Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Nas alturas

Já existem 37 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 STERENNA

• Usuários
  • 50 Postagens
  • Cidade/UF/País:SÃO PAULO
  • Data de Nascimento:29/03/1955
Reputação: 7

Postado 03 de janeiro de 2011 - 20:13

QUOTE(Stratocruiser @ Jan 3 2011, 08:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Linda foto Master! Obrigado por postar!

Dúvida: o Lula voltou a SP no Aerolula? Nada contra, acho até bem merecido que um presidente, após 4-8 anos de serviço, receba este pequeno mimo possa "retornar" no avião da presidência, mesmo após passar a faixa ao sucessor. Mas pergunto por curiosidade mesmo: teria sido algum avião fretado pelo Partido? Ou algum dos ERJ da FAB? Ou o ACJ?

Sim, era o Aerolula, calsign "FAB-2101", ou seja, a aeronave que transporta o presidente em exercício.

#22 SkyLiner

• Usuários
  • 3405 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980
Reputação: 862

Postado 03 de janeiro de 2011 - 20:29

Foi ele que chamou na fonia como Bravo Romeu Sierra 2101?

#23 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 03 de janeiro de 2011 - 23:51

QUOTE(Murundum @ Jan 3 2011, 08:27 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não era o vôo trazendo o corpo do Ayrton Senna para o Brasil?

O MD11 que trouxe o corpo do Ayrton foi o VOQ ainda com a pintura clássica de barriga prateada...

#24 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3303

Postado 04 de janeiro de 2011 - 00:09

QUOTE(TMA-SP @ Jan 3 2011, 08:43 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Que linda imagem!!
Teria ela em maior resolução e sem marcas d´agua para eu fazer um pôster?

Abraços

TMA-SP, eu tinha essa foto sem a marca d'água e maior (porém a qualidade não era boa), isso lá nos idos de 2006. Infelizmente acho que perdi formatando o PC. E não sei o motivo do FAB escoltar o Mad Dog, será que tinha algum ilustre dentro?

A outra que o Mastercaptain falou é da Copa de 2002 quando os Mirages escoltaram o VOI em BSB.

#25 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
    História da aviação

Postado 04 de janeiro de 2011 - 00:28

Achei duas imagens(zinhas) na web.

Linda formação.

Repetindo o que Romário fez 8 anos antes.

Tem uma outra foto, bem melhor que essa, que na época inclusive ganhou prêmio de fotografia.

via www1.an.com.br

Escolta de caças emociona atletas
Piloto de aparelho da FAB faz saudação aos pentacampeões

A preguiça imperava entre os passageiros do histórico vôo RG 9585, que trouxe a equipe pentacampeã mundial de futebol, na manhã de ontem, poucos minutos antes do desembarque na base aérea de Brasília. Depois de 25 horas de viagem, que começou no início da noite de segunda-feira, em Tóquio, e teve uma escala em Los Angeles, uns demonstravam cansaço por não ter conseguido dormir. Outros, por ter dormido, mas de forma precária, por causa do desconforto natural da longa jornada.

Contudo, um momento em especial fez com que todos despertassem rapidamente e se aglomerassem nas pequenas janelas do avião: a aproximação dos caças Mirage, da Força Aérea Brasileira (FAB). Cinco aparelhos fizeram a escolta do avião da Seleção Brasileira durante, aproximadamente, 20 minutos. Conduziram um sobrevôo sobre a capital e se mantiveram lado a lado até a aproximação final para o pouso, quando houve a dispersão.

Assim que se colocaram emparelhados e próximos ao Boeing 767, o piloto do caça líder, pintado com as cores da bandeira nacional e a parte da frente preta, comandante Almeida, saudou a delegação e os passageiros. Por meio do sistema de som interno, disse que era um privilégio da Força Aérea escoltar a equipe que trazia o quinto título mundial para o futebol brasileiros. "Vocês são verdadeiros heróis", afirmou.

Nem mesmo os tripulantes, acostumados com os acontecimentos a mais de 10 mil metros de altitude, não se contiveram. A exemplo dos demais ocupantes das poltronas, sacaram suas câmeras fotográficas e filmadoras para registrar o atípico momento. Quem teve trabalho foi o comandante Zanbon, no comando do vôo da Varig. Em um tom diferente, mais informal, deu a famosa orientação aos passageiros. "Gente, vocês precisam voltar aos assentos e apertar os cintos (de segurança)", disse. "O avião vai pousar com uma velocidade de 300 km/h e isso pode representar um tombo."

O lateral-direito Cafu, capitão, foi o primeiro a descer. Sempre acompanhado da taça que ergueu no domingo no estádio de Yokohama. Na seqüência vieram os demais atletas e integrantes da comissão técnica. Entre eles, os que mais chamaram a atenção foram Marcos e Denílson, que pediam ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para que mantivesse Scolari no cargo.

#26 Wind Sand and Stars

• Usuários
  • 1433 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itatiba/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/07/1973
Reputação: 624

Postado 04 de janeiro de 2011 - 09:26

Sim, era o Aerolula, calsign "FAB-2101", ou seja, a aeronave que transporta o presidente em exercício.

Hun?
O callsing para qualquer aeronave da FAB transportando o presidente é "FAB-01". Quando nao esta transportando o presidente chama com o callsing usual, FAB-"numeros", no caso do VC-1A, 2101.

#27 MLN-SJP

• Usuários
  • 2488 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto
  • Data de Nascimento:21/08/1970
Reputação: 516

Postado 04 de janeiro de 2011 - 10:34

QUOTE(hugo bellini @ Jan 3 2011, 06:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
mastercaptain,

desculpe a ingnorança, mas que ocasião era essa?

Pelo avião eu chutaria a escolta do corpo do Ayrton Senna

MLN

#28 MMotta

• Usuários
  • 3470 Postagens
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1993
Reputação: 1368

Postado 04 de janeiro de 2011 - 11:17

QUOTE(MLN-SJP @ Jan 4 2011, 10:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Pelo avião eu chutaria a escolta do corpo do Ayrton Senna

MLN

O sr chuta mal pacas

amigo se vc ler o resto to tópico vai ver que já dissemos que o MD-11 que trouxe o Senna ainda tinha a pintura antiga da VRG thumbsup.gif

#29 Kodiak

• Usuários
  • 1861 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:11/08/1984
Reputação: 1001

Postado 04 de janeiro de 2011 - 11:34

A345, essa pintura da Varig é simplesmente linda! Não sei porquê mas esse nariz pintado de preto sempre me deu uma sensação de grandeza, sempre que vejo um avião assim me parece ser muito maior do que realmente é! Lembro disso no caso dos DC-10 da Vasp

Abraços

#30 DEL

• Usuários
  • 790 Postagens
  • Interests:FAB, Aviação Militar e Civil
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto/SP/BR
  • Data de Nascimento:06/11/1986
Reputação: 587

Postado 04 de janeiro de 2011 - 13:39

Caros colegas,

Quanto aos códigos de chamada militares (callsigns):

Não sei se está totalmente correto o termo "FAB-01" unicamente para o presidente a bordo, não vôo no GTE e também nunca fiz transporte de autoridade, mas o que sei é: quando o FAB 2101 está voando ele chama como "Força Aérea dois uno zero uno" na chamada inicial, podendo-se nas demais suprimir o "dois uno", ficando como já citado (o mesmo valeria para qualquer outro FAB XX01, desde que não haja conflito na fonia com outra de callsign semelhante). Quando qualquer aeronave da FAB faz vôo internacional usasse o BRS (Bravo Romeu Sierra) e a matrícula da aeronve (2101 nesse caso), exceção: fraseologia em inglês em vôos nacionais para fins de treinamento em que pode-se usar o nome do Esquadrão em português (Gordo, Cascavel, Coral, Onça, etc.) e os dois últimos dígitos da matrícula em inglês (uma vez ouvi o "Onça zero nine" no Centro Recife)

Trocando em miúdos: o amigo SkyLiner tem razão, se você ouviu BRS 2101 nesse dia então era o VC-1A FAB 2101 chamando. checkmark.gif

Quanto a exigência de se chamar FAB-01 quando o Presidente em exercício está a bordo, independente da matrícula da aeronave, eu confirmarei tão logo eu tiver uma oportunidade.

Abraço a todos.

#31 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
    História da aviação

Postado 04 de janeiro de 2011 - 13:40

QUOTE(Kodiak @ Jan 4 2011, 12:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
A345, essa pintura da Varig é simplesmente linda! Não sei porquê mas esse nariz pintado de preto sempre me deu uma sensação de grandeza, sempre que vejo um avião assim me parece ser muito maior do que realmente é! Lembro disso no caso dos DC-10 da Vasp

Abraços

Verdade Kodiak, o nariz preto dá um charme em qualquer pintura. Particularmente eu não gostava, mas depois foi acostumando e gosto. É um arremate final na pintura da Varig, Alitalia, Pan Am, entre outras do passado . . .

#32 tenere

• Usuários
  • 218 Postagens
  • Cidade/UF/País:ewr
  • Data de Nascimento:30/06/1971
Reputação: 0

Postado 04 de janeiro de 2011 - 18:53

Nos USA isso é uma atitude normal. Quando o Obama assumiu a presidencia, George W. Bush voltou ao Texas no Air Force One.

Bill Clinton voltou a sua residencia tambem no AF1.

E se nao me falha a memoria, o callsign nao era AF1.

Eu acho que qualquer que seja o Presidente do Brasil, merece voltar a sua nova residencia oficial no "Air Force Brasil 1".

#33 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
    História da aviação

Postado 04 de janeiro de 2011 - 19:05

QUOTE(tenere @ Jan 4 2011, 07:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E se nao me falha a memoria, o callsign nao era AF1.

Correto. Callsign Air Force One somente quando o presidente está em algum avião, seja ele o VC-25 ou um Boero, rs.

#34 welter

• Usuários
  • 776 Postagens
  • Interests:Televisão e Avião, tudo a haver.
  • Cidade/UF/País:Oliveira/Minas Gerais/Brazil
  • Data de Nascimento:06/02/1967
Reputação: 62

Postado 04 de janeiro de 2011 - 19:15

QUOTE(A345_Leadership @ Jan 4 2011, 08:05 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Correto. Callsign Air Force One somente quando o presidente está em algum avião, seja ele o VC-25 ou um Boero, rs.

Exatamente isso, no meu caso quando voo no meu trike, eu uso o calssing BEER 01

#35 MLN-SJP

• Usuários
  • 2488 Postagens
  • Cidade/UF/País:São José do Rio Preto
  • Data de Nascimento:21/08/1970
Reputação: 516

Postado 05 de janeiro de 2011 - 09:04

QUOTE(Mbgmotta @ Jan 4 2011, 12:17 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O sr chuta mal pacas

amigo se vc ler o resto to tópico vai ver que já dissemos que o MD-11 que trouxe o Senna ainda tinha a pintura antiga da VRG thumbsup.gif

Percebi quando ja havia postado..
Mas seu comentário sobre chutar mal foi deselagante e desnecessário....
Qual seria seu chuite então "grande oráculo"?

MLN

#36 Brazil Express

• Usuários
  • 1511 Postagens
  • Interests:Visite o CNF ao vivo!Aviação em Minas Gerais. www.cnfaovivo.com.br
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil
  • Data de Nascimento:14/08/1986
Reputação: 451

Postado 05 de janeiro de 2011 - 09:49

QUOTE(SkyLiner @ Jan 3 2011, 09:29 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Foi ele que chamou na fonia como Bravo Romeu Sierra 2101?

Costuma chamar como FAB 2101!

Att,

#37 Landing

• Usuários
  • 8648 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3130

Postado 05 de janeiro de 2011 - 14:24

a foto em questao foi quando a equipe de volei masculina voltou com a medalha de ouro da olimpiada de atenas.
Uma escolta totalmente merecida, diferente do seu lula!

#38 Mastercaptain

• Consultor
  • 6423 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
Reputação: 2632

Postado 10 de janeiro de 2011 - 11:43

QUOTE(Mastercaptain @ Jan 3 2011, 06:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Outra hora posto a de um Mirage que escoltou um B767 da Varig trazendo a seleção brasileira.. Abs.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)