Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

RN quer que novo aeroporto seja hub para o Nordeste

• This topic is locked Este tópico está trancado. =/
Já existem 27 respostas neste tópico, contribua você também!

#21 PedroCNF

• Usuários
  • 2055 Postagens
  • Cidade/UF/País:BRASIL
  • Data de Nascimento:01/01/0101
Reputação: 295

Postado 21 de janeiro de 2011 - 10:27

Eu ouvi dizer que Natal está correndo sérios riscos de ser cortada como sede da Copa. Parece que o projeto esta muito atrasado, e outras cidades estao intensificando o lobby para entrar em seu lugar. Alguem que tenha conhecimento sobre isso poderia comentar ??

Obrigado,

abs

#22 gigiomg

• Usuários
  • 60 Postagens
  • Cidade/UF/País:Contagem, Minas Gerais, Brasil
  • Data de Nascimento:29/08/1983
Reputação: 0

Postado 21 de janeiro de 2011 - 16:04

QUOTE(PedroCNF @ Jan 21 2011, 11:27 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Eu ouvi dizer que Natal está correndo sérios riscos de ser cortada como sede da Copa. Parece que o projeto esta muito atrasado, e outras cidades estao intensificando o lobby para entrar em seu lugar. Alguem que tenha conhecimento sobre isso poderia comentar ??

Obrigado,

abs

O problema de Natal é que eles resolveram construír um estadio inviavel pr o porte da cidade. Houve uma licitação pr decidir quem construíria e administraria a arena e ñ apareceu ninguém. Nehum dos times que ha na cidade se comprometeram a jogar no estadio, ou pq esses times ja tem estadio proprio ou pq eles pensam em contruír estadios novos por conta propria. E msm que eles quizessem jogar no novo estadio, dificilmente o estadio daria lucro, devido ao fato de os principais times do RN serem pequenos. nem na primeira divisão do brasileio eles estão.

Vale ressaltar que este n é um problema apenas de Natal. Inumeras cidades estão construindo estadios que devem virar elefantes brancos. É o caso de Manaus, Brasilia e msm Recife que esta constuíndo um quarto estadio na cidade, enquanto os três times da cidade dizem que n vão jogar lá.
Cuiaba n tem futebol, mas pelo menos o projeto é sustentavel. Depois da Copa, o estadio tera capacidade pr +-28000 espectadores, o que o tornara viavel, principalmente quando se leva em conta que ele podera ser usado pr outras finalidades, a exemplo de shows. Agora no projeto de Natal, msm que o estadio seja usado pr outras finalidades, n é nada garantido que ele dara lucro. A situação da cidade é bem complicada.

Se vc quizer mais informações é so digitar no Google ou msm entrar nas comunidades do orkut sobre a Copa de 2014.

Editado por gigiomg, 21 de janeiro de 2011 - 16:08 .

#23 Landing

• Usuários
  • 8652 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3131

Postado 21 de janeiro de 2011 - 22:22

sp também tem um estadio ai que o "operador" nao vai ter grana sulficiente para manter ele!

#24 dellatorre

• Usuários
  • 368 Postagens
  • Interests:Commercial Aviation in general.
  • Cidade/UF/País:Vitória, ES
  • Data de Nascimento:23/02/1982
Reputação: 104

Postado 22 de janeiro de 2011 - 00:03

QUOTE(mr_loner @ Jan 21 2011, 11:11 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Pois é, é muito mais lógico pessoas que moram em MAO, BEL, SLZ, BSB, SSA, .... irem para GRU e GIG pegar voos para EWR, CDG, FRA, etc etc etc

Se esse hub fosse em Fortaleza, Recife ou Salvador, talvez teria alguma chance; mas em NAT será difícil isso vingar. Será mais um dos micos do governo....

#25 gigiomg

• Usuários
  • 60 Postagens
  • Cidade/UF/País:Contagem, Minas Gerais, Brasil
  • Data de Nascimento:29/08/1983

Postado 22 de janeiro de 2011 - 09:29

QUOTE(Landing @ Jan 21 2011, 11:22 PM) <{POST_SNAPBACK}>
sp também tem um estadio ai que o "operador" nao vai ter grana sulficiente para manter ele!

Pois é, rsrs mais vc realmente acredita que este estadio vai sair. Eu ainda tenho duvida. Eu acho que os jogos vão acabar indo pr o Morumbi msm ou pr o novo estadio do Palmeiras rsrs

#26 Aeroporto Brasil

• Desligados
  • 568 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:15/10/1972

Postado 22 de janeiro de 2011 - 13:44

QUOTE(gigiomg @ Jan 21 2011, 05:04 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O problema de Natal é que eles resolveram construír um estadio inviavel pr o porte da cidade. Houve uma licitação pr decidir quem construíria e administraria a arena e ñ apareceu ninguém. Nehum dos times que ha na cidade se comprometeram a jogar no estadio, ou pq esses times ja tem estadio proprio ou pq eles pensam em contruír estadios novos por conta propria. E msm que eles quizessem jogar no novo estadio, dificilmente o estadio daria lucro, devido ao fato de os principais times do RN serem pequenos. nem na primeira divisão do brasileio eles estão.

Vale ressaltar que este n é um problema apenas de Natal. Inumeras cidades estão construindo estadios que devem virar elefantes brancos. É o caso de Manaus, Brasilia e msm Recife que esta constuíndo um quarto estadio na cidade, enquanto os três times da cidade dizem que n vão jogar lá.
Cuiaba n tem futebol, mas pelo menos o projeto é sustentavel. Depois da Copa, o estadio tera capacidade pr +-28000 espectadores, o que o tornara viavel, principalmente quando se leva em conta que ele podera ser usado pr outras finalidades, a exemplo de shows. Agora no projeto de Natal, msm que o estadio seja usado pr outras finalidades, n é nada garantido que ele dara lucro. A situação da cidade é bem complicada.

Se vc quizer mais informações é so digitar no Google ou msm entrar nas comunidades do orkut sobre a Copa de 2014.

Porque a Copa no Brasil já começou errado. As cidades candidatas não tinham nenhum incentivo para apresentar um projeto factível e financiável - ganhava quem apresentava o projeto mais mirabolante. O importante era ser escolhido como cidade sede. A experiência do Panamericano mostrou que não havia necessidade de prudência e controle dos gastos, pois na pior das hipóteses o Governo Federal aportava dinheiro no último momento para evitar um vexame.

Sem ter que se preocupar se o projeto era viável ou não, vimos aquele festival de barbaridades como o absurdo estádio proposto para Brasília.

#27 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 22 de janeiro de 2011 - 23:29

QUOTE(E175 @ Jan 20 2011, 10:53 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas o crescimento que esses aeroportos registram é de demanda própria também, então resolve pouco querer fazer de NAT um hub. Não faz sentido por exemplo o pax sair de SSA pra JPA via NAT, ou de REC para SLZ via NAT. As cidades que geram maior demanda no nordeste estão abaixo de Natal. Seria um leque muito pequeno pra interessar uma companhia aérea e quase que insignificante pra sustentar um hub de voos internacionais.

QUOTE(Gustavo Gusmão @ Jan 21 2011, 01:02 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Exatamente. Natal como destino turístico é fantástica, eu conheço bem e posso afimar. Mas tem uma economia pujante que justifique se tornar um hub para os voos do NE? Tem um PIB que justifique isso? Possui uma grande densidade populacional e influência nos estados vizinhos?

E mesmo que fosse um hub para voos internacionais. O pax de Salvador com boas opções de voos diretos para Europa e EUA já não precisa descer até o sudeste pra fazer conexão e vai querer entrar num SSA-NAT-XXX?

a posição geográfica de NAT é um trunfo importante. um hub por lá, a preços de hoje, seria cargueiro e já seria muito interessante; para um centro de distribuição de passageiros é preciso um pouco mais de imaginação... ou nem tanto, já que o Líbano Barroso levantou essa lebre faz pouco tempo.

poderia ser um hub LATAM que concentre o tráfego das regiões N/NE para a Europa, mas também da LAN e de suas filiais sulamericanas para o velho continente. a vantagem para a companhia é que, se hoje boa parte de seus clientes voa SCL/EZE/LIM/GYE para MAD e de lá para seu destino final com a IB, com esse hub eles passariam a voar LATAM nos dois trechos, ou seja, SCL/EZE/LIM/GYE-->NAT-->MAD/LHR/CDG/MPX/etc.

sim, estou supondo que seja um hub de verdade em Natal, com uma boa malha de voos. é a única forma que consigo imaginar para esse hub existir e ser interessante para a empresa e para os passageiros pois, se ao contrário, o hub tiver poucas ligações com a Europa e/ou concentrá-las em um único aeroporto, a escala em NAT passa a não fazer sentido pra ninguém - o passageiro LAN vai continuar seguindo para Madrid para fazer sua conexão lá, e os pax de REC, FOR e SSA continuarão preferindo seus voos non stop da TAP, Iberia e Air Europa.

reconheço pelo menos um furo nessa lógica: para o passageiro embarcado em LIM, GYE (e futuramente em BOG), uma escala em Natal acrescentaria um tempo considerável à sua viagem e isso dificulta a tarefa da LAN em oferecer uma alternativa melhor que um vôo direto para MAD e de lá o banco de conexões da Iberia (e OW).

para os EUA, o hub em NAT simplesmente não funciona, creio eu.

#28 Landing

• Usuários
  • 8652 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3131

Postado 23 de janeiro de 2011 - 14:03

QUOTE(gigiomg @ Jan 22 2011, 10:29 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Pois é, rsrs mais vc realmente acredita que este estadio vai sair. Eu ainda tenho duvida. Eu acho que os jogos vão acabar indo pr o Morumbi msm ou pr o novo estadio do Palmeiras rsrs

acredito!
o que eu nao acredito é que existe o tal investidor que vai dar a grana!
acredito que a grana sera sua, minha, etc...

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)