Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Pequeno incidente - SBRF

Já existem 17 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 capelini

• Usuários
  • 823 Postagens
  • Cidade/UF/País:Marília/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:06/09/1956
Reputação: 291

Postado 25 de março de 2011 - 11:16

Apenas para conhecimento dos Ceerristas, uma situação que nunca presenciei antes.

Voo JJ-3454, embarcando em Recife, com destino a Fortaleza.

Todo mundo acomodado (aeronave A320 lotada) e nada de fecharem as portas. Passa o tempo, notei algo estranho junto à cabine de comando, um entra e sai de agentes do pátio, a parlamentar com o comando do avião, com a chefe de cabine...De repente o comandande (sorry, não me lembro o nome) avisa que estávamos aguardando, acreditem, a chegada de um mecânico para destravar o caminhão da empresa que fornece lanches e cia. O dito monstrenguinho (a máquiina, não o sujeito) achou de tirar uma folga grudado no avião da vermelhinha. Daqui não saio, daqui ninguém me tira. O comandante, apesar de toda calma, demonstrava a incredulidade por essa pequena m... com sutileza e tiradas...ainda bem que todos estávamos "láitis" hehehe. Durou uma boa meia hora ou mais. Retiraram os passageiros que tinham conexão e podiam ser relocados em outros voos e ficamos esperando. Complicou a vida de um bocado de gente.
Claro que pode ocorrer isso em qualquer lugar no mundo. O que me deixou contrariado foi a demora em solucionar o problema. Caramba, a empresa não tinha um trator para arrastar o caminhão do mico? Não poderia solicitar à infraero uma viatura com força suficiente para isso? Cabeças vão rolar, eu creio, e que sirva a eles de lição!

#2 MMotta

• Usuários
  • 3471 Postagens
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Campina Grande - Paraíba - Brasil
  • Data de Nascimento:01/09/1993
Reputação: 1368

Postado 25 de março de 2011 - 11:56

Deixa eu ver se entendi: O caminhão do Cartering não conseguiu desacoplar do avião? De que forma? O Baú não desceu ou o caminhão não funcionou? Ele tava na Galley traseira certo ? Talvez o sistema de freio tenha falhado e travado as rodas. E ai amigo é beeem dificil conseguir um trator qu tenha tal força.

#3 Tiago

• Usuários
  • 44 Postagens
  • Cidade/UF/País:Sete Lagoas
  • Data de Nascimento:06/04/1984
Reputação: 22

Postado 25 de março de 2011 - 12:06

Pior ainda é esperar uma ajuda da Infraero.

#4 Héber

• Usuários
  • 834 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Carlos / SP / Brasil
  • Data de Nascimento:15/01/1982
Reputação: 31

Postado 25 de março de 2011 - 12:34

QUOTE(capelini @ Mar 25 2011, 11:16 AM) <{POST_SNAPBACK}>
... estávamos aguardando, acreditem, a chegada de um mecânico para destravar o caminhão da empresa que fornece lanches e cia.

Que mancada... icon_facepalm.gif

#5 Kodiak

• Usuários
  • 1861 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:11/08/1984
Reputação: 1001

Postado 25 de março de 2011 - 12:54

.... a empresa não tinha um trator para arrastar o caminhão do mico?

Pode ser que o caminhão tenha dado pano com os calços hidraulicos acionados, aí fica impossível tirar ele de lá no reboque sem que aconteça alguma #####

#6 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 25 de março de 2011 - 12:57

É um caminhão pantográfico e trabalha com sistemas pneumáticos/hidráulicos. E como eles usam aqueles "pés" que fazem as rodas sairem do chão, não dá pra empurrar o caminhão pra trás e resolver.

#7 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 25 de março de 2011 - 12:58

Apenas para conhecimento dos Ceerristas, uma situação que nunca presenciei antes.

Voo JJ-3454, embarcando em Recife, com destino a Fortaleza.

Todo mundo acomodado (aeronave A320 lotada) e nada de fecharem as portas. Passa o tempo, notei algo estranho junto à cabine de comando, um entra e sai de agentes do pátio, a parlamentar com o comando do avião, com a chefe de cabine...De repente o comandande (sorry, não me lembro o nome) avisa que estávamos aguardando, acreditem, a chegada de um mecânico para destravar o caminhão da empresa que fornece lanches e cia. O dito monstrenguinho (a máquiina, não o sujeito) achou de tirar uma folga grudado no avião da vermelhinha. Daqui não saio, daqui ninguém me tira. O comandante, apesar de toda calma, demonstrava a incredulidade por essa pequena m... com sutileza e tiradas...ainda bem que todos estávamos "láitis" hehehe. Durou uma boa meia hora ou mais. Retiraram os passageiros que tinham conexão e podiam ser relocados em outros voos e ficamos esperando. Complicou a vida de um bocado de gente.
Claro que pode ocorrer isso em qualquer lugar no mundo. O que me deixou contrariado foi a demora em solucionar o problema. Caramba, a empresa não tinha um trator para arrastar o caminhão do mico? Não poderia solicitar à infraero uma viatura com força suficiente para isso? Cabeças vão rolar, eu creio, e que sirva a eles de lição!

somos rápidos em criticar, vamos tentar sê-lo também para elogiar. que bom que a companhia agiu "proativamente" (detesto essa palavra) com relação aos pax em conexão. mas pelo jeito o avião passou bastante tempo preso, a ponto de dar tempo conferir as alternativas pra eles. quantos minutos durou essa brincadeira?

#8 capelini

• Usuários
  • 823 Postagens

Postado 25 de março de 2011 - 13:08

QUOTE(Mbgmotta @ Mar 25 2011, 11:56 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Deixa eu ver se entendi: O caminhão do Cartering não conseguiu desacoplar do avião? De que forma? O Baú não desceu ou o caminhão não funcionou? Ele tava na Galley traseira certo ? Talvez o sistema de freio tenha falhado e travado as rodas.

Isso mesmo, não conseguiu desacoplar porque o dito cujo caminhão ficou com as rodas travadas wink.gif

E ai amigo é beeem dificil conseguir um trator qu tenha tal força.

Agora te pergunto: se ocorre um incidente (ou mesmo um acidente) com uma aeronave de grande porte numa área que fique impedindo o funcionamento da única pista de um aeroporto internacional (é o caso de SBRF)...o aeroporto não tem um tratorzinho capaz de tirar de lá o avião, que pesa várias vezes um caminhões como aquele? Imagino que tenha sim e esteja sempre pronto para uma emergência.

Mas...mesmo nesse caso do travamento das rodas do monstrengo, se existe essa possibilidade da ocorrência, deve fazer parte da frota da empresa de cartering (desculpe, não sabia que era esse o nome) uma viatura capaz de arrancá-lo de lá na marra. Do contrário, se o tal mecânico não consegue o destravamento, estaríamos lá até agora? sad.gif

A multa, suponho, já deve ter sido grande. A vermelha não vai pagar o pato.

Como eu disse, incidente acontecem mas se essa não foi a primeira vez, já deveriam ter um plano B para tais eventos. E se foi a primeira vez, repito, que lhes sirva de lição.

#9 MMotta

• Usuários
  • 3471 Postagens

Postado 25 de março de 2011 - 13:30

QUOTE(capelini @ Mar 25 2011, 01:08 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Agora te pergunto: se ocorre um incidente (ou mesmo um acidente) com uma aeronave de grande porte numa área que fique impedindo o funcionamento da única pista de um aeroporto internacional (é o caso de SBRF)...o aeroporto não tem um tratorzinho capaz de tirar de lá o avião, que pesa várias vezes um caminhões como aquele? Imagino que tenha sim e esteja sempre pronto para uma emergência.

Se uma aeronave para na pista e não tem forças ou condições de se dirigir ao pátio, mas suas rodas estão em perfeito estado ela é rebocada de fato, só que os freios são liberados, dessa forma é bem mais simples puxar já que não existe força contrária. É fisica thumbsup.gif

Mas...mesmo nesse caso do travamento das rodas do monstrengo, se existe essa possibilidade da ocorrência, deve fazer parte da frota da empresa de cartering (desculpe, não sabia que era esse o nome) uma viatura capaz de arrancá-lo de lá na marra. Do contrário, se o tal mecânico não consegue o destravamento, estaríamos lá até agora? sad.gif

O problema não é arranca-lo na marra, isso é até relativamente simples de fazer, basta ter um trator forte. O problema é arranca-lo e danificar o pátio, já que como disse o Galeão-Cumbica esses caminhões trabalham com um sistema hidraulico que ergue as rodas e "finca" ele no chão. Se puxar, vai danificar a estrutura do bicho que pode tombar e ai sim seria um grande problema, além de muito provavelmente rasgar o concreto do pátio.

A multa, suponho, já deve ter sido grande. A vermelha não vai pagar o pato.

Não tenha dúvidas. Já dizia a velha piada, com a Infraero voce paga até para saber que horas são. stirthepot.gif

Como eu disse, incidente acontecem mas se essa não foi a primeira vez, já deveriam ter um plano B para tais eventos. E se foi a primeira vez, repito, que lhes sirva de lição.

Esse tipo de coisa acontecer é bem raro e além disso o destravamento desse tipo de sistema do caminhão não é tão dificil, o que realmente causou todo o problema e precisa ser revisto é o fato do técnico não estar disponível no momento do incidente. Se não dá para manter um cara só para isso, treina todo o pessoal para esse tipo de situação.

Abrss

Editado por Mbgmotta, 25 de março de 2011 - 13:34 .

#10 Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 3477 Postagens
Reputação: 310

Postado 25 de março de 2011 - 14:05

Esses caminhões não ficam apoiados sobre as rodas enquanto acoplados na aeronave. Nesses links de fotos abaixo, dá pra perceber próximo às rodas as sapatas que evitam o tombamento do caminhão quando o pantógrafo está estendido. Apoiado nas próprias rodas, com o molejo dos amortecedores, um vento um pouco mais forte derrubaria (já derrubou várias vezes) um caminhão desse.

http://www.airliners.net/photo/Japan-Airli...6-ER/1145798/L/
http://www.airliners.net/photo/Malev---Hun...4B-2/0038207/L/
http://www.airliners.net/photo/Qatar-Airwa...-642/1426750/L/

Aqui nessa foto já dá pra ver a fragilidade da fuselagem quando um caminhão desses erra a aproximação, o que poderia acontecer se tentassem arrastar o equipamento sem destravá-lo:

http://www.airliners.net/photo/Swissair/Ai...-223/0200374/L/

E aqui uma das fotos mais clássicas do Airliners, de um incidente com caminhão da Gate Gourmet num A340 da TAP há 11 anos. É o que acontece se as sapatas não forem abaixadas antes de erguer a caçamba e bater um ventinho. Ou coisa mais simples: o balanço causado pelos funcionários do catering andando dentro da caçamba:

http://www.airliners.net/photo/TAP-Air-Por...-312/0231683/L/

#11 luiz.cgr

• Usuários
  • 142 Postagens
  • Cidade/UF/País:campo grande / ms / brasil
  • Data de Nascimento:17/03/1987
Reputação: 2

Postado 25 de março de 2011 - 15:52

QUOTE(Kodiak @ Mar 25 2011, 12:54 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pode ser que o caminhão tenha dado pano com os calços hidraulicos acionados, aí fica impossível tirar ele de lá no reboque sem que aconteça alguma #####

Certa vez isso ocorreu tb em CGR e como o caminhao nao saia, o cmte da TAM desembarcou, conversou com a INFRAERO, verificou os espaços e saiu no giro com a acft.

#12 MMotta

• Usuários
  • 3471 Postagens

Postado 25 de março de 2011 - 16:45

QUOTE(luiz.cgr @ Mar 25 2011, 03:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Certa vez isso ocorreu tb em CGR e como o caminhao nao saia, o cmte da TAM desembarcou, conversou com a INFRAERO, verificou os espaços e saiu no giro com a acft.

Se o acontecimento de REC tiver sido no Finger (Como entendi que foi) é impossivel girar.

#13 Max_NG

• Usuários
  • 434 Postagens
  • Cidade/UF/País:CGH/GRU-SP
  • Data de Nascimento:19/04/1982
Reputação: 12

Postado 25 de março de 2011 - 17:25

QUOTE(luiz.cgr @ Mar 25 2011, 03:52 PM) <{POST_SNAPBACK}>

What are you doing Maverick???

#14 ASABRANCA

• Usuários
  • 102 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:02/06/1976
Reputação: 26

Postado 25 de março de 2011 - 18:05

Essa mesma situação já ocorreu comigo. Isso pode acontecer com qualquer empresa. Não é coisa de outro mundo não!!

#15 Cybertron

• Usuários
  • 477 Postagens
  • Cidade/UF/País:Joinville/SC/Brasil
  • Data de Nascimento:17/12/1969
Reputação: 123

Postado 25 de março de 2011 - 22:12

Os caminhões as vezes têm esse problema. Quando você encontra um caminhão trancando a rua é porque ele não pode sair mesmo. É necessária a presença de um mecânico para abrir o mecanismo, fazer a sangria e depois tem que esperar o caminhão fazer uma nova pressão no sistema.

#16 capelini

• Usuários
  • 823 Postagens

Postado 25 de março de 2011 - 22:21

QUOTE(Mbgmotta @ Mar 25 2011, 01:30 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Se uma aeronave para na pista e não tem forças ou condições de se dirigir ao pátio, mas suas rodas estão em perfeito estado ela é rebocada de fato, só que os freios são liberados, dessa forma é bem mais simples puxar já que não existe força contrária. É fisica thumbsup.gif

É claro, amigo, não tenho dúvidas em relação a essa lei da física smile.gif O "incidente" que supuz acontecer com uma aeronave pressupunha situação semelhante ao do caminhão, isto é, travamento de rodas...seria um enorme transtorno, não acha?

Esse tipo de coisa acontecer é bem raro e além disso o destravamento desse tipo de sistema do caminhão não é tão dificil, o que realmente causou todo o problema e precisa ser revisto é o fato do técnico não estar disponível no momento do incidente. Se não dá para manter um cara só para isso, treina todo o pessoal para esse tipo de situação.

Concordo plenamente thumbsup.gif Isso seria o correto: prontidão e aptidão para eventos em que pudesse gerar transtornos a outrem.

Se o acontecimento de REC tiver sido no Finger (Como entendi que foi) é impossivel girar.

Era essa a situação, cara! O próprio comandante nos informou que não seria possível mover a aeronave sem que fosse retirado do local o caminhão... sad.gif

Obrigado pelas intervenções.

QUOTE(Galeão-Cumbica @ Mar 25 2011, 12:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
É um caminhão pantográfico e trabalha com sistemas pneumáticos/hidráulicos. E como eles usam aqueles "pés" que fazem as rodas sairem do chão, não dá pra empurrar o caminhão pra trás e resolver.

Imagino que seja bem complicado...vi as fotos e reconsidero minha posição "radical" reverencia.gif Achei a resposta do colega forista Mbgmotta, como citei acima, uma boa saída, concorda?

QUOTE(hugo bellini @ Mar 25 2011, 12:58 PM) <{POST_SNAPBACK}>
somos rápidos em criticar, vamos tentar sê-lo também para elogiar. que bom que a companhia agiu "proativamente" (detesto essa palavra) com relação aos pax em conexão. mas pelo jeito o avião passou bastante tempo preso, a ponto de dar tempo conferir as alternativas pra eles. quantos minutos durou essa brincadeira?

Bellini, também vi com bons olhos a movimentação da TAM. Acho que durou uns 40 minutos, não tenho certeza. Foi o bastante para que eu e meus colegas chegássemos bem tarde ao destino seguinte, via automóvel (Sobral-CE), pois deu-se um efeito dominó em nossas previsões...entre mortos e feridos, salvaram-se todos, mas nos complicou a viagem sad.gif

Vou colocar aqui o seguinte: o tópico eu criei para mostrar um fato que me era totalmente novo. Fiquei indignado pela falta de preparo da empresa que prestava o serviço em lidar com um incidente desses. Minha posição sugerindo arrastar à força a geringonça foi uma reação de um passageiro que desconhecia a complexidade do fato. Retiro o exagero declarado, depois que vocês me mostraram como a coisa funciona. Agradeço a todos por isso, sério mesmo.

Abraços

#17 Mike Sierra

• Usuários
  • 1646 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/Rj/Brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1990
Reputação: 266

Postado 25 de março de 2011 - 22:55

Na verdade esse fato não é incomum...

E quem já ficou preso na Airbridge que não desacoplava mais?? essa é um clássico do desespero

#18 hugo bellini

• Usuários
  • 746 Postagens
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:18/10/1977
Reputação: 268

Postado 25 de março de 2011 - 22:59

QUOTE(capelini @ Mar 25 2011, 10:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Bellini, também vi com bons olhos a movimentação da TAM. Acho que durou uns 40 minutos, não tenho certeza. Foi o bastante para que eu e meus colegas chegássemos bem tarde ao destino seguinte, via automóvel (Sobral-CE), pois deu-se um efeito dominó em nossas previsões...entre mortos e feridos, salvaram-se todos, mas nos complicou a viagem sad.gif

mande a todos um abraço aí na grande e anglicíssima Sobral, terra de didi mocó! biggrin.gif

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)