←  Meteorologia

Fórum Contato Radar

»

Duvida quanto as limitações VFR

Guilherme_19's Photo Guilherme_19 08 Mar 2011

Olá a todos.

Essa é minha primeira postagem no forum Contato Radar. Sou atualmente estudante de PP, e já inciei o prático em Campinas.

Bom, lá vai minha pergunta.
Além das limitações de teto de 1500ft e visibilidade de 5km para o voo visual, a chuva também limita esse tipo de vôo. Mas tratando-se por exemplo, de uma situação em que uma nuvem estratiforme que cobre todo o céu,
e no momento há aquela garoa beeeemmmmm leve, que você quase não sente, o voo VFR também é proíbido? Digo isso pois em alguns dias, da pra ver que vai ser daqueles dia em que o céu vai ficar encoberto com nuvens altas, e a garoa caindo de modo interminente, daquele jeito que fica parando e voltando. Nesses dias não da pra voar visual?

Omykron's Photo Omykron 10 Mar 2011

nunca vi chuva parar voo VFR só porque está chovendo.
se está nos mínimos e/ou a visibilidade e teto estão deteriorando, melhor não decolar.

MD-11F's Photo MD-11F 10 Mar 2011

VRF: Teto de 1500 ou acima (ou sem teto) e visibilidade de 5000 metros ou mais. Ponto.

O que pode acontecer é de a precipitação restringir a visibilidade em caso de pancada ou chuvisco a menos de 5000m. Daí não é mais visual, não porque esteja chovendo, mas porque a visibilidade deteriorou-se. Ou seja:
SBBI 101700 5000 RA OVC015 23/10 Q1017 = VMC (o que autoriza o VFR)
Editado por MD-11F, 10 de março de 2011 - 14:53 .

Bonotto's Photo Bonotto 10 Mar 2011

QUOTE(Omykron @ Mar 10 2011, 02:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
nunca vi chuva parar voo VFR só porque está chovendo.
se está nos mínimos e/ou a visibilidade e teto estão deteriorando, melhor não decolar.

Frase sabia de voos VFR:

Melhor estar no chão desejando estar voando do que estar voando desejando estar no chão thumbsup.gif

Guilherme_19's Photo Guilherme_19 10 Mar 2011

QUOTE(MD-11F @ Mar 10 2011, 02:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
VRF: Teto de 1500 ou acima (ou sem teto) e visibilidade de 5000 metros ou mais. Ponto.

O que pode acontecer é de a precipitação restringir a visibilidade em caso de pancada ou chuvisco a menos de 5000m. Daí não é mais visual, não porque esteja chovendo, mas porque a visibilidade deteriorou-se. Ou seja:

É isso mesmo que eu queria saber cara! thumbsup.gif
Obrigado a todos que responderam ai. Creio eu que na maioria das vezes a limitação seja por que normalmente com chuva mais forte vem um teto mais baixo, o que limita o visual, né?

Omykron's Photo Omykron 10 Mar 2011

QUOTE(Guilherme_19 @ Mar 10 2011, 09:15 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Obrigado a todos que responderam ai. Creio eu que na maioria das vezes a limitação seja por que normalmente com chuva mais forte vem um teto mais baixo, o que limita o visual, né?

not at all.
quando se está no começo da instrução vfr, vento forte e tudo mais vai fazer você suar. as vezes o instrutor vai ter de pilotar para o avião não ficar dando chapéu em você.
chuva forte normalmente já causa deterioração da visibilidade pela presença de litometeoro, além de vento de rajada que pode facilmente extrapolar o máximo demonstrado/certificado do avião. ai é abraço.
já voei na instrução do PP com base a 1500-1800 pés com um pouco de vento. você acaba trabalhando bem mais pela iluminação natural reduzida e pelo vento.

o que pode limitar o seu vôo em condições mais próximas do limite é a sua experiência. Se você não se sente seguro, não vá. retorne e tente outro dia.

José C. Biason's Photo José C. Biason 13 Mar 2011

QUOTE(Bonotto @ Mar 10 2011, 07:48 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Frase sabia de voos VFR:

Melhor estar no chão desejando estar voando do que estar voando desejando estar no chão thumbsup.gif

Gostei da frase thumbsup.gif

JC. Biason

MD-11F's Photo MD-11F 14 Mar 2011

Não diria isso. Geralmente chuva forte implica em visibilidade reduzida, ventos de rajada e turbulência de moderada a severa. Teto baixo é mais associado à tempo estável (chuva fraca, chuvisco ou sem chuva), ainda que possa ocorrer com chuva forte.

sinico.aeronauta's Photo sinico.aeronauta 20 Mar 2011

QUOTE(MD-11F @ Mar 10 2011, 06:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>

...tem alguma coisa que nao me resulta nesse exemplo de metar :
- isto é, RA (rain=chuva) -> temperatura do ar = 23° C - temperatura do ponto de orvalho = 10°C ...

pergunta :
- como é possìvel estar chovendo se aquelas duas temperaturas sao bem distantes entre elas ??.... rolleyes.gif

Omykron's Photo Omykron 20 Mar 2011

QUOTE(sinico.aeronauta @ Mar 20 2011, 01:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
...tem alguma coisa que nao me resulta nesse exemplo de metar :
- isto é, RA (rain=chuva) -> temperatura do ar = 23° C - temperatura do ponto de orvalho = 10°C ...

pergunta :
- como é possìvel estar chovendo se aquelas duas temperaturas sao bem distantes entre elas ??.... rolleyes.gif

a chuva não é indicador de ar saturado. é bem comum você ter RA, principalmente +RA quando se tem uma grande diferença entre a temperatura e o PO.
agora, você nunca vai ver FG sem que a temperatura seja igual ao PO

MD-11F's Photo MD-11F 22 Mar 2011

na verdade eu confesso que inventei o metar e chutei a parte de temperatura e PO
Meu foco era a visibilidade e teto só pra exemplificar o que o guri queria saber

sinico.aeronauta's Photo sinico.aeronauta 23 Mar 2011

QUOTE(MD-11F @ Mar 23 2011, 02:17 AM) <{POST_SNAPBACK}>
na verdade eu confesso que inventei o metar e chutei a parte de temperatura e PO
Meu foco era a visibilidade e teto só pra exemplificar o que o guri queria saber

olà MD-11F ! Na verdade, eu suspeitei disso, porque eu notei também que faltava o grupo hora/data... biggrin.gif nao faz nada..
porém, to ainda perplexo pela resposta do gentil Omykron... me resulta que as chuvas sao possìveis quando nòs temos as duas temperaturas muito vizinhas ou iguais , o que significa que o ar contém alta porcentagem de humidade e nao pode conter mais ainda e entao toda essa humidade se traduz em chuva, nevoeiro , etc...
um abraço pra todos... thumbsup.gif

Omykron's Photo Omykron 23 Mar 2011

QUOTE(sinico.aeronauta @ Mar 23 2011, 12:01 PM) <{POST_SNAPBACK}>
olà MD-11F ! Na verdade, eu suspeitei disso, porque eu notei também que faltava o grupo hora/data... biggrin.gif nao faz nada..
porém, to ainda perplexo pela resposta do gentil Omykron... me resulta que as chuvas sao possìveis quando nòs temos as duas temperaturas muito vizinhas ou iguais , o que significa que o ar contém alta porcentagem de humidade e nao pode conter mais ainda e entao toda essa humidade se traduz em chuva, nevoeiro , etc...
um abraço pra todos... thumbsup.gif

não. nem toda chuva você vai ver temperatura = p.o. certeza disso acontecer é com nevoeiro.

WillianSP's Photo WillianSP 23 Mar 2011

Apenas ilustrando a resposta dos colegas acima com alguns METAR de GRU que hora ou outra eu salvo aqui:

SBGR 111900 29015G38KT 9999 5000N TS VCSH SCT048 SCT055CB BKN100 31/20 Q1014=

SBGR 172300 18007G31KT 8000 TSRA BKN025 SCT050CB OVC080 22/19 Q1019 WS RWY09R=

SBGR 090500 23010G21KT 2000 +TSRA BKN007 SCT050CB OVC100 23/21 Q1016=

SBGR 221100Z 04005KT 0050 R09R/0375N R09L/0400N R27R/0400N R27L/0400N FG VV001 10/10 Q1021

Abraços!

sinico.aeronauta's Photo sinico.aeronauta 23 Mar 2011

...ok, moçada !! thumbsup.gif entao eu tava enganado... wink.gif valeu pelo empenho e agora ficou mais claro...
abraços pra todos por aì... biggrin.gif

Bruno Duarte's Photo Bruno Duarte 23 Mar 2011

Lembre-se que o METAR é feito com medições à superfície! Dentro da nuvem (altitude) sim, a temperatura estará igual a temperatura do ponto de orvalho.

Abraço,
Bruno.

sinico.aeronauta's Photo sinico.aeronauta 24 Mar 2011

QUOTE(Bruno Duarte @ Mar 24 2011, 01:37 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Lembre-se que o METAR é feito com medições à superfície! Dentro da nuvem (altitude) sim, a temperatura estará igual a temperatura do ponto de orvalho.

Abraço,
Bruno.

... e essa altitude se chama... altitude de condensaçao thumbsup.gif

Lehn's Photo Lehn 27 Mar 2011

É bom lembrar que em aeródromos controlados (com TWR), quem define a operação (VFR ou IFR) é a TWR, que tem parâmetros diferentes da EMS (Estação Meteorológica de Superfície). Os controladores priorizam os setores de aproximação e as saídas, enquanto que a EMS te dá as condições gerais do aeródromo (área de 8km em torno do ponto de observação). Ou seja, pode haver situação de METAR dando condição VFR mas a TWR pode ter definido condição IFR (exemplo: camada baixa em um setor de aproximação).
Assim, sempre se faz necessária consulta à sala AIS para saber como o AD está operando e para fins de planejamento, a consulta aos previsores dos CMA (Centro Meteorológico de Aeródromo) para conhecer a tendência das condições meteorológicas.

Com relação à situação de chuva reportada no METAR com a depressão psicrométrica diferente de zero (T diferente de Td) isso é muito comum, pois a chuva pode estar ocorrendo em área do aeródromo distante dos sensores. A informação de tempo presente é definida pelo observador, enquanto que os dados de temperatura são obtidos por meio dos sensores.

Cmte Karen Blenda's Photo Cmte Karen Blenda 09 Abr 2011

Qualquer coisa solicita um Visual Especial... Teto 1000 ft, VSB Horizontal 3000m

Lembrando que este só pode ser realizado durante o dia.