Rafa,
Falando SÓ de salário.
Bom, a curto prazo, falando só de salário, você está repleto de razão.
Mas hoje a Azul está promovendo quem entra "novato", vindo do aeroclube, com dois anos de casa, no ATR, com retorno para o jato em mais 2 anos. A perspectiva da TAM, dizem, por volta de 10 anos.
Então sim, nos 2 primeiros anos o TAM ganhou o dobro do AZUL. Mas depois eles se igualam, com uma possível vantagem do AZUL, que já é Cmte de ATR, e "estimasse" que deva ganhar igual ou um pouquinho mais do que o copila da TAM. Em mais dois anos, ele ganhará mais, pois será Cmte no jato. Mas neste ponto, o cara da TAM "deve" estar indo pra Inter, e deve ganhar igual ao CMte de jato na AZUL.
Concluindo: Pensando somente na grana, o cara da AZUL vai sofrer sim, durante os 2 primeiros anos, e depois iguala o da TAM. Porque ele aceita isso? Pra ser comandante mais rápido, e, pelo menos por enquanto, com uma escala melhor.
Como eu disse, estamos falando só de grana. Mas sabemos que há MUITOS outros fatores, como por exemplo:
Melhor ser Cmte de um ATR, ou COpiloto de um A320? Os dois ganham praticamente a mesma coisa.
Melhor ganhar mais grana desde agora, mas ser copila, ou sofrer pensando numa promoção mais rápida?
Vale a pena ser promovido mais rápido, mas num ATR, e depois num E190, ou amargar na direita um tempo maior, mas passar por Wide-Body, internacional, e no fim ser promovido direto numa boa máquina como o A320?
Eu não sei. Vai de cada um. Das perspectivas de cada um. Do desejo de cada um. Do perfil de cada um, etc...
Uma coisa eu digo. NINGUÉM tem bola de cristal. E não necessariamente o que ocorreu no passado pode se repetir, tipo, copilas de 12 anos na VRG, ou cmtes de início da TAM, que apostaram no Bandeco e hoje são Master do 777 ou A330.
É que nem na bolsa de valores. Rendimentos passados não garantem os ganhos futuros, ou coisa parecida.
Agora, uma resposta eu tenho sim, e é a seguinte: SIM, os empresários sabem de todas estas dúvidas e da nossa paixão por voar, e se aproveitam, seja oferecendo um maior salário para ter praticamente 100% da tua vida disponível, seja pagando uma miséria de salário, pois sabe que teu ego não resiste a possibilidade de virar masi rápido um "CMTE DE UMA LINHA AÉREA", numa empresa que parece que vai ser uma segunda Varig, mas que já cansou de falar que o foco é na aviação menor, e no salário baixo (é só ver a Jet Blue).
Cabe a você escolher qual é a menos pior.
Abração
Pinta