Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Cancelamento de voo gera confusão no Aeroporto de Confins

Já existem 22 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 welter

• Usuários
  • 776 Postagens
  • Interests:Televisão e Avião, tudo a haver.
  • Cidade/UF/País:Oliveira/Minas Gerais/Brazil
  • Data de Nascimento:06/02/1967
Reputação: 62

Postado 04 de janeiro de 2011 - 18:19

Os 160 passageiros do voo fretado saíram depois de 16 horas de espera.
A aeronave seguiu, às 16h50, de BH para Porto Seguro (BA).
Do G1 MG

Mais de 150 passageiros de um voo de Belo Horizonte para Porto Seguro (BA) ficaram revoltados e protestaram no Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (4) depois do segundo cancelamento em dois dias. O voo, fretado por uma agência de turismo, sairia a 0h10 desta terça, mas só deixou o terminal às 16h50.

De acordo com passageiros, após o primeiro cancelamento, eles foram alocados em um hotel e avisados de que o voo sairia às 13h desta terça (4). Neste horário, houve novo cancelamento, e o voo só saiu quase quatro horas depois, às 16h50. Segundo a Infraero, houve confusão no balcão TAM e alguns passageiros se exaltaram e protestaram aos gritos.

Segundo a agência de turismo que contratou o voo, a TAM informou, no primeiro cancelamento, que não havia tripulação disponível.

Em nota, a TAM informou que o voo JJ 9416 foi "cancelado devido a ajustes feitos na malha aérea da companhia. Os passageiros receberam hospedagem e alimentação e facilidades para comunicação, de acordo com o que era solicitado por eles e seguindo a legislação vigente para esses casos, e seguiram viagem hoje, às 16h53”.

De acordo com a Infraero, nenhuma outra ocorrência de destaque foi registrada no Aeroporto de Confins nesta terça (4).

#2 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 04 de janeiro de 2011 - 18:44

Ontem a culpa era da chuva .. amanhã vai ser de quem?

#3 junglas

• Usuários
  • 68 Postagens
  • Cidade/UF/País:BH
  • Data de Nascimento:01/03/1985
Reputação: 1

Postado 04 de janeiro de 2011 - 20:19

Isso porque ninguem sabe o que ocorre nos bastidores...na virada do ano aqui mesmo em Confins, um voo da TAM gerou um atraso e depois foi cancelado. Os passageiros revoltados invadiram uma lanchonete que tem na sala de embarque e comeram tudo. A pergunta é a seguinte: até que momento os passageiros vão ser tratados como idiotas por empresas aéreas que prometem tudo mais não tem nem tripulação suficiente? E as aeronaves que estão voando no limite de suas manutenções?
Enquanto a ANAC cobrar miseros 1.000, 2.000, 3.000 reais de multa, as empresas vão estar pagando rindo tal valor e continuar cometendo esses absurdos pelos quais os passageiros no Brasil são obrigados a passar.

ANAC....3.000 reais pra uma Empresa com mais de 150 aviões não é nada...quando que vocês irão acordar pra realidade da Aviação Comercial Brasileira em?

#4 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brazil
  • Data de Nascimento:04/11/1980
Reputação: 563

Postado 05 de janeiro de 2011 - 02:47

QUOTE(junglas @ Jan 4 2011, 09:19 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Os passageiros revoltados invadiram uma lanchonete que tem na sala de embarque e comeram tudo.

Tá certo, as cias ferram os pax e ninguém faz nada, mas esse tipo de atitude tira totalmente a razão dos pax.
Que culpa tem o dono da lanchonete? Isso para mim é um bando de vândalos que assim como a empresa, devem ser punidos nos rigores da lei.

#5 E.P.M.

• Usuários
  • 2228 Postagens
  • Cidade/UF/País:Minas Gerais
  • Data de Nascimento:17/03/1989
Reputação: 240

Postado 05 de janeiro de 2011 - 09:32

QUOTE(Airbus-FA @ Jan 5 2011, 03:47 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Tá certo, as cias ferram os pax e ninguém faz nada, mas esse tipo de atitude tira totalmente a razão dos pax.
Que culpa tem o dono da lanchonete? Isso para mim é um bando de vândalos que assim como a empresa, devem ser punidos nos rigores da lei.

mas as coisas que a TAM, Webjet tem o costume de fazer com os passageiros, tiram as pessoas do sério...
Isso aí é o exemplo de que as pessoas são capazes de virar bichos quando são tratadas como tal.

#6 SkyLiner

• Usuários
  • 3405 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1980
Reputação: 862

Postado 06 de janeiro de 2011 - 10:50

QUOTE(Airbus-FA @ Jan 5 2011, 02:47 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Infelizmente, em qualquer ambiente em grupo, alguns vândalos se aproveitam de alguma situação de anormalidade pra promover arruaças, com a falsa desculpa de "defender algum tipo de direito". É assim nos aeroportos, nos estádios, manifestações trabalhistas ou em qualquer tipo de concentração de pessoas. Na maioria dos casos, eles não representam os reais anseios do grupo. São simplesmente arruaceiros infiltrados.

#7 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens

Postado 06 de janeiro de 2011 - 12:34

Então Skyliner, eu não quero de maneira nenhuma defender empresas aéreas... muito pelo contrário.

A minha indagação é o porquê os clientes se acham tão DONOS das empresas e dos aeroportos por estarem pagando.

Sendo que não se tem a mesma atitude com a TIM, a Telefônica, o SUS, o INSS, os planos de saúde, as grandes lojas de eletroeletrônicos, os bancos,e tantas outras empresas e intituições que lesam, tanto ou até mais que as empresas aéreas.

Eu não vejo ninguém quebrando hospital (seja público ou seja de plano de sáude), batendo em atendente do INSS, não vejo ninguém invadindo escritório da TIM devido a cobranças indevidas e serviços deficientes, etc.

Eu gostaria de entender qual é o gatilho psicológico que faz as pessoas se sentirem donas dos aviões e dos aeroportos e que não existe em outros setores de bens e serviços.

Entendem?

#8 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5713 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988
Reputação: 926

Postado 06 de janeiro de 2011 - 12:42

Por que será que só de ler o título do tópico eu já sabia que se tratava da TAM?

#9 Clipper

• Consultor
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:18/09/1962
Reputação: 1301

Postado 06 de janeiro de 2011 - 13:02

eu não quero de maneira nenhuma defender empresas aéreas... muito pelo contrário.

Eu gostaria de entender qual é o gatilho psicológico que faz as pessoas se sentirem donas dos aviões e dos aeroportos e que não existe em outros setores de bens e serviços.

Entendem?

Qual seria um exemplo adequado de comportamente para quem espera por 16 horas um vôo? Obviamente, coloque-se no lugar deles, junto com sua família, mais criança pequena, pessoas de idade, adicionando compromisso assumido, diária de hotel sendo cobrada sem uso, etc.

Abs

#10 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens

Postado 06 de janeiro de 2011 - 13:08

QUOTE(Airframe @ Jan 6 2011, 02:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Qual seria um exemplo adequado de comportamente para quem espera por 16 horas um vôo? Obviamente, coloque-se no lugar deles, junto com sua família, mais criança pequena, pessoas de idade, adicionando compromisso assumido, diária de hotel sendo cobrada sem uso, etc.

Abs

Tudo bem, digamos que eu entenda (digamos...), porque esses ataques de fúria não acontecem quando se fica esperando 24 horas por atendimento médico num hospital, ou quando mesmo pagando caro por um plano de saúde só conseguimos consulta para daqui a 2 meses, ou quando em nossas contas telefonicas são cobrados absurdos que nós não usamos, todos os meses, e tantas outras coisas mais...

Essa é a minha questão Airframe, não é se as pessoas estão em sua razào ou não, mas o porquê esse ímpeto só existe quando as pessoas estão num aeroproto ou numa aeronave, porque em situações parecidas quando ocorrem em outros setores as pessoas não tomam igualmente esse tipo de atitude. Compreende?

#11 Clipper

• Consultor
  • 1399 Postagens

Postado 06 de janeiro de 2011 - 13:44

Caro Airbus,

Entendo perfeitamente a sua colocação e você está certo no seu raciocínio. O problema é que a manifestação de revolta com que anda se passando no transporte aéreo comercial está deixando de ser um simples descontentamento para se transformar em “dias de fúria”. E isso não é à toa, porque, analisando de forma fria e imparcial, é impressionante o pouco caso como os usuários andam sendo tratados desde, digamos, 2006, mesmo que não seja de forma continua. Portanto, prosseguindo desse jeito e ritmo, jamais será surpresa esperar atitudes cada vez mais agressivas a cada dia que passa, ainda mais com os cenários absurdos que os passageiros andam enfrentando e que se repetem (ou se renovam) quase que diariamente, pois basta dar uma rápida olhada em vários tópicos no Fórum. É claro que é intolerável quando algumas ações extrapolam certos limites, assim como não é aceitável presenciar o jeito como as coisas andam sendo conduzidas, e não me refiro somente ao direito dos passageiros, mas também dos funcionários, que são eles, no final, que seguram o rojão, e não os administradores e nem os políticos.

É uma bola de neve e sabemos lá quando e como isso vai terminar.

Um abraço, cabeça fria e bons vôos (se ultimamente isso ainda é possível de se imaginar).

#12 LV-LEO

• Desligados
  • 1399 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:26/04/1978
Reputação: 340

Postado 06 de janeiro de 2011 - 13:52

Eu partilho da mesma dúvida do Airbus-FA.

Mas tenho certeza de que uma atitude honesta e clara por parte das empresas na hora de explicar os atrasos reduziria e muito essas ocorrências. É fato que não querem ter de admitir as próprias falhas para não ter de oferecer a devida assistência material aos clientes. Empurram, então, o custo da mentira aos funcionários de check-in e outros que lidam diretamente com o público. Assim, são eles que devem ter a coragem de dizer a verdade, mesmo contrariando a empresa. Não arriscaria meu nariz e meus ossos em troca de um salário ridículo e de uma vida de stress permanente.

#13 Clipper

• Consultor
  • 1399 Postagens

Postado 06 de janeiro de 2011 - 14:04

Mas, Leo, aí é que está o problema: nem mesmo as empresas conseguem admitir a verdade e muito menos agem para amenizar o que está errado, principalmente por causa do estrangulamento de infraestrutura, somado com uma alta demanda que não consegue ser absorvida há um bom tempo e que se agrava com a falta de funcionários qualificados em postos chaves, como é o caso dos tripulantes. E isso, se continuar dessa forma, tende a piorar.

E onde entram os usuários? Eles compram um serviço que foi vendido de uma forma e entregue (quando isso de fato ocorre) de outra completamente diferente. Tudo bem que isso sempre foi assim, mas não de maneira praticamente constante e em grande volume. A lista de desculpas se esgotou e mesmo se ainda sobrou alguma, ninguém acredita mais, ainda mais como o exemplo do atraso desse vôo.

Abs

#14 Marcus Vinicius

• Usuários
  • 112 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Bernardo do Campo
  • Data de Nascimento:14/07/1993
Reputação: 74

Postado 06 de janeiro de 2011 - 14:32

Acho que o Airbus-FA nunca viu uma greve de motoristas em são paulo para dizer que isso só acontece em aeroporto.

#15 Airbus-FA

• Usuários
  • 2081 Postagens

Postado 06 de janeiro de 2011 - 21:58

QUOTE(Marcus Vinicius @ Jan 6 2011, 03:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Acho que o Airbus-FA nunca viu uma greve de motoristas em são paulo para dizer que isso só acontece em aeroporto.

Eles ainda tem direito a greve, já nós sofremos estas agressões sem fazer greve, sofremos quando estamos ali tentando levar os cliente aos seus destinos.

Editado por Airbus-FA, 06 de janeiro de 2011 - 21:59 .

#16 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 208

Postado 07 de janeiro de 2011 - 14:40

QUOTE(Airbus-FA @ Jan 6 2011, 01:34 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Então Skyliner, eu não quero de maneira nenhuma defender empresas aéreas... muito pelo contrário.

A minha indagação é o porquê os clientes se acham tão DONOS das empresas e dos aeroportos por estarem pagando.

Sendo que não se tem a mesma atitude com a TIM, a Telefônica, o SUS, o INSS, os planos de saúde, as grandes lojas de eletroeletrônicos, os bancos,e tantas outras empresas e intituições que lesam, tanto ou até mais que as empresas aéreas.

Eu não vejo ninguém quebrando hospital (seja público ou seja de plano de sáude), batendo em atendente do INSS, não vejo ninguém invadindo escritório da TIM devido a cobranças indevidas e serviços deficientes, etc.

Entendem?

Simples, em primeiro lugar porque nenhum dos serviços citados (que supostamente são ruins) te faz ficar "preso" numa cidade qualquer, longe de casa e sem outra opção de transporte a não ser o aéreo; em segundo lugar porque, como foi citado aqui, se as empresas aéreas impõem tratamento desumanos aos seus clientes, como esperar que estes se comportem como "humanos"?

Se uma TIM, Telefonica, ou banco da vida oferece um serviço ruim, a pessoa pode reclamar estando no conforto da tua casa, pode contratar um advogado para resolver o assunto e continuar com a sua vida. Nada disto se aplica à situação de ficar "preso" num aeroporto ou numa cidade estranha por culpa da incopetência das empresas aéreas.

Os passageiros sabem muito bem, pois aprenderam com a experiência própria, que se não gritarem, chutarem, espernearem, se não armarem o maior barraco, as empresas aéreas não vão se mexer para resolver rapidamente uma situação de conflito gerado por cancelamentos ou atrasos... Junte este fato com a situação insana de ficar dezenas de horas "preso" num aeroporto, e a confusão está armada.

Por outro lado, as empresas aéreas, ultimamente a Webjet e TAM, tem se esmerado em divulgar notas com desculpas que todos sabem que são esfarrapadas. Isto só piora a situação, pois o passageiro não é burro e nem idiota e tem a nítida impressão (que é real), de que a empresa está lhe fazendo de palhaço e que ela c***a e anda para ele.

Para mim, esta situação só vai se acalmar no dia em que a ANAC impuser uma multa espetacular, algo assim como um dia inteiro de faturamento duma TAM ou Webjet da vida. E olhem que isto não é tão impossível assim como pensam. Este número (1 dia do faturamento) eu não tirei do acaso, já vimos alguns exemplos de punições deste tipo em outras áreas de atividade...

#17 Max_NG

• Usuários
  • 434 Postagens
  • Cidade/UF/País:CGH/GRU-SP
  • Data de Nascimento:19/04/1982
Reputação: 12

Postado 07 de janeiro de 2011 - 15:24

QUOTE(Marcus Vinicius @ Jan 6 2011, 03:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Greve é uma coisa... agora eu nunca vi ninguem que ficou 1h no ponto esperando um onibus vir lotado ficar dizendo boeira pro motorista ou escrachando o cobrador..... e olha que antes de dizer, já peguei muuuuuito onibus na minha vida... e as vezes esperei bem mais de 1h pra vir...

Isso acontece no Brasil pq boa parte das pessoas ainda compra a passagem e acha que comprou o avião.. isso pq é largamente noticiado que está chovendo no país todo hein ... agora eu imagino se fosse neve, vulcão, furacão... o povo ia ter que fazer igual o Didi... "EU VO ME SUICIDÁÁÁ AAAAA"

É só por na cabeça que avião é o meio de transporte mais rapido pra quem não tem pressa.... pronto... ta resolvido a questão do stress aeroportuário.

Eu hein...

#18 Fantinel

• Usuários
  • 515 Postagens
  • Cidade/UF/País:SAO JOSE DOS CAMPOS
  • Data de Nascimento:19/02/1952
Reputação: 171

Postado 07 de janeiro de 2011 - 15:59

Nem todo mundo é político que tem 90 ou mais dias de férias por ano..rs sse vc é um profiisonal liberal ou assalariado fica contando os poucos dias de lazer que tem direito e está pagando por isso....vc fez uma programação para cutir suas férias..chega na hora de embarcar..só 16 horas de atraso....já perdeu um dia e a paciência...uma hora é a chuva..outra falta tripulação ..depois ajuste na malha (qdo vai terminar??);;só falta a cara de pau dizer que é por causa do sol..céu de brigadeiro......culpar quem ??.....o pior é a ANAC que escuta e fica por isso mesmo..também os diretores devem receber algumas passagens "free" por ano...multar quem..dono da lanchonete..o passageiro...agência de viagem...e se um dia o jogo inverter..??? suicide_anim.gif

#19 bearshare

• Usuários
  • 1551 Postagens
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre
  • Data de Nascimento:03/09/1955
Reputação: 208

Postado 07 de janeiro de 2011 - 16:06

QUOTE(Fantinel @ Jan 7 2011, 04:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Nem todo mundo é político que tem 90 ou mais dias de férias por ano..rs sse vc é um profiisonal liberal ou assalariado fica contando os poucos dias de lazer que tem direito e está pagando por isso....vc fez uma programação para cutir suas férias..chega na hora de embarcar..só 16 horas de atraso....já perdeu um dia e a paciência...uma hora é a chuva..outra falta tripulação ..depois ajuste na malha (qdo vai terminar??);;só falta a cara de pau dizer que é por causa do sol..céu de brigadeiro......culpar quem ??.....o pior é a ANAC que escuta e fica por isso mesmo..também os diretores devem receber algumas passagens "free" por ano...multar quem..dono da lanchonete..o passageiro...agência de viagem...e se um dia o jogo inverter..??? suicide_anim.gif

thumbsup.gif

#20 A320 PR-MAW

• Usuários
  • 5713 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curtiba - PR
  • Data de Nascimento:07/10/1988
Reputação: 926

Postado 07 de janeiro de 2011 - 17:13

QUOTE(Max_NG @ Jan 7 2011, 04:24 PM) <{POST_SNAPBACK}>
isso pq é largamente noticiado que está chovendo no país todo hein

nós sabemos muito bem que a situação de atrasos e cancelamentos na TAM está MUITO maior que nas outras

das duas uma: ou CB gosta de Airbus, e onde um Airbus vai ele vai em cima e por isso só a TAM "se ferra", ou tem algo errado com essa empresa

chuva é uma coisa, tripulação regulamentada é outra...

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)