Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Kadafi ordenou atentado de Lockerbie, diz ex-ministro

Já existem 9 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 jambock

• Membro Honorário
  • 11095 Postagens
  • Interests:aeronáutica, militar em geral, informática, fotografia
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre/RS/Brasil
  • Data de Nascimento:13/10/1941
Reputação: 1178

Postado 23 de fevereiro de 2011 - 21:08

Meus prezados:
Em sequência a http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=15187
Kadafi ordenou atentado de Lockerbie, diz ex-ministro
O ex-ministro de Justiça da Líbia Mustafa Abdel-Jalil afirmou que o ditador Muamar Kadafi ordenou pessoalmente o atentado a um avião que explodiu sobre a cidade de Lockerbie, na Escócia, em 1988, matando 270 pessoas.

A informação é do tabloide sueco Expressen. Segundo o jornal, Abdel-Jalil teria dito que "tenho provas de que Kadafi deu a ordem sobre Lockerbie", embora não tenha especificado quais seriam essas provas.
Abdel-Jalil deixou o cargo de ministro da Justiça na última segunda-feira, em protesto contra a violência com os manifestantes que pedem a saída de Kadafi.

Ele disse ao Expressen que o ditador deu a ordem para que o ex-agente secreto líbio Abdel Baset al-Megrahi explodisse a aeronave.
Ele é o único homem condenado pela explosão do voo 103 da Pan Am sobre Lockerbie, que matou todos as 259 pessoas que estavam a bordo e 11 em terra.
"Para esconder isso, ele (Kadafi) fez tudo o que estava em seu poder para levar al-Megrahi de volta à Escócia", disse Abdel-Jalil. Al-Megrahi foi libertado de uma prisão escocesa, por razões humanitárias, em agosto de 2009, sob o argumento de que estaria com câncer de próstata e teria pouco tempo de vida. Ele continua vivo.

A porta-voz do Exressen, Alexandra Forslund, disse que seu repórter, Kassem Hamade, entrevistou o ex-ministro da Justiça em "um Parlamento local de uma grande cidade da Líbia". Ela não revelou o nome da cidade, por questões de segurança. As informações são da Associated Press.
fonte: estadão.com.br/internacional

#2 -Marcelo-

• Usuários
  • 1729 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joao Pessoa
  • Data de Nascimento:03/05/1975
Reputação: 166

Postado 23 de fevereiro de 2011 - 21:13

Isso e que eu chamo de "chutar cachorro morto".
Porque esse cidadao so fala isso agora? Nao sabia disso antes?
Eu nao estou defendendo o Kadafi, pelo contrario... mas o que eu nao suporto e hipocrisia de algumas pessoas.
Esse ex-ministro qualquer coisa ai, por exemplo... muito facil falar isso agora. ranting_1.gif

#3 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte-MG
  • Data de Nascimento:15/09/1987
Reputação: 1720

Postado 23 de fevereiro de 2011 - 21:28

Ué, mas isso foi falado na época, talvez não por esse cara, mas era meio que sabido. Continua sendo difícil de provar e condenar.

#4 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 23 de fevereiro de 2011 - 21:50

QUOTE(E175 @ Feb 23 2011, 09:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ué, mas isso foi falado na época, talvez não por esse cara, mas era meio que sabido. Continua sendo difícil de provar e condenar.

pelo contrário, E175, desde muito cedo ficaram claras as conexões com o governo líbio, tanto que o país sofreu pesadas sanções econômicas e políticas.

a polêmica que se estabeleceu foi a respeito do envolvimento ou não do dois líbios que o governo de Kadhafi protegeu por quinze anos até entregá-los ao governo inglês para julgamento na Escócia. um foi absolvido e a condenação do outro é polêmica, tanto que ele foi libertado em 2009 por "razões humanitárias" e com o apoio inclusive de gente como Nelson Mandela, um "profundo conhecedor" de condenações judiciais suspeitas.

em meados dos anos 2000 Kadhafi começou a mudar sua política externa para sair do isolamento e a fim de atrair investimento estrangeiro. declarou que não financiaria mais atividades terroristas, abandonaria seu programa de armas de destruição em massa etc. a ONU levantou as sanções, mas os EUA mantiveram as suas.

mais recentemente, em 2008, salvo engano, admitiu pagar indenizações aos parentes das vítimas de Lockerbie, sem que isso representasse o "reconhecimento de responsabilidade do governo líbio no atentado".

realpolitik é engraçada.

#5 Mills

• Moderador
  • 3262 Postagens
  • Cidade/UF/País:Guarulhos
  • Data de Nascimento:20/12/1966
Reputação: 287

Postado 23 de fevereiro de 2011 - 21:51

QUOTE(E175 @ Feb 23 2011, 09:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>

Não foi bem na época do atentado, mas anos mais tarde a Líbia assumiu o atentado e pagou por isso, indenizando familiares das vítimas...
De modo que fora perdoado e as Nações Unidas retirou os embargos para aquele pais... Por isso eu penso que não caiba mais qualquer
tipo de punição contra o país e talvez contra o ditador...

#6 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens

Postado 23 de fevereiro de 2011 - 21:55

Então Hugo, me referia ao ditador mais especificamente.

QUOTE(Mills @ Feb 23 2011, 09:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não foi bem na época do atentado, mas anos mais tarde a Líbia assumiu o atentado e pagou por isso, indenisando familiares...
De modo que fora perdoado e as Nações Unidas retirou os embargos para aquele pais...Por isso eu penso que não caiba mais qualquer
tipo de punição contra o país e talvez contra o ditador...

É, esses detalhes eu vi naquele documentário do NetGeo.

#7 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 23 de fevereiro de 2011 - 22:28

QUOTE(Mills @ Feb 23 2011, 09:51 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Não foi bem na época do atentado, mas anos mais tarde a Líbia assumiu o atentado e pagou por isso, indenizando familiares das vítimas...
De modo que fora perdoado e as Nações Unidas retirou os embargos para aquele pais... Por isso eu penso que não caiba mais qualquer
tipo de punição contra o país e talvez contra o ditador
...

mills,

a questão com as ditaduras é que elas convivem entre extremos, o do apoio absoluto à execração total. Kadhafi virou um ditador útil quando abriu suas portas às petroleiras européias, com direito a tapinha nas costas do Tony Blair e tudo mais. todavia, sendo Kadhafi o doidão que é (basta ver o seu discurso na ONU ano passado), todo mundo prefere a Líbia sem ele e em um segundo o ditador não é mais útil e tem que sair.

quer saber? i can live with that!

e não dá pra fazer mais nada contra ele com relação a Lockerbie? só essas 500 vítimas dos bombardeios dos últimos dois dias já o tornam um criminoso, um genocida apto a ser julgado pela Corte de Haia.

o povo líbio não tem que ser responsabilizado, tem que ser apoiado.

QUOTE(E175 @ Feb 23 2011, 09:55 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Então Hugo, me referia ao ditador mais especificamente.

sim, E175, mas em regimes como o líbio, a figura do governante se confunde com a do governo. é o "L'Etat c'est moi" revisitado. e mesmo com toda informação, desinformação, contra-informação, acho que não existe uma pessoa sequer que se arrisque a defender a inocência líbia.

#8 E175

• Usuários
  • 11896 Postagens

Postado 23 de fevereiro de 2011 - 22:42

sim, E175, mas em regimes como o líbio, a figura do governante se confunde com a do governo. é o "L'Etat c'est moi" revisitado. e mesmo com toda informação, desinformação, contra-informação, acho que não existe uma pessoa sequer que se arrisque a defender a inocência líbia.

É verdade thumbsup.gif

#9 Diniz Júnior

• Usuários
  • 1124 Postagens
  • Cidade/UF/País:FOR / SBFZ
  • Data de Nascimento:05/06/1990
Reputação: 235

Postado 23 de fevereiro de 2011 - 22:43

Para que não lembra ou não conhece o caso:

http://aviation-safety.net/database/record.php?id=19881221-0

#10 philoclimber

• Usuários
  • 2223 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:06/12/1979
Reputação: 514

Postado 24 de fevereiro de 2011 - 00:53

como todos vcs acima bem disseram: só sujeira....

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)