Mas o crescimento que esses aeroportos registram é de demanda própria também, então resolve pouco querer fazer de NAT um hub. Não faz sentido por exemplo o pax sair de SSA pra JPA via NAT, ou de REC para SLZ via NAT. As cidades que geram maior demanda no nordeste estão abaixo de Natal. Seria um leque muito pequeno pra interessar uma companhia aérea e quase que insignificante pra sustentar um hub de voos internacionais.
Exatamente. Natal como destino turístico é fantástica, eu conheço bem e posso afimar. Mas tem uma economia pujante que justifique se tornar um hub para os voos do NE? Tem um PIB que justifique isso? Possui uma grande densidade populacional e influência nos estados vizinhos?
E mesmo que fosse um hub para voos internacionais. O pax de Salvador com boas opções de voos diretos para Europa e EUA já não precisa descer até o sudeste pra fazer conexão e vai querer entrar num SSA-NAT-XXX?
a posição geográfica de NAT é um trunfo importante. um hub por lá, a preços de hoje, seria cargueiro e já seria muito interessante; para um centro de distribuição de passageiros é preciso um pouco mais de imaginação... ou nem tanto, já que o Líbano Barroso levantou essa lebre faz pouco tempo.
poderia ser um hub LATAM que concentre o tráfego das regiões N/NE para a Europa, mas também da LAN e de suas filiais sulamericanas para o velho continente. a vantagem para a companhia é que, se hoje boa parte de seus clientes voa SCL/EZE/LIM/GYE para MAD e de lá para seu destino final com a IB, com esse hub eles passariam a voar LATAM nos dois trechos, ou seja, SCL/EZE/LIM/GYE-->NAT-->MAD/LHR/CDG/MPX/etc.
sim, estou supondo que seja um hub de verdade em Natal, com uma boa malha de voos. é a única forma que consigo imaginar para esse hub existir e ser interessante para a empresa e para os passageiros pois, se ao contrário, o hub tiver poucas ligações com a Europa e/ou concentrá-las em um único aeroporto, a escala em NAT passa a não fazer sentido pra ninguém - o passageiro LAN vai continuar seguindo para Madrid para fazer sua conexão lá, e os pax de REC, FOR e SSA continuarão preferindo seus voos non stop da TAP, Iberia e Air Europa.
reconheço pelo menos um furo nessa lógica: para o passageiro embarcado em LIM, GYE (e futuramente em BOG), uma escala em Natal acrescentaria um tempo considerável à sua viagem e isso dificulta a tarefa da LAN em oferecer uma alternativa melhor que um vôo direto para MAD e de lá o banco de conexões da Iberia (e OW).
para os EUA, o hub em NAT simplesmente não funciona, creio eu.