Se uma aeronave para na pista e não tem forças ou condições de se dirigir ao pátio, mas suas rodas estão em perfeito estado ela é rebocada de fato, só que os freios são liberados, dessa forma é bem mais simples puxar já que não existe força contrária. É fisica

É claro, amigo, não tenho dúvidas em relação a essa lei da física

O "incidente" que supuz acontecer com uma aeronave pressupunha situação semelhante ao do caminhão, isto é, travamento de rodas...seria um enorme transtorno, não acha?
Esse tipo de coisa acontecer é bem raro e além disso o destravamento desse tipo de sistema do caminhão não é tão dificil, o que realmente causou todo o problema e precisa ser revisto é o fato do técnico não estar disponível no momento do incidente. Se não dá para manter um cara só para isso, treina todo o pessoal para esse tipo de situação.
Concordo plenamente

Isso seria o correto: prontidão e aptidão para eventos em que pudesse gerar transtornos a outrem.
Se o acontecimento de REC tiver sido no Finger (Como entendi que foi) é impossivel girar.
Era essa a situação, cara! O próprio comandante nos informou que não seria possível mover a aeronave sem que fosse retirado do local o caminhão...
Obrigado pelas intervenções.
É um caminhão pantográfico e trabalha com sistemas pneumáticos/hidráulicos. E como eles usam aqueles "pés" que fazem as rodas sairem do chão, não dá pra empurrar o caminhão pra trás e resolver.
Imagino que seja bem complicado...vi as fotos e reconsidero minha posição "radical"

Achei a resposta do colega forista Mbgmotta, como citei acima, uma boa saída, concorda?
somos rápidos em criticar, vamos tentar sê-lo também para elogiar. que bom que a companhia agiu "proativamente" (detesto essa palavra) com relação aos pax em conexão. mas pelo jeito o avião passou bastante tempo preso, a ponto de dar tempo conferir as alternativas pra eles. quantos minutos durou essa brincadeira?
Bellini, também vi com bons olhos a movimentação da TAM. Acho que durou uns 40 minutos, não tenho certeza. Foi o bastante para que eu e meus colegas chegássemos bem tarde ao destino seguinte, via automóvel (Sobral-CE), pois deu-se um efeito dominó em nossas previsões...entre mortos e feridos, salvaram-se todos, mas nos complicou a viagem
Vou colocar aqui o seguinte: o tópico eu criei para mostrar um fato que me era totalmente novo. Fiquei indignado pela falta de preparo da empresa que prestava o serviço em lidar com um incidente desses. Minha posição sugerindo arrastar à força a geringonça foi uma reação de um passageiro que desconhecia a complexidade do fato. Retiro o exagero declarado, depois que vocês me mostraram como a coisa funciona. Agradeço a todos por isso, sério mesmo.
Abraços