Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

JAL to bring back classic crane logo

Já existem 24 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 F-BVFA

Stargazer

• Colaborador
  • 8656 Postagens
Reputação: 741

Postado 17 de janeiro de 2011 - 17:50

The Yomiuri Shimbun

Japan Airlines, which aims to complete corporate rehabilitation procedures by the end of March, has decided to revive its former crane logo to signal a fresh start, it has been learned.

The logo depicting a Japanese red-crowned crane in red and white with its wings forming a circular shape will be slightly updated for its reintroduction, with the "JAL" text element to be rendered in a new typeface, according to the airline.

JAL first used the logo in 1954, the year after it began flying on international routes, to add a Japanese touch to marketing materials. The company registered the logo as a trademark in 1959 and officially adopted it as the company emblem, branding JAL aircraft with the crane. It has been out of use since May 2008.

(Jan. 18, 2011)

http://www.yomiuri.co.jp/dy/business/T110117003780.htm

#2 Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3615 Postagens
  • Cidade/UF/País:Paulo Afonso-BA (PAF)
  • Data de Nascimento:09/12/1973
Reputação: 736

Postado 17 de janeiro de 2011 - 18:17

A JAL sem aquele belo símbolo, não era a JAL! wub_anim.gif
Era uma PAN AM sem o globo na deriva... wub_anim.gif

#3 Nishan

• Usuários
  • 1697 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro - GIG
  • Data de Nascimento:19/06/1983
Reputação: 174

Postado 17 de janeiro de 2011 - 18:20

Ainda bem !! O desenho antigo é muito melhor que o atual.

#4 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
  • Interests:Aviação cívil
    História da aviação
    Arquitetura aeroportuária
  • Cidade/UF/País:SAO
  • Data de Nascimento:14/05/1986
Reputação: 3306

Postado 17 de janeiro de 2011 - 18:41

PARÁBENS À JAL!!!!

Sou fã do Tsuru e achei um bola fora da JAL abandonar algo tão ligado à ela.

Coincidentemente, a JAL começou a perder o rumo quando trocou o Tsuru pelo Arch of the Sun.

Editado por A345_Leadership, 17 de janeiro de 2011 - 18:42 .

#5 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 18 de janeiro de 2011 - 00:49

quem sabe um retorno às origens não reorienta o lugar da Jal entre as grandes do mundo??

como cantava gilberto gil: se oriente rapaz....

#6 Caravelle

• Usuários
  • 2565 Postagens
  • Data de Nascimento:22/09/1976
Reputação: 260

Postado 18 de janeiro de 2011 - 00:54

QUOTE(A345_Leadership @ Jan 17 2011, 07:41 PM) <{POST_SNAPBACK}>
PARÁBENS À JAL!!!!

Sou fã do Tsuru e achei um bola fora da JAL abandonar algo tão ligado à ela.

Coincidentemente, a JAL começou a perder o rumo quando trocou o Tsuru pelo Arch of the Sun.

[2]

Assim como dizem que a Varig começou a afundar mesmo depois que tiraram o Ícaro...

#7 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens

Postado 19 de janeiro de 2011 - 04:14

ah..tem que ter tb aquela faixa cinza no bico..tudo igualzinho, sem tirar nem pôr!

#8 b_free_05

• Usuários
  • 14 Postagens
  • Cidade/UF/País:Chiba, Japão
  • Data de Nascimento:11/05/1965
Reputação: 0

Postado 19 de janeiro de 2011 - 06:49

Vai aqui o new livery da JAL. Por sinal bem simples...

http://press.jal.co.jp/ja/uploads/tm_JGN10125_fig1.jpg

Editado por b_free_05, 19 de janeiro de 2011 - 06:54 .

#9 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
    História da aviação

Postado 19 de janeiro de 2011 - 08:46

QUOTE(b_free_05 @ Jan 19 2011, 07:49 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Vai aqui o new livery da JAL. Por sinal bem simples...

http://press.jal.co.jp/ja/uploads/tm_JGN10125_fig1.jpg

Simples? Anêmico. Muito simples a caixa de texto e falta uma cor, nem que fosse um cinza claro/vermelho na parte inferior da fuselagem ou nas turbinas.

#10 Joaop

• Usuários
  • 1941 Postagens
  • Cidade/UF/País:Isère - France
  • Data de Nascimento:08/01/1988
Reputação: 413

Postado 19 de janeiro de 2011 - 08:56

Precisa de algo vermelho na frente ou no meio pra contrastar a cauda, senão vai ficar parecendo avião fretado, hehe.

#11 Renan926

• Usuários
  • 273 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:26/11/1992
Reputação: 5

Postado 19 de janeiro de 2011 - 08:59

Poderia manter a fonte atual muito mais bonita.

#12 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
    História da aviação

Postado 19 de janeiro de 2011 - 11:09

Bom, já dá uma melhoradinha e não deixa o aspecto de avião fretado como o joaop comentou.

#13 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens

Postado 19 de janeiro de 2011 - 12:58

QUOTE(A345_Leadership @ Jan 19 2011, 12:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Bom, já dá uma melhoradinha e não deixa o aspecto de avião fretado como o joaop comentou.

gostei dessa! thumbsup.gif

#14 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 19 de janeiro de 2011 - 19:37

vou ser a voz dissonante aqui e, por favor não me apedrejem, mas prefiro o esquema atual da JAL.

dá pra contar nos dedos de uma mão quantos países têm uma bandeira tão simples e tão forte, que pode ser usada de maneira quase direta como esquema de pintura na sua "flag carrier" e ainda ficar bonito e marcante. acho incríveis os estabilizadores verticais da companhia hoje.

se a intenção em resgatar a garça é evocar os "bons tempos da aviação" como símbolo de um renascimento, e ainda economizar uns bons tostões com tinta, acho que a JAL falha no primeiro.

a meu ver, se a "história só se repete como farsa"*, é o saudosismo que doura a pílula. sem querer polemizar, mas acho que os bons tempos da aviação ainda estão por vir, com cada vez mais gente voando em aviões cada vez mais modernos e seguros para cada vez mais lugares no mundo. tudo bem que as companhias podem parar de espremer os pobres mortais na econômica, mas aí é outra discussão. quem voa F ou C, por exemplo, não tem por motivo pra achar que comer caviar numa viagem de avião pode ser melhor do que dormir num assento que vira cama e chegar descansado ao destino, fora todos os outros mimos (AVOD, por exemplo, que está disponível para os mortais tb) e serviços que as companhias foram agregando ao longo do tempo. sob a perspectiva do passageiro, esse é meu ponto de vista.

masssss, uma vez que se decidiu por resgatar a garça, acho que podiam dar uma atualizada na marca. não falo de mudar o logo em si, mas de inovar na maneira em que ele é usado no avião. talvez fosse o caso de mostrá-lo maior, ocupando boa parte da fuselagem, numa vista menos plana... sei lá. se meu photoshop tivesse em ordem aqui eu arriscaria alguma coisa, mas fico devendo essa. e sobre a fonte utilizada para o JAPAN AIRLINES, melhor nem comentar.

*essa vai pro Philoclimber! thumbsup.gif

#15 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
    História da aviação

Postado 19 de janeiro de 2011 - 20:18

QUOTE(hugo bellini @ Jan 19 2011, 08:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
vou ser a voz dissonante aqui e, por favor não me apedrejem, mas prefiro o esquema atual da JAL.
[ . . . ]
dá pra contar nos dedos de uma mão quantos países têm uma bandeira tão simples e tão forte, que pode ser usada de maneira quase direta como esquema de pintura na sua "flag carrier" e ainda ficar bonito e marcante. acho incríveis os estabilizadores verticais da companhia hoje.

Entendo o seu argumento Hugo, para falar a verdade eu acho bonito o estabilizador com aquele vermelho e uma faixa degrade. Porém o restante do conjunto é branco demais. Mesmo com essa idéia, trocar o Tsuru pelo Arc of the Sun foi muito ruim, pois o primeiro está ligado mais ao simbolismo do país (e da cia. aérea) que a bandeia em si.

Como você disse, poderia unir a pintura atual com o Tsuru, sugeriria que fosse colocado entre a cabine de comando e a porta, igual ao da Varig que mantinha o Ícaro e a rosa-de-ventos.

Aquela grafia JAPAN AIRLINES lembra um pouco o que ela utilizava até o início dos anos 90.

#16 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 19 de janeiro de 2011 - 21:36

QUOTE(A345_Leadership @ Jan 19 2011, 09:18 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Entendo o seu argumento Hugo, para falar a verdade eu acho bonito o estabilizador com aquele vermelho e uma faixa degrade. Porém o restante do conjunto é branco demais. Mesmo com essa idéia, trocar o Tsuru pelo Arc of the Sun foi muito ruim, pois o primeiro está ligado mais ao simbolismo do país (e da cia. aérea) que a bandeia em si.

Como você disse, poderia unir a pintura atual com o Tsuru, sugeriria que fosse colocado entre a cabine de comando e a porta, igual ao da Varig que mantinha o Ícaro e a rosa-de-ventos.

Aquela grafia JAPAN AIRLINES lembra um pouco o que ela utilizava até o início dos anos 90.

a345,

por mais que me incomodem os aviões brancos, meu ponto é que a JAL poderia se juntar ao seletíssimo grupo de Air France, Swiss e South African, cujos aviões branquíssimos só precisam de um estabilizador vertical pintado em alusões quase literais às bandeiras de seus países para construírem uma identidade fortíssima para a empresa e ainda serem, IMHO, os mais bonitos na rampa. acrescentaria ao grupo a TAP, mesmo que sem "bandeira", e também a Emirates, esta um passinho para trás.

quanto a usar os dois símbolos na JAL, eu receio que um possa enfraquecer o outro, como de certa forma acontece com a British cuja marca (que já alude à bandeira britânica) aparece na fuselagem à frente, junto com o nome da cia., e o estabilizador vertical é pintado também com uma alusão à "Union Jack". e ainda tem a barriga e os motores azuis... eu abriria mão de alguma coisa aqui.

não se trata de patriotada, só estou mencionando as flag carriers, e claro que é uma questão de gosto. só reitero que se a idéia é usar a garça, podiam dar um "zoom" no desenho, pintá-lo bem grande na fuselagem, o pássaro visto sob uma nova perspectiva... um ##### desenhão lindo, fazendo jus à tradição das gravuras japonesas, mas uma marca para o futuro.

sei que essa coisa de "atualizar" a marca é complicado, pode dar m*, como deu com a TAM. conseguiu fazer a marca anterior parecer bonita e a pintura nova é dessas que faz a gente ter a impressão de que tá faltando alguma coisa, uma corzinha no avião.

#17 MMotta

• Usuários
  • 3472 Postagens
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1993
Reputação: 1368

Postado 20 de janeiro de 2011 - 09:49

De fato ficou com uma p* cara de avião fretado... Mas temos que lembrar que a JAL tá passando por uma situação muito dificil. Então quanto mais branco for, melhor... é mais barato Lembram porque a Varig deixou de lado a Barriga azul ?

QUOTE(hugo bellini @ Jan 19 2011, 09:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
a345,

por mais que me incomodem os aviões brancos, meu ponto é que a JAL poderia se juntar ao seletíssimo grupo de Air France, Swiss e South African, cujos aviões branquíssimos só precisam de um estabilizador vertical pintado em alusões quase literais às bandeiras de seus países para construírem uma identidade fortíssima para a empresa e ainda serem, IMHO, os mais bonitos na rampa. acrescentaria ao grupo a TAP, mesmo que sem "bandeira", e também a Emirates, esta um passinho para trás.

Contanto que ela tenha o bom-senso de limpar os aviões... Bom senso esse que falta e muito na Air France... hypocrite.gif suicide_anim.gif

#18 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
    História da aviação

Postado 20 de janeiro de 2011 - 12:25

QUOTE(hugo bellini @ Jan 19 2011, 10:36 PM) <{POST_SNAPBACK}>
[ . . . ]

Entendo seus argumentos Hugo, talvez a idéia de dois logos poderia enfraquecer a marca.

QUOTE(Mbgmotta @ Jan 20 2011, 10:49 AM) <{POST_SNAPBACK}>
De fato ficou com uma p* cara de avião fretado... Mas temos que lembrar que a JAL tá passando por uma situação muito dificil. Então quanto mais branco for, melhor... é mais barato Lembram porque a Varig deixou de lado a Barriga azul ?

Tudo bem que a JAL está em uma situação difícil (aos poucos está melhorando, incrementando frequências domésticas e inter), mas não precisa avacalhar. No Japão onde há schedules para aviões com pinturas especiais, vem essa palidez total. Se não querem gastar com uma branding agency, que faça um concurso interno - até elevaria a moral dos funcionários ao elaborar uma nova imagem para empresa.

#19 Wind Sand and Stars

• Usuários
  • 1434 Postagens
  • Cidade/UF/País:Itatiba/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/07/1973
Reputação: 624

Postado 20 de janeiro de 2011 - 13:02

Vale a pena lembrar que não é a primeira vez que a JAL se ve em dificuldades, e a mudança do Tsuru para a pintura atual também teve um simbolizmo de mudança de um status quo que não era bom.

Alem disso, depois do acidente do JAL123, aonde praticamente somente o leme ficou inteiro com a imagem do Tsuru em destaque em meio a devastação do impacto, sua imagem estava bastante arranhada por assim dizer, ainda mais no Japão, aonde por questões culturais a simbologia das coisa é muito presente.

com a British cuja marca (que já alude à bandeira britânica) aparece na fuselagem à frente, junto com o nome da cia

Aquela marca junto ao nome British Airways, speedmark é o nome, não tem relação alguma com a bandeira. Trata-se de uma versão moderna do Speedbird (até hoje o callsign da empresa), este por sua vez usado desde a época da BOAC.

Abs!

#20 A345_Leadership

• Membro Honorário
  • 7397 Postagens
    História da aviação

Postado 20 de janeiro de 2011 - 13:37

QUOTE(Wind Sand and Stars @ Jan 20 2011, 02:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Alem disso, depois do acidente do JAL123, aonde praticamente somente o leme ficou inteiro com a imagem do Tsuru em destaque em meio a devastação do impacto, sua imagem estava bastante arranhada por assim dizer, ainda mais no Japão, aonde por questões culturais a simbologia das coisa é muito presente.

WSS, o estabilizador não tinha desprendido bem antes do avião se chocar?

Saudaçoes

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)