Jump to content

Photo

Mais uma da TAM

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
25 replies to this topic

#1 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,311 posts

Posted 09 de January de 2011 - 15:38

Como eu contei num outro topico, no dia 03/01 eu cheguei no aeroporto de Brasilia cedo demais (20:00h) para o voo da Gol em que eu estava marcado (23:00h), e me dirigi a guiche da TAM com 3 perguntas: Se tinha vaga no voo BSB-VIX das 21:05h, se o voo estaria no horario e qual era a tarifa. Ante a respostas convenientes, inclusive de que a aeronave que faria ao voo já estava pousada, comprei uma passagem por R$ 571,82, tarifa MAX, fiz o check-in e fui pro embarque.

Bom, bem mais tarde o voo foi cancelado por falta de tripulantes, os pax receberam alimentação, foram levados com transfer para hoteis, voltaram no dia seguinte com transfer da TAM, etc, ec. Menos eu, que as 10 h da noite, tendo ouvido no Motorola que o voo não tinha tripulção, cancelei o check-in e peguei o voo da GOL para o qual eu já tinha passagem.

Pra minha total surpresa, anteontem tentei remarcar aquela passagem da TAM, do voo cancelado, em outro trecho, e ouvi da funcionaria da loja do aeroporto de Natal que teria de pagar multa por reitineração. Fiquei p. da vida, e disse que não, que iria tentar em outro local. Liguei pro call center e me confirmaram o mesmo. Argumentei que o cancelamento do voo tinha sido culpa da TAM e não minha, mas eles foram inflexiveis.

Dai cheguei o no hotel em Fortaleza e liguei para o Fale com o Presidente. Pediram tempo pra verificar as minhas afirmações, mas iriam resolver em 24h.

Dai liguei no dia seguinte, e a resposta foi: "se o Sr. quiser usar no mesmo trecho, não tem multa. Se for reitinerar, pague a multa !!!" Argumentei que eu não dei custos de hotel e refeições a TAM, etc, que eu não voo normalmente naquele trecho, que eu sou Fidelidade Vermelho desde 1994, nada adiantou.
Dai eu disse que queria reembolso sem multa, e eles acabaram concordando: "o Sr. vai receber o valor de volta no seu cartão de credito em 30 dias !!!!!". Não, eu quero o reembolso no cartão agora (3-4 dis), foi a minha resposta, ao que eles retrucaram: "Sr. estamos de acordo com as regras da ANAC". Ponto.

Bom. agora vou aguardar. Mas se eles não me devolverem o valor integral, eu vou acionar a TAM na justiça. Não é pelo valor em si, mas por principio ! Se eu não compareço ao check-in eles me multam, se eu remarco o voo eles me multam, se eu reitinero, eles me multam. E isso comigo acontece muito, a toda hora eu remarco meus voos. Mas agora o erro foi deles, então, não aceito pagar multa de nenhuma especie.

Amanhã mesmo eu já vou conversar com meu advogado...

Agora estou entendo o significado do "Prazer em servir": o prazer vem de "f.der" o cliente !

Antonio

#2 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 09 de January de 2011 - 16:27

QUOTE(Kellet @ Jan 9 2011, 04:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bom. agora vou aguardar. Mas se eles não me devolverem o valor integral, eu vou acionar a TAM na justiça. Não é pelo valor em si, mas por principio ! Se eu não compareço ao check-in eles me multam, se eu remarco o voo eles me multam, se eu reitinero, eles me multam. E isso comigo acontece muito, a toda hora eu remarco meus voos. Mas agora o erro foi deles, então, não aceito pagar multa de nenhuma especie.

E se eles prejudicam você de alguma forma, não te pagam absolutamente nada!

Estou esperando a resposta do fale com o presidente com relação ao meu caso do dia 03, relatado também em outro tópico, amanhã vence o prazo de 5 dias úteis. Mas duvido que eles me reembolsem alguma coisa, ainda pra evitar um processo por danos morais, pedi pra eles que me deem bilhete de ida e volta pras minhas férias, DUVIDO que façam isso!

Eles fizeram eu faltar no meu trabalho pela primeira vez em um ano e um mês que estou trabalhando lá, me colocaram numa situação chata com meu chefe, e pra pagar a empresa e evitar o DESCONTO NO SALÁRIO, eu tive que trabalhar na minha FOLGA, não bastando estar muito mais cansado que o normal por conta da palhaçada que eles fizeram comigo, tive que trabalhar na minha folga, acho que aí temos dois motivos pra um processo por danos morais né?

Daí eu ligo pro "Fale com o Atendente" pra saber se já tem alguma resposta e dizem que meu caso é complicado, afinal eu não guardei os comprovantes dos gastos que eu tive. POHHA! TO POUCO ME FODEN** pros 15 reais que eu gastei lá, não sou rico mas não vou morrer por isso, tive prejuízos bem maiores que não envolvem dinheiro...

#3 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,862 posts

Posted 09 de January de 2011 - 17:17

Essa é a TAM...E o pior é que estou passando o mesmo problema com a AZUL, acreditem se quiserem.

#4 abarbier

abarbier
  • Usuários
  • 757 posts

Posted 09 de January de 2011 - 18:03

QUOTE(Kellet @ Jan 9 2011, 04:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
"o Sr. vai receber o valor de volta no seu cartão de credito em 30 dias !!!!!". Não, eu quero o reembolso no cartão agora (3-4 dis), foi a minha resposta, ao que eles retrucaram: "Sr. estamos de acordo com as regras da ANAC". Ponto.

O prazo é de "praxe" porque envolve questões operacionais de ambos os lados: tanto pela TAM quanto pela administradora do cartão. Soma-se a isso o período de fechamento da sua fatura; supondo que ela já está fechada e mandam o reembolso, vc recebe no mês seguinte - por isso falam em 30 dias.

Já tive reembolso da TAM que entrou dias depois no meu cartão e outro que levou mais de 30 dias por causa do fechamento da fatura.

#5 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,311 posts

Posted 09 de January de 2011 - 20:08

QUOTE(abarbier @ Jan 9 2011, 06:03 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O prazo é de "praxe" porque envolve questões operacionais de ambos os lados: tanto pela TAM quanto pela administradora do cartão. Soma-se a isso o período de fechamento da sua fatura; supondo que ela já está fechada e mandam o reembolso, vc recebe no mês seguinte - por isso falam em 30 dias.

Já tive reembolso da TAM que entrou dias depois no meu cartão e outro que levou mais de 30 dias por causa do fechamento da fatura.

O que eu quero é que o credito seja dado na mesma fatura em que entrou o debito. Ou seja, eu não vejo porque eles podem fazer o avido de credito imediato.
Os trinta dias podem "acontecer", caso a data de vencimento do cartão, por coincdencia fosse nos proximos dias. Ai entendo. Fora disso , não !

Antonio

#6 Fernando Cima

Fernando Cima
  • Usuários
  • 732 posts

Posted 09 de January de 2011 - 23:29

QUOTE(Kellet @ Jan 9 2011, 09:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O que eu quero é que o credito seja dado na mesma fatura em que entrou o debito. Ou seja, eu não vejo porque eles podem fazer o avido de credito imediato.

Acho que a TAM está fazendo o aviso de crédito imediato, mas você só receberá na próxima fatura por questões operacionais da própria operadora de cartão. Não está sendo feito um estorno (cancelamento de um débito) e sim um reembolso (i.e. o lançamento de um crédito), e o que eu saiba depois que a fatura do mês é fechada ela não é reaberta para novos lançamentos. A TAM não tem como voltar no tempo e lançar o crédito como se fosse no mesmo dia da sua compra.

É aquele negócio, cartão de crédito é bom porque você só paga as despesas quando chega a fatura, mas o outro lado da moeda é que você também só recebe eventuais créditos junto...

#7 Rodney Bezerra

Rodney Bezerra
  • Usuários
  • 1,404 posts

Posted 10 de January de 2011 - 01:14

É de lascar.
Creio que estão ai, péssimos exemplos de como perder bons clientes. thumbsdown_still.png

Sds

#8 LipeGIG

LipeGIG

Staff Contato Radar

• Administrador
  • 22,609 posts

Posted 10 de January de 2011 - 16:55

Antonio,

Relatos diários como o seu me dão cada vez mais a certeza de que EXISTE espaço para uma cia aérea no Brasil oferecendo serviços premium, especialmente se dedicada ao Rio de Janeiro.

Aguente firme... vou aparecer com algo em breve!

#9 A320 PR-MAW

A320 PR-MAW
  • Usuários
  • 6,047 posts

Posted 10 de January de 2011 - 20:30

QUOTE(LipeGIG @ Jan 10 2011, 05:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Antonio,

Relatos diários como o seu me dão cada vez mais a certeza de que EXISTE espaço para uma cia aérea no Brasil oferecendo serviços premium, especialmente se dedicada ao Rio de Janeiro.

Negativo, o Brasil inteiro precisa

#10 Nishan

Nishan
  • Expulsos
  • 2,937 posts

Posted 10 de January de 2011 - 22:29

QUOTE(LipeGIG @ Jan 10 2011, 05:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Antonio,

LipeGIG Rio Airlines hypocrite.gif

#11 Nishan

Nishan
  • Expulsos
  • 2,937 posts

Posted 10 de January de 2011 - 22:33

QUOTE(A320 PR-MAW @ Jan 10 2011, 09:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Negativo, o Brasil inteiro precisa

Acho que ele mencionou que existe espaço em relação ao mercado do RJ, mais especificamente.

#12 Mauro10

Mauro10
  • Usuários
  • 474 posts

Posted 10 de January de 2011 - 22:36

Como já foi postado em outro tópico por um colega: CR Airways
-Serviço de bordo padrão de antigamente
- Pitch de 40 polegadas
- Passagens a 9 reais tongue.gif

#13 Corsair

Corsair
  • Usuários
  • 440 posts

Posted 10 de January de 2011 - 22:54

Passei por algo semelhante em julho. Eu e meu pai havíamos comprado bilhetes CWB-CGR. CGR passou dias fechado devido ao tempo, eu fui para CGH e fiquei em SP até que o aeroporto abrisse. Meu pai optou por usar o trecho mais tarde. Quando foi marcar a viagem, exigiram multa por remarcação + diferença de tarifa. Desde então, não coloquei meus pés num avião desta empresa - e nem pretendo. Acredito que um atendimento de qualidade é o mínimo que uma empresa pode fazer para manter seus clientes.

#14 Stelios4K

Stelios4K
  • Usuários
  • 7,552 posts

Posted 11 de January de 2011 - 11:04

mas perai....é obvio q é reitineração.
vc trocou para o vôo mais cedo ai cancelou, a tam se prontificou em dar toda a assistência possivel e colocar no voo do proximo dia, ai vc cancela q vai voar nesse trecho e troca para outro destino! Mesmo vc tendo pago a tarifa MAX vc ta trocando de destino, a tam não tem culpa que vc não utilizou os serviços de assistencia q ofereceu.

e sobre o cartão, quem mais enche o saco nesse caso é a operadora do cartão q dependendo da dt de vencimento vai chegar o credito na tua fatura, ai vc não tem como fazer milagre.

Eu tive um reembolso integral da easyjet sobre um trecho cancelado devido a greve dos controladores na grécia, no dia 14 de Julho, meu cartão vencia dia 05 de Agosto, o credito só apareceu na fatura do dia 05 de setembro!

#15 Cesar_hs

Cesar_hs
  • Usuários
  • 741 posts

Posted 11 de January de 2011 - 12:59

QUOTE(Stelios the Greek @ Jan 11 2011, 12:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
vc trocou para o vôo mais cedo ai cancelou, a tam se prontificou em dar toda a assistência possivel e colocar no voo do proximo dia, ai vc cancela q vai voar nesse trecho e troca para outro destino! Mesmo vc tendo pago a tarifa MAX vc ta trocando de destino, a tam não tem culpa que vc não utilizou os serviços de assistencia q ofereceu.

quer dizer então, que a empresa pode cancelar o voo por um motivo que, para ser educado no mínimo não deveria acontecer, e o cliente não tem direito de usar o que ele pagou da forma que bem entender? Oras, era só dar o crédito ao passageiro e ele usar para outro voo, pagando uma possível diferença pra mais ou ficando ainda crédito caso fosse pra menos. Cansei de fazer isso na laranja, é mais sensato que perder um fidelidade vermelho, não?
Eu era um vermelho, hoje sou branco e só coloco o pé em um airbus para voos domésticos em último caso. Hoje sou Smiles Gold e trouxe a empresa toda comigo, migrada da vermelha.. A larajna é melhor? Na minha opinião é menos pior e possui regras mais claras.

#16 Fernando Cima

Fernando Cima
  • Usuários
  • 732 posts

Posted 11 de January de 2011 - 15:35

QUOTE(Stelios the Greek @ Jan 11 2011, 12:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Stelios, acho que você não percebeu a falta de lógica da TAM nesta história:

O passageiro pode se quiser pegar todo o dinheiro de volta, reembolso integral.

Mas se quiser usar o crédito para outro itinerário DA PRÓPRIA TAM, tem que pagar multa.

Ou seja, a TAM está tornando mais atraente para você pegar o seu dinheiro de volta (e talvez ir gastar com outra coisa) do que usá-lo para comprar um outro produto da empresa.

O Rolim deve estar dando voltas no túmulo com tamanho senso empresarial...

#17 abarbier

abarbier
  • Usuários
  • 757 posts

Posted 11 de January de 2011 - 19:03

QUOTE(Kellet @ Jan 9 2011, 09:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Os trinta dias podem "acontecer", caso a data de vencimento do cartão, por coincdencia fosse nos proximos dias. Ai entendo. Fora disso , não !

Antonio

O lógico é fazerem no mesmo cartão. As vezes, dá pra fazer o "encontro de contras" entre o débito e o crédito do reembolso. Outras, por motivos de fechamento de fatura, o crédito cai pro mês seguinte. Nunca vi um reembolso do cartão X para cartão Y.

#18 Rodney Bezerra

Rodney Bezerra
  • Usuários
  • 1,404 posts

Posted 11 de January de 2011 - 19:23

Legal, Cesar. Penso igual.
Estou levando muitos comigo também, para a GOL.
Cansei dos abusos praticados pelo "espírito de servir".

QUOTE(Cesar_hs @ Jan 11 2011, 12:59 PM) <{POST_SNAPBACK}>
quer dizer então, que a empresa pode cancelar o voo por um motivo que, para ser educado no mínimo não deveria acontecer, e o cliente não tem direito de usar o que ele pagou da forma que bem entender? Oras, era só dar o crédito ao passageiro e ele usar para outro voo, pagando uma possível diferença pra mais ou ficando ainda crédito caso fosse pra menos. Cansei de fazer isso na laranja, é mais sensato que perder um fidelidade vermelho, não?
Eu era um vermelho, hoje sou branco e só coloco o pé em um airbus para voos domésticos em último caso. Hoje sou Smiles Gold e trouxe a empresa toda comigo, migrada da vermelha.. A larajna é melhor? Na minha opinião é menos pior e possui regras mais claras.

#19 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 11 de January de 2011 - 21:40

Até pouco tempo atrás o Fidelidade Vermelho era rei. Acho que perderam o trono para o Fidelidade Black hehe. Daqui a pouco a TAM vira uma confraria.

#20 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,311 posts

Posted 11 de January de 2011 - 22:21

QUOTE(Fernando Cima @ Jan 11 2011, 03:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Stelios, acho que você não percebeu a falta de lógica da TAM nesta história:

O passageiro pode se quiser pegar todo o dinheiro de volta, reembolso integral.

Mas se quiser usar o crédito para outro itinerário DA PRÓPRIA TAM, tem que pagar multa.

Ou seja, a TAM está tornando mais atraente para você pegar o seu dinheiro de volta (e talvez ir gastar com outra coisa) do que usá-lo para comprar um outro produto da empresa.

O Rolim deve estar dando voltas no túmulo com tamanho senso empresarial...

Fernando,

Voce percebeu o que o Stelios, talvez por pressa, não percebeu:

1 - Claro que é reintineração, Stelios. Mas, pra cumprir uma regra (a da reintineração), os caras que nao enxergam um palmo adiente do nariz, deixam de satisfazer um cliente antigo e contumaz. Além disso, eu não deixei de voar por mau tempo ou por atraso técnico, ou ainda por problema aeroportuário. Deixei de voar por pura incompetencia da TAM, que não tinha tripulação para fazer o voo. Uma empresa seria, numa situação dessas, daria algum bonus compensatorio aos pax. Uma milhagem extra, por exemplo. a TAM cobra multa...
2- Se eu não usei uma ou mais "facilidades" que a cia. oferece (por norma ela é obrigada, e "atendendo a norma", os caras esperaram a ultrapassagem do horario limite paraofer o hotel, em plena madrugada !!! Ora, quando eles viram que iam cancelar, já deveriam ter oferecido o hotel, era o mesmo custo com mais elegancia...) então eu não gastei o $$$$ da cia aerea. Ou seja, reduzi o prejuizo deles.
3 - Os caras dão o credito integral e voce compra o trecho que voce quer, na Gol...por exemplo ! No minimo é burrice ! No sério é ignorancia, pois deixam de ganhar e perdem o pax.
4- Imaginem que eu precisasse voar o outro trecho, só tivesse um cartão de credito e o limite fosse baixo (Graças a Deus não é o meu caso). Então, com o limite ocupado pelo custo da passagem comprada e não usada, eu não poderia comprar a outra passagem de que eu precisava. E o credito só viria em 30 dias. E a TAM nao me deixava voar com a passagem que eu tinha pago e não tinha usado, por culpa exclusivamente deles ! Seria uma situação Felliniana !!!

Enfim, em tudo por tudo, uma atitude "troncha", de uma empresa que ficou grande demais pra administração fraca que tem. Dai acontecem causos como estes !
A alguns anos que eu venho dizendo, inclusive aqui, que a TAM não sabe, nem nunca soube, lidar com as contingencias !
Não vou dizer que a Gol seja otima nessas situações, mas acho que lá ainda restaram um meia duzia de ex-variguianos que sabem muito bem o que fazer , e devem estar fazendo escola, pois a empresa se sai cada vez melhor quando acontece uma eventualidade desse tipo. Me lembro de uma situação similar, ocorrida a uns 2 anos em CGH: o aeroporto fechou por aproximação do horario limite, e faltavam sair alguns voos da Gol e da TAM. Enquanto a TAM ficava marcando passo, esperando o fato se materializar, a Gol, já antevendo o futuro breve, alugou onibus, preparou voos saindo de GRU, e não deixou ninguém (ou quase ninguém) no chão. Os pax dos voos da TAM ficaram até de madrugada ouvindo hipoteses desencontradas e bizarras sobre o que a TAM estava imaginando de fazer com eles, até que as 3 da manhã foram levados para os poucos hoteis que ainda tinham vaga naquela hora...

A TAM é uma boa empresa pra se voar, até o momento que o trem sai dos trilhos. Quando, por infelicidade, isso acontece, ninguém consegue repor os carros de volta na linha.

Lipe,

Voce me deixou curioso. A mim e a muitos aqui...

Antonio