Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Copa de 2014 atrai Investidores Árabes ao Paraná.

Já existem 19 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 PR-GUA

• Usuários
  • 658 Postagens
  • Interests:Aviação.
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná
  • Data de Nascimento:01/07/1990
Reputação: 129

Postado 13 de fevereiro de 2011 - 20:25

O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), é uma das maiores preocupações do Estado do Paraná em relação à Copa do Mundo de 2014, a ser disputada no Brasil. Mas a escolha da capital Curitiba como uma das sedes do torneio começa a trazer os bons frutos à capital e o local deve se beneficiar dos investimentos estrangeiros. A empresa aérea Emirates enviou representantes a Curitiba para apresentar projeto de uma linha cargueira no Afonso Pena. Assim, o aeroporto deve ganhar a tão cobiçada terceira pista.
"Vamos construir a terceira pista do Afonso Pena, isso possibilitará que o Paraná amplie o número de vôos turísticos e de carga. A Emirates é uma grande empresa, que representa um dos principais países dos Emirados Árabes Unidos", explicou o secretário para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha.
Com a chegada da Emirates, os governantes esperam mais investidores nos próximos meses.
"Por causa da Copa do Mundo, todos os países e investidores estão com os olhos voltados para o Brasil. Temos de investir em parcerias e na infraestrutura do Paraná", destacou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Fonte: Elaine Felchacka

#2 kick

• Usuários
  • 1385 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasil/Paraná/Curitiba
  • Data de Nascimento:20/01/1994
Reputação: 39

Postado 13 de fevereiro de 2011 - 20:33

Que o voo e a terceira pista realmente saiam!! Escuto há muito tempo essa história.

O movimento cargueiro em CWB está muito bom, estão dizendo que os voos da Emirates Cargo começam em abril.

thumbsup.gif

#3 Sirex

• Usuários
  • 188 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:23/06/1970
Reputação: 13

Postado 13 de fevereiro de 2011 - 21:29

Décadas rezando e acendendo velas!!!!
Será que meus apelos foram ouvidos?
Quem viver verá.

#4 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 13 de fevereiro de 2011 - 21:30

A empresa já chegou a Viracopos, pra Curitiba é um pulo. Dá pra operar nos moldes das outras, até sem 3ª pista dependendo da idéia.

#5 A340-600

• Usuários
  • 982 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sydney, NSW, Australia
  • Data de Nascimento:11/11/1988
Reputação: 167

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 01:05

Torço muito para a ampliação de todos os aeroportos do país, mas sinceramente não entendi a relação entre a possível implantação de uma rota da Emirates SkyCargo para CWB e a terceira pista....
O voo não poderia ser uma continuação do VCP, como o colega acima citou?!

#6 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens
  • Interests:Mulher :P
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1966
Reputação: 805

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 08:10

QUOTE(A340-600 @ Feb 14 2011, 02:05 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Torço muito para a ampliação de todos os aeroportos do país, mas sinceramente não entendi a relação entre a possível implantação de uma rota da Emirates SkyCargo para CWB e a terceira pista....
O voo não poderia ser uma continuação do VCP, como o colega acima citou?!

O Estado do Paraná produz muito mas o custo de sua produção não é competitivo e o empresariado paranaense (e por extensão o país) perde muito dinheiro com essa limitação de pista - de que adianta ter um aeroporto internacional e com "vocação cargueira" se os grandes aviões saem daqui com um terço da capacidade de carga e tem que ir a VCP ou outros aeroportos para aí sim, decolar para o mundo? As empresas produzem, mandam os produtos via terrestre para outros aeroportos e de lá embarcam nos mesmos vôos que partiram daqui. O mesmo ocorre no sentido inverso: aviões pousando com peso reduzido devido à pista ter 2215m a 900 Metros de altitude. Isso, sem contar que a 15/33 está pedindo por uma reforma há muito tempo. Isso tudo, sem contar o interesse de empresas (por exemplo, a TAP) em voar prá CWB e não ter como fazê-lo devido à restrição. Terceira pista, já!

#7 raphacwb

• Usuários
  • 1322 Postagens
  • Cidade/UF/País:Pinhais - Parana - Brasil
  • Data de Nascimento:09/12/1978
Reputação: 205

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 08:25

A Emirates deve operar sem terceira pista mesmo, Cargolux, Lufthansa e até a Lan botou um 777F aqui com essa pista limitadíssima, porque a Emirates não operaria.

Mas faço coro ao Kleber, Curitiba igual a outras cidades tem vocação muito forte para carga aérea, impressionante a falta de comprometimento político para que isto saia logo do papel. A prefeitura de São José dos Pinhais deveria ser a primeira a comprar a briga e cair para dentro fazendo isto acontecer.

O terreno está lá, o interesse das companhias em operar CWB está evidente, o que falta? poke.gif

#8 RCWSKY

• Usuários
  • 3234 Postagens
  • Interests:Aeroportos e Aviação Comercial Brasileira.
  • Cidade/UF/País:RIO CLARO-SP-BRASIL
  • Data de Nascimento:28/02/1967
Reputação: 235

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 09:30

O Aeroporto Afonso Pena, necessita urgente de uma pista com no mínimo 3.000 metros para se consolidar como um dos principais centros cargueiros. Com Lufthansa Cargo, Cargolux, Grupo LAN [ABSA, LAN Cargo, LANCO, MASAIR e Florida West], ATLAS, TAMPA, Cielos del Peru, Centurion Cargo e Emirates SkyCargo, além das cias nacionais de carga RIO, TOTAL e VARIGLog, Curitiba deve se tornar em breve o 3º ou 4º TECA mais movimentado do país.
Na minha opinião, com uma pista de no mínimo 3.000 metros, Curitiba poderia até esperar para o futuro, voos da FEDEX e UPS.

thumbsup.gif

#9 Charger R/T

• Usuários
  • 76 Postagens
  • Data de Nascimento:24/02/1983
Reputação: 1

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 10:34

Prezados Dogeiros e Pessoas Normais.

Do que é fato, pessoas já estão sendo indenizados em alguns bairros nas proximidades do terreno, logo, o assunto não está totalmente parado.

Abraços,

#10 skyline

• Usuários
  • 703 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sao Paulo
  • Data de Nascimento:11/07/84
Reputação: 54

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 14:06

Realmente eu não entendo o motivo de uma terceira pista, tanto no Afonso Pela como em Salvador. Não seria melhor ampliar as auxiliares e depois fecha a principal e amplia estas?

Curitiba precisa é de uma taxiway decente, que leve até a cabeceira 15, já iria melhor e muito o tráfego.

Pra esses papos de terceira pista nestes aeroporto, pra mim, é coisa pra inglês ver.

#11 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 14:37

QUOTE(skyline @ Feb 14 2011, 03:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Realmente eu não entendo o motivo de uma terceira pista, tanto no Afonso Pela como em Salvador. Não seria melhor ampliar as auxiliares e depois fecha a principal e amplia estas?

Curitiba precisa é de uma taxiway decente, que leve até a cabeceira 15, já iria melhor e muito o tráfego.

Pra esses papos de terceira pista nestes aeroporto, pra mim, é coisa pra inglês ver.

11/29 - pouquíssimo utilizada devido às condições precárias - eventualmente, algumas aeronaves (normalmente "menores") até usam essa pista, mas é bem raro mesmo. Não tem para onde ampliar.

15/33 - essa é a pista principal, mas tem um acúmulo de água absurdo, lisa e curta (pros 900 m de altitude de CWB). Além disso, os aviões tem que fazer back-track pois a taxiway não chega na cabeceira 15, gastando tempo/combustível das aéreas.

Não tem para onde ampliar também: na cabeceira 15, tem a Av. Rui Barbosa e na 33 tem um barranco desnível enorme, além de um bairro inteiro após esse desnível.

Em outras palavras: só com a 3ª pista prá resolver o problema mesmo - quanto a SSA, não sei como funciona por lá wink.gif

#12 Raffs

• Usuários
  • 122 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:16/03/1976
Reputação: 50

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 16:38

Mas onde ficaria essa terceira pista de acordo com o projeto?

#13 raphacwb

• Usuários
  • 1322 Postagens

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 16:41

QUOTE(Raffs @ Feb 14 2011, 05:38 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mas onde ficaria essa terceira pista de acordo com o projeto?

Segue:

#14 RCWSKY

• Usuários
  • 3234 Postagens
  • Interests:Aeroportos e Aviação Comercial Brasileira.
  • Cidade/UF/País:RIO CLARO-SP-BRASIL
  • Data de Nascimento:28/02/1967
Reputação: 235

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 17:07

Além dessa nova pista [3.300 M], não dari para aumentar a atual para uns 2.500 ou 2.600 metros?

#15 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 17:28

QUOTE(RCWSKY @ Feb 14 2011, 06:07 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Além dessa nova pista [3.300 M], não dari para aumentar a atual para uns 2.500 ou 2.600 metros?

Não pelos motivos que coloquei no post anterior wink.gif

#16 PR-GUA

• Usuários
  • 658 Postagens
  • Interests:Aviação.
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná
  • Data de Nascimento:01/07/1990
Reputação: 129

Postado 14 de fevereiro de 2011 - 17:58

QUOTE(Kleber @ Feb 14 2011, 03:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
11/29 - pouquíssimo utilizada devido às condições precárias - eventualmente, algumas aeronaves (normalmente "menores") até usam essa pista, mas é bem raro mesmo. Não tem para onde ampliar.

15/33 - essa é a pista principal, mas tem um acúmulo de água absurdo, lisa e curta (pros 900 m de altitude de CWB). Além disso, os aviões tem que fazer back-track pois a taxiway não chega na cabeceira 15, gastando tempo/combustível das aéreas.

Não tem para onde ampliar também: na cabeceira 15, tem a Av. Rui Barbosa e na 33 tem um barranco desnível enorme, além de um bairro inteiro após esse desnível.

Em outras palavras: só com a 3ª pista prá resolver o problema mesmo - quanto a SSA, não sei como funciona por lá wink.gif

As únicas aeronaves que tenho conhecimento que operam na 11/29 são os Caravan da JADLOG, TWO Táxi Aéreo e Vera Cruz. Também já vi operar os EMB-110 Bandeirante da TAW, e uma única vez vi um B767-300 da ABSA decolar da 11/29, este eu não sei o motivo, pois as operações na pista 15/33 transcorriam normalmente na hora de sua decolagem.

Abraços.

#17 Landing

• Usuários
  • 8650 Postagens
  • Cidade/UF/País:br
  • Data de Nascimento:06/06/1966
Reputação: 3131

Postado 15 de fevereiro de 2011 - 01:35

muito discurso e nada pratico!

#18 Kleber

• Moderador
  • 10262 Postagens

Postado 15 de fevereiro de 2011 - 08:28

Empresa dos Emirados Árabes apresenta projeto para Copa

O secretário para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, e o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, estiveram reunidos nesta quinta-feira (10) no Palácio das Araucárias com representantes da companhia aérea Emirates, empresa parceira da Fifa. Os empresários apresentaram aos secretários um projeto da companhia para o Aeroporto Internacional Afonso Pena receber regularmente, a partir de abril, um avião cargueiro do grupo.

Mario Celso afirmou que o encontro foi uma ótima oportunidade de parceria para o desenvolvimento do Paraná. Garantiu aos investidores que, para a Copa do Mundo de 2014, os aeroportos do Estado serão reformados e ampliados.

“Vamos construir a terceira pista do Afonso Pena, isso possibilitará que o Paraná amplie o número de vôos turísticos e de carga. A Emirates é uma grande empresa, que representa um dos principais países Emirados Árabes Unidos,” disse Mario Celso.

O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirmou que a parceria será uma porta de entrada para investidores mundiais. “Por causa da Copa do Mundo, todos os países e investidores estão com os olhos voltados para o Brasil. Temos que investir em parcerias e na infraestrutura do Paraná”, disse Richa Filho.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná

#19 raphacwb

• Usuários
  • 1322 Postagens

Postado 15 de fevereiro de 2011 - 08:49

QUOTE(PR-GUA @ Feb 14 2011, 06:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
As únicas aeronaves que tenho conhecimento que operam na 11/29 são os Caravan da JADLOG, TWO Táxi Aéreo e Vera Cruz. Também já vi operar os EMB-110 Bandeirante da TAW, e uma única vez vi um B767-300 da ABSA decolar da 11/29, este eu não sei o motivo, pois as operações na pista 15/33 transcorriam normalmente na hora de sua decolagem.

Abraços.

Por curiosidade, em dezembro fui a Campinas de Azul, havia 3 aeronaves no ponto de espera da 15, e o E190 era o terceiro. Um gol ingressou na 15, um bizzjet ficou na espera e pela minha surpresa, alinhamos na 11!!!!

Assim que o bizzjet rasgou pela 15, o comandante encheu os motores e decolou.

Já houve operação visual na 11/29, tanto decolagem e pouso, no dia que o Passaredo estourou os pneus, se não me engano.

#20 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 20 de fevereiro de 2011 - 01:18

QUOTE(Kleber @ Feb 14 2011, 06:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não pelos motivos que coloquei no post anterior wink.gif

kleber,

eu acho que dá pra ampliar sim; chega-se a 2600m com certa facilidade até, nada que um "aterrinho" não resolva. se fizeram CNF onde fizeram, o prolongamento da 15/33 de CWB é "peanuts".

mas isso a gente cobra depois que eles fizerem a pista nova!

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)