Pular para conteúdo

[LEILÃO] Safety Cards

O leilão de Safety Cards da TRANSBRASIL e da VASP foi encerrado. Em breve teremos novos leilões! Portanto aguardem pelas novidades!

Depois de dois anos de operação, Azul enfrenta seu inferno astral

• Você não pode iniciar um novo tópico
  • Nanana! Você não pode responder este tópico. =/
Já existem 122 respostas neste tópico, contribua você também!

#41 Pintassilgo

• Usuários
  • 308 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/05/1980
Reputação: 203

Postado 07 de abril de 2011 - 21:46

QUOTE(Rafa1245 @ Apr 6 2011, 12:06 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Mais é esse o detalhe que eu quero chegar que por mais que se trabalhe na paulera sempre falo pros meus companheiros fazer essa reflexão 3 de vermelha é 6 de regional isso é fato, ou não? Aí eu pergunto, quem é que trabalha mais?

Rafa,

Falando SÓ de salário.
Bom, a curto prazo, falando só de salário, você está repleto de razão.
Mas hoje a Azul está promovendo quem entra "novato", vindo do aeroclube, com dois anos de casa, no ATR, com retorno para o jato em mais 2 anos. A perspectiva da TAM, dizem, por volta de 10 anos.
Então sim, nos 2 primeiros anos o TAM ganhou o dobro do AZUL. Mas depois eles se igualam, com uma possível vantagem do AZUL, que já é Cmte de ATR, e "estimasse" que deva ganhar igual ou um pouquinho mais do que o copila da TAM. Em mais dois anos, ele ganhará mais, pois será Cmte no jato. Mas neste ponto, o cara da TAM "deve" estar indo pra Inter, e deve ganhar igual ao CMte de jato na AZUL.

Concluindo: Pensando somente na grana, o cara da AZUL vai sofrer sim, durante os 2 primeiros anos, e depois iguala o da TAM. Porque ele aceita isso? Pra ser comandante mais rápido, e, pelo menos por enquanto, com uma escala melhor.

Como eu disse, estamos falando só de grana. Mas sabemos que há MUITOS outros fatores, como por exemplo:
Melhor ser Cmte de um ATR, ou COpiloto de um A320? Os dois ganham praticamente a mesma coisa.
Melhor ganhar mais grana desde agora, mas ser copila, ou sofrer pensando numa promoção mais rápida?
Vale a pena ser promovido mais rápido, mas num ATR, e depois num E190, ou amargar na direita um tempo maior, mas passar por Wide-Body, internacional, e no fim ser promovido direto numa boa máquina como o A320?

Eu não sei. Vai de cada um. Das perspectivas de cada um. Do desejo de cada um. Do perfil de cada um, etc...

Uma coisa eu digo. NINGUÉM tem bola de cristal. E não necessariamente o que ocorreu no passado pode se repetir, tipo, copilas de 12 anos na VRG, ou cmtes de início da TAM, que apostaram no Bandeco e hoje são Master do 777 ou A330.

É que nem na bolsa de valores. Rendimentos passados não garantem os ganhos futuros, ou coisa parecida.

Agora, uma resposta eu tenho sim, e é a seguinte: SIM, os empresários sabem de todas estas dúvidas e da nossa paixão por voar, e se aproveitam, seja oferecendo um maior salário para ter praticamente 100% da tua vida disponível, seja pagando uma miséria de salário, pois sabe que teu ego não resiste a possibilidade de virar masi rápido um "CMTE DE UMA LINHA AÉREA", numa empresa que parece que vai ser uma segunda Varig, mas que já cansou de falar que o foco é na aviação menor, e no salário baixo (é só ver a Jet Blue).

Cabe a você escolher qual é a menos pior.

Abração

Pinta

#42 Omykron

Coisa Ruim

• Usuários
  • 14958 Postagens
  • Cidade/UF/País:Brasília / DF / BR
  • Data de Nascimento:19/03/1986
Reputação: 1882

Postado 07 de abril de 2011 - 21:54

QUOTE(PR-GGG @ Apr 7 2011, 09:09 PM) <{POST_SNAPBACK}>
O diferencial é que dali sairam...

cresceram no vacuo deixado pela TBA, VP e RG.
ai é fácil, duas degladiando pelos passageiros de três...

#43 Rafa1245

• Usuários
  • 211 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rondonopolis
  • Data de Nascimento:12/12/1986
Reputação: 32

Postado 08 de abril de 2011 - 11:42

Pinta eu respeito totalmente os seus argumentos mais eu ainda acho muita sacanagem, para mim de boa nunca liguei pra esse lance de "ego".

Volto a relembrar um ponto interessante(que falei em outro tópico a um tempinho atras) a Azul ainda vai crescer MUITO, digamos que ele esta chegando na metade do que deseja ser, ainda são "poucos" voos.... com aumento do tamanho da empresa geralmente se aumentam os problemas pois é algo natural ao meu ver.....
Achei muito válido tambem o ponto de que ninguem sabe o dia de amanhã, eu sinceramente falando tenho esperanças de que a escala seja finalmente melhorada na outra (pois para mim é o que realmente pega) quem sabe não melhora nos proximos anos né....

Lembrando que eu fiz uma reflexão rápida se for a longo prazo quando o kra voltar de cmte na vermelha vamos falar de 20 anos de trabalho facilmente comparado a 28 de regional e ca entre nós oito anos é coisa pra caramba, mais até la não sei nem se eu estarei vivo.(quem dirá uma empresa né...) Utilizando essa lógica fiz a minha escolha....
Isso tudo que falo é pelo seguinte motivo eu não vivo de promessas ja vi muita gente que viveu e em 90% dos casos não da certo,(ex: tem pilotos na azul com mais de 2 anos de casa e quando entrou a promessa era ser cmte de jato, ja hoje.....) e com isso o kra perdeu um tempão da vida e as promoções melhorias que é bom NADA, infelizmente esse meio é muito dinâmico se muda literalmente da noite pro dia por um acidente, incidente, enconomia etc.. etc... Agora o dinheiro no final do mês que você ganhou esse é seu, é seu consolo ninguem pode tirar.....
Não estou querendo ser materialista digo em termos de realizações como um melhor colégio para o filho, mais conforto de vida etc...

Encerro aqui os meus argumentos respeitando profundamente os pontos de vista diferentes....

Abração pessoal

#44 GPWS

• Usuários
  • 450 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1950
Reputação: 212

Postado 08 de abril de 2011 - 13:16

QUOTE(Pintassilgo @ Apr 7 2011, 09:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Como eu disse, estamos falando só de grana. Mas sabemos que há MUITOS outros fatores, como por exemplo:
Melhor ser Cmte de um ATR, ou COpiloto de um A320? Os dois ganham praticamente a mesma coisa.
Melhor ganhar mais grana desde agora, mas ser copila, ou sofrer pensando numa promoção mais rápida?
Vale a pena ser promovido mais rápido, mas num ATR, e depois num E190, ou amargar na direita um tempo maior, mas passar por Wide-Body, internacional, e no fim ser promovido direto numa boa máquina como o A320?

Eu não sei. Vai de cada um. Das perspectivas de cada um. Do desejo de cada um. Do perfil de cada um, etc...

Excelentes questionamentos.

É isso aí mesmo. thumbsup.gif

#45 Lucas.F

• Usuários
  • 257 Postagens
  • Interests:Aviação<br />
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:09/09/1986
Reputação: 2

Postado 08 de abril de 2011 - 14:46

QUOTE(Pintassilgo @ Apr 7 2011, 09:28 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ok Lucas.

Você está certo sim. Eles devem ganhar menos, por voar menos das horas melhores, que melhor pagam, apesar de compensar um pouco por ter uma regulamentação que permite voar mais horas no mês.

Mas não vai chegar as 2.500,00 tb né? Senão é melhor ir ser instrutor no aeroclube, ou voar um pequeno executivo qualquer que se ganha mais.
Deve ficar na casa dos 500 reais a menos no final. Tipo, se o E190 tira 4500, o ATR deve ficar com uns 4.

2,5 é praticamente o básico. Aí é melhor pedir pra não voar e ganhar o básico, e aproveitar o tempo fazendo free lancer.

Abraço
Pinta

Exato !
Fico imaginando quais que vão ser os artifícios da Azul pra segurar essa moçada que tá entrando na empresa hoje no ATR.
Não vai ser facil. Os mais antenados vão ser os primeiros a irem embora.
Vai ser interessante...

Abraços.

#46 GPWS

• Usuários
  • 450 Postagens

Postado 08 de abril de 2011 - 15:25

QUOTE(Lucas.F @ Apr 8 2011, 02:46 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Fico imaginando quais que vão ser os artifícios da Azul pra segurar essa moçada que tá entrando na empresa hoje no ATR.

Fácil...

Tirou o PC/MLTE/IFR e vai voar um ATR com apenas 150hrs.

Ruim né?

Primeiro emprego já voando uma baita máquina.

Acho que é a única solução.

#47 Lucas.F

• Usuários
  • 257 Postagens
  • Interests:Aviação<br />
  • Cidade/UF/País:São Paulo
  • Data de Nascimento:09/09/1986
Reputação: 2

Postado 08 de abril de 2011 - 15:57

QUOTE(GPWS @ Apr 8 2011, 03:25 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Fácil...

Tirou o PC/MLTE/IFR e vai voar um ATR com apenas 150hrs.

Ruim né?

Primeiro emprego já voando uma baita máquina.

Acho que é a única solução.

Ok GPWS, pra contratar vai ser fácil.
O que eu me referi foi em relação a manutenção desse profissional.
Ele entra no ATR, faz 500 horas e a Tam chama...
Eaí ? Qual vai ser o artifício da Azul pra conseguir manter esse piloto ?

Abraços !

#48 GPWS

• Usuários
  • 450 Postagens

Postado 08 de abril de 2011 - 16:14

QUOTE(Lucas.F @ Apr 8 2011, 03:57 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ok GPWS, pra contratar vai ser fácil.
O que eu me referi foi em relação a manutenção desse profissional.
Ele entra no ATR, faz 500 horas e a Tam chama...
Eaí ? Qual vai ser o artifício da Azul pra conseguir manter esse piloto ?

Abraços !

Aí é verdade.

Concordo contigo. thumbsup.gif

#49 MasterEngine2

• Usuários
  • 57 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo-SP
  • Data de Nascimento:22/10/1980
Reputação: 21

Postado 08 de abril de 2011 - 16:31

Rafa,

Falando SÓ de salário.
Bom, a curto prazo, falando só de salário, você está repleto de razão.
Mas hoje a Azul está promovendo quem entra "novato", vindo do aeroclube, com dois anos de casa, no ATR, com retorno para o jato em mais 2 anos. A perspectiva da TAM, dizem, por volta de 10 anos.
Então sim, nos 2 primeiros anos o TAM ganhou o dobro do AZUL. Mas depois eles se igualam, com uma possível vantagem do AZUL, que já é Cmte de ATR, e "estimasse" que deva ganhar igual ou um pouquinho mais do que o copila da TAM. Em mais dois anos, ele ganhará mais, pois será Cmte no jato. Mas neste ponto, o cara da TAM "deve" estar indo pra Inter, e deve ganhar igual ao CMte de jato na AZUL.

Concluindo: Pensando somente na grana, o cara da AZUL vai sofrer sim, durante os 2 primeiros anos, e depois iguala o da TAM. Porque ele aceita isso? Pra ser comandante mais rápido, e, pelo menos por enquanto, com uma escala melhor.

Uma coisa eu digo. NINGUÉM tem bola de cristal. E não necessariamente o que ocorreu no passado pode se repetir, tipo, copilas de 12 anos na VRG, ou cmtes de início da TAM, que apostaram no Bandeco e hoje são Master do 777 ou A330.

É que nem na bolsa de valores. Rendimentos passados não garantem os ganhos futuros, ou coisa parecida.

Agora, uma resposta eu tenho sim, e é a seguinte: SIM, os empresários sabem de todas estas dúvidas e da nossa paixão por voar, e se aproveitam, seja oferecendo um maior salário para ter praticamente 100% da tua vida disponível, seja pagando uma miséria de salário, pois sabe que teu ego não resiste a possibilidade de virar masi rápido um "CMTE DE UMA LINHA AÉREA", numa empresa que parece que vai ser uma segunda Varig, mas que já cansou de falar que o foco é na aviação menor, e no salário baixo (é só ver a Jet Blue).

Cabe a você escolher qual é a menos pior.

Abração

Pinta

Voce so esqueceu de comentar que um copiloto do A330 ganha igual a um cmdt da Azul Embraer ou Atr, e dali ele passa para Cmdt e depois Cmdt da inter!

10 anos para sair cmdt na Tam? Me desculpe mas nao mesmo! 7 pode ate ser!

Mas cada um tem sua escolha!

Vi que voce comentou sobre o copiloto ir para q inter, mas sabe quanto esta ganhando um copila la?! Bruto, aproximadamente 15mil reais

Abraço

Editado por MasterEngine2, 08 de abril de 2011 - 16:36 .

#50 zedoscarro

• Usuários
  • 1236 Postagens
  • Cidade/UF/País:BH/MG/Brasil
  • Data de Nascimento:01/04/1984
Reputação: 194

Postado 08 de abril de 2011 - 16:50

COP intl da TAM tirando 15 mil brutos? Isso da o que, uns 11 limpos?
E COP natl? Tira quanto? 7 limpos?

#51 Mike Sierra

• Usuários
  • 1646 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/Rj/Brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1990
Reputação: 266

Postado 08 de abril de 2011 - 16:57

Além disso na TAM você tem:

Mais opções de vôos e destinos, seja para voltar a base ou voar de RIP.
Voa numa empresa maior e mais sólida, atual flagcarrier.
Refeições quentes a bordo.
Base SAO

#52 cae

• Usuários
  • 3881 Postagens
  • Cidade/UF/País:sp
  • Data de Nascimento:10/10/1970
Reputação: 176

Postado 08 de abril de 2011 - 17:59

QUOTE(zedoscarro @ Apr 8 2011, 04:50 PM) <{POST_SNAPBACK}>
COP intl da TAM tirando 15 mil brutos? Isso da o que, uns 11 limpos?
E COP natl? Tira quanto? 7 limpos?

isso mesmo!

#53 Islander

• Membro Honorário
  • 2804 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP - Brasil
  • Data de Nascimento:10/10/1973
Reputação: 495

Postado 08 de abril de 2011 - 18:18

QUOTE(MasterEngine2 @ Apr 8 2011, 04:31 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Voce so esqueceu de comentar que um copiloto do A330 ganha igual a um cmdt da Azul Embraer ou Atr, e dali ele passa para Cmdt e depois Cmdt da inter!

10 anos para sair cmdt na Tam? Me desculpe mas nao mesmo! 7 pode ate ser!

Mas cada um tem sua escolha!

Vi que voce comentou sobre o copiloto ir para q inter, mas sabe quanto esta ganhando um copila la?! Bruto, aproximadamente 15mil reais

Abraço

Promoção é algo muito relativo. Os copilotos que estão sendo promovidos HOJE tem 6-7 anos de empresa. Mas qeum entra hoja ninguém sabe quanto tempo vai levar. A se manter o mesmo ritmo de crescimento, deve levar mais do que quem está sendo promovido hoje pois a empresa hoje é maior, ou seja, tem mais gente na frente. Porém, pode ser que amanhã resolvam crescer muito no internacional e isso demanda muita gente. Por outro lado, pode ser que venha uma crise ou o mercado ou a empresa simplesmente deixe de crescer e ai vai saber quanto tempo levará pra ser promovido???? Ou seja, é tudo uma loteria. Sempre foi e sempre será.

Como bem parametro, veja que varios copilotos sairam da Gol a dois anos atrás e foram pra Azul pois acreditavam que na Gol a promoção levaria muito tempo. Alguns estão sendo promovidos agora, juntamente com os colegas de turma que ficaram na Gol. Na atual situação, não valeu a pena a mudança, ambos serão promovidos, mas o salario da Gol é melhor. Mas a um ano e meio atrás, esta parecia pra muitos a melhor solução...

#54 FOQA

• Usuários
  • 661 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas
  • Data de Nascimento:04/04/1971
Reputação: 645

Postado 08 de abril de 2011 - 18:31

Uma regra que quase sempre funciona é não ficar pulando de galho em galho... fique onde está e paga pra ver oq acontece.

#55 Lindauro

• Usuários
  • 404 Postagens
  • Cidade/UF/País:Campinas
  • Data de Nascimento:12/08/1976
Reputação: 386

Postado 08 de abril de 2011 - 22:37

Caro Colega,

Ledo engano!, Copila de 20 na TAM tira mais do que Comando de ERJ na Azul!. Voando razoavelmente bem tira sim mais do que Comando de Jato na Azul!.
Copila de WB na TAM da mais de R$ 10.000 facilmente.

Seu pensamento nao bate muito com a realidade na parte financeira. Mas nem só de $$ vive o homem!. Cada um tem suas necessidades e aspirações!

#56 Pintassilgo

• Usuários
  • 308 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:21/05/1980
Reputação: 203

Postado 09 de abril de 2011 - 01:33

QUOTE(Lindauro @ Apr 8 2011, 10:37 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Caro Colega,

Ledo engano!, Copila de 20 na TAM tira mais do que Comando de ERJ na Azul!. Voando razoavelmente bem tira sim mais do que Comando de Jato na Azul!.
Copila de WB na TAM da mais de R$ 10.000 facilmente.

Seu pensamento nao bate muito com a realidade na parte financeira. Mas nem só de $$ vive o homem!. Cada um tem suas necessidades e aspirações!

Caro Lindauro.

Não. Você deve estar falando de salário Bruto. Neste caso, o CMte da Azul tira uns 12.

Aï vai o cara. Melhor dar trem num A320, ou mandar dar o trem num E190, e ter umas folguinhas a mais.

Abraço
Pinta

#57 Mike Sierra

• Usuários
  • 1646 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/Rj/Brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1990
Reputação: 266

Postado 09 de abril de 2011 - 11:39

QUOTE(Pintassilgo @ Apr 9 2011, 01:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Caro Lindauro.

Não. Você deve estar falando de salário Bruto. Neste caso, o CMte da Azul tira uns 12.

Aï vai o cara. Melhor dar trem num A320, ou mandar dar o trem num E190, e ter umas folguinhas a mais.

Abraço
Pinta

Pinta, não sei se você voa na Azul...mas todo colega que eu conheço da empresa fala que o salário anunciado na Seleção (na apresentação do power point) é o bruto, com plano de saúde e outros beneficios, longe do que eles levam pra casa.

#58 GPWS

• Usuários
  • 450 Postagens

Postado 09 de abril de 2011 - 12:00

QUOTE(Pintassilgo @ Apr 9 2011, 01:33 AM) <{POST_SNAPBACK}>

Óbvio que sentar na esquerda do 190.

#59 SOUSA CPV

• Usuários
  • 2287 Postagens
  • Interests:Conhecimento e troca de informações
  • Cidade/UF/País:Campina Grande / Paraíba / Brasil
  • Data de Nascimento:02/04/1975
Reputação: 192

Postado 09 de abril de 2011 - 12:22

Isso haveria de acontecer na medida em que a CIA fosse realmente crescendo.
Os vôos VCP-ALGUM LUGAR-VCP exige uma tripulação que se voar a noite passa 24h parados, para aumentar a malha ou contrata-se
ou sufoca a equipe atual, então vamos sufocar a equipe atual.

Só que eles gritaram, eita ninguem esperava que tão rapidamente!!!!

É preciso rever a malha para alguns trechos, tipo VCP-GIG-REC-GIG-VCP aproveitando mais do que fazer apenas VCP-REC-VCP,
acredito que fazendo ajustes na malha isso pode ser revertido, lógico que tambem melhorando salarios pq um co-pila da AZUL ganha
o que um comissário TAM ganha ou quase isso.

Outro exemplo:
Com a atual demanda em JDO, será que se sustenta VCP-JDO-VCP???????? Não seria melhor VCP-JDO-CPV-VCP ou VCP-JDO-PNZ-VCP?????????
Atenderia 02 cidades com uma mesma tripulação.

#60 Cacique-7

• Usuários
  • 815 Postagens
  • Cidade/UF/País:POA/RS/BR
  • Data de Nascimento:28/02/1988
Reputação: 279

Postado 09 de abril de 2011 - 19:08

Esse gringo chegou aqui dizendo que tinha 200 milhões para torrar e que as concorrentes poderiam vir...hehehe, pelo jeito ele ja torrou esses duzentinhos extras.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)