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Suíça enfrenta dificuldades financeiras para a compra de novos caças


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14 replies to this topic

#1 transvasp

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Posted 12 de January de 2011 - 11:30

Suíça enfrenta dificuldades financeiras para a compra de novos caças.


O governo suíço revelou possuir dificuldades para a renovação da frota de aviões de combate de sua Força Aérea, principalmente devido à escassez de recursos financeiros. O programa tem enfrentado forte oposição da opinião pública interna e um referendo para definir a situação deverá ser realizado em breve.

A disputa para fornecimento de aeronaves de combate para a Força Aérea da Suíça vem se arrastando por anos e atualmente estão no páreo a sueca Saab, com o Gripen, a francesa Dassault, com o Rafale, e o grupo multinacional Eurofighter, com o Typhoon. Os planos originais são para que 33 exemplares do modelo escolhido sejam adquiridos para substituir os F-5E/F Tiger II, entretanto, esse número poderá ser reduzido para 22 unidades.

Essa quantidade está sendo considerada insuficiente, haja vista que a Suiça, por força de sua política de neutralidade, contará apenas com recursos próprios para sua Defesa frente a uma eventual necessidade de mobilização.

Aparentemente, o Gripen está levando vantagem na concorrência, pois é uma aeronave que se encaixa melhor nos requisitos operacionais da Força Aérea relativos à geografia do país, notadamente por sua capacidade de decolar e aterrissar em trechos de auto-estradas.

Que novela..... poke.gif

Fonte: tecnodefesa

#2 Landing

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Posted 12 de January de 2011 - 11:41

Os europeus cortam e cortam custos militares.
Caças como o Rafale tem cada vez menos espaço na geopolitica mundial.

#3 Bertoli

Bertoli

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Posted 12 de January de 2011 - 11:51

Pensei que os Hornet é que substituiriam os F-5 também. A Suíça já opera os Hornets há algum tempo em substituição aos Mirage III.

Abraço

#4 transvasp

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Posted 12 de January de 2011 - 12:05

QUOTE(Landing @ Jan 12 2011, 11:41 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Os europeus cortam e cortam custos militares.
Caças como o Rafale tem cada vez menos espaço na geopolitica mundial.



E por lá ainda tem disso !!!

http://www.aereo.jor...cas-pela-suica/


Vai que essa moda pega ! poke.gif

#5 jambock

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Posted 12 de January de 2011 - 22:51

Meus prezados:
Pelo jeito, os suiços estão chegando no FX-2 deles...
http://forum.contato...showtopic=66276
http://forum.contato...showtopic=55043
http://forum.contato...showtopic=33847
http://forum.contato...showtopic=24242


#6 fragata

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Posted 12 de January de 2011 - 23:30

Se é um Pais neutro, sem pretensões pra atacar ningu´m, muito menos se defender... desculpa a pergunta, mas pq precisam de caças???

#7 transvasp

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Posted 13 de January de 2011 - 07:41

QUOTE(fragata @ Jan 13 2011, 12:30 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Se é um Pais neutro, sem pretensões pra atacar ningu´m, muito menos se defender... desculpa a pergunta, mas pq precisam de caças???




Esse texto já foi postado aqui algumas vezes....

.... Mas sobre isso que vc tá dizendo, sempre é bom mostra-lo mais uma vez.


http://www.swissinfo...html?cid=851094



#8 Bertoli

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Posted 13 de January de 2011 - 07:44

QUOTE(fragata @ Jan 12 2011, 11:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se é um Pais neutro, sem pretensões pra atacar ningu´m, muito menos se defender... desculpa a pergunta, mas pq precisam de caças???


Ser neutro não significa que ela não possa atacar nem defender, mas que em caso de conflito não estaria sujeita a apoiar ou utilizar recursos de outros países. thumbsup.gif



#9 jambock

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Posted 21 de April de 2011 - 18:12

Meus prezados:
Em sequência a
http://forum.contato...showtopic=37973
http://forum.contato...showtopic=71042
Suíça - Nem Rafale ou Gripen, F-5 Voarão até 2025(?)
Após ter desistido do de substituir os caças F-5E Tigers, a Suíça agora estuda a possibilidade de um “upgrade” para mantê-los voando até 2025.
O Diretor do Federal Department of Defence, Civil Protection and Sports (DDPS), Conselheiro Federal Ueli Maurer, instruiu as Forças Armadas Suíças para realizarem um amplo estudo sobre as necessidades de armamentos, assim como da possibilidade de modernização da força de caças F-5 Tiger.

A decisão do Conselheiro Federal de adiar indefinidamente a compra de novos aviões de combate para a substituição dos caças Tiger F-5, cria um perigoso vazio no campo de defesa aérea. Ações no Parlamento podem acelerar o processo de aquisição de novo caça.
Independente disso o Exército e a Armasuisse ( Departamento de Gestão de Armamentos Federal), necessitam desenvolver uma planejamento que embase a tomada de decisão no nível político.

A meta do atual governo é uma revisão das missões, recursos e compromissos da Força Aérea para os próximos 15 a 20 anos, assim como a aquisição de armamentos necessários.
A este respeito, a Armasuisse deve submeter para análise, no fim de 2011, um estudo indicando se é viável modernizar ou atualizar a atual frota de caças F-5 Tiger.
O estudo de viabilidade foi solicitado pelo chefe do Federal Department of Defence, Civil Protection and Sports (DDPS), Conselheiro Federal Ueli Maurer. A prioridade é manter a capacidade operacional da Força Aérea.

As Forças Armadas não podem permitir “gap” operacionais (vazios) que comprometam a sua capacidade de executar as missões a ela designadas. Atualmente os caças F-5 só podem operar de dia e em condições de boa visibilidade.
Os caças F-5 Tigers modernizados poderiam apoiar a atual força de 33 caças Boeing F/A-18 Hornets nas operações de patrulhas aéreas.
Esta modernização permitiria preencher os vazios operacionais até uma substituição parcial dos F-5 Tigers. A decisão não deverá ser tomada antes de 2019, e o novo avião ser disponível cerca de 2025.

A decisão do Conselho Federal (Governo), emitida no segundo semestre de 2010 solicitando ao DDPS (Ministério da Defesa) e ao Ministério da Fazenda, para que apresentam no final de 2011, um estudo da viabilidade financeira da substituição dos caças F-5 Tiger, permanece inalterada.
fonte: Ministério Defesa Suíça (DPPS) - 20 Abril 2011
Olha aí EMBRAER! Pede licença à FAB para adiar o upgrade dos jordanianos e parte para cima dos suiços. Creio que tem melhor knowhow que a Northrop.


#10 transvasp

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Posted 28 de April de 2011 - 17:50

Mais uma modernização de F-5 a caminho: na Suíça

Segundo informe divulgado pela Força Aérea Suíça no último dia 20 de abril, o chefe do Departamento de Defesa, Proteção Civil e Esportes do país, Ueli Maurer, instruiu tanto as forças armadas quanto a armasuisse (organização responsável pela obtenção e venda de equipamento bélico) a analisar a viabilidade de modernizar os caças F-5 suíços. O estudo de viabilidade deverá ser completado até o final de 2011.



O objetivo é evitar uma lacuna na defesa aérea, devido à decisão do Conselho Federal do país de adiar a compra de novos caças para a substituição parcial dos F-5. Atualmente, os F-5 só são empregados em missões diurnas, com boa visibilidade. Modernizados, poderão apoiar com melhor capacidade a frota de 33 caças F/A-18 Hornet em missões de policiamento aéreo.

O programa de substituição dos F-5 deverá ser retomado em 2019, para que novos caças estejam disponíveis a partir de 2025.

FONTE / FOTO: Força Aérea Suíça

Via: http://www.aereo.jor...minho-na-suica/



#11 Landing

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Posted 28 de April de 2011 - 19:15

alo embraer :-)

#12 jambock

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Posted 21 de March de 2016 - 18:43

Meus prezados

Gripen: governo suíço volta a lançar a questão

Nem mesmo dois anos se passaram após a rejeição popular da compra de vários caças Gripen, que o governo suíço volta a lançar a questão. Resta saber se os suíços poderão se pronunciar novamente sobre a aquisição.

18 de maio de 2014, os suíços recusam a compra de 22 caças Gripen por 53,4% dos votos. Um tapa para o governo e a maioria do Parlamento, que pretendiam gastar 3,1 bilhões de francos com os aviões.
Mas o novo ministro da Defesa, Guy Parmelin, que assumiu o cargo em 1° de janeiro, relançou a questão. Estudos preparatórios para avaliar novas aeronaves começarão nesta primavera e um financiamento especial para o programa deve ser apresentado ao Parlamento em 2017.
De acordo com o planejamento do Ministério da Defesa, a escolha do avião será feita em 2020, o financiamento da aquisição será submetido ao Parlamento em 2022 e os caças entregues em 2025.
Após a recusa de 2014, será que o governo está fazendo um "capricho", voltando tão cedo ao ataque? "Não", responde em um editorial conjunto o "Der Bund" e o "Tages Anzeiger". Para os dois jornais de língua alemã, os 54 caças Tiger F-5 da Força Aérea Suíça, em função há 30 anos, "são história antiga" e os 31 F/A-18 "estão chegando ao fim". Ambos jornais repetem o discurso oficial do risco de ficar sem aviões de combate.
Mas a tarefa do governo não será fácil, dizem ainda os dois diários: “depois do fiasco com os Gripens, uma coisa ficou clara: apoiar o exército nas urnas é coisa do passado".
No entanto, não é certo que os suíços possam se manifestar novamente sobre a compra de aviões de combate, observa o "Blick". De acordo com o tabloide da Suíça alemã, "o Ministério da Defesa afirma que a questão ainda está em aberto. Mas, de acordo com várias fontes, o governo quer evitar a possibilidade de uma votação imprevisível usando o orçamento regular do exército para comprar novos aviões". Neste caso, um referendo não seria possível.
Sobraria ainda aos suíços a arma da iniciativa popular para pedir que seja inscrita na Constituição a proibição de adquirir uma determinada aeronave ou aviões de combate em geral. Uma maneira mais difícil, porque a iniciativa exige a recolta de 100 mil assinaturas, o dobro que um referendo, e a obtenção de maioria em ambos povo e cantões.
Fonte:  swissinfo.ch via Defesanet 21 MAR 2016



#13 jambock

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Posted 31 de March de 2016 - 22:19

Meus prezados
Suíços decidem que programas de novos caças e de defesa antiaérea deverão se complementar

FA-18-e-F-5E-Tiger-II-foto-For%C3%A7a-A%
Nota sobre suspensão de projeto para sistema de defesa solo-ar indica que os estudos deverão ser coordenados ao do novo programa de obtenção de novos caças, anunciado em fevereiro deste ano. Novos caças, além de substituir o F-5, agora também deverão ser os substitutos do F-18
Segundo nota divulgada pelo Departamento de Defesa da Suíça na semana passada, foi decidido suspender o projeto de defesa solo-ar (DSA), que dependerá de uma revisão da situação da defesa aérea como um todo.
O motivo alegado é que, em fevereiro, o departamento anunciou a retomada dos estudos para adquirir novos caças, e a incorporação de novos sistemas antiaéreos precisaria ser reavaliada como complemento a esse novo componente aéreo (aviões) que se pretende estudar e adquirir, o que torna mais complexa a avaliação e a decisão. Trata-se então de estudar todas as facetas de um programa, como um todo, mais complexo que a proposta inicial do projeto DSA, de forma a se ter uma completa proteção do espaço aéreo, dia e noite, independentemente das condições meteorológicas.
F-5E-Tiger-II-foto-For%C3%A7a-A%C3%A9rea
Novos caças, de novo – Vale relembrar que a proposta original de aquisição de novos caças pela Suíça, visando substituir a frota de jatos F-5 Tiger II, sofreu um revés quando referendo popular em maio de 2014 disse não ao sistema de financiamento previsto para a compra de 22 jatos Saab Gripen E, da Suécia, aeronave selecionada pelo governo em concorrência onde competiu com o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon.
Gripen-em-avalia%C3%A7%C3%A3o-na-Su%C3%A
Nota de 24 de fevereiro do Departamento de Defesa anunciou os preparativos para a avaliação de um novo avião de combate. O planejamento é que, no início de 2017, um grupo de especialistas produza um relatório a esse respeito, incluindo aspectos industriais. Ele será liderado pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, supervisionado pelo chefe de Armamento do Departamento de Defesa.
Um grupo externo deverá acompanhar os trabalhos, composto por um membro de cada partido representado no Conselho Federal, além de representantes do Ministério da Defesa e outros departamentos. O programa para aquisição de novos caças será então submetido ao Parlamento Suíço, para que os estudos tenham andamento.
FA-18-foto-For%C3%A7a-A%C3%A9rea-Su%C3%A
Caças substituirão tanto o F-5 quanto o F/A-18 – O grupo deverá levar em conta, no seu relatório, o estado das frotas de 54 jatos F-5 (com cerca de 30 exemplares operacionais) e 31 caças F/A-18 atualmente na dotação da Força Aérea Suíça.
O argumento exposto na nota do Departamento de Defesa é que a recusa da compra de 22 caças Gripen E pelo referendo popular, em 2014, não mudou a realidade de desgaste dos jatos F-5, com mais de 30 anos de serviço e que necessitam de baixa em breve. Da mesma forma, está prevista para menos de 10 anos, em 2025, a vida útil das aeronaves F/A-18. A baixa dos caças F/A-18 ainda poderá ser postergada por 5 anos, ao custo de meio bilhão de francos suíços (cerca de 518 milhões de dólares ou 1,8 bilhão de reais), segundo a nota.
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O Departamento de Defesa da Suíça planeja, caso o lançamento oficial do programa seja aprovado em 2017 pelo Parlamento, na forma de uma demanda de crédito, que a escolha de um novo caça se dê em 2020. Seguiria-se a submissão de crédito para aquisição, por parte do Parlamento, em 2022, com início de entregas das aeronaves em 2025.
Para saber mais sobre o programa anterior de seleção de novos caças pela Suíça, veja nos links abaixo uma pequena parcela das inúmeras matérias publicadas pelo Poder Aéreo sobre o assunto, boa parte das quais baseada em fontes suíças.
F-5E-e-F-5F-Tiger-II-foto-For%C3%A7a-A%C

Fonte: www.aereo.jor.br 30 MAR 2016



#14 jambock

jambock
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Posted 13 de June de 2017 - 23:41

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Suíça reinicia processo de substituição de caças
F-18-Hornet-foto-For%C3%A7a-A%C3%A9rea-S
F-18 da Suíça

 

O Conselho Nacional da Suíça e a câmara baixa da Assembléia Federal, aprovaram o financiamento para o estágio inicial de um esforço para substituir os caças Boeing F/A-18C/D da força aérea.
Contido no programa de aquisição militar de Berna em 2017, o processo de seleção de um novo caça está em andamento, com a escolha a ser finalizada até 2020. O financiamento deve estar em vigor até 2022 e as entregas devem começar em 2025.
Um montante inicial de 10 milhões de francos suíços (US$ 10,3 milhões) foi alocado para estudos preparatórios, testes e outros custos pré-aquisição.
Além disso, o Conselho Nacional também aprovou uma proposta para ampliar a vida de sua atual frota de 30 Hornets até 2030.
Um relatório recente compilado por um grupo de especialistas em defesa do Ministério da Defesa do país recomendou uma série de opções, incluindo a aquisição de 30 a 70 novas aeronaves de combate ou a compra de um número inicial mais baixo de jatos novos, reforçado pelos F-18 com vida prolongada.
Os custos potenciais variam de 5 a 18 bilhões de francos suíços, diz o relatório.
Ele observa que, sem qualquer intervenção, o seu Hornets atingirão o final de sua vida de 5.000 horas de voo por célula, o mais tardar em 2025.
Embora a aquisição de F/A-18 de segunda mão seja popular com o público, diz, a condição dos exemplares mais utilizados no mercado é pior do que a própria frota da Suíça. Os custos de qualquer remodelação necessária superariam as horas úteis de voo que provavelmente seriam obtidas, acrescenta.
Além de seus F/A-18, Berna opera uma frota de 35 antigos Northrop F-5. Anteriormente, ela procurou substituí-los por 22 Saab Gripen E, mas a compra foi cancelada em maio de 2014, após um referendo nacional sobre o acordo.
Os F-5 Tiger devem se aposentar do serviço no início de 2020, de acordo com o relatório.
f-5-suico-foto-forca-aerea-suica.jpg
F-5 suíço
Fonte: flightglobal.com via site Poder Aéreo 13 JUN 2017



#15 jambock

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Posted 09 de November de 2017 - 09:12

Meus prezados

Gripen-F-demonstrador-em-voo-de-testes-f
Gripen NG Demo em voo de testes na Suíça

 

A Suíça não gastará mais de CHF 8 bilhões (US$ 8 bilhões) em novos aviões de combate e defesas de mísseis, disse o Conselho Federal nesta quarta-feira. O governo permanece indeciso sobre se os eleitores suíços poderão ter a última palavra, dizendo que quer considerar todas as opções.
O governo encarregou o ministério da defesa de ter em mente potenciais aeronaves, querendo que ele comece conversações com a Airbus, Boeing, Dassault, Lockheed Martin e Saab.
Para essas compras e investimentos adicionais, o governo disse que planeja elevar o orçamento anual do exército, atualmente em torno de US$ 5 bilhões, em 1,4%.
O cronograma prevê a decisão sobre o tipo de jato que será tomada em 2020. Dois anos depois, um crédito para compras seria submetido ao parlamento. Os jatos seriam então entregues em 2025 e a frota pronta para ação em 2030.
Para que nenhum buraco apareça nas defesas aéreas do país, os 30 aviões de combate F/A-18 atuais permanecerão em operação por mais tempo do que o planejado originalmente. O programa de armamento para 2017 inclui cerca de CHF 500 milhões para atualizações técnicas.
Assim como para a defesa, a Suíça neutra usa aviões de combate para policiar os céus durante eventos como o Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos.
Gripen-E-nas-cores-da-For%C3%A7a-A%C3%A9
Gripen E nas cores da Força Aérea Suíça – ilustração Saab
‘Nenhuma alternativa’

O ministro da Defesa da Suíça, Guy Parmelin, disse na quarta-feira que não vê nenhuma alternativa para a compra de novos jatos e defesas de mísseis. Esta era a única maneira de proteger o espaço aéreo suíço e garantir a defesa, disse.
Enquanto ele não esperava que a Suíça fosse atacada no próximo ano, este era um investimento de longo prazo, acrescentou.
“Agora não é a hora de discutir o número de aviões, mas analisar qual arranjo de jatos e mísseis antiaéreos é o melhor”, disse Parmelin.
Rejeição popular
Quem fará os novos jatos? O governo está pesquisando cinco modelos. Além do F-35 da Lockheed Martin e do F/A-18 Super Hornet da Boeing, três outros aviões estão na mistura que apareceu na tentativa anterior cancelada de compra de novos jatos: o Gripen da Saab, o Eurofighter da Airbus e o Rafale da Dassault.
Em maio de 2014, os eleitores suíços rejeitaram uma encomenda de CHF 3,1 bilhões para aviões de combate Gripen. O contrato de 22 aviões foi oposto por 53,4% dos eleitores.
Os adversários do Gripen argumentaram que os aviões custariam CHF 10 bilhões ao longo de sua vida útil, dinheiro que poderia ser investido em outros lugares. Os defensores do avião de combate disseram que a Suíça neutra precisa do Gripen para defender seu espaço aéreo.
A alegação foi posta em causa em fevereiro de 2014 com o pouso forçado de um avião da Ethiopian Airlines Enterprise em Genebra. O avião seqüestrado teve que ser acompanhado por jatos franceses e italianos, já que a Força Aérea Suíça não operava fora do horário comercial.
Fonte: swissinfo.ch e agências via site Poder Aéreo 8 NOV 2017