Jump to content

Photo

CCF para dispensa de exame CNH.

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
60 replies to this topic

#41 Ralph CB

Ralph CB
  • Usuários
  • 18 posts

Posted 21 de May de 2012 - 00:31

No DETRAN - MS exigiram além do CCF válido, o CHT válido, mas na época estava ainda em treinamento, então deixei prá lá, agora vou testar essa de imprimir a resolução e ver se mudaram.

#42 José Castro

José Castro
  • Usuários
  • 1,684 posts

Posted 21 de May de 2012 - 09:57

Comigo já passou uns 3-4 pilotos no último ano com CCF em dia.
Como sempre sou bem comunicativo, quebro o gelo fazendo perguntas banais, e ao ver que é piloto e conferido o CCF, ainda oriento, e por vezes sou questionado a respeito da Lei. Se fosse de fato seguida corretamente, o usuário não teria chegado até mim. Mas já que chegou ali, eu não realizo os exames no usuário, visto que o CCF é muuuuuuiiiiiiiiitoooooooooooo mais exigente que o exame de CNH, cujo nome correro é exame de aptidão física e mental.
Mas todos devem saber qual é o nome popular, exame de visão. Isso porque uma grande parte dos profissionais que faz esse exame insiste em fazer um exame meia boca, averiguando 2 letras e só :omfg:
Isso é teste?!
Pra mim isso seria apenas pra testar o grau de analfabetismo funcional do usuário.
Aplicando os testes corretamente eu já fiz minha parte, tirei muitos que não tinham condição de dirigir de circulação tipo: usuários de medicamentos que a Lei vetra condução de motocicletas, já tirei condutores de bitrem que dirigiam há 20 anos com 1 olho só, reprovando e encaminhando para o fim necessário já peguei gente com glaucoma em estágio inicial e desconhecido, e por aí vai.
O teste envolve muito mais coisas, e se é uma babada forma que é feito, porque repetir o mesmo teste em quem fez algo muito mais difícil e aprofundado como o CCF e passou?
Só ter bom senso.

#43 Vinihawk

Vinihawk
  • Usuários
  • 114 posts

Posted 22 de May de 2012 - 15:45

bom galera, fui no Detran-MG aqui e eles me isentaram dos exames medicos, mais o psicotecnico eu vo ter que fazer, isso ta certo ou tem como eu corre atras ??? valeu !

#44 Jean Moreira

Jean Moreira
  • Usuários
  • 250 posts

Posted 22 de May de 2012 - 16:28

bom galera, fui no Detran-MG aqui e eles me isentaram dos exames medicos, mais o psicotecnico eu vo ter que fazer, isso ta certo ou tem como eu corre atras ??? valeu !

Aqui em Bsb comigo foi assim também, mostrei CCF, me isentaram de todos menos o psicotécnico, mas...não me explicaram o porque, mas pelo menos deu pra economizar uma boa grana no processo, o Psico do Detran é muito tranquilo, boa sorte parceiro

#45 Vinihawk

Vinihawk
  • Usuários
  • 114 posts

Posted 23 de May de 2012 - 09:26

o psicotecnico a clinica deve da uma porcentagem pra eles hahauhauhaua

#46 Ralph CB

Ralph CB
  • Usuários
  • 18 posts

Posted 27 de May de 2012 - 11:00

E tem HA que faz este esquema tb

#47 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,615 posts

Posted 27 de May de 2012 - 20:37

Art. 5º Os tripulantes de aeronaves titulares de cartão de saúde, devidamente atualizado, expedido pelas Forças Armadas ou pelo Departamento de Aviação Civil – DAC, ficam dispensados do exame de aptidão física e mental necessário à obtenção ou à renovação periódica da habilitação para conduzir veículo automotor, ressalvados os casos previstos no §4° do art. 147 e art. 160 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

http://www.pr.gov.br...lucao168_05.htm

Ou seja, o DETRAN-MG está errado.

#48 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,584 posts

Posted 01 de June de 2012 - 20:27

Art. 5º Os tripulantes de aeronaves titulares de cartão de saúde, devidamente atualizado, expedido pelas Forças Armadas ou pelo Departamento de Aviação Civil – DAC, ficam dispensados do exame de aptidão física e mental necessário à obtenção ou à renovação periódica da habilitação para conduzir veículo automotor, ressalvados os casos previstos no §4° do art. 147 e art. 160 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

http://www.pr.gov.br...lucao168_05.htm

Ou seja, o DETRAN-MG está errado.

Na verdade está certo, eu passei pelo mesmo problema.

"Exame de aptidão física e mental" é o nome do exame no oftalmologista.

Abraços

#49 Daniel Carleial

Daniel Carleial
  • Usuários
  • 38 posts

Posted 14 de November de 2013 - 17:06

Eu já consegui ser isento dos exames com o CCF. Mas e agora que não temos mais o cartão, que documento vamos apresentar?

Abs

#50 wassall

wassall
  • Usuários
  • 150 posts

Posted 14 de November de 2013 - 20:18

Apresente a súmula da sua habilitação que está disponível na aba pertinente do SACI, agora êles vão lhe enrolar tanto que é melhor ir no Poupatempo, pelo menos em SP e assim.

#51 raphok

raphok
  • Usuários
  • 184 posts

Posted 19 de November de 2013 - 23:20

Apresente a súmula da sua habilitação que está disponível na aba pertinente do SACI, agora êles vão lhe enrolar tanto que é melhor ir no Poupatempo, pelo menos em SP e assim.

Eu fui no Detran Armênia. No site diz que, nesses casos (quem é tripulante), tem que fazer nos Detrans em vez do Poupa-Tempo. Na dúvida acabei indo no Detran mesmo.

#52 Icaro

Icaro
  • Usuários
  • 42 posts

Posted 20 de November de 2013 - 21:51

Vai direto no DETRAN com a pagina do CCF da ANAC ela já sai escrito sobre a resolução renovei amanha mês passado.

#53 MarquinhosD

MarquinhosD
  • Usuários
  • 113 posts

Posted 21 de November de 2013 - 11:48

Aqui em vila velha quando tirei a 1º habilitação só precisei autenticar a cht e o cara da auto escola mesmo enviou pra sede do detran... em 2 dias ja tava liberado.. nem psicotécnico nem nada precisei fazer.

#54 gustavo320

gustavo320
  • Usuários
  • 213 posts

Posted 24 de November de 2013 - 16:07

Ja renovei em BSB e em FLN, ambas sem estress. Validade de 5 anos. 

Agora, estava lendo um post em que a pessoa estava dirigindo com a carteira vencida, e mostrando o exame de saude valido. ERRADO. Se sua carteira de motorista esta vencida, voce nao pode dirigir, mesmo com o CCF valido.

#55 A320PRMHZ

A320PRMHZ
  • Usuários
  • 1,612 posts

Posted 18 de February de 2016 - 04:27

Atualização Detran-SP:

A isenção do Exame Médico continua. Mas desde 05/15 eles estao vinculando a validade da CNH à data do Exame Medico que consta no site ANAC (portaria abaixo).

Para obter a isenção do Exame Médico, basta anexar ao Kit Xerox a folha impressa do site Anac ("extrato de licenças") e lembrar ao atendente que voce é Tripulante (dispensa do Exame Medico). Demais procedimentos iguais (preenchimento do formulário e agendamento diretamente no site Detran, foto digital tirada na hora, pagto da taxa em dinheiro no posto bancario dentro do Detran). Prazo retirada 10 dias (ou via Sedex, pagando a taxa envio).

---------

Comunicado Diretoria Habilitacao 025, de 29/05/2015 - Detran SP

https://www.detran.s...02-62d22986cca5

[Validade CNH vinculada ao Exame Medico CMA ANAC]

Comunicado Diretoria de Habilitação Nº 025, de 29 de maio de 2015
* Versão para impressão

Publicado no DOE de 9 de outubro de 2015.

O Diretor de Habilitação do Detran-SP,

Considerando a renovação de CNH de Tripulantes de Aeronave, assim qualificados na Lei 7183/84, com procedimentos regulamentados pela Resolução 464, de 27-11-2013, do CONTRAN,
Comunica que, desde 21-05-2015, para a renovação de CNH, os tripulantes das aeronaves que apresentarem o cartão saúde expedido pelas Forças Armadas ou pela Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, ficam dispensados da prestação do exame de aptidão física e mental, cujo prazo de validade ficará adstrito ao apontado naquele documento. Para a renovação de CNH de Tripulante de aeronaves, a Unidade de Atendimento do Detran deve seguir os procedimentos abaixo:
- Proceder à verificação rotineira dos documentos do condutor;
- No caso de militares, além dos documentos de praxe, apresentar o cartão saúde expedido pelas forças armadas, com carimbo da Resolução CONTRAN 464/2013 ou artigo 5º da Resolução CONTRAN 168/04;
- No caso de aviação civil, além dos documentos de praxe, apresentar Cartão ANAC e extrato de pesquisa executada pela unidade, junto ao site da ANAC;
- Verificar o prazo de validade do documento do tripulante, por ocasião da requisição, visto que a renovação da CNH seguirá a data do vencimento apresentado;
Ressalte-se que a CNH deverá ser renovada conforme a validade da documentação apresentada.
Assim, por ocasião da solicitação ou da entrega de documentos, para evitar desentendimentos, o requerente deve optar se deseja renovar utilizando seu exame ANAC ou militar (seguindo a data de validade dele) ou efetuar o exame médico por um credenciado do Detran (podendo obter sua CNH com validade de até 5 anos); Igualmente, cabe ressaltar ainda que ao solicitar a renovação ao Suporte Técnico de Condutores, utilizando o exame médico ANAC ou militar para renovação de CNH de tripulante de aeronave, a unidade não deve gerar nenhum RENACH, mas informar os dados do condutor através de mensagem eletrônica pelo notes conforme detalhes abaixo:

Assunto: Tripulante de Aeronave ou Piloto Corpo do e-mail: nome completo, nº do registro e CPF sem espaço e sem pontos.
Anexar:
a) No caso de militares: cópia do cartão saúde expedida pelas Forças Armadas com carimbo da Resolução CONTRAN 464/2013 ou artigo 5º da Resolução CONTRAN 168/04 e cópia da CNH.
b) No caso de aviação civil: cópia do Cartão ANAC e extrato de pesquisa executada pela unidade junto ao site da ANAC, e cópia da CNH.
Este comunicado entra em vigor na data de sua publicação.

#56 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 527 posts

Posted 18 de February de 2016 - 07:52

eles sao uns fdp, querem ganhar dinheir de qualquer jeito mesmo, anualmente ou a cada 5 anos ... o brasil lixao...

#57 FranzDP

FranzDP
  • Usuários
  • 274 posts

Posted 18 de February de 2016 - 09:40

Isso é uma sacanagem sem limites, apenas pra f... com a gente.

Eles podem ir contra a legislação do Contran?

Vejam o que diz a legislação:

Parágrafo único. O prazo de validade da habilitação, com base na regulamentação constante no caput deste artigo, contará da data da obtenção ou renovação da CNH, pelo prazo previsto no §2° do artigo 147 do CTB.

Os critérios para a aceitação do Cartão de Saúde expedido pelos órgãos citados acima devem obedecer ao estabelecido no parágrafo 4º do artigo 147 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que determina a abreviação do prazo do exame de aptidão física e mental nos casos em que o condutor apresente indícios de deficiência física, mental ou de progressividade de doença que cause a diminuição da capacidade de dirigir veículo automotor. Neste caso, o prazo para expiração do exame pode ser reduzido a critério do perito examinador.

O artigo 5º da Resolução 168/04 ainda estabelece que os tripulantes de aeronaves perderão a prerrogativa constante na norma nos casos em que foram condenados por delitos de trânsito. De acordo com o artigo 160 do CTB além da perda da prerrogativa de apresentação de Cartão de Saúde em detrimento da realização dos exames de aptidão física e mental exigidas pelo CTB, o condutor condenado por delito de trânsito também poderá ter sua CNH apreendida até a realização de novos exames, neste caso, sob a égide do CTB.

Cabe ressaltar que o DAC (Departamento de Aviação Civil) foi extinto, criado em seu lugar a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) que, por analogia ao contido na regra do CONTRAN, possui as atribuições para expedição do Cartão de Saúde.

O que o Detran-SP está fazendo vai contra a própria resolução do Contran que diz claramente que será abreviado apenas nos casos específicos.

Abçs.

#58 Brunoo

Brunoo
  • Usuários
  • 1,223 posts

Posted 18 de February de 2016 - 10:32

Isso é uma sacanagem sem limites, apenas pra f... com a gente.

Eles podem ir contra a legislação do Contran?

Vejam o que diz a legislação:

Parágrafo único. O prazo de validade da habilitação, com base na regulamentação constante no caput deste artigo, contará da data da obtenção ou renovação da CNH, pelo prazo previsto no §2° do artigo 147 do CTB.

Os critérios para a aceitação do Cartão de Saúde expedido pelos órgãos citados acima devem obedecer ao estabelecido no parágrafo 4º do artigo 147 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que determina a abreviação do prazo do exame de aptidão física e mental nos casos em que o condutor apresente indícios de deficiência física, mental ou de progressividade de doença que cause a diminuição da capacidade de dirigir veículo automotor. Neste caso, o prazo para expiração do exame pode ser reduzido a critério do perito examinador.

O artigo 5º da Resolução 168/04 ainda estabelece que os tripulantes de aeronaves perderão a prerrogativa constante na norma nos casos em que foram condenados por delitos de trânsito. De acordo com o artigo 160 do CTB além da perda da prerrogativa de apresentação de Cartão de Saúde em detrimento da realização dos exames de aptidão física e mental exigidas pelo CTB, o condutor condenado por delito de trânsito também poderá ter sua CNH apreendida até a realização de novos exames, neste caso, sob a égide do CTB.

Cabe ressaltar que o DAC (Departamento de Aviação Civil) foi extinto, criado em seu lugar a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) que, por analogia ao contido na regra do CONTRAN, possui as atribuições para expedição do Cartão de Saúde.

O que o Detran-SP está fazendo vai contra a própria resolução do Contran que diz claramente que será abreviado apenas nos casos específicos.

Abçs.

Eu revalidei em junho...julho...n lembro bem....fiz todo o processo via Detran...mas a habilitação saiu normal..validade de 5 anos.

#59 PA34

PA34
  • Usuários
  • 234 posts

Posted 18 de February de 2016 - 21:04

Eu revalidei em junho...julho...n lembro bem....fiz todo o processo via Detran...mas a habilitação saiu normal..validade de 5 anos.

Foi o que ocorreu comigo, quando renovei a CNH, saiu com 5 anos de validade. Só mudou a data, que no meu caso(acho que todos) era a data de nascimento, agora a validade do CMA...

#60 FranzDP

FranzDP
  • Usuários
  • 274 posts

Posted 19 de February de 2016 - 10:22

Como não sou de SP, renovei a minha no fim do ano e também deram 5 anos de validade.

O que a moça que me atendeu me disse, era que a data de vencimento ficaria com a data da época do CMA, ou seja, antes ela vencia em dezembro e agora ela passaria a vencer em maio, pois foi quando eu renovei o CMA.

Quando a cnh chegou, vi que saiu com a data de vencimento do dia em que fui renovar, daí não entendi mais nada.

Ainda bem que estão utilizando o bom senso e dando a validade de 5 anos.

Abçs.