jets têm uma grande lista de virtudes, mas silêncio não é uma delas.

Talvez as pessoas fiquem com receio de criticar um produto "símbolo nacional".

#8 iGO MD

• Usuários
  • 576 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:14/12/1991
Reputação: 113

Postado 17 de dezembro de 2010 - 12:47

^^^Que nada, é música, som ambiente, mais um "feature".

#9 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens

Postado 17 de dezembro de 2010 - 13:00

QUOTE(iGO MD @ Dec 17 2010, 01:47 PM) <{POST_SNAPBACK}>
^^^Que nada, é música, som ambiente, mais um "feature".

Ainda se fosse dos motores...

#10 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5713 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988
Reputação: 926

Postado 17 de dezembro de 2010 - 13:05

exatamente, o que se ouve é barulho de vento mesmo, parece que tem janela aberta hehe
foi uma das características que mais me chamou atenção quando voei pela primeira vez num embraer

mas é um P*** avião!

#11 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3300

Postado 17 de dezembro de 2010 - 13:07

Claro que representa um retrocesso nos planos da Sukhoi de ganhar uma encomenda de uma empresa ocidental significativa como a AZA. Mas no geral, o SSJ vai muito bem e representa muito o amadurecimento da indústria russa pós-URSS. Antigamente, eles não vendiam e sim colocavam o produto no mercado e as empresas (soviéticas) que engolissem a seco. Agora que tem que vender, estão aprendendo muito, o SSJ já tem aviônica ocidental, já há bancos para financiamento de aeronaves russas, investindo mais em marketing . . .

SSJ não pode representar ainda um risco a Embraer. Mas no futuro o SSJ será considerado um laboratório para novos modelos.

Entre russos e chineses, creio que o primeiro seja mais bem sucedido.

#12 Ozires

• Usuários
  • 472 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:01/02/1974
Reputação: 474

Postado 17 de dezembro de 2010 - 17:08

Parabéns para a Embraer... e de certo um revés para a Sukhoi. Algumas fontes já davam como quase certa a encomenda dos jatos russos.

Com certeza o Sukhoi deverá ser uma bela máquina quando em operação. Mas os EJet´s estão matando a pau. Com esta encomenda já são quase 1.000 Ejet´s entre entregues e encomendas firmes.

Claro que a nova concorrência é benéfica.. tanto é que os Ejet´s devem melhorar ainda mais... e novas aeronaves poderão vir por aí:

Embraer quer projetar dois novos jatos em 2011
ENVIADO ESPECIAL A SÃO PAULO
A Embraer, com sede em São José dos Campos, define até o final do próximo ano o projeto de duas novas aeronaves comerciais com capacidade para transportar entre 130 e 150 passageiros.
As novas aeronaves irão disputar nicho de mercado hoje dominado pelas fabricantes Bombardier, do Canadá, e Airbus, da França.
Segundo Paulo César de Souza e Silva, vice-presidente executivo para Aviação Comercial da empresa, estudos estão em andamento para entender o mercado e definir melhor a ampliação da família de E-Jets.
"Será um novo mercado que a Embraer passaria a disputar. Teremos que desenvolver um produto melhor do que as aeronaves das nossas concorrentes", disse o executivo, durante encontro de final de ano com jornalistas promovido pela empresa em São Paulo.
Demanda.
Segundo o vice-presidente, o futuro avião deverá estrear com um potencial de vendas de 6.000 unidades. Não está descartada a possibilidade de lançamento de apenas uma aeronave.
"Cerca de 50% dos voos realizados no mundo são adequados para aviões com capacidade entre 100 e 130 assentos e é por isso que jatos da Embraer são bem requisitados no mercado aeronáutico", afirmou.
A Embraer possui quatro aeronaves na família de E-Jets --os modelos 170, 175, 190 e 195, este último até então o maior avião da fabricante brasileira.
Fonte: OVale

#13 PT-KTR

• Usuários
  • 4189 Postagens
  • Cidade/UF/País:Salvador/BA/BRZ
  • Data de Nascimento:13/10/1982
Reputação: 350

Postado 18 de dezembro de 2010 - 12:11

Caravelle, é fato, no EMB120 voce ouve tudo né rsrsrs, motor, bins vibrando, aquela maldita escada da porta tremendo tudo, vento pela proa. No 145 só se ouve vento, mais nada. Mas o E-JET eu até acho que melhorou bastante perante o 145.

#14 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens

Postado 18 de dezembro de 2010 - 23:34

QUOTE(PT-KTR @ Dec 18 2010, 01:11 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caravelle, é fato, no EMB120 voce ouve tudo né rsrsrs, motor, bins vibrando, aquela maldita escada da porta tremendo tudo, vento pela proa. No 145 só se ouve vento, mais nada. Mas o E-JET eu até acho que melhorou bastante perante o 145.

O Brasília é um belo avião e muito rápido, mas a sensação foi de estar dentro de um liquidificador... muito barulho (de tudo que é lado) e vibração.

Em relação aos 145 e E-Jets, só o barulho de fricção mesmo me incomodou, e achei as janelas muito espaçadas.

#15 FlyerOne

• Usuários
  • 4278 Postagens
  • Cidade/UF/País:Somewhere
  • Data de Nascimento:00/00/0000
Reputação: 360

Postado 18 de dezembro de 2010 - 23:49

QUOTE(Caravelle @ Dec 18 2010, 11:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
(...) e achei as janelas muito espaçadas.

Tive a mesma impressão quando voei de Azul recentemente!

#16 KC-767

• Moderador
  • 6609 Postagens
  • Interests:Aviação, Carros, Caminhões, Desenho, Esportes (automobilismo, boxe, futebol), Fotografia, Viagens.
  • Cidade/UF/País:Osasco - SP
  • Data de Nascimento:01/02/1984
Reputação: 203

Postado 19 de dezembro de 2010 - 00:03

Bom, creio que os estudos lá na facul, para redução de ruído gerados por aerodinâmica então fazem sentido... tem projetos para redução de ruídos provocados pelo espaço entre os slats e a borda da asa propriamente dita, ruído gerado pelos pilones, trem de pouso, etc, etc. Não sabia que isso era ponto crítico no E-Jet. Achava que esses estudos eram meio que "procurar pelo em ovo", uma vez que, ao ver um ERJ-145 em pouso, eu achei que ele praticamente sussurrava perto dos 737's que estavam pousando.

Sobre os SSJ, realmente, uma pena do ponto de vista de opções no mercado e concordo que seja um duro golpe para a Sukhoi. Creio que era o único cliente "100%" ocidental na lista de reais intenções de aquisição da aeronave. Seria uma vitrine legal para os passageiros ocidentais - que de certa forma dariam um feedback a respeito do avião também.

Mas, parabéns a Embraer por mais essa encomenda firme! smile.gif

#17 JEduardo

• Usuários
  • 435 Postagens
  • Cidade/UF/País:Lost in space
  • Data de Nascimento:28/12/1960
Reputação: 117

Postado 20 de dezembro de 2010 - 00:28

Eu voei no Legacy 650 e o problemas de barulho, que era maior na região logo atrás da cabine, foi resolvido 100% com geradores de vortex e hoje ele se equipara em ruido internoaos melhores da categoria.

#18 LipeGIG

Ombudsman Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 14451 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:30/06/1972
Reputação: 3051

Postado 20 de dezembro de 2010 - 11:46

Fico feliz pelas encomendas pois vão representar a manutenção de empregos na Embraer e cadeia produtiva.

Mas torço para que a Embraer projete jatos maiores !
O segmento dos E-Jets vai entrar em um cenário mais competitivo onde ela passa a assumir a posição que levou a Bombardier a sair da cena alguns anos atrás: concorrência com equipamento mais moderno, atendendo ao que o mercado deseja.

#19 boulosandre

• Usuários
  • 3503 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo- SP - Brasil
  • Data de Nascimento:08/10/1974
Reputação: 200

Postado 20 de dezembro de 2010 - 13:51

QUOTE(LipeGIG @ Dec 20 2010, 11:46 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Fico feliz pelas encomendas pois vão representar a manutenção de empregos na Embraer e cadeia produtiva.

Mas torço para que a Embraer projete jatos maiores !
O segmento dos E-Jets vai entrar em um cenário mais competitivo onde ela passa a assumir a posição que levou a Bombardier a sair da cena alguns anos atrás: concorrência com equipamento mais moderno, atendendo ao que o mercado deseja.

Realmente, temos todos que torcer muito pela Embraer para que SP/SJC entrem na rota obrigatória de todas as cias. do mundo que queiram adquirir novos jatos...e que tragam muitas outras cias. reforçando assim o Vale do Paraiba ainda mais como um dos grandes centros de aviação mundial.
Aqui na Europa, é muito comum ver os aviões da Embraer....sempre quando estou com amigos e colegas Estrangeiros, faço questão de dizer que são produzidos e desenvolvidos a menos de 100km de casa.... thumbsup.gif

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)