Entendo o seu argumento Hugo, para falar a verdade eu acho bonito o estabilizador com aquele vermelho e uma faixa degrade. Porém o restante do conjunto é branco demais. Mesmo com essa idéia, trocar o Tsuru pelo Arc of the Sun foi muito ruim, pois o primeiro está ligado mais ao simbolismo do país (e da cia. aérea) que a bandeia em si.
Como você disse, poderia unir a pintura atual com o Tsuru, sugeriria que fosse colocado entre a cabine de comando e a porta, igual ao da Varig que mantinha o Ícaro e a rosa-de-ventos.
Aquela grafia JAPAN AIRLINES lembra um pouco o que ela utilizava até o início dos anos 90.
a345,
por mais que me incomodem os aviões brancos, meu ponto é que a JAL poderia se juntar ao seletíssimo grupo de Air France, Swiss e South African, cujos aviões branquíssimos só precisam de um estabilizador vertical pintado em alusões quase literais às bandeiras de seus países para construírem uma identidade fortíssima para a empresa e ainda serem, IMHO, os mais bonitos na rampa. acrescentaria ao grupo a TAP, mesmo que sem "bandeira", e também a Emirates, esta um passinho para trás.
quanto a usar os dois símbolos na JAL, eu receio que um possa enfraquecer o outro, como de certa forma acontece com a British cuja marca (que já alude à bandeira britânica) aparece na fuselagem à frente, junto com o nome da cia., e o estabilizador vertical é pintado também com uma alusão à "Union Jack". e ainda tem a barriga e os motores azuis... eu abriria mão de alguma coisa aqui.
não se trata de patriotada, só estou mencionando as flag carriers, e claro que é uma
questão de gosto. só reitero que se a idéia é usar a garça, podiam dar um "zoom" no desenho, pintá-lo bem grande na fuselagem, o pássaro visto sob uma nova perspectiva... um ##### desenhão lindo, fazendo jus à tradição das gravuras japonesas, mas uma marca para o futuro.
sei que essa coisa de "atualizar" a marca é complicado, pode dar m*, como deu com a TAM. conseguiu fazer a marca anterior parecer bonita e a pintura nova é dessas que faz a gente ter a impressão de que tá faltando alguma coisa, uma corzinha no avião.