Jump to content

Photo

O que infuencia a qualidade?

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
12 replies to this topic

#1 DanielVS

DanielVS
  • Usuários
  • 2,035 posts

Posted 28 de October de 2006 - 13:55

Alguém saberia me dizer o que mais influencia a qualidade de uma foto?
Existem requisitos mínimos de megapixeis que uma máquina digital precisa ter para sair com boa qualidade? Tirei fotos com minha máquina Sony W-1 5.0M e todas foram rejeitadas pelo A.net por "bad quality".
Mais uma pergunta de iniciante: se vc bater foto A com 1M e B com 5M, a única diferença será no tamanho ou haverá mudança na qualidade, considerando que ambas terão o tamanho de uma foto com 1M?

Abraços!

#2 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,584 posts

Posted 28 de October de 2006 - 14:00

Daniel, se você tirar a foto B com 5mp e no computador redimensionar para o tamanho de "1mp", ela ficará com uma qualidade superior a tirada já em 1mp na câmera. smile.gif

Use a maior resolução que sua câmera permitir e quanto o seu cartão de memória deixar, depois na edição no PC você redimensiona ela para 1024x ou outro tamanho...

smile.gif

#3 F-BVFA

F-BVFA

Stargazer

• Colaborador
  • 10,327 posts

Posted 28 de October de 2006 - 14:03

Além disso o ISO e a luz fazem diferença na qualidade.

#4 DanielVS

DanielVS
  • Usuários
  • 2,035 posts

Posted 28 de October de 2006 - 14:14

Obrigado pelas respostas! smile.gif

#5 Thiagovskie

Thiagovskie

Fokker F100 MASTER Flight Engineer

• Usuários
  • 2,366 posts

Posted 28 de October de 2006 - 14:21

Compactação JPEG também é crucial, pois o JPEG é um método de compactação com perda, ou seja, quanto mais comprime, menor o arquivo e maior a perda da qualidade da imagem... Porém, as câmeras compactas costumam "compactar" a foto demasiadamente, mesmo utilizando a máxima resolução, assim deixando em evidencia os "artefatos JPEG" que é ruído, jaggies, deterioração das cores, entre outros detalhes que acabam com a qualidade de uma foto... Por conta dessa compactação é que há uma diferença enorme no tamanho de um arquivo RAW (onde não há nenhuma compactação) e um arquivo em JPEG...

Quanto a foto tirada com maior resolução, faz com que o sensor capte mais detalhes fazendo que a qualidade seja melhor quando redimensionada...

#6 _Tonho_

_Tonho_
  • -->
  • Visitante

Posted 28 de October de 2006 - 20:51

Em algumas cãmeras compactas, além da escolha do tamanho da imagem, você pode escolher a compactação (compressão). Normalmente são opções semelhantes a 'standard', 'fine' e 'superfine'. Escolha SEMPRE a de menor compressão, nesse caso 'superfine'.

#7 DanielVS

DanielVS
  • Usuários
  • 2,035 posts

Posted 29 de October de 2006 - 15:14

Valeu pelas dicas, pessoal! smile.gif

Edited by DanielVS, 29 de October de 2006 - 15:14 .

#8 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts

Posted 01 de November de 2006 - 15:00

Existe uma cultura burra no Brasil que quanto mais Mega Pixel melhor é a máquina, e muitos esquecem o fator fundamental da qualidade da imagem, que passa até mesmo antes da compressão JPEG, de com quantos MP você tira a foto...

Estou falando da LENTE e do SENSOR, esse último sendo CRUCIAL para qualidade...

Tem muita máquina pequena que tem 8, 9, 10 MP que não chega aos pés em qualidade de uma DSLR de 4.5 MP... ou seja.. SENSOR e LENTE acima de tudo...

#9 -GustavoK-

-GustavoK-

S.T.A.L.K.E.R

• Membro Honorário
  • 7,400 posts

Posted 01 de November de 2006 - 15:11

Eu tenho muita experiência nisso... tinha a F717 da Sony com uma lente muito boa, mas com um sensor que gerava mais granulado que caixa de areia. É brochante ver uns resultados impressos dela... fotos que ficariam lindas ficam sem vida alguma, sem brilho, nada.

Parece frescura de quem tem câmera SLR, mas a primeira coisa que notei quando comecei a fotografar com uma DSLR foi que as fotos tinham brilho, as cores tinham vida. A diferença é brutal.

De qualquer forma você pdoe sim fazer fotos espetaculares com câmeras point-and-shoot, é só seguir aquelas regras manjadas de fotografia que todo mundo sabe, mas ninguém segue.... sol nas costas do fotógrafo, evitar o flash direto no objeto, saber qual velocidade de filme usar (ASA pro filme e ISO pras câmeras digitais). E prática, muita prática... a teoria é linda, mas você realmente só vai pegar a manha da tua câmera, não importa se ela é top de linha ou não, se praticar.

#10 Renan - SAO

Renan - SAO
  • Usuários
  • 3,024 posts

Posted 01 de November de 2006 - 15:12

Aproveitando a deixa, sei que muitos aqui tem muita experiencia em fotografia.

Muito se fala da Canos S2 ou S3, mas, conversando com alguns fotografos, todos disseram que, em termos de lente, não tem pra Nikon, o que vocês acham? É tanta diferença assim ou se pegar das duas marcas, de modelos semelhantes, as duas estarão mais ou menos no mesmo nível?
Valeu!

#11 -GustavoK-

-GustavoK-

S.T.A.L.K.E.R

• Membro Honorário
  • 7,400 posts

Posted 01 de November de 2006 - 15:21

Cara, das câmeras pro ou semi pro eu sinceramente não vejo diferença alguma na qualidade das fotos, tanto Canon como Nikon são muito boas... uma tem cores mais saturadas, outra tem definição melhor, no fim, ambas são del carajo. Essa é minha visão de amador. Eu vou continuar com equipamento Canon porque simplesmente todas minhas lentes são Canon... e lente é o que há de mais caro num equipamento fotográfico! Das point and shoot, só conheço as Canon mesmo então não posso comparar.

#12 Road Runner

Road Runner

In Memorian

• Fundador
  • 7,274 posts

Posted 01 de November de 2006 - 19:36

eu sou usuario da linha EOS da Canon ha quase 10 anos.. e nao troco por nada... Nao gosto de Nikon, nao simpatizo.. marca eh muito pessoal, varia de gosto de cada um...

#13 F-BVFA

F-BVFA

Stargazer

• Colaborador
  • 10,327 posts

Posted 01 de November de 2006 - 19:43

Eu diria que as dSLR da Nikon que estariam pau a pau com as da Canon mas no "reino" das P&S tudo muda de figura: as da Nikon são básicas demais e quando não o são o preço é alto demais por isso que nesse campo a linha Powershot S* IS da Canon imbatível.