Pessoal, vamos esclarecer umas coisas:
1°- Por enquanto é um MoU (Memorando de Entendimento), não é uma compra firme (acredito que seja firmado até Le Bourget em Junho). E trata-se de 8 + 8 opções de compra.
2°- São A330-300 (trezentos), a versão maior, e pelo que falam no Airliners.net (não sei bem a fonte), terá capacidade para 277 assentos, ou 17 a mais que os A340-300 atuais...
3°- Mesmo o novo A330-300IGW terá o alcance apenas um pouco maior que a versão atual (acho que 150-300nm), devendo chegar à 5.850 milhas náuticas, ou 10.800 Km, o que é pouco para algumas rotas mais longas, ou que tenham um aeroporto em grande altitude, como Bogotá, Quito, Bolívia...e não sei se inclusive Brasília...
4°- As entregas estão previstas entre o segundo semestre de 2012 e fins de 2014.
5°- Pelo que sei, a British ofereceu apenas 777-200, e provavelmente da versão "A" (Não-ER) e deve estar com o interior desatualizado também...
Isso só mostra que, às vezes, nem avião "de graça" pode ser o melhor negócio...como disse alguém no Airliners, a Airbus (ou o John Leahy mais especificamente) deveriam fazer um anúncio mais ou menos assim, citando a Iberia: "
Prefiro pagar por um A330 do que ter um 777 de graça!"....hahaha, sacanagem, pois sabemos que isso só vale em algumas circunstâncias...
Eba! Vai ter A330 até p/ BCN-RBR
Não conte muito com isso, pois a tendência é a Iberia usar os A330 para substituir os A340-300 mais antigos...alguma coisa diferente disso creio que só se a demana for muito maior que a esperada...
take out options for up to eight A330 family aircraft, for Iberia's longhaul fleet.
The A330s, which
will be delivered between Autumn 2012 and Spring 2014,
will replace up to 16 Airbus A340 family aircraft.The new aircraft will be more cost effective to operate as they are around 15 per cent more fuel efficient than the aircraft that they replace. They also have an improved environmental performance. The aircraft can be easily assimilated into Iberia's existing longhaul fleet, reducing the need for additional crew training and maintenance costs.
With the new aircraft and options, IAG will have the flexibility to determine the overall size of Iberia's longhaul fleet and capacity in future.
Iberia's current longhaul fleet consists of 18 A340-300 and 17 A340-600 aircraft.