←  Meteorologia

Fórum Contato Radar

»

Duvida quanto as limitações VFR

Guilherme_19's Photo Guilherme_19 08 Mar 2011

Olá a todos.

Essa é minha primeira postagem no forum Contato Radar. Sou atualmente estudante de PP, e já inciei o prático em Campinas.

Bom, lá vai minha pergunta.
Além das limitações de teto de 1500ft e visibilidade de 5km para o voo visual, a chuva também limita esse tipo de vôo. Mas tratando-se por exemplo, de uma situação em que uma nuvem estratiforme que cobre todo o céu,
e no momento há aquela garoa beeeemmmmm leve, que você quase não sente, o voo VFR também é proíbido? Digo isso pois em alguns dias, da pra ver que vai ser daqueles dia em que o céu vai ficar encoberto com nuvens altas, e a garoa caindo de modo interminente, daquele jeito que fica parando e voltando. Nesses dias não da pra voar visual?

Omykron's Photo Omykron 10 Mar 2011

nunca vi chuva parar voo VFR só porque está chovendo.
se está nos mínimos e/ou a visibilidade e teto estão deteriorando, melhor não decolar.

MD-11F's Photo MD-11F 10 Mar 2011

VRF: Teto de 1500 ou acima (ou sem teto) e visibilidade de 5000 metros ou mais. Ponto.

O que pode acontecer é de a precipitação restringir a visibilidade em caso de pancada ou chuvisco a menos de 5000m. Daí não é mais visual, não porque esteja chovendo, mas porque a visibilidade deteriorou-se. Ou seja:
SBBI 101700 5000 RA OVC015 23/10 Q1017 = VMC (o que autoriza o VFR)
Editado por MD-11F, 10 de março de 2011 - 14:53 .

Bonotto's Photo Bonotto 10 Mar 2011

QUOTE(Omykron @ Mar 10 2011, 02:23 PM) <{POST_SNAPBACK}>
nunca vi chuva parar voo VFR só porque está chovendo.
se está nos mínimos e/ou a visibilidade e teto estão deteriorando, melhor não decolar.

Frase sabia de voos VFR:

Melhor estar no chão desejando estar voando do que estar voando desejando estar no chão thumbsup.gif

Guilherme_19's Photo Guilherme_19 10 Mar 2011

QUOTE(MD-11F @ Mar 10 2011, 02:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>